Capa de 'Mônica Nº 63' (Ed. Globo, 1992) |
Cebolinha sugere enterrar o Sansão e Mônica diz que esmagado ou não vai continuar sendo o coelhinho de pelúcia dela. Vai embora com a Magali bem triste com o ocorrido e Magali a consola que podia ser pior e ela estar assim. Em seguida, Cascão aparece perguntando se deu certo. Cebolinha diz que ele jogou o cofre de isopor se fundo no momento exato, o Sansão agora é deles e Cascão diz que é o começo do fim do reinado da Mônica.
Depois, em casa, o pai da Mônica diz para ela que não encontrou um coelhinho igual em nenhuma loja. Mônica chora, dizendo que só queria o seu Sansão voltasse como era. Seu Sousa não entende como Sansão foi ficar como uma folha de papel e ela diz que não viu o cofre que caiu em cima dele.
Mônica vai para rua, levando o Sansão em um carrinho de bebê para ele pegar Sol. Magali pergunta se Mônica está melhor e ela diz que está, mas acha que o Sansão nunca mais vai ser o mesmo, até que ver o Cebolinha e Cascão com um coelhinho de pelúcia igual ao dela.
Mônica corre pensando que é o Sansão e Cebolinha diz que o coelho é dele. Magali diz que ele nunca teve um coelhinho e ele diz que agora tem e pergunta se é proibido. Mônica diz que o pai não encontrou vendendo um coelho como esse e Cebolinha fala que ele pode não ter procurado direito e esse foi dado pela sua Tia Gumercinda.
Mônica pergunta ao Cebolinha se pode segurar um pouco o coelho. Ele diz que vai pensar, a chamando de dentuça, gorducha e baixinha. Ela se irrita e Cebolinha vai embora, falando que nervosinha desse jeito, a dentuçona não merece que empreste o seu Golias e Cascão complementa que a chata ridícula vai ter que ficar bem boazinha. Mônica se desespera contando à Magali que ela precisa daquele coelhinho.
Os dias passam, Mônica fica seguindo escondida o Cebolinha para pegar o Golias. Cebolinha percebe e finge que tem lesmas na moita que a Mônica estava escondida e ela surge, assustada com as lesmas. Cebolinha comenta que ela estava ali e diz que está muito calor e que um sorvete ia bem. Mônica leva bastante sorvetes para os meninos.
Cebolinha fala com Cascão que que a elefanta dentuça está legal, pergunta ela se não se incomoda de chamar assim e ela diz que não. Como recompensa, Cebolinha deixa ficar com o Golias por 30 minutos na condição de não bater mais neles e o reconheça como novo dono da rua. Mônica aceita porque sem o Sansão, ela não tem ânimo para nada.
Cascão pergunta ao Cebolinha se ele não está arriscando demais, pode perceber que é o coelhinho dela. Cebolinha diz que o truque foi perfeito e ela viu o Sansão sendo esmagado e que ele precisava entregar para ser o novo dono da rua. Ela nunca vai saber a não ser que o Cascão fale demais outra vez e ele reforça que a boca dele é um túmulo.
Magali vê a Mônica com o coelhinho, pensa que foi consertado e ela diz que é o Golias do Cebolinha. Magali acha que para um coelhinho recém-comprado, esse está usado demais. Mônica diz que elas viram o sansão sendo esmagado e ele tinha um rasgo nas costas e confere que esse tem também. Elas vão a casa da Mônica e confirmam que o outro é de papel e Cebolinha a enganou.
As meninas vão a casa do Cebolinha, Dona Cebola fala que não está e, então, elas vão ao lixo na casa dele e veem o cofre de isopor sem fundo lá e fica uma fera. Cascão vê tudo atrás da moita e conta para o Cebolinha, que fala que vai negar tudo e se não adiantar vai usar efeitos especiais de bonecos com as caras deles, se esconder no barracão escuro e ela vai bater nos bonecos pensando que eram eles.
Cascão não se arrisca e vai embora. Cebolinha o chama de bobão e diz que ele é o maior criador de efeitos especiais. Mônica aparece, concordando, e que vai devolver o coelho na cabeça dele. Cebolinha tenta enrolar querendo levá-la ao barracão e ela bate ali mesmo. No final, Cascão comenta que deu certo, que a Mônica bateu nos bonecos deles, nota dez para o plano, mas era o Cebolinha extremamente surrado e amassado e diz que é nota cinco, o boneco é aquele ali ao lado.
História legal e envolvente com Cebolinha fazendo plano infalível de Mônica pensar que o Sansão ficou esmagado no cofre e ele pegar o verdadeiro fingindo que era outro só pra ser o dono da rua. Quase deu certo se ele não emprestasse e ela ver que era o seu próprio Sansão. Cebolinha ainda tenta a Mônica bater nos bonecos deles, mas não conseguiu e acabou ficando no estado dos bonecos após a surra.
Eram muito bem boladas as histórias de planos, meninos eram malvados demais e tinha toda uma artimanha para ser perfeito até ser estragado. Diferente dos outros planos, dessa vez não foi o Cascão quem estragou, a culpa foi do Cebolinha de ter emprestado o Sansão para Mônica. Ele podia ter arrumado outra chantagem para fazer e a Mônica aceitar passar a rua para ele. Mônica também era ingênua demais e acreditava em qualquer bobeira que eles falavam e sem o Sansão não era ninguém, ficava arrasada e deprimida e aí que não pensava em nada mesmo. Se não fosse a Magali, ela nem perceberia que era o Sansão quando estava segurando. Cascão não apanhou dessa vez, mas fica na imaginação se depois ela bateu ou não.
Foi legal ver essa ideia de um cofre de isopor sem fundo servir igual a um efeito especial de filme que faz as pessoas pensarem que é de verdade e Mônica caiu direitinho. Os bonecos no final serviriam como dublês, mas aí Mônica não foi enganada 2 vezes, seria burrice. Impublicável atualmente por dar ideia de acidente, mesmo que de brincadeira, histórias de planos não deixam a Mônica tão ingênua assim envolver chantagens, mostrar Mônica deprimida e fora a surra no final deixando Cebolinha completamente surrado, que não podem mais violência exagerada assim. E palavra "Droga!" dita pelo Cebolinha também proibida hoje.
Os traços ficaram bons com personagens mais fofinhos. Marcou a estreia de novos traços em histórias de abertura, típicos de anos 1990 e começando a dar uma cara para a década e deixando anos 1980 de lado. Antes, os traços ainda estavam voltados com o estilo da segunda metade dos anos 1980. Para quem lia nos anos 1980 deu para ver uma boa diferença e ver que eles estavam querendo mudar alguma coisa a partir daí. Esse estilo de traços durou pouco e foi a porta de entrada para outros novos traços que foram criados aos poucos durante os anos 1990, até porque também novos desenhistas estavam sendo contratados. O bom que as mudanças de traços na MSP na maioria das vezes foram gradativas, aí só depois de um tempo que via as mudanças relendo as histórias. Muito legal relembrar essa história há exatos 30 anos.
Fica nas mãos do Cebolinha, além de "coelhófila", é lerda. Magali é a lanterna ou a lupa. Cascão consegue não dar com a língua nos dentes além de não embarcar em excesso de confiança, também não irá cobrar o que Mônica deve a ele: coelhadas, a sensatez não o absolve, já Cebolinha, vítima dos próprios ego e vaidade.
ResponderExcluirPois é, Mônica lerda demais. Com o Sansão nas mãos e não identificou de cara. Se não fosse a Magali, a Mônica ia devolver para o Cebolinha sem se tocar. Magali foi responsável por estragar o plano. Dessa vez o Cascão se deu bem, não estragou plano e nem apanhou, pelo menos de imediato, até encontrar a Mônica de novo.
ExcluirNa sétima página (pág.9) há no quarto quadrinho um arco suspenso dividindo o fundo em duas cores ou dois tons, tipo de acabamento que cai muito bem em interiores, não estão entre paredes e sob um teto, ficou esquisito.
ExcluirSim, teve também nas páginas 5, 13 e 15 do gibi. Já na página 6 foi dentro de casa normal. Acho que estavam testando novos recursos, mas concordo que fica melhor em um ambiente fechado como dentro de casa do que na rua. Se ainda fosse local aberto com sombra ia ser válido também, mas não era o caso em nenhum momento que apareceu assim. Durou pouco essa experiência deles, menos mal.
ExcluirMuito bem observado, Marcos! Mesmo há muito conhecendo a HQ só atentei para um quadro, ao todo são cinco, quatro no que se refere à anomalia, bastante observador você. Lembro que assim que começou isto, de imediato conquistou meu estranhamento. Até dou desconto para aplicação do recurso em ambientes abertos, ambientes externos e não sombreados cujos fundos sejam muros e paredes externas. Do modo que ocorre nesta, nada a ver, clara desarmonia visual no que tange sequência, só não fazem diferença recortados, isto é, isolados do todo da trama.
ExcluirFalando em paredes externas e muros, perceba que a lateral do cofre de isopor no segundo quadro da décima segunda página (pág.14) foi confundida como sendo parte de uma coisa ou outra, pode ser muro, parece parede.
Verdade, desse jeito ficou em desarmonia com os cenários. Sobre lateral do cofre nessa página, parece que foi só sombra, sem confundir com parte de outra coisa. Achei normal.
ExcluirObserve mais detalhadamente, a parte em amarelo que está acima do balão da Magali pertence ao cofre, deveria ser cinza, é sem "sombra" de dúvida erro de colorista que confundiu com parte da parede ou muro. Legal, até me permitiu elaborar um pequeno chiste. Certamente o que viu é a imagem do quadrinho comprido com pneu encostado na outra lateral do fajuto cofre, o erro está no quadro seguinte.
ExcluirVi melhor. Erro de colorista, sem dúvida.
ExcluirAinda no quesito cores, voltando para sétima página (pág.9), a calcinha da Mônica no segundo quadro está da cor do vestido, ou rosa talvez, não consigo identificar com exatidão, e rendinha branca. Caso seja erro, até que caiu bem, caso não seja, ainda que raramente, variação de cores nas peças íntimas das garotas não é má ideia.
ExcluirFoi erro porque na página 7 ela aparece de calcinha branca. No caso, a cor foi vermelha igual do vestido. Normalmente era calcinha branca, quando raramente mudavam colocavam roda. Não seria ruim variar, mas intenção é deixar calcinhas como as roupas dos personagens, sempre iguais.
ExcluirCalcinha vermelha com rendinha(s) branca(s), chega a ser então um erro caprichado.
ExcluirEm "Mônica é um anjinho", publicada originalmente no gibi da baixinha nº153 de 1983, a calcinha dela é branca com bolinhas amarelas, lógico que nesse caso não é um erro, e se me lembro bem, não há outro quadro dessa magnífica HQ que mostre a peça íntima de modo tão detalhado, é mostrada assim somente no último quadrinho da sexta página, considerando publicação original e qualquer republicação em que essa aventura esteja em posição de abertura, detalhe se localiza na(s) página(s) 8, claro!
Foi erro porque foi só uma parte pequena da calcinha mostrada e ao colorir pegaram essa parte da calcinha ao pintarem o vestido de vermelho. Mas bem mínimo que nem nota de cara. Já na Mônica 153 da Abril já foi pensada na calcinha ser com bolinhas amarelas, com mais detalhes. História fantástica, por sinal.
ExcluirE veja como a página 9 (sétima da trama) está rendendo, vizinho ao da calcinha bicolor, não dá para compreender a parte visível da perna esquerda da Mônica no primeiro quadrinho desta página, ajoelhada, agachada, que raios de posição é esta afinal? Outro erro certamente, e também bem discreto.
ExcluirEla tá ajoelhada e a intenção foi mostrar a parte traseira do pé, mas não mostraram. Um certo erro, mas nem percebe direito.
ExcluirEu tenho esse número,e lembro muito bem da capa e da HQ de abertura.
ResponderExcluirLegal que tem, um gibi bem divertido.
ExcluirEssa foi boa. Mas se não fosse a Magali...
ResponderExcluirMarcos, conhece a história "Mônica, a Menina Gorila"? Sempre achei que fosse dos anos 90, pois tem todas as características da época, mas ontem descobri que é de 2007... Achei bem estranho, devem ter pego um roteiro antigo que nunca haviam publicado
Maneira essa história
ExcluirSe não fosse a Magali, a Mônica ficava sem o sansão, foi a salvadora.
ExcluirSobre a história da menina gorila eu conheço e acredito que seja uma história póstuma da Rosana que ficou arquivada e colocaram depois. Tem todo jeito dela, até enquadramento de 6 quadrinhos por páginas e traços eles preferiram o estilo dos anos 90 embora não ser desenhada por ela.
Pois é, foi o que eu pensei, pois já li outras histórias da Panini que eran da Rosana, mas como não conheço bem o estilo dela não tinha certeza se era ou não. Mas é muito boa mesmo
ExcluirQuase certeza ser dela, se não for, seria do Paulo Back e deixaram traços como nos anos 90.
ExcluirTive Mônica nº63 de 1992, adquiri usado(a) no ano em que foi publicado(a), significa que conheço esta trama de longa data, e ainda em minha condição de adolescente já havia reparado como Mônica está extremamente contida, comedida, amena e não estou fazendo relação com a lerdeza dela, nada a ver com isto, lerdeza é claramente um ponto positivo, me refiro ao excesso de doçura que apresenta, vejo uma postura forçada, artificial, antinatural, muito semelhante ao comportamento dela nos 00's, 10's e atualmente, e pegando gancho nesta observação, embora Mônica nos 90's ainda seja sensacional, isto é, carismática, autêntica, divertida, está muito claro - pelo menos para mim - que na última década do século XX ela se encontra menos ousada, menos incisiva do que nas anteriores. Entenda bem, caro Marcos, de modo algum estou tentando depreciar esta HQ que faz parte do que consideramos como auge, é apenas constatação.
ResponderExcluirAcho que ficou amena nessa por conta da ingenuidade, mas pelo menos bateu no Cebolinha no final. De qualquer forma, não era o normal dela ser assim na época.
ExcluirÉ, não souberam dosar. Em várias HQs Mônica demonstra extrema ingenuidade ou excessiva lerdeza sem abrir mão da autenticidade, não é o que apresenta nesta, no entanto, não prejudica de forma alguma a história, mas que parece estar ensaiando para se tornar o que infelizmente se concretizou, isto parece!
ExcluirMesmo que o ano seja 1992, Cebolinha se passando por dono de bicho de pelúcia lembra muito uma parcela de meninos dos anos 1980 que gostava(m) desse tipo de brinquedo, e desses, muitos eram moleques crescidinhos, de oito a dez de idade, embora na infância já soubesse que era para crianças de ambos os gêneros, automaticamente meu subconsciente interpretava que bichinhos de pelúcia eram brinquedos femininos ou bem mais ao gosto infantil feminino, inclusive, muitas adolescentes e até mesmo jovens adultas gostam de bichos de pelúcia.
Outra explicação porque ela estava depressiva sem o sansão, aí resolveram amenizar, quem sabe. Pelo menos desse ensaio até quando concretizou de fato demorou bastante, ainda bem. EE bichinhos de pelúcia são mais pra meninas, embora tem meninos que gostam.
ExcluirHavia nos 1980 o casal Peposo e Peposa, esses ursos talvez foram os de maior sucesso no Brasil em se tratando de brinquedos de pelúcia.
ExcluirPena deixar Mônica tão bobinha assim sendo que a época desta trama ainda não prevalecia intensa censura, sorte que pouparam os outros três. Magali e Cascão são os que deixam a história mais palatável.
Não conheço esses ursos. E pelo menos foi só nessa a Mônica assim naquela fase.
ExcluirÉpoca da Globo valorizavam mais as expressões dos personagens do que cenários mais rebuscados foi a fase que comecei a ler..muito boa a história...cebolinha criou até bonecos pra enganar a Mônica verdadeiro gênio mirim..tudo ora botar a mão no encardido e ser dono da lua...na verdade o objetivo era irritar a Mônica...quanso consegue ser dono da rua acha chato
ResponderExcluirOs traços eram ótimos na Globo, sempre mostrando verdadeiras expressões, pena terem mudado. Cebolinha era genial nos seus planos, tinha toda uma sequência nos mínimos detalhes, só não teve sorte de sempre alguma coisa atrapalhar, principalmente o Cascão.
ExcluirMarcos imagino se desde quando lançadas as revistas da turma fossem semanais mais com o mesmo número de páginas de sempre tiveram e se a msp lançase outras revistas
ResponderExcluirMônica Mai 1970
Cebolinha Jan 1973
Pelezinho Ago 1977
Cascão Ago 1982
Chico Bento Ago 1982
Magali Fev 1989
Bidu Mai 1991
Turma da Tina Out 1992
Parque da Mônica Jan 1993
Turma do penadinho Jul 1995
Piteco Set 1995
Turma da mata Fev 1998
Astronauta Ago 2000
Dudu Jun 2002
Xaveco Nov 2005
Mais como seria uma periocidade semanal em todas essas revistas ?
Eles nunca tiveram revistas semanais, seria produção maior, acho difícil acontecer. Na Disney é que teve com Pato Donald e Zé Carioca, mas foi pouco tempo, a crise dos quadrinhos com inflação alta não permitiu continuar assim. Sobre revistas de outros personagens secundários difícil também acontecer, tiveram gibizinhos na Globo e almanaques na Panini, poucas vendas fizeram cancelar almanaques da Panini. Tina e penadinho que continuaram mais, hoje cancelados também. Afinal, haja grana pra comprar todos.
ExcluirDa trabalho imenso as mensais por isso digitalizar a arte .e realmente cancelaram vários títulos extras como clássicos s0 cinema e saiba mais....muitas revistaria fechando bancas...leitura está em crise atualmente
ExcluirMiguel, tudo por causa da crise e pouco interesse em compras. Uma pena porque tinham títulos bem interessantes.
ExcluirE também teria a possibilidade de ter até ramakes de histórias como o chaves tinha com seus episódios e os gibis da Disney tiveram ramakes de capas
ResponderExcluirTiveram remakes de histórias, até postei algumas aqui na coluna de histórias semelhantes.
ExcluirMarcos mas se a msp sempre tivesse periocidade semanal
ExcluirTeriam ramakes em massa igual as séries de Chespirito
E nós últimos anos da editora Abril a revista do Zé Carioca só tinha ramakes tanto de histórias quanto de capas então se fossem semanais correria o risco dos roteiristas da msp cansarem e ficar sem ideias para criar histórias novas e reaproveitarem todos os roteiros antigos então se fossem semanais provavelmente hoje em dia os gibis da msp só teriam ramakes e sem histórias originais mas teríam suas diferenças poderiam mudar as falas ou colocar um personagem a mais na trama então correria esses riscos das histórias de hoje só terem reaproveitamentos de histórias antigas
Até porque se fossem semanais as revistas teríam uma demanda muito maior seriam 52 revistas por ano aí todas as revistas já teriam 1000 2000 3000 ediçoes e se sempre tivessem piadinhas nas capas teríam algumas capas que seriam copiadas na cara dura
ResponderExcluirMuito difícil acontecer, quem sabe um dia voltem com as quinzenais, que também seria difícil.
ExcluirVocê tem a coleção completa da editora Globo e Abril ?
ResponderExcluirNão. Da Globo tenho todas até 1998 e da Abril cerca de 300 revistas, incluindo canos 1970 e 1980.
ExcluirE se fossem semanais seriam publicadas todas as sextas-feiras aí provalmente a data de lançamento das revistas
ResponderExcluirMônica 15 de maio de 1970
Cebolinha 19 de janeiro de 1973
Pelezinho 12 de agosto de 1977
Cascão 13 de agosto de 1982
Chico Bento 20 de agosto de 1982
Magali 17 de fevereiro de 1989
Budu 24 de maio de 1991
Turma da Tina 9 de outubro de 1992
Parque da Mônica 22 de janeiro de 1993
Turma do penadinho 14 de julho de 1995
Piteco 1 de setembro de 1995
Turma da mata 20 de fevereiro de 1998
Astronauta 18 de agosto de 2000
Dudu 14 de junho de 2002
Xaveco 25 de novembro de 2005
Ronaldinho Gaúcho 19 de maio de 2006
Mais se isso acontecesse desde o início das publicações provalmente não daria certo até hoje até porque que se as mensais já dão um enorme trabalho de fazer os roteiros editar imagina se fossem semanais sem falar que em algumas épocas o Brasil teve enormes inflações e como iriam sustentar as revistas semanais e se tivesse mais revistas não daria certo por que não daria para colecionar tudo
É. Não daria pra colecionar, muita coisa e sem dinheiro pra pagar tudo.
ExcluirMais ter mais revistas não seria o problema até porque que os gibis da Disney já tiveram várias
ExcluirRevistas além das 4 principais ( pato Donald Mickey Zé Carioca e tio patinhas ) também tiveram Minnie peninha pateta urtigão pluto margarida e sobrinhos do Donald
Mais todas duraram pouco tempo provavelmente pelos mesmos motivos que a gente está falando porque não dar pra colecionar tudo mas olhando pros gibis da Disney acho estranho a turma da Monica nunca ter outra revista atém das 5 principais mas o problema seria a grana para comprar e colecionar elas
Na Disney tiveram vários títulos diferentes, mas foi no auge dos quadrinhos e ainda assim depois alguns foram cancelados quando a inflação apertou. E Turma da Mônica tiveram muitos títulos em banca no início da Panini, que também cancelados por inflação alta. Infelizmente inviável muitos títulos em bancas.
ExcluirA turma da Mônica tem seis revistas contando com o gibi turma da Mônica que era a antiga parque da Mônica..eles cancelaram Pelezinho e Ronaldinho Gaúcho...além das edições clássicos do cinema e saiba mais que eram gibis extras
Excluir* Bidu * provavelmente
ResponderExcluirSim
ExcluirE Marcos porque o Pelezinho não durou muito
ResponderExcluirAcho que foi por poucas vendas, abaixo da meta. Já ouvi falar que foi porque os amigos do Pelé na vida real, os quais foram inspirados os personagens, estavam insatisfeitos de serem retratados como personagens, mas depois continuaram publicando almanaques do Pelezinho e até alguma sedições com inéditas. Se fosse por direitos de imagens, nem almanaques teriam.
ExcluirUma pena até porque eram histórias muito engraçadas histórias relacionadas a futebol e também outra coisa boa é que os gibis eram bem incorretos e uma arte maravilhosa acho que dava pra a msp continuar a parceria com o Pelé e o personagem seria expandido para outras gerações
ExcluirEu gostava porque tinha bastante coisa incorretas. Hoje nem passariam histórias dele.
ExcluirE também outro problema de lançar revistas seria as vendas
ResponderExcluirAté mesmo no auge dos quadrinhos da msp
Uma revista do Bidu provavelmente seriam histórias dele com metalinguagem como cachorro do franjinha e histórias dos pets da turma no miolo ( mingau chovinista monicão e floquinho )
Já uma revista da turma da Tina provavelmente teriam histórias da Tina rolo e sua turma
Uma revista da turma do penadinho teriam somente histórias dele e sua turma
Já a revista do Piteco provavelmente teriam histórias dele e sua turma além de histórias do Horácio no miolo
Uma revista da turma da mata teriam histórias do jotalhão raposão coelho caolho além de papa capim e sua turma
Uma revista do astronauta só teriam histórias dele
Já a revista do Dudu provavelmente só teriam histórias dele e suas travessuras com a turma
Já uma revista do xeveco teriam histórias solo dele e principalmente histórias com o pai ou com a xabeu
As revistas até seriam boas se fossem lançadas nos anos 90 e 2000 mas as vendas não seriam boas mesmo pra aquela época
Verdade, seriam ruins as vendas.
ExcluirTina teve revista na fase panini mas não durou muito..nao era o mesmo estilo dos gibis se sempre ...quiseram botar aventura meio Mônica jovem..aliás devem ter cancelado quabso saiu a tem.. xaveco merecia ter um gibi por que a família dele é engraçada
ExcluirAs revistas em si renderiam boas histórias e os personagens não teriam mais histórias nas revistas principais mas hoje não e sim ainda na época da editora globo como eu disse aqui por exemplo as revistas Mônica cebolinha cascão Chico Bento Magali e parque da Mônica ainda na editora globo já teriam 68 páginas e as revistas Bidu turma da Tina turma do penadinho Piteco turma da mata astronauta Dudu e xaveco só teriam 36 Como era na mesma época na Disney
ExcluirAs 4 revistas principais pato Donald Mickey Zé Carioca e tio patinhas já tinham mais de 40 páginas as revistas de secundários Minnie peninha pateta pluto margarida sobrinhos do Donald e urtigão tinham apenas 16 páginas e as vendas mesmo ainda no auge dos quadrinhos da Monica ?
Marcos qual é a sua história preferida de qual época
ResponderExcluir1970 - 1973
1974 - 1977
1978 - 1982
1983 - 1986
1987 - 1992
1993 - 1998
1999 - 2002
2003 - 2006
2007 - 2010
2011 - 2013
2014 - 2017
2018 - presente
Não sei dizer, tem várias excelentes, mas não a ponto de criar um Top 5, por exemplo.
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