quarta-feira, 13 de julho de 2022

Capa da Semana: Cebolinha Nº 20

Nessa capa, Cebolinha está comendo cachorro-quente na rua e o Bidu e outros cachorros saem correndo com medo, pensando que o vendedor matava cachorros para fazer o sanduíche. Brinca com a ideia de curiosidade de por que o lanche tem esse nome, dúvida de muita gente. E interessante os cachorros saberem ler, saberem que aquilo que o Cebolinha estava comendo cachorro-quente.

Dessa vez uma capa com piada do Bidu e sem mostrá-lo só ilustrando um desenho bonito tão comum nos gibis dos anos 1980 e não foi uma piada envolvendo personalidade do Cebolinha. Costumavam as vezes fazer piadas com personagens sem ser dono da revista para variar um pouco. E gostava quando capas tinham o logotipo com contorno colorido, sem ser contorno preto padrão, parecendo que estava iluminado e uma forma de variar também.

A capa dessa semana é de 'Cebolinha Nº 20' (Ed. Globo, Agosto/ 1988).

41 comentários:

  1. Vendedor de churrasquinho de gato é discreto! 😁 😜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk. Verdade. Se foi carne de cachorro mesmo, o vendedor disfarçou bem e coitado do Cebolinha comer isso.

      Excluir
  2. Marcos Seria Interessante Uma História Onde Todos Os Meninos do Limoeiro Combinasse Com Todas As Meninas do Limoeiro Pra Jogarem Uma Partida De Futebol E Como Um Time de Futebol Tem 11 Jogadores Seriam 11 Meninos E 11 Meninas Até Que Causam A Maior Confusão Mas Como A Intenção Deles Eram De Azuclinar As Meninas Elas Batem Neles E Eles Começam A Contar Estrelinhas E Marcos Como A Turma da Mônica Não Possui Meninos E Meninas Fixos O Suficiente Será Que Teriam Alguns Meninos E Meninas De Aparição Única Nessa História ? E Seria Incorreta Pros Dias de Hoje ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que tem meninos e meninas suficientes pra formarem seus times de futebol sem recorrer a personagens de aparições
      únicas, principalmente meninos. E incorreta por meninas baterem neles.

      Excluir
    2. Sem falar que provavelmente iriam implicar com a temática meninos vs. meninas. Iriam dizer que é tão absurdo quanto seria 11 brancos vs. 11 negros(se tivesse personagens negros o suficiente, isso é).😕

      Excluir
    3. Verdade, Warrior. Não tem mais nem times só de meninos ou só de meninas. Hoje os meninos e as meninas jogam futebol ou outros esportes no mesmo time. Acho bobagem.

      Excluir
  3. Trazendo para cá uma conversa paralela do tópico anterior,a dos nomes dos personagens em outros países,alguns ficaram muito engraçados,como Blu e Glu ou Francisco o Franjito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual é o nome do Titi em inglês, como o nome de batismo é Timóteo*, "Tim" teria tudo a ver, pois é abreviação e apelido de Timothy.
      *O nome em português, pelo menos para mim, em nada condiz com o perfil descolado do personagem. Tenho nada contra ao nome em si, mas em Titi soa antiquado, meio provinciano, até mesmo rural, não combina com ele, pois o guri é versão infantil e resumida do núcleo da Tina. Já o original nome-apelido em português é perfeito para o papel que ocupa no núcleo do Bairro do Limoeiro. "Timóteo" é coisa de Mauricio do Novo Testamento, e o MNT se resume em censura ostensiva e expressivo antinaturalismo, daí, praticamente não há elementos positivos oriundos desse insosso movimento.

      Excluir
    2. A resposta está aqui,Zózimo:
      https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Monica%27s_Gang_characters
      E não,não é Tim,nem parecido é.

      Excluir
    3. Outras turmas do Mauricioverso ou MSP-verso,adaptados ao inglês:
      https://en.wikipedia.org/wiki/The_Tribe_(Monica%27s_Gang)
      https://en.wikipedia.org/wiki/Chuck_Billy_%27n%27_Folks
      https://en.wikipedia.org/wiki/Bug-a-Booo

      Excluir
    4. Pois é, tem uns nomes que ficam engraçados em outra língua, inimaginável ser assim. Bem interessante mesmo.

      Excluir
    5. Bucky (Titi), Specs (Zé Luis), Sunny (Xaveco), Dustine (Maria Cascuda), Toddy (Quinzinho) são completamente diferentes jamais ia imaginar. Alguns até ficaram iguais como Denise, Nimbus, Marina. Já a Maria Cebolinha quiseram homenagear a filha do Maurício que inspirou a personagem colocando Mary Angela pra lembrar Mariângela.

      Excluir
    6. Alguns nomes adaptados,porém parecidos com os originais,ficaram ótimos,como Rosie Lee,que é a Rosinha.

      Outros não ficaram tão parecidos,mas são quase a traduções literais,ficaram ótimos também,como Lady MacDeath e Wolfgang.

      No caso da turma do Papa-Capim,mudaram totalmente.Ele se chama Tom Tom e seu amigo Cafuné se chama...Tamoyo!

      Excluir
    7. Vejam o que achei!
      https://www.smartvillageidiomas.com/single-post/2017/04/02/como-dizer-os-nomes-dos-personagens-da-turma-da-mônica-em-inglês

      Excluir
    8. Alguns nomes não ficariam bem se fosse só tradução literalmente, aí fizeram adaptações por isso. Acho que nomes próprios que existem na vida real deviam manter, já que nossos nomes não são mudados na Língua Inglesa.

      Excluir
    9. Então se Magali não estiver presente em cenas em que for dito que ela está com Toddy pode gerar dúvidas para muitos leitores mundo afora dado tamanha projeção que o nome detém por conta de certo produto de propriedade de multinacional.
      Estará ela acompanhada de Quinzinho ou se deleitando com o concorrente do Nescau? Percebem que gera uma dúvida de cunho típico de dramalhão mexicano?
      Agora, se for dito em inglês que ela está tomando Toddy na casa do Toddy, aí... lamento informá-los, mas... já é grave! Pois configura intoxicação por achocolatado sendo promovida por anfitrião portador de sobrepeso, ou seja, overdose!
      Casos assim que fazem com que os impiedosos patrulheiros do politicamente correto caiam matando, e aí, gente, é (over)dose!

      Excluir
    10. Nessa guerra de Toddy x Nescau,fico com Ovomaltine.

      Excluir
    11. Devido a este comentário, Julio Cesar, minha conclusão é de que você é um tanto classudo.
      "Ovomaltino"* é superior a essa popular dupla de achocolatados concorrentes, aliás, esse nobre produto de sua refinada preferência nem é achocolatado, não sei bem o que é, acho que é chocolate em flocos ou flocos de chocolate maltado, mais ou menos algo assim.
      *Esta é a forma usada por Gil Brother* para se referir ao produto.
      *Aquele malucão de Petrópolis, não posso afirmar com exatidão, creio que infelizmente era andarilho até entrar para o grupo de comediantes Hermes&Renato e adquirir certa notoriedade.

      Excluir
    12. Entrevistado por Rogério Skylab ele fala mal dos comediantes, dizendo que foi explorado, coisa e tal, quem sou eu para desmenti-lo e bancar o defensor dos caras, conheço essa galera só mesmo através da comédia de cunho trash que produziam e que por mais de uma década foi exibida pela MTV, não faço mínima ideia do que rolava nos bastidores desse grupo, no entanto, bastante improvável a existência de Gil Brother no modo como conhecemos sem Hermes&Renato. Só para constar.

      Excluir
    13. Foi curioso Quinzinho ter nome de Toddy em Inglês, fazendo referência ao achocolatado, fica até uma propaganda. Bem estranho eles aceitarem. eu não comprava as revistas em inglês da Panini, aí não sabia.

      Excluir
    14. Tem uns desses aí que fazem sentido:
      * Bucky (Titi) pode ser encarado como uma abreviação de "buckteeth" (dentões - por sinal, essa mesma palavra é usada nos xingamentos pra Mônica em inglês)
      * Specs (Zé Luís) é uma abreviação coloquial de "spectacles" (outra palavra pra óculos)
      * Dustine (Cascuda) se escreve com "dust" (poeira), o que encaixa pra namoradinha do Cascão que também rola numa sujeirinha de vez em quando

      Excluir
    15. Pois é, Andrey. Esses no caso se encaixam na tradução de características físicas deles. Ficaram bons.

      Excluir
  4. Boa sacada, Fabiano, só que tem um porém... Quiçá não fosse possível executar a gag devido ao Seu Juca quase sempre quando avista Cebolinha fica bastante transtornado, não haveriam cães correndo de desespero, pois quem roubaria a cena fazendo o mesmo seria o próprio vendedor, contudo, devidamente medicado reforçando imunidade contra recaídas, aí sim.
    Brincadeira, Fabiano! Sua sugestão é muito boa. Objetivo do que ressalta é com destaque para o lado positivo do multiprofissional que Seu Juca é, porque ele é do tipo que sempre "levanta, sacode a poeira e dá volta por cima".

    ResponderExcluir
  5. Também acho esse contorno bonito.. nas edições históricas tem capas assim.nem parece revista antiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava, tinham contornos de várias cores, sobressaía bem. Na Coleção Histórica que reproduziam os gibis antigos, eles tinham que manter como foram, mas nos gibis novos da Panini nunca tiveram.

      Excluir
  6. Tipo brasileiro seu Juca.. sempre num afazer novo...eu taxgo de rir quando a turma apronta com ele o coitado tem desespero ao vê-lo.. e o único adulto que a tirna pertuba.
    .merecia mais histórias nessa época de vacas magras

    ResponderExcluir
  7. Fabiano, capas com contornos coloridos assim eram muito boas, dava uma presença legal, eu gostava bastante. Essa capa do Cebolinha não é muito divulgada, pode ser considerada rara. É um gibi legal, histórias bem divertidas.

    Os chatos do politicamente correto certamente implicariam com isso de cachorros não saberem ler e nem saberem o que é cachorro quente, não gostam decabsurdos dos quadrinhos. Mas o que implicariam mais é de criança comprar cachorro quente na rua com vendedor ambulante. Pode reparar que não tem mais histórias do tipo com Magali comprando cachorro quente, pipoca, sorvete, etc, na rua e comendo guloseimas. Nunca mais vi. Pra eles, fazem mal pra saúde, fora criança comprar, ter dinheiro pra comprar. Detalhes assim que faziam a diferença e se tornavam as histórias boas.

    ResponderExcluir
  8. Até daria pra ser Seu Juca pra representar as diversas profissões ele teve. Mas em compensação ele acabou aparecendo capas proximas a essas, em Cebolinha Nº 23 e N° 30 como médico e oculista respectivamente. Além do mais, Seu Juca ficou sumido em histórias por 10 anos, entre 1986 a 1996, ficando sua aparição só nessas capas do Cebolinha nesse período.

    ResponderExcluir
  9. Aspecto de Seu Juca é um tanto comum, isto é, dentro da média de aparências de homens brancos brasileiros, então, os profissionais contidos nessas capas seriam mesmo Seu Juca? De fato são parecidos com ele, um narigudo, outro não, se bem que nariz é o de menos, MSP com determinados personagens nunca levou isso a sério, vide Zé Luís, Aninha, Papa-Capim, Rosinha... e, com frequência menor, mas que para os mais detalhistas também se destacam, Zé Vampir e Maria Cascuda não ficam de fora dessa(s) alternância(s) "narizística(s)".
    Pode(m) ser mesmo Seu Juca, por que não? Existe confirmação oficial? Caso exista, parece coisa oriunda de alguma comunidade de rede social que ganha certo destaque despertando atenção da MSP e ela incorpora como sendo legitimamente Seu Juca em ambas situações.
    Caso não haja tal confirmação, considerando que a aparência do personagem não é do tipo única, ou seja, não é marcante, às vezes penso que quando desenharam essas duas gags Seu Juca passou batido e que não passam de coincidências os médicos se parecerem com ele.

    ResponderExcluir
  10. Zózimo, tem nada oficial que naquelas capas sejam o Seu Juca, mas que ficou parecido, ficou. Talvez intenção nem fosse ser o Seu Juca, afinal ele estava sumido dos gibis na época e não colocariam em lembrança apenas em capas. Ou seja, pode nem ser, mas olhando a primeira vista os doutores se parecem e os leitores pensam que foi Seu Juca nessas capas.

    ResponderExcluir
  11. Enquanto título, Magali ainda não existia em agosto de 1988, mês e ano em que a revista com esta gag foi publicada, no entanto, poderiam ter segurado a piada para ilustrar capa de algum número dela, e não por mostrá-la fazendo o que Cebolinha faz, pois variar em capas ilustradas com outros personagens executando o que ela mais sabe fazer é sempre positivo, o que aponto é para Bidu em capas de gibis da Magali que não sejam os almanaques pela Globo e menos ainda a tudo que se refere à ela através da Panini, o foco são capas contendo Bidu pertencentes à trajetória quinzenal-mensal de 1989-2006, são poucas, pela marca alcançada desse período talvez não seja exagero dizer que são pouquíssimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a Magali se encaixaria mais, porém comer cachorro quente na rua daria pra qualquer personagem, todos compravam guloseimas com vendedores na rua. Como Magali não tinha gibi, aí devem ter achado que ficaria melhor visualmente com o Cebolinha. Concordo que poderiam ter reservado para ela ou terem feito um remake com ela que aí teria uma piada dela com Bidu. Nos gibis normais da Magali da Globo era raro ter Bidu nas capas, tiveram alguns almanaques com ele, mais que toda trajetória nos gibis normais.

      Excluir
    2. Conferi aqui, nos 57 almanaques da Globo, o Bidu apareceu em 9 deles, contando presenças físicas ou não. Já dentre os gibis convencionais da Magali, ele apareceu em nenhum! Em situações de bicho contracenando com ela em situações de desenho bonito apenas, por exemplo, normalmente colocavam o Mingau. Em piadas envolvendo cachorros, colocavam outros no lugar do Bidu.

      Daria pra aparecer nas capas de N°48 e N° 278, mas colocaram outros cachorros, inclusive na N° 48 tem O Duque, mas não o Bidu. Na N° 127 deu ideia que eram cachorros de rua, aí normal o Bidu não ter aparecido.

      Excluir
    3. Chega ser irônico... Bidu, fotogênico que ele só, decorativo, cartão-postal da MSP, e não teve vez nas capas de Magali pela Editora Globo. Até o terciário Duque garantiu discreto espacinho em uma gag. Pelo menos, para não passar completamente em branco, aparece nas de almanaques. Deve ter sido imposição do Mingau, dado que durante todo esse período, o título, de modo implícito, também pertence a ele.

      Excluir
    4. Pois é, até Duque ser capa de revista e não o Bidu. Pior pra ele se tivesse Bugu em capa da Magali e não ele, aí que seria rebaixar demais rs. Para sorte dele, Bugu também não apareceu nas capas dos gibis da Magali. Compensou nos almanaques, Bugu também apareceu em almanaques. Tudo indica que Bidu não apareceu por causa do Mingau, achavam que o gato combinava mais com ela.

      Excluir
  12. Marcos Imaginei Uma História Que Certamente Poderia Sair Até Na Turma da Mônica Jovem Onde Começa Com O Narrador Dizendo Que Em Um Dia Normal No Limoeiro As Crianças Sonhavam Em Se Casar E Ter Filhos Porém Quando Eles Ficam Adultos O Sonho Se Torna Ainda Maior Aí Quando O Quarteto Principal Decide Se Vestir de Noivos Quando Seus Pais E Mães Não Estivessem Em Casa Porém Quando Os Pais E Mães Chegam E Seus Filhos Não Estão Aí A Mônica Cebola Cascão E Magali Ligam Pros Ceus Pais E Mães Dizendo Que Estão Esperando Eles Na Igreja Na Festa de Casamento Aí Os 8 Pais E Mães Sem Acreditar Vão Até Lá Pra Saber Se Isso É Verdade Porém Descobrem Que É Aí Mônica Cebola Cascão E Magali Tem Que Levaram Seus Pais E Mães Ao Tribunal Pra Provar Que Realmente Tem O Desejo De Casar Porém O Advogado Aceita O Pedido Do Quarteto E Eles Casam Mesmo Sem A Vontade Dos Seus Pais E Mães Aí No Outro Dia Quando A Mônica E A Magali Vão Na Casa De Suas Mães Já De Barriga Então Marcos Onde Poderia Sair ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Turma da Mônica Jovem que poderia sair, ainda assim podiam implicar com casamento e gravidez.

      Excluir
  13. Pois é, Fabiano, pode reparar. Sorvete até eu já vi, os outros não. Cada vez pior. Muita bobeira querer deixar os quadrinhos tudo igual a vida real, que tudo vai ser mau exemplo.

    ResponderExcluir
  14. Uma outra coisa que eu acho que torna essa capa peculiar é que é uma capa com piada que não gira em torno do personagem-título. Isso era bem raro de ver (mesmo as capas com o Cebolinha zoando a Mônica ou a Mônica batendo no Cebolinha eram permutáveis entre as revistas deles, se você analisar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, era raro, mas as vezes tinha. Tipo, a capa do Cebolinha ° 10 foi piada com Magali, a N° 17 foi com Anjinho, e por aí vai. Fora isso, normalmente piadas do Cebolinha era aprontando com a Mônica (as vezes ele se dando bem, as vezes ela levando a melhor) ou piadas com cabelo dele ou sua dislalia. Na verdade, essas capas com zoeira com Mônica eram muito parecidas com os gibis da Mônica, saindo em uma ou na outra, daria na mesma.podiam ter padronizado, nos gibis do Cebolinha vele se dando bem e nos gibis da Mônica, ela se dando bem.

      Excluir