sexta-feira, 18 de março de 2022

Os parentes do Cebolinha

Há algum tempo mostrei aqui no Blog os parentes da Magali, que até precisou ser postagens em 2 partes por terem sido vários, agora vou mostrar os parentes do Cebolinha, tanto os fixos quanto os que apareceram só uma vez.

Assim como em todos os personagens, sejam os principais e até secundários, o Cebolinha tem a sua família fixa e outros parentes como avós, tios e primos que apareceram em uma só história pensados em determinado roteiro, mas que foram bem marcantes. Nunca teve uma cronologia na MSP e procuravam colocar algum parente de aparição única com personalidade de acordo como seria melhor no roteiro.

Como fixos na família do Cebolinha temos os pais Seu Cebola e Dona Cebola. Seu Cebola um pai tradicional trabalhando em escritório e Dona Cebola, a princípio, uma dona de casa com todo trabalho doméstico, e nos últimos anos também trabalha pra fora em home-office assim como as outras mães dos personagens. A base do estilo de traços deles não mudaram, só adaptados de acordo com a evolução dos personagens ao longo das décadas. Muitas histórias mostrando o cotidiano de uma família comum foram bem marcantes.

Dona Cebola e Seu Cebola: os pais do Cebolinha

Cebolinha tem a irmã bebê Maria Cebolinha de cerca de 2 anos, o único personagem dos principais que teve irmã. Curiosamente ela foi inspirada na filha do Mauricio de Sousa, a Mariângela, mas que ele preferiu colocá-la nos quadrinhos como irmã do Cebolinha, e não da Mônica.

Maria Cebolinha

Os avós do Cebolinha por parte de pai ficaram fixos a partir de 1996. Seu Eustáquio e Dona Firmina têm personalidade de velhos antigos e ensinam os costumes e gírias da primeira metade do século XX.

Dona Firmina e Seu Eustáquio: avós do Cebolinha

E tem o Floquinho, um cachorro que não sabe qual o lado que é a cabeça e a cauda dele e as vezes dúvida se é um cachorro mesmo. Quando criado, foi na intenção de não existir um cachorro como ele, mas em 1995 descobriram que existiam um cachorro como ele da raça lhasa-apso através de uma carta de leitor e resolveram adotar isso nos gibis. Cachorros de estimação podem ser considerados membros da família por morar da mesma casa.

Floquinho

Além dos fixos, tiveram vários parentes de uma aparição e vou mostrar cada uma seguir.

Além da Maria Cebolinha, ele teve um irmão bebê, o Salsinha. Em 1966 tiveram várias tiras de jornais em sequência mostrando desde o momento que a Dona Cebola estava grávida até quando o bebê foi batizado. Tirinhas mostravam como foi a gravidez, expectativa do Cebolinha com a chegada do irmão, o nascimento dele, os primeiros dias de vida e o batizado. 

Salsinha nas tiras de jornais (1966)

E o nome Salsinha foi escolhido por concursos com cartas dos leitores dos jornais que sugeriram o nome e com grande divulgação do concurso e nome escolhido nas tiras. Foi o primeiro trabalho com interatividade dos leitores para sugerirem nomes para personagens, depois a ideia foi copiada nos gibis para leitores criarem nome para o Sansão em 1983 e o Mingau em 1989.

Salsinha nas tiras de jornais (1966)

Em 1972, Salsinha volta, já nos gibis da Editora Abril, com adaptação das tirinhas de jornais de 1966 na  história de quadrinhos "Cebolinha vai ganhar o irmãozinho" do gibi Mônica Nº 26'. Mostrou desde quando a Maria Cebola estava grávida até o nascimento do Salsinha. Um compilado das melhores tiras de uma forma que dê pra formar uma história.

Salsinha na HQ "O Cebolinha vai ganhar o irmãozinho" (1972)

Teve algumas diferenças comparando as tiras de 1966 e a maior delas foi que o nome do Salsinha não foi divulgado e no final os leitores tinham que escrever carta para Editora Abril para escolher o nome do irmão dele. Só que a ideia não foi adiante, o Cebolinha permaneceu só com a Maria Cebolinha como irmã e nem teve depois história com o nome escolhido para o irmão. 

Salsinha na HQ "O Cebolinha vai ganhar o irmãozinho" (1972)

Cebolinha teve a sua Tia Luísa na história "O tocador de tambor" (CB # 137, de 1984). Ela não teve presença física, apenas foi citada pelo Cebolinha falando ao Seu Cebola que foi a Tia Luísa que deu o tambor para ele e o Seu Cebola telefona para ela tomando satisfação e achando ruim que deu o tamborzinho para o filho com medo de tocar mal  e fazer barulho.

Tia Luísa (só citada) na HQ "O tocador de tombador" (1984)

Já na Editora Globo, o pai da Dona Cebola, avô do Cebolinha por parte de mãe "Pedido de casamento" (CB # 19, de 1988). Seu Cebola pede a mão da Dona Cebola em casamento ao pai dela, o Seu Aristeu, e depois que casam e com tantos trabalhos domésticos, Dona Cebola comenta porque os maridos pedem as mãos das mulheres em casamento. Foi a única que vez que apareceu o avô materno do Cebolinha, ainda que mais novo e antes do nascimento dele, sem contracenar com  o neto.

Avô Aristeu (pai da Dona Cebola) na HQ "Pedido de casamento" (1988)

A história "A surpresa" (CB # 21, de 1988) mostrou o nascimento do Cebolinha, desde quando a Dona Cebola estava grávida até o segundo ano de vida do Cebolinha, aprendendo a falar. Consistia de mini-histórias de 5 capítulos, onde cada capítulo mostrava uma fase da gravidez da Dona Cebola e o nascimento do filho. Nessa história na parte final, de quando os pais descobrem que o filho não pronunciava o "R", apareceu uma suposta tia contando sobre os antepassados da família. Não foi citado nome e nem parentesco da mulher, pode ser tia ou avó do Cebolinha nova.

Uma tia na HQ "A surpresa" (1988)

Essa tia conta que o tetravô Serafim da família também trocava o "R" pelo "L" e ficou velho e morreu falando assim. Então, descobrimos  quem da família o Cebolinha puxou a sua dislalia.

Uma tia e tetravô Serafim na HQ "A surpresa" (1988)

Maria Cebolinha também teve história assim dividida em capítulos mostrando seu nascimento, desde a gravidez da Dona Cebola até quando nasceu em "Bem vinda, Maria Cebolinha!" (CB #58, de 1991), com histórias divididas em 5 capítulos de 5 páginas cada uma. Como a Maria Cebolinha era cabeluda, teve revelação importante que ela puxou a família da mãe que era cabeluda, enquanto que os parentes com 5 ou poucos fios de cabelo ou carecas ou com cabelo e nomes de legumes e verduras são da família do pai e o que passou a ser adotado nas histórias a partir de então.

Maria Cebolinha na HQ "Bem vinda, Maria Cebolinha!" (1991)

Tia Luísa volta aos gibis em "Priminho pestinha" (CB # 64, de 1992) e, diferente da história de 1984, aparece fisicamente como irmã da Dona Cebola levando o seu filho para visitar o Cebolinha. Na verdade, pode ter sido só coincidência de nome, de não lembrarem que já havia tido antes uma tia do Cebolinha chamada Luísa, visto que quase certo das 2 histórias terem sido feitas por roteiristas diferentes. Essa de 1992 tudo indica que seja da Rosana Munhoz.

Tia Luísa e primo Juninho na HQ "Priminho pestinha" (1992)

Essa história o destaque mesmo foi o primo Juninho, que era pequeno, com cerca de 4 anos de idade, e que batia no Cebolinha, ficando furioso com isso.  Cebolinha até tenta tirar proveito para o primo bater na Monica, mas eles se dão super bem. No final,  Cebolinha tem a vingança da Maria Cebolinha fazer o mesmo com o primo, por ela ser menor que ele. Retrata que crianças pequenas que gostam de bater nos outros.

Tia Luísa e primo Juninho na HQ "Priminho pestinha" (1992)

Em "Ciumeiras..." (CB # 72, de 1992) aparecem as primas Bianca e Bruna e a Tia Cléo. Nela, Cebolinha fica com ciúme das primas, da sua mãe dá mais atenção a elas do que pra ele e não deixa as meninas brincarem com os brinquedos dele.

Primas Bianca e Bruna e Tia Cléo na HQ "Ciumeiras..." (1992)

Curiosamente, a Bianca e a Tia Cléo já foram prima e tia da Magali em 1991, com a Bianca ainda como bebê e que perturbava o Mingau. Depois dessa história do Cebolinha de 1992, elas voltaram a  ser prima e tia da Magali na história de 'Magali Nº 141' de 1994 e a Bianca e a Bruna ainda apareceriam na história "Farra na rua" de 'Cebolinha Nº 93', de 1994, como primas da Magali. 

Ficou fora de contexto, então, colocar a Bianca como prima do Cebolinha e Tia Cléo como tia dele se já tinham sido com a Magali. Na vida real, elas eram parentes da roteirista Rosana e , provavelmente, a menina pode ter pedido para virar personagem em quadrinhos e ela fez essa como prima do Cebolinha.

Primas Bianca e Bruna e Tia Cléo na HQ "Ciumeiras..." (1992)

Primo Abobrinha aparece em "O Primo Abobrinha do Cebolinha" (CB #75, de 1993). Nela, estranham por que o Abobrinha tinha esse nome, o primo aparece e fica contando várias piadas infames, trolando Cebolinha e os os amigos dele e deduzem que ele tinha nome assim porque só falava "abobrinha", mas no final as piadas e zoações foi só uma forma de despistar que a verdadeira razão é ele ter cabelo em forma do legume abobrinha.

Primo Abobrinha na HQ "O Primo Abobrinha do Cebolinha" (1993)

Tio Ernesto apareceu na história "Meu velho pai" (CB #98, de 1995). Ele é tio do Cebolinha por parte de pai em que foi visitar o Seu Cebola no seu aniversário,  mas ele estava se sentindo um velho porque estava aparecendo cabelo branco nele. No final, descobre que cabelo branco do Seu Cebola era farinha que caiu enquanto a Dona Cebola fazia o bolo de aniversário.

Tio Ernesto na HQ "Meu velho pai" (1995)

Apareceram os avós do Cebolinha por parte de pai na história "De avô para neto" (CB #100, de 1995). Nela, o avô estava vendo o cebolinha fazendo plano infalível contra a Mônica e conta para o neto que na infância dele também perturbava uma grota com planos e xingamentos, só que quando cresceu se casou com a menina e ela era a avó do Cebolinha, que fica arrasado e pensativo no final se vai se casar com a Mônica quando crescer.

Avô do Cebolinha na HQ "De avô para neto" (1995)

A avó apareceu só no final, na revelação do avô que se casou com a menina que ele provocava. nessa história não foi mencionado nomes deles.

Avós do Cebolinha na HQ "De avô para neto" (1995)

Porém, os avós por parte de pai que ficaram fixos nos gibis até hoje foram o avô Eustáquio e avó Firmina. Apareceram pela primeira vez na história "Diversão não tem idade" (PMN # 43, de 1996) em que o Seu Cebola os levam para o Parque da Mônica. 

Avô Eustáquio na HQ "Diversão não tem idade" (1996)

Eles são bem idosos e ensinam os costumes e gírias da primeira metade do século XX. Eles apareceram depois mais nas histórias do Parque da Mônica, mas também em algumas nas revistas do Cebolinha e em Saiba Mais.

Avô Eustáquio e Avó Firmina na HQ "Diversão não tem idade" (1996)

Tio Antero apareceu na história "Cebolinha de peruca" (CB # 112, de 1996). Tio por parte de pai, o Cebolinha descobre que o tio usa peruca e pede emprestado para ele enganar a turminha, fazendo com que eles pensem que nasceu cabelo nele. Acontece muitas coisas, inclusive Cebolinha jogar peruca no rio e no final a peruca fica estragada.

Tio Antero na HQ "Cebolinha de peruca" (1996)

Os padrinhos de casamento do Seu Cebola e Dona Cebola apareceram em um tabloide de 'Cebolinha Nº 113', de 1996, com eles visitando a casa deles, junto com o padre que os casou e ainda assim o Seu Cebola não se lembrava o que estava comemorando. Tiveram o casal Ricardo e Jeane e o casal Davi e Cíntia. Muitos casais colocam irmãos como padrinhos de casamento então alguns deles possam ser irmãos deles e tios do Cebolinha.

Tabloide com os padrinhos de casamento dos Cebola (1996)

A avó do Cebolinha por parte de mãe apareceu na história "O Cebolinha é um boneco" (CB #122, de 1997). Essa avó gostava de trazer coisas para o neto quando visitava e ela levou um boneco de pano com a cara dele e o Cebolinha leva para rua e a turma pensa que ele se transformou em um boneco. Não teve nome identificado dessa avó.

Avó materna do Cebolinha na HQ "O Cebolinha é um boneco" (1997)

Na história "Tal pai, tal filho" (CB #157, de 1999) apareceram vários familiares de uma só vez. Escrita por Emerson Abreu, o aniversário do Cebolinha foi comemorado em um sítio da família e os convidados foram todos da família por parte de pai do Cebolinha, chamando atenção de todos os parentes com nomes e cabelos de verduras e legumes. 

Além do vô Eustáquio e vó Firmina, já conhecidos, também apareceram o Primo Gergelim com bolinhas pretas na cabeça e os seus 2 filhos gêmeos, os Gergelhinhos, com cerca de 4 anos e que ficam batendo no Cebolinha.

Tio Gergelim e primos Gergelinhos na HQ "Tal pai, tal filho" (1999)

Teve também o Primo Aipo, irmão do Seu Cebola, quem o não via desde criança, além da sua esposa e filha com nomes não mencionados. Também participaram as irmãs Alcachofra, o Tio Alface, Tio Berinjela, Tio Alface, Tomatinho e Primo Louro compondo a "Família dos Legumes e Verduras". Todos com relação a parentesco do Seu Cebola. Tomatinho que não foi revelado o parentesco, provavelmente sobrinho do Seu Cebola.

Família dos legumes e verduras na HQ "Tal pai, tal filho" (1999)

Sendo que o foco maior na história foi interação entre Seu Cebola e o Primo Aipo sobre o segredo do Seu Cebola na infância. No final, descobrimos que o segredo é que ele e seus amigos corriam de uma garota fortona na infância quando eles davam nós na tromba do elefantinho de pelúcia dela e ele se casou com a tal garota, era a Dona Cebola, fazendo Cebolinha desmaiar por conta da sua relação de brigas com a Mônica.  

Família Aipo na HQ "Tal pai, tal filho" (1999)

A prima Cíntia apareceu na história "O daminho de honra" (CB #176, de 2001). Nela, Cebolinha fica constrangido de usar terninho e ser daminho de honra no casamento da sua prima Cíntia, todos os seus amigos ficam zoando, querendo tirar fotos dele com aquela roupa e filmar Cebolinha entregando aliança, mas quando veem que a prima Cíntia, que também era uma daminha de honra junto com o Cebolinha, era uma gata, eles ficam boquiabertos e perguntam ao padre como faz para eles serem daminhos de honra, enquanto o Cebolinha namora a prima.

No caso, a prima Cíntia foi daminha de honra no casamento e seria filha de uma prima adulta do Cebolinha, só que a noiva não foi mostrada, só a prima Cíntia.

Prima Cíntia na HQ "O daminho de honra" (2001)

A avó materna que deu boneco para o cebolinha em 1997 voltou na história "Roupinha da vovó" (CB # 192, de 2002). Dessa vez ela presenteou o neto com uma roupa que ela própria fez, um terninho que deixava gomadinho demais e ficou com vergonha do que os amigos iam falar se o vissem com aquela roupa e fazia de tudo pra desviar deles na rua. No final, eles veem porque ele entrou no quarto da Mônica pra se esconder e aproveitou para dar nó no sansão e ela viu e Cebolinha correu colocando o terninho tampando a cabeça.

Avó materna do Cebolinha na HQ "Roupinha da vovó" (2002)

Já na fase Panini, O Cebolinha teve um outro primo Abobrinha na história homônima de CB #18, de 2008. Na trama, o primo, que mora em "Hortolândia" vai visitá-lo e fala só bobagens. Cebolinha tem ideia de ele conversar com a Mônica e Magali, as meninas dormem com as piadas infames e Cebolinha aproveita pra pegar o Sansão. Abobrinha fala alto, acorda a Mônica, que bate neles e enterram na plantação de legumes e Cascão pega regador com água pra molhá-los e não perder oportunidade de tratá-los como legumes de verdade.

Diferente do Abobrinha de 1993 que falava besteiras para desviar atenção de que tinha cabelo de abobrinha, esse realmente falava só abobrinhas. O outro  Nessa história de 2008 Cascão ficou descaracterizado em pegar regador para molhar os primos, Cascão antigo não faria isso nem para sacanear com os amigos.

Primo Abobrinha na HQ "O Primo Abobrinha" (2008)

Na história "Visita na casa da vovó", de 'Magali Nº 2' (2ª série, 2015), o Cebolinha teve outra avó materna e sem nome revelado. Na história, Cebolinha leva a Magali pra visitar a avó dele bem no dia que ela ia receber visita em casa e a Magali come todo o lanche que ia ser servido antes da visita chegar. Até pensava que a outra avó que gostava de presentear o Cebolinha seria fixa por ter aparecido 2 vezes, é provado que atualmente, não.

Nova avó materna do Cebolinha na HQ "Visita na casa da vovó" (2015)

Na história "O que tem nessa barriga?", (CB #5 - 3ª série, 2021), teve a Tia Bianca, por parte de mãe, que estava grávida e foi visitar a Dona Cebola. Comentam com a Maria Cebolinha que a tia está com nené na barriga e, ao ver o seu Cebola com barrigão dormindo no sofá, o Panda de pelúcia fala com a Mariazinha que ele está esperando neném e pelo tamanho deve ser gêmeos de menino e menina. Para história atual, até que teve piada com gordo, coisa rara e deixaram levar.

Tia Bianca na HQ "O que tem nessa barriga?" (2021)

Como podem ver, a família do cebolinha foi bem interessante. diferente da Magali que tem avós fixos e ficou mais centrado nas tias e primas dela, o Cebolinha teve vários avós também. Muitos parentes aí podiam ter sido aproveitados depois. Pena na Editora Abril eles não terem criado muitos parentes para ele, mas em compensação na Globo anos 1990 foram bastante. Foi muito bom relembrar esses clássicos. Se aparecer outros parentes, atualizo aqui os que ficaram de fora.

75 comentários:

  1. Ih Marcos sou o primeiro Acho que uma chance que a msp disperdiçou foi uma versão semelhante ' ramake da Monica n 9 de 1987 mas se tivesse um ramake da arte daquela maravilhosa capa poderia ser com os 4 principais tipo já pensou cebolinha e cascão correndo dos beijos de batom da Mônica e Magali concerteza ficaria oh 👌 e melhor do que a original mas não hoje porque a sociedade machista e feminista não aceitaria e segundo porque não tem mais piadinhas então Marcos como seria ainda na globo se tivesse uma versão semelhante a Mônica 9 de 87 mas com os 4 principais acho que ficaria melhor e mais engraçada

    ResponderExcluir
  2. Interessante notar a continuidade (que às vezes têm e às vezes não): na história aue aparece o tio Ernesto, irmão do Seu Cebola, na cena em quebele estaciona o carro está o fusca vermelho da Dona Cebola, que ela ganha de presente naquela história "A idade do lobo" (acho que o nome era esse), em que ela acha que estava sendo traída pelo marido mas no fim o Seu Cebola só estava fazendo hora extra para comprar um carro para ela, aquele fusca vermelho. Esse carro também aparece na história seguinte, em que ela aprende a dirigir.

    Outra coisa notável é que o primo Louro é o único parente com cabelo normal - simplesmente fizeram o trocadilho entre loiro e louro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era raro ter essas continuidades nas histórias, provavelmente foram escritas pelo mesmo roteirista. Nem tinha reparado nisso antes de você falar, mas tem razão é o mesmo fusca, sim, de "A idade do lobo".

      Sobre o primo Louro, o cabelo não é tão normal, é esverdeado e tem uma ponta como folha de louro. Pela colorização ficou tipo um loiro acinzentado, muito bonita a cor, mas a intenção é ser verde como louro.

      Excluir
  3. Tópico gigante, Marcos, muito bom! Panorama completo dos parentes do personagem, quem sabe dê para montar árvore genealógica?
    Tiras antigas são demais, e mesmo com toda incipiência natural de qualquer fase inicial, Mauricio conseguia se comunicar com os leitores sem problemas através de cartas, tempos menos tecnológicos e, por incrível que pareça, bem mais objetivos, pois não vivia-se imerso em excessos, característica social predominante hoje em dia e que claramente vem nos adoecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário. A sociedade está cada vez mais doentia com o excesso de informações, excesso de digitalização das coisas... para essas coisas eu acho que o lado ruim acabou superando os benefícios. Sinto que os tempos pré internet eram melhores em muitos aspectos... não que não haja vantagens, mas acho que nos últimos 10 anos as vantagens têm sido superadas, e muito, pelas desvantagens. Mas esta é só a minha opinião! Para os "redditors" de plantão "entusiastas-de-todas-as-formas-de-tecnologia-por-mais-desumanisadoras-que-sejam-e-que-venderiam-a-alma-em-troca-de-internet-um-pouco-mais-rápida", não se incomodem com esta opinião de um mero anônimo de internet. É apenas um desabafo de alguém triste com o rumo atual das coisas.

      Excluir
    2. Isto aí, caro Mago Economista! Nossas óticas se aproximam bem, muito sagaz seu comentário que complementa o meu. Acho que a qualidade de vida ficou lá atrás, e sempre deixando claro que as tecnologias são neutras por excelência, não são maléficas e podem ser benéficas dependendo de como utilizamos, o problema é conosco, somos a única espécie animal problemática "por excelência".
      Adorei a traduçãozinha pequenininha, o "significadozinho" do termo "redditors", chique demais, valeu mesmo, Mago Economista!

      Excluir
    3. Zózimo, foi preciso ser post grande porque é toda trajetória do Mauricio de 63 anos. Como criaram tantos personagens, acabou ficando grande assim. Dá pra ter uma árvore genealógica, encaixando boa parte deles, acho que as avós que não daria pra colocar por terem avós diferentes. Eu também gostava dessas tiras do primórdio, tudo muito simples, tudo feito pelo Mauricio e bem divertidas. Essa simplicidade faz falta hoje em dia.

      Excluir
    4. A simplicidade que havia era totalmente natural, saudável, fazia apenas o bem para as mentes e consequentemente para os corpos. A toxidade da atualidade nos cerca de todas maneiras possíveis, driblá-las é difícil, mas não impossível.
      Já que mencionei árvore genealógica, HQ que poderia ter trecho(s) nesta postagem é "A história dos Cebolas", foca na figura de Bartolomeu Cebola, navegador do período dos grandes descobrimentos, também denominado por (E)era das (G)grandes (N)navegações. Encerra o nº151 de Cebolinha pela Editora Abril, você deve conhecer. Todos parentes mencionados aqui estão em contato direto com o personagem nuclear (ou central), claro que com o navegante só haveria tal possibilidade através de viagem no tempo.

      Excluir
    5. É, essa de Cebolinha 151 pode ser considerada, tipo ancestrais da família Cebola. Vou conferir melhor e quando der atualizo o post.

      Excluir
    6. Há também Cebolinhax, ancestral descoberto por meio de livro ou álbum de família, encontra-se na HQ de abertura de Cebolinha nº49 de 1977.

      Excluir
    7. Não lembrava dessa, vou conferir também, valeu pela informação.

      Excluir
    8. De nada, Marcos! Mas esse ancestral não tem trama dedicada a ele como ocorre com o navegador, é revelado através do que imagino ser álbum de família e retratado pela memória do escroto vilão, grosso modo, é um Cebolinha com trajes estilo grego antigo ou romano.
      Com base nesta postagem, Cebolinha parece ter mais parentes que Magali, e dos quatro principais do Limoeiro parece que Cascão é o que menos tem, ou talvez divida terceira posição com Mônica.

      Excluir
    9. Acho que Magali tem mais, seguido do Chico Bento, Mônica, Cebolinha e Cascão.

      Excluir
    10. É, bem diferente do ranking que eu imaginava.
      Como Chico Bento foi incluído, ele e Cebolinha têm algo em comum: o elemento hortifrutícola. Um, pelo nome de família e seus parentes com nomes hortifrutíferos, outro, é por atuar no cultivo desses alimentos e também, às vezes, ter aparência relacionada a determinados legumes.

      Excluir
    11. Na história "Tal pai, tal filho" apareceram vários parentes do Cebolinha na mesma história, aí dá uma dimensão de mais personagens. Sendo que Magali também teve vários parentes aparecendo em uma mesma história, aí fica tipo um empate técnico. Só contando pra confirmar.

      Excluir
  4. Oi Zózimo poisé o Marcos talvez fez a sua a maior postagem em quase 10 anos desse blog maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, mas acho que no(s) Arquivos Turma da Mônica há outras igualmente extensas.

      Excluir
    2. Meu amigo sobre uma capa igual a Mônica n 9 de 1987 mais só que com os 4 ao invés de somente a Mônica e o cebolinha acho que se fosse uma história poderia ser assim os 2 meninos seriam surpreendidos pelas 2 Meninas com batom aí iríam tentar fugir delas aí os dois parariam encima de uma árvore e lá embaixo as duas chorando

      Excluir
    3. Um tema bem semelhante a esse é da história pega pra min cebolinha 37 2010 que inclusive virou desenho animado onde a Mônica pede pro cebolinha pegar o Sansão encima da árvore mas se tivesse com os 4 acredito que a Mônica pediria pro cebolinha pegar o Sansão e a Magali pediria pro cascão pegar uma maçã aí pegariam elas queriam beijar de qualquer jeito aí eles que parariam encima da árvore aí elas embaixo estariam chorando você também acha isso

      Excluir
    4. Essa foi bem grande, mas tiveram outras enormes aqui no Blog, como as vezes que o Cascão perdeu invencibilidade, parentes da Magali, alguns personagens esquecidos, a sobre a edição "Os doze trabalhos da Mônica" de 1991, entre outras. Essa da família do Cebolinha poderia até ter dividido em 2 partes, mas achei legal ver tudo de todos os tempos em uma mesma postagem.

      Excluir
  5. Eu lembro dessas HQs do priminho pestinha e do nascimento da irmã caçula!
    Salsinha?Nunca ouvi falar!Mais um personagem que foi para o limbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São historias muito legais essa, principalmente a do nascimento da Maria Cebolinha. O Salsinha só soube pela internet, um pouco antes de lançarem os livros "As Tiras Clássicas" e a "Coleção Histórica" na Panini. Foi grande surpresa quando soube.

      Excluir
  6. Então Zózimo será que a Mônica e a Magali tentasse fazer uma cantada com o cebolinha e o cascão e os dois se escondesse encima da árvore elas terminariam chorando ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, meu caro, Mônica e Magali às vezes são choronas e às vezes são agressivas quando são contrariadas no campo amoroso. Quanto à Magali e Cascão formando par romântico, não podemos desconsiderar Maria Cascuda e Quinzinho.

      Excluir
  7. Zózimo ou outra opção um tema semelhante que caberia muito entre a metade dos anos 80 até a metade dos anos 90 na mesma hora a Mônica e a Magali estavam passando batom e do outro lado o cebolinha e o cascão estavam bolando mais um plano infalível Aí elas chegam e eles escondem aí as duas abraçam e 💋 eles aí elas sai e eles mudam de Idea bolar um plano para conquistalas outro tema semelhante é os 2 estavam planejando o plano aí as 2 chegam enperequitadas é correm atrás deles com os braços abertos e os 2 pensam prefiro apanhar ! Aí no final o Bidu aparece e diz fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está tipo Robin, o famoso combatente adolescente parceiro júnior de Batman, um "prodígio" em roteiros focados na TM antiga, Bidu introduzido para anunciar o final ficou caprichado. Gosto de ver o circo pegar fogo, se me permite, seu roteiro ficaria mais interessante com as presenças de Quinzinho e Maria Cascuda.

      Excluir
    2. E Zózimo uma história assim sairia em qual gibi ?

      Excluir
    3. Pelo o que descreves, seria uma trama focada nos quatro principais do Limoeiro, certo? Se entendi bem, você quer saber em qual revistinha a HQ do seu roteiro seria publicada nos tempos em que não havia censura, não é isso? Então, vamos lá!
      Sendo posicionada em miolo ou em encerramento, muito provavelmente seria acomodada em Mônica ou Cebolinha, já como abertura, aí "vareia", incluo possibilidade de publicação em título quinzenal, pois não se esqueça que estamos conjecturando no pretérito, tempo em que havia o trio quinzenal da MSP nas bancas de jornais. HQ de abertura com essas características teria menor probabilidade de ser publicada em Cascão, e para que não faças confusão, já que mencionei o trio quinzenal, claro que estou excluindo o título do núcleo rural dessa possibilidade. Fui "craro"?

      Excluir
  8. Quinzinho e cascuda achariam graça da situação mas se tivesse essa maravilha disperdicada da msp poderiam aparecer como não até porque a Mônica e a Magali seriam " safadinhas " e o Quinzinho e a cascuda não teriam uma aparição marcante poderiam reclamar com o cascão e a Magali mas não terminariam com a perseguição

    ResponderExcluir
  9. Zózimo uma história assim hoje impublicável por conta dessas duas " safadinhas " e hoje seria estrupo por muitos Quinzinho e cascuda não deteriam as 2 safadinhas mas qual época teria uma história assim ? Outra coisa inadimissivel pros dias de hoje seria que a Mônica e a Magali se vestiriam igual duas sexys pra persiguir o cebolinha e o cascão acho que seria muito polêmica prós dias de hoje assim como muitas outras bem incorretas bons tempos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roteiro assim para publicar atualmente é utopia, o moralismo está marcando de modo ostensivo.

      Excluir
  10. Zózimo acho que seria no nível do deus cebola parece exagero por minha parte mas não onde já se viu a Mônica e a Magali todas sensuais pra fazer isso com o cebolinha e o cascão seria um história maravilhosa mas hoje mas tudo bem você acharia a possibilidade das duas apareceram de batom colar vestidos longos bricos e salto alto para fazer isso
    Acho que seria muito pesada mas pra época normal

    ResponderExcluir
  11. Zózimo estou falando de uma historinha que não passaria de 3 páginas mas qual é sua opinião sobre essa maravilha de 7 arte mas será que elas conseguiriam o objetivo delas e disputar pelos 2 sou muito loco mesmo pensar uma coisa dessa pro um gibi infantil mas você Zózimo acharia que no final dos anos 80 e início dos anos 90 teria uma maravilha dessa mais é difícil imaginar a Mônica e a Magali disputando relacionamento com o cebolinha e o cascão né mais no final o que aconteceria se tivesse a continuação da simples história como seria
    A Mônica ficaria com o cebolinha ou o cascão
    A Magali ficaria com o cascão ou o cebolinha
    Mais né acho que os 4 já fariam uma história maravilhosa

    ResponderExcluir
  12. E Zózimo por último a 3 e última parte da história que com certeza sairia no gibi seguinte o Quinzinho e a cascuda perderiam o amor pelo cascão e Magali e procurariam outro relacionamento aí eles tentaram voltar atrás mas Quinzinho e cascuda não queriam mas papo com eles aí no final da saga os 4 acabam se casando mesmo sem querer sou d + né Zózimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é fera! Mas tome cuidado para não "mexicanizar" o roteiro, isto é, evite semelhança com os dramalhões exibidos pela TV do Abravanel.

      Excluir
    2. Isso pintaria até filme vc não acha
      Turma da Monica : a guerra do amor

      Excluir
    3. É mesmo, do jeito que seu roteiro é bom, é digno de parar nas telonas.
      O que acho estranho nos filmes em que TM é interpretada por atores, são Cascão e Cebolinha tão ou mais cabeludos que Mônica e Magali. Duvido nada de Jeremias fazer uso de penteado black power sendo que originalmente é tão careca quanto Cebolinha. Caretice atual é tão absurdamente histérica que permite poucas aparências fiéis às formas originais em adaptações de personagens de quadrinhos e de animações para filmes e séries live(-)actions. Antes não eram visualmente fiéis devido aos recursos tecnológicos um tanto aquém, atualmente, tecnologia para tal tem, o que não tem é maturidade, e a falta desse precioso valor produz histeria de sobra, são motivos suficientes para motivar meu desinteresse pelos filmes da Marvel e não perder interesse nos quadrinhos antigos da mesma.

      Excluir
    4. "(...)motivos suficientes para motivar(...)", desculpem a redundância!

      Excluir
    5. O diretor pensou em fazer o cabelo do cebolinha..porém ficou inviável fazer o cabelo....teriam que criar uma careca falsa e plantar um penteado que estranho.. no caso do cascao era só o ator cortar curtinho...a parecida e a Mônica que conseguiram arrumar próteses discretas nos dentoes...

      Excluir
  13. Difícil também imaginar a Mônica cebolinha cascão e Magali adultos se casando sem wut aí as duas acabam se engravidando e tendo seus filhos e o cebolinha e cascão pensam de um amor que começou com uma brincadeira

    ResponderExcluir
  14. Zózimo mais se esse final de uma saga que seria em mais de 3 gibis você acha quem casou com quem e quem teve filho com quem
    A - Mônica e cebolinha
    B - Mônica e cascão
    C - Magali e cascão
    D - Magali e cebolinha
    Deixa eu eu ver se vc vai aceitar mas você acha que por causa de uma brincadeira o Quinzinho e a cascuda romperiam o romance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sou eu para aceitar ou "desaceitar" seu(s) roteiro(s), você está me superestimando, sou um reles mortal.
      Acho que romperiam.

      Excluir
    2. Não é necessário dizer quem seriam os pais de Cebônica e Mônbolinha - este nome é a prova de que nem sempre escreve-se "M" antes de "B" e "P".
      Cascônica e Mônscão, é necessário dizer de quem esses irmãos seriam filhos?
      Lógico que Magalinha e Ceboli não seriam filhos de Piteco e Thuga.
      "Craro" que Casgali e Magascão não são frutos da união carnal de Margarida com Pato Donald, ou com aquele ganso, o tal do Gastão.

      Excluir
    3. No último parágrafo, em vez de "não são", "não seriam" fica melhor.

      Excluir
    4. Na sua opinião quem ficou noivo de quem e quais foram os filhos que nasceram
      A Cebonica e monbolinha
      B casconica e moncascão
      C magalinha e ceboli
      D casgali e magascão
      E Zózimo outro desafio quais foram os filhos do Chico e rosinha

      Excluir
    5. Outra pergunta que eu tenho a te dizer é que será que os filhos seriam mistura das características dos pais
      A - um seria dentuço e com 5 fios e a outra falaria elado
      B - um seria dentuço e não tomaria banho e a outra seria bem forçudinha
      C - um falaria elado e a outra comeria pra valer
      D - um seria comelão e a outra não tomaria banho
      Ou seja uma bela mistura de pai e mãe mas primeiro Tem que saber até porque das 4 opções só 2 irão nascer mas qual seriam os dois ein Zózimo

      Excluir
    6. Com certeza os 4 principais ligariam pros pais e mães no dia do parto e já imaginou a Mônica cebolinha cascão e Magali chamadando os seus pais e mães de vovôs e vovós só eu mesmo aí os filhos nascem e mostram suas características que por coincidência é a mesma de seus pais e mães né Zózimo

      Excluir
  15. Zózimo me desculpa voy corrigir eu falei wut ao invés de querer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que esclareceu, pensei que fosse algum termo do internetês, maioria das palavras desse dialeto não sei traduzir, sou antiquado, não repare!

      Excluir
  16. Zózimo então a maior saga da história da turma
    Parte 1 - Monica e Magali perseguem cebolinha e cascão
    Parte 2 - Mônica e Magali disputam o relacionamento e Quinzinho e cascuda pulam fora
    Parte 3 - o quarteto se casa tem os seus filhos e pensam em um amor que começou com uma brincadeira
    Acho que tivesse algo assim ninguém iria perder

    ResponderExcluir
  17. Um outro final pra saga seria o Chico Bento aparecendo com o gibi e a rosinha já como sua esposa dizendo finalmente insinuei eles o amor de verdade ( não falo caipira ) ou se não o Maurício e o Bidu também apareceriam aí o Bidu falaria Maurício bota felizes para sempre aí a briga entre os dois qual seria o melhor final o Chico ou o Bidu ou o Maurício ? Sou muito lunático mesmo Zózimo

    ResponderExcluir
  18. Então Zózimo eu poderia fazer diferente onde a briga entre a Mônica e Magali parariam no tribunal onde quem seria o advogado o Maurício é aí a briga amorosa parando no tribunal aí nosso advogado bate o martelo e dá a vitória as duas que escolhem com quem quer ficar lembrando que aqui Quinzinho e cascuda já pularam fora mas onde a turma ds Mônica no STJ brigando por amor universo Maurício me faz imaginar muitas coisas mas já pensou o Maurício com aquela peruca na cabeça dando a vitória tanto pra Mônica quando pra Magali aí elas escolhem com quem quer casar cebolinha ou cascão aí se casam as se engravidam e tem os filhos deles mas você acha que eu já peguei um pouco pesado me responde Aí as mães e os pais dos 4 fariam seu discurso pra ver quem seriam seus genros aí só eu mesmo né Zózimo turma da Mônica no tribunal kkkkk Msis poderia ser a parte 2 da saga

    ResponderExcluir
  19. Já imaginou esse julgamento Zózimo ficaria massa aí já fico imaginando
    Mônica e Magali 1 - o cebolinha e meu meu meu
    Cebolinha e cascão 1 - a Mônica e minha minha minha
    Mônica e Magali 2 - o cascão é meu meu meu
    Cebolinha e cascão 2 - a Magali é minha minha minha
    Pais e mães - silêncio a gente está no julgamento
    Advogado Maurício - vamos começar o discurso
    Então quem venceria a batalha hein Zózimo
    Quem ficaria com o cebolinha Mônica ou Magali
    Quem ficaria com a Mônica cebolinha ou cascão
    Quem ficaria com o cascão Mônica ou Magali
    Quem ficaria com a Magali cebolinha ou cascão
    Então dê sua opinião aí Tá começando a ficar quente a história mas na sua opinião quem fica com quem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você roteiriza até debaixo d'água, confesso que acho meio assustador, pois posso estar dialogando com um alienígena, ou pior, com inteligência artificial. Caso não sejas nenhum dos dois, perdoe-me, é meu lado conspiracionista que às vezes perde a compostura.

      Excluir
  20. Zózimo depois da guerra na justiça para escolherem seu par finalmente as duas e os dois escolhem seus noivos e noivas e os 8 pais e mães principais também seguiram em frente e apoiando seus agora genros aí descubrimos que no final quem roteirizou a história foi o louco e o do contra e os 2 falam finalmente encerramos essa novela e o que aconteceu com Quinzinho e cascuda e não é que resolveram se casar também muito loco acho que isso seria tipo a clássica história do Romeu e Julieta de 79 dividiriam em partes tipo uma parte sairia no gibi da Monica outra no cebolinha aí por diante e será o que aconteceu com os 8 principais pais e mães da turma será que imaginariam que seus filhos ficariam noivos assim kkkkkk aí agora minha criatividade 100 % mas Zózimo o que achou desse antológico roteiro

    ResponderExcluir
  21. Aí as 2 agora mães falariam pros 2 agora pais os meus bebês querem mais leite e traz logo aí eles iriam comprar leite no mercado porém tinha fila aí chegaram tarde e os 2 levaram um tabefe das suas 2 mulheres eim Zózimo acho que sou lunático ou não

    ResponderExcluir
  22. Então Zózimo eles ficariam com a marca da mão delas na bochecha mas depois iriam beija Los na boca para agradecer por ter comprado o leite pra amamentar os filhos delas

    ResponderExcluir
  23. Algo muito interessante seria o fato de não terem cunhados só se a Mônica se casasse com o cebolinha aí teria a Maria cebolinha como cunhada não teríam cunhados por os outros 3 são filhos únicos muito legal né Zózimo

    ResponderExcluir
  24. Aí outra coisa eles ou elas levariam para conhecer seus avôs e avós paternos e maternos
    Zózimo deixa eu ver se vc sabe
    Quais seriam os avôs e avós paternos e maternos dos filhos deles mas pra isso tem que dá sua opinião quem se casaria com quem

    ResponderExcluir
  25. Acho que quando as duas tivessem fazendo comida ou lavando roupa eles teriam que trocar a fralda dos filhos delas e se os 2 recusasse levariam outro tabefe acho que esse tema já é um pouco mais normal né Zózimo

    ResponderExcluir
  26. Outra coisa muito legal é o fato que as duas iriam fazer exercício e os dois teriam que levar os bebês pra passear e se recusasse levariam mais um tabefe acho que os 4 principais se casando seria um caso de amor e ódio ao mesmo tempo né Zózimo mais será que os dois teriam que fazer tudo que as duas queriam senão seria porrada

    ResponderExcluir
  27. Será que a Mônica e a Magali iriam escravizar o cebolinha e o cascão Zózimo até porque seriam bem autoritárias né mas mesmo assim seriam um sonho de criança que no fundo elas sempre gostaram deles né mas minha mente criatividade e brilhante fez uma história assim né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, como sou um mortalzinho qualquer não consigo acompanhar seu raciocínio plenamente. Parece que vossa senhoria é movido(a) à pilha Duracell, você pode ter sido criado pela Tesla de Elon Musk e momentaneamente não estar ciente disso por algum erro de programação ou algum eventual acidente, ou pode ser alguém vindo de um futuro distante, 2355 talvez (século XXIV), acho que estamos cronologicamente desajustados. Perdoe meu lado conspiracionista se sobressaindo de novo, ainda não consigo contê-lo totalmente, conspiracionismo latente, ou seja, acaba se manifestando por mais que eu não queira, perdão mesmo!

      Excluir
  28. Oiee sou muito sua fan é um dos melhores blogs do mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Unknown! Continue acessando, sempre vem coisa legal pra ver.

      Excluir
  29. bela matéria! aliás, você sabe qual é a história em que um ator de novela que acaba sendo atacado pela maioria do Limoeiro porque a maioria não sabe diferenciar ficção de realidade, aí ele mostra ser uma pessoa boa e o mocinho da novela é quem começa a ser atacado? não é "julião o vilão"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo já achou! agradeço

      Excluir
    2. Legal que achou, até porque já li essa história, mas não lembro qual edição.

      Excluir
  30. Nossa um apanhado em tanto..acho que a fase de maior expansão da turminha foi na época da editora Globo...as histórias mais icônicas do cebolinha são dessa época...perfeição dos traços etc...pelo menos de popularidade na minha opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Globo foi excelente, tanto que a maioria da família dele apareceu nos anos 90, já teve uma consolidação maior nas características dos personagens. Mas a fase dos anos 80, tanto Abril e Globo foi muito boa também.

      Excluir
    2. Parece que quem sai na frente com diversos parentes é Chico Bento, já vi mais de quinze dentro dos tempos da Abril, e estou excluindo os pais do nuclear/titular e outros como Vó Dita, Zé Lelé e os pais e Zeca e os pais que são parentes efetivados, isto é, são fixos, refiro aos de aparições únicas.
      Parente marcante desse tipo é Parvínia, prima da Mônica. Bom, acho que posso classificá-la assim, parece que teve apenas uma aparição.

      Excluir
    3. Acho que Magali ganha, mas Chico tem bastante, deve ficar em segundo. E quem deve ter menos parentes é o Cascão. Sim, única aparição dela.

      Excluir
    4. Mas, aí, Marcos, não refiro a quem tem mais parentes e sim quem primeiro desponta com uma considerável quantidade deles, percebe? Embora os anos 1990 sejam mais fartos de parentes dos cinco principais em comparação à década anterior, o período da Editora Abril com Chico Bento vale ser destacado no quesito parental, tanto na condição de titular quanto anterior à ela.

      Excluir
    5. Sim, Chico teve bastante parentes na Editora Abril e tem que ser levado em consideração também, tem razão.

      Excluir