domingo, 12 de junho de 2022

Capa da Semana: Mônica Nº 196

Em homenagem ao Dia dos Namorados, compartilho uma capa simples e bonita, remetendo a namoro de tempos antigos, com a Mônica e Cebolinha namorando e o Bidu e Sansão só observando. Mônica e Cebolinha nunca foram namorados oficiais nas histórias dos gibis, no máximo ter um interesse sem serem correspondidos, mas as vezes colocavam capas no estilo de uma imagem bonita sem piadas com eles como um casal. 

Curioso os personagens de costas, hoje é raro mostrar personagens de costas em uma capa. Gostavam de colocar o Bidu interagindo nas capas da Mônica e do Cebolinha, dando até impressão que era cachorro deles. Nessa em específica ficou mais parecendo o Bidu como cachorro do Cebolinha, como cada bichos olhando para seus respectivos donos. Interessante que o Sansão ficou personificado, deixando de ser coelho de pelúcia e sendo um de verdade.

A capa dessa semana é de 'Mônica Nº 196' (Ed. Abril, Agosto/ 1986).

24 comentários:

  1. A arte desta capa é uma verdadeira pintura.
    Mônica e Cebolinha estão nem aí para a gente, dando as costas, leia-se que, tem que haver limite no assédio que advém do público, nesta capa eles gozam de certa privacidade, Bidu e Sansão que se virem para fazer sala aos leitores, e o cãozinho está meio ressabiado, diferente da expressão do coelhinho, será que é por saber que Sansão não é uma criatura orgânica e que a qualquer momento pode voltar à condição inanimada mesmo permanecendo no recinto e deixá-lo, de certa forma, sozinho na recepção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz,eu vendo essa capa inocente(pelo menos para os padrões da época),de alguma forma me fez lembrar da revista(adulta,ou quase)Mad,que sempre parodiava algum famoso ou situação nas capas.Eu devo ter visto algo na Mad parecido com essa capa da Mônica,sempre protagonizado por Alfred E. Newman,o mascote da revista,que sempre achei ter cara de macaco.

      Excluir
    2. Zózimo, linda capa, muito bem desenhada, sem dúvida. Eles de costas dar um ar de mistério, ajuda na imaginação de fisionomia deles. E também uma forma do Sansão ganhar vida sem eles verem. Quando desvirarem, o Sansão volta a sua forma inanimada normal. Permite essa ideia de Sansão não ser coelhinho de pelúcia quando a Mônica não estar perto dele. Se ninguém vê, ele pode fazer o que quiser.

      Excluir
    3. Julio Cesar, pode ter tido Capa de Mad parodiando essa capa, eles parodiando tudo que era recente. Se teve mesmo, provavelmente foi em uma Mad de final de 1986 ou alguma de 1987, só pesquisando.

      Excluir
    4. Eu acredito ter visto alguma figura na Mad assim,só que a mão direita do menino(Alfred)não estava apoiada nas costas da menina...

      Excluir
    5. Entendi, Julio Cesar. Essa eu nunca vi, deve ter visto, sim, parodiavam várias coisas bem legais. Já vi capas do Mad com Trapalhões, Xuxa, Snoopy, Jaspion, Super Mario Bros, etc, devem ter feito algo com a Turma da Mônica, sem dúvida.

      Excluir
    6. Sendo Mad, título freak como ele só, a mão do menino deve estar apalpando os glúteos da menina.
      Vale destacar que uma grande figura de redação da Mad no Brasil é o tal Ota, já falecido.

      Falando em mão direita, acho que saquei o motivo da expressão do Bidu, está com um olho no peixe e outro no gato, pois sabendo como Cebolinha é dissimulado, deve estar contando com possibilidade dele pegar o Sansão pelas orelhas, a aparentemente inocente mãozinha nas costas pode ser que esteja armando bote. Pode ser também que sua tensão se deva à causa da animação do brinquedo, imaginando que possa ser manifestação do tal gnomo malfeitor. O que o cachorro não quer é ficar sozinho diante da imensa massa de leitores, pois enquanto um vai beber água, tomar café, fumar um Derby ou um mata-rato, ir no banheiro/poste, o outro fica na recepção, o que não pode é deixar o guichê vazio.

      Excluir
    7. Essa possiblidade do Bidu ficar atento para Cebolinha querer pegar o Sansão no descuido da Mônica dá pra ser. Quem sabe foi um falso namoro como desculpa pra plano infalível de pegar o Sansão.

      Excluir
    8. Esta capa remete à satírica arte de capa de alguma edição de Mad para o caro comentarista Julio Cesar, já comigo, também remete, mas não à outra arte parecida, remete-me a um brinquedo, a nuca de Mônica nesta arte me lembra muito a nuca da boneca da personagem da marca de brinquedos Mimo. Minha irmã ganhou um exemplar quando guria, abriu mão dela anunciando na OLX em 2020. É automático, bato os olhos nesta arte e lembro do brinquedo, pois minha irmã esteve em posse dele(a) por mais de trinta anos.

      Excluir
    9. Interessante, Zózimo. Já eu não conhecia nem a sátira da revista Mad nem sobre a boneca da Mimo.

      Excluir
    10. Também não conheço tal sátira de capa de sei lá qual edição da Mad.
      As bonecas você certamente conhece, mesmo que nunca tenha visto um exemplar de perto, é que nos gibis TM dos anos finais da Abril contêm publicidade(s) dessas bonecas, são quatro modelos, dois com roupas diferentes e dois com roupa tradicional - vestidos vermelhos.

      Excluir
  2. Em uma HQ oficial,Mônica e Cebolinha eram casados!É a "Mônica 30 anos",do (mega-)gibi especial lançado em 1993.

    E essa capa me fez lembrar daquele casalzinho pelado de "Amar é...".Eu via nas bancas as revistas do citado casal,do palhaço Alegria,acho que via Hello Kitty e Moranguinho também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foram em Mônica 30 Anos, mas aí foi história especial e adultos. Mas como crianças e nos gibis normais, só insinuações, nada de namoro oficial. Essa lembra um pouco o "Amar é ", só q vestidos e faltando uma mensagem de cotidiano amoroso.

      Excluir
  3. Pois é, os absurdos que sustentavam os gibis e que motivava a ler. Gibis foram feitos pra distrair, sair do óbvio, pena que hoje as pessoas pensam diferentes e tem quiser que nem vida real. Com certeza essa foi excelente fase que n8 volta mais.

    ResponderExcluir
  4. Capa maravilhosa, uma das mais bonitas sem dúvida! Esse gibi é muito bom, eu lia na escola quando lançado e alguns anos depois, consegui encontrar em excelente estado em um lote de 4 gibis da Mônica da Editora Abril que consegui num sebo que existia no meu bairro, isso em 1992. Ou seja, já busco por esses gibis da Abril há muito tempo e a Internet hoje facilita encontrar. O problema pela Internet é o preço, já que muitas vezes, o pessoal exagera no valor, aí não dá pra adquirir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bonita mesmo. Naquela época era mais fácil encontrar gibis da Abril em sebos, hoje em dia não é impossível, mas é bem raro, é sorte quando encontra. Internet cobram caro demais, alguns sites absurdos, aí tem que pesquisar bem.

      Excluir
  5. Capa Linda Sem Sombra de Vida Qual Das Capas Ou Histórias de Casal Foi A Mais Inesperada Além Dessa Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil saber, mas as com insinuações de namoro entre Mônica e Cebolinha sempre foram bem inesperadas.

      Excluir
  6. Adorei, capa super fofinha. Conhece uma historinha chamada "Por que todo mundo vai embora?" Ela acaba com uma cena parecida com essa, com a Mônica e o Cebolinha abraçados de costas vendo o pôr do sol. É uma das minhas favoritas, acho que foi publicada em 2007.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço essa, é de Mônica 234 (Ed. Globo, 2005). Essa fica sendo um caso de insinuação de namoro entre eles, mas não namoraram de fato.

      Excluir
  7. olá queria perguntar uma coisa tenho as HQs 100 do Chico bento e cascão (globo) e Magali especial 2 anos (Globo) queria saber quão rara elas são guardo essas com muito cuidado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um raro considerável por terem mais de 30 anos e são bem requisitadas por colecionadores por serem edições especiais da MSP, ainda assim não tão raras de encontrar em sebos e internet, dá pra encontrar. De 0 a 10, dou 7 pra nível de raridade. Guarde bem, são muito boas e especiais.

      Excluir
  8. Eu tenho um boneco do cebolinha com o bidu como se fosse o cachorro dele !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes deixavam Bidu como cachorro do Cebolinha por ele ser mais conhecido e ficar melhor visualmente do que o Floquinho.

      Excluir