sábado, 18 de junho de 2022

Tirinha Nº 85: Cascão

Nessa tirinha, Cascão lê um livro debaixo de uma nuvem, causando estranheza no Cebolinha, mas Cascão o tranquiliza que aquilo não era nuvem de chuva, era apenas poluição e não tinha perigo. Para o Cascão, poluição era coisa boa, problema seria nuvem de chuva para ele se molhar. Impublicável hoje pela apologia dele à sujeira e poluição.

Tirinha publicada em 'Cascão Nº 25' (Ed. Globo, 1987).

37 comentários:

  1. [S] oi marcos tenho duas perguntas a1:s edições numéro 1 da painni pode ser consideradas raras daqui a alguns contando de cada série 2 tem um gibi do Chico bento 100 com capa para colecionadores(painii)com um preço de 7 reais mais o frete vale apena comprar pela raridade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gibis número 1 sempre vão ser especiais, as #1 da Panini 2007 serão mais valiosas de todas as séries da Panini, mas as outras #1 também serão raras com o passar dos anos. Todas as números 100 da Panini tiveram uma versão para colecionadores com papel couche interno e capas metalizadas. São mais raras que as edições 100 normais. Tá um bom preço esse do Chico na Internet, mas pode ter sorte de encontrar cessa do Chico em sebos. Aí ver se é vantagem pra você.

      Excluir
  2. Cebolinha não contemplaria tal cena se fosse um legítimo, disperso e sorrateiro cúmulo-nimbo, pois além das semelhanças com gambás, suínos e urubus, Cascão também se assemelha demais aos gatos, são sempre frustradas as tocaias e/ou emboscadas com objetivo de molhá-lo. Se tratando de águas antagônicas, instintos aguçados entram em alerta máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cebolinha dessa vez agiu como camarada, querendo ajudar o amigo pra não se molhar. Em muitas vezes ele queria era que se molhasse e aí ficaria só observando cair chuva na nuvem, só que não teria sucesso porque não era nuvem. O Cascão é esperto, sabe farejar nuvem a distância e nunca ficaria embaixo de nuvem, nem de brincadeira ou testar sorte.

      Excluir
    2. Melhor dizer que Cebolinha agiu como amigo, porque em nosso idioma, camarada também significa russo, e considerando a "camaradagem" que vem sofrendo a Ucrânia...
      Esqueci como é chamado o recurso empregado na nuvem para deixá-la cinzenta, é o mesmo utilizado em Jeremias, nas camisas dele.

      Excluir
    3. Não lembro o nome desse recurso de deixar nuvem cinza assim. É fundo branco com vários pontinhos pretos em posições proporcionais que junto forma cor cinza vendo de longe. Sempre gostei desse recurso nos gibis, até provas da 5ª série no colégio que estudava colocavam esse recurso no cabeçalho onde tinha nome da prova e matéria pra gente colocar nosso nome e o do (a) professor (a). :D

      Excluir
    4. Lhe remete às provas escolares, já eu, o recurso lembra jornais impressos. Descobri a denominação disto através dos Arquivos do Mauricio, espécie de coluna publicada nas revistinhas da CHTM elaborada por Paulo Back, o negócio é que esqueci mesmo, e tenho o gibi com essa informação, o chato é procurar já que não lembro em qual está.
      Assinatura do cartunista está acima (fora) do primeiro quadrinho, na maioria das tiras da TM as assinaturas encontram-se dentro dos quadros. Suspeito que o que destaco seja inofensiva alteração, na primeira publicação desta tira imagino que a assinatura está dentro de um dos quadros ou está ausente.

      Excluir
    5. Em jornais também tinham e vi também nos gibis. Era um bom recurso. Eu não lembro cem qual volume é edição da Coleção Histórica que o Paulo Back falou disso, são tantas, dá trabalho pra procurar.

      Sobre a assinatura do Maurício, acho que deve ter ficado fora do quadrinhos mesmo originalmente, lembrando que essa fase de tiras nos gibis eles republicavam tiras de jornais, não eram tiras próprias para os gibis como são hoje.

      Excluir
    6. Provável que estreou em jornal. Constatei que compõe o pocket As Melhores Piadas do Cascão nº3 (Ed.Abril), assinatura está dentro do primeiro quadro, posicionada na parte superior e menor do que a "forasteira" que aqui está. Se possuir a edição e caso esteja facilmente acessível, verifique, Marcos, página 70.

      Excluir
    7. Como foi publicada em As Melhores Piadas do Cascão nº3 , saiu em jornal antes e depois essas tiras das Melhores Piadas eram republicadas nos gibis da Globo. Vi lá e assinatura estava no alto do quadrinho, podem ter mudado pra deixar maior porque era bem pequena na original. Alteração que não interfere nada no conteúdo, tá bom. E prova que deixaram nuvem com o recurso de pontos alinhados pra deixá-la escura como de chuva em uma tira em preto e branco e isso eles não alteraram no gibi, mesmo que eles poderiam pintar de cinza tranquilamente, isso foi bom.

      Excluir
    8. Sim, claro, alterações assim são de boa, em nada prejudicam, até as dos almanaques do Cascão pela Editora Abril aceito sem queixas, alterações como trocar o nome Cebolinha pelo dele nos créditos de determinadas HQs que, mesmo originalmente não creditadas ao sujão, na prática pertencem aos dois, ou acrescentá-lo junto ao do amigo sendo que originalmente não se encontram assim, não vejo problema nessas pequeninas alterações, e considerando as circunstâncias, Cascão à época ainda não detendo status de titular quinzenal e também já na condição com mais ou menos pouco tempo, acho até que são alterações positivas.

      Excluir
    9. Pois é, até porque muitas histórias que saíram nos almanaques do Cascão Abril eram do Cebolinha com participação do Cascão, aí podia acontecer dar créditos aos 2 onde na original era só Cebolinha. Não vejo problema assim.

      Excluir
    10. É público e notório que 1982 foi o grande ano para Cascão e Chico Bento, mas, a estreia do sujão às bancas de jornais e revistas ocorre três anos antes, com Almanaque do Cascão nº1 pela Editora Abril, não ainda como titular estreia nas bancas com esse importante título pautado em republicações, parece que não teve holofotes, o que até faz sentido se de fato ocorreu assim, mas vai que rolaram as devidas luzes sobre essa edição, difícil saber. Não lembro se já perguntei, você tem essa raridade que, sem sombra de dúvida, é o primeiro de todos os gibis do Cascão, Marcos?

      Excluir
    11. Eu tenho esse Almanaque do Cascão Nº 1, são histórias dos gibis da Mônica e do Cebolinha com participação maior do Cascão, só algumas dele propriamente ditas. Todos os almanaques do Cascão da Editora Abril seguiram essa linha, só nos almanaques do Cascão da Globo que passaram a republicar histórias dele publicadas nos gibis dele da Abril. Antes de ter gibi próprio, ele teve esses almanaques como parte da coleção da Editora Abril para que personagens de vários segmentos não tinham gibis próprios tenham título nas bancas e servir como experiência se davam pra ter coleção de gibis regulares. Nessa leva, Bidu e Chico bento tiveram almanaques assim em 1981. Devem ter tido vendas satisfatórias, tanto que cascão e Chico tiveram seus gibis em 1982. Porém, o primeiro título próprio que o Cascão teve foi "As melhores Piadas do Cascão" de 1976.

      Excluir
    12. Verdade, esse de 1976 é o primeirão mesmo, se não me engano, possui formato horizontalizado. Considero essas edições de tiras como sendo gibis também. Almanaque do Cascão nº1 de 1979 é o primeiro gibi do sujão no tocante às HQs.

      Excluir
    13. Sim, o livro de tiras foi o primeiro título dele e o Almanaque o primeiro em formato gibi.

      Excluir
  3. Comentaristas,já viram isso aqui?
    https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-163984/
    Só me convenceram Cascão e Chico!

    Para Mônica e Tina,sempre imaginei um cabelo assim:
    https://pt-br.facebook.com/YeesPOP/posts/1060785907379699/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cascão ficou o melhor, tinham que ter colocado um menino com cabelo assim nos filmes que fizeram. Cebolinha nada a ver cabelo assim, é impossível deixar igual em uma realidade, só montagem
      pelo computador. Da Mônica seria melhor um estilo de cabelo assim como nas fotos do Facebook, só que mais lisas as tranças. Tina poderia ser um cabelo longo comum castanho com mechas ou luzes brancas que imitaram o cabelo da personagem bem. Tranças deixaria crespo demais e ela tem cabelo liso nos quadrinhos.

      Excluir
    2. Da pra deixar um menino com cabelo assim .o do cebolinha com maquiagem conseguiria tbm

      Excluir
    3. Uma maquiagem, peruca parecida dava. Do jeito assim que não convence.

      Excluir
    4. Eu imagino o Cebolinha real com um cabelo ralinho e espetado.Não seriam apenas cinco fios,seria como o dos anos 60.

      Excluir
    5. Também imagino assim, e acho que daria tranquilamente para reproduzi-lo em live-action. Cebolinha dos primeiros anos dos 1960 é parcialmente cabeludo, o padrão de cinco fios - dependendo do ângulo, variando de seis a oito - surge também nessa embrionária década.

      Excluir
    6. Embora é adotado que ele tem 5 fios, davam pra ser mais de acordo com posição de ângulo que ele esteja, aí aceitável, desde que colocando espetado.

      Excluir
    7. Como salienta Julio Cesar, padrão capilar da primeira metade da década de 1960, contendo, sei lá, trinta, quarenta, cinquenta ou mais fios, "penteado" natural ou artificial que ficaria em boa medida para compor o visual do personagem interpretado por algum ator mirim. Nos quadrinhos, que são a base de tudo, ele é um garoto que possui uma espécie de calvície congênita que não se dá por queda capilar, hereditariedade paterna, e isso não é um detalhe de menor importância, é uma baita característica que compõe a síntese do personagem, o guri que o representa nos filmes, por ter cabelo até nas ventas, deveria representar Titi, Franjinha, Xaveco ou Quinzinho. Ainda bem que, normalmente, já não sou mesmo afeito às adaptações de quadrinhos e animações para séries e filmes live-actions, tipo de tormento que não me garfa.

      Excluir
    8. Eu também não gosto de adaptação de quadrinhos para filmes ou séries live-actions.

      Excluir
    9. Acredito que o Cebolinha foi padronizado para ser desenhado com apenas cinco fios,isso no formato 2D.De frente,apareceriam apenas os cinco,mas que seriam mais,enfim,os cinco fios representariam um cabelo ralo,que na verdade teria muito mais fios.

      Só que possíveis piadas internas da MSP acabaram sendo "impressas" nas HQs,nas quais os personagens brincavam com esses únicos cinco fios(visíveis ao leitor),assim como brincam com a "ausência de dedos" nos pés sempre descalços de Mônica,Magali e Cascão.

      Excluir
    10. No formato 2D eram 5 fios, mas quando colocavam no 3D, tipo olhando para ele de cima de costas colocavam mais fios. Na verdade, ele tinha vários fios espetados quando criado, mas como Maurício fazia e desenhava muitas tiras, foi diminuindo os fios sem querer na pressa e acabou ficando só 5. Como gostou assim preferiu permanecer e é adotado que ele tem 5 fios, comprovado quando arrancam fio e ele reclama que ficaram 4. No 3D aparecem mais fios pra ficar melhor visualmente.

      Excluir
    11. Se você virar um pouco o cabelo de alguém com o cabelo naturalmente bem lido ou até alisar bem forte e usar tão co consegue um cabelo esperado.
      Se não desse pra reproduzir cinco fios podiam adaptar assim...mas o cabelo da Mônica poderia ser bem curtinho com gel...mas a atriz da Mônica e a que mais pra a personagem..o dente evidencia é não ficou exagerado

      Excluir
    12. Miguel, os 4 principais ficaram bem descaracterizados nos filmes em relação aos gibis. Fora também idade deles, já quase entrando na adolescência, daqui a pouco seria Turma da Mônica Jovem. Por isso não sou a favor de Live Actions.

      Excluir
  4. Marcos O Que Aconteceria Nessa História O Cascão Conversa Com Uma Garota Na Qual Ele Começa A Fazer Amizade Aí Eles Brincam Se Divertem Tomam Sorvete Até Que No Final A Cascuda Aparece E Pega O Cascão Com A Garota No Flagra Aí Ela Dá Uma Surra No Cascão E A Garota Vai Embora Aí O Cascão Ainda De Olho Roxo Porque Apanhou Da Cascuda Fica Com Ela Mas Não Para De Pensar Na Garota Mas Marcos Será Que A Cascuda Daria Uma Surra No Cascão Caso Pegasse Ele No Flagra Com Outras Garota ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dava surra nele sim na personalidade original, já aconteceu nas antigas. Como história nova aí não fariam isso, nem história de namoro nem surra.

      Excluir
  5. https://photos.app.goo.gl/K1xv9hp3N9ovisPe7

    ResponderExcluir
  6. https://photos.app.goo.gl/sAAsXjZ1Tq2MdLsn8

    ResponderExcluir
  7. https://photos.app.goo.gl/t6P59Vae9drmPsCj8

    ResponderExcluir