quarta-feira, 30 de março de 2022

Cebolinha: HQ "Plano 1.000"


Em março de 1992, há exatos 30 anos, era lançada a história "Plano 1.000" em que o Cebolinha atinge a marca de mil planos infalíveis contra a Mônica criados. Com 9 páginas, foi história de encerramento de 'Cebolinha Nº 63' (Ed. Globo, 1992).

Capa de 'Cebolinha Nº 63' (Ed. Globo, 1992)

Cebolinha chega voando com cabelo formando hélice e com cara de ter planejado plano infalível contra a Mônica e Cascão tenta fugir, sabendo que era mais um plano. Cebolinha diz que é um plano especial, o título lá de cima indica que é o plano mil. Cascão se impressiona pelo feito e diz que são mil vezes que eles apanham e não vai participar.

Cebolinha fala que vai ficar com as glórias sozinho e ser o dono da rua. Cascão fala que nada vai fazê-lo mudar de ideia, até que segura um manto mágico que deixa tudo invisível e fica com uma parte invisível ao colocar na sua frente. Cascão se assusta e ouve o plano para participar.

Depois de tudo explicado, Cascão está invisível por estar vestido com o manto mágico e pergunta se esse plano realmente vai dar certo. Cebolinha diz que vai, não é um plano comum, é o de número mil, comemorativo. Cascão canta parodiando a música do Parabéns, que vão levar coelhada e Cebolinha manda parar de agourar o plano, não esquecer o que combinaram e o manda fechar a boca. Cascão pergunta quantos planos foram arruinados por causa dele e Cebolinha pergunta se ele quer que pergunte aos leitores.

Chega a Mônica, Cebolinha avisa que ela vai tropeçar e acaba tropeçando mesmo. Mônica pergunta como ele fez isso, ele diz que não fez nada, ainda a preveniu e que possui poderes paranormais. Mônica não acredita e pensa que é um plano. Cebolinha finge que está fazendo força com a mente e faz a bola levitar e taca nela.

Cebolinha diz que com o tempo os poderes vão crescer e vai passar a levantar carros e aviões. Cascão intervém e fala baixinho que bola é fácil de levantar, mas carro ele não vai e Cebolinha responde que é só para impressionar. Cebolinha fala para Mônica que é chegada a hora de ele ser o dono da rua e a manda entregar o coelho encardido e fedido. Mônica grita para não falar assim do Sansão e Cebolinha diz que ela vai levitar.

Cascão a segura para levitar, reclamando que depois ela diz que não é gorducha. Mônica manda colocá-la no chão e ele diz que se não entregar o Sansão, vai ficar lá o dia inteiro. Cascão fala alto que não vai ficar segurando a gorducha o dia inteiro e a derruba no chão. Mônica ouve a voz dele e sente o cheiro. Cebolinha desvia, dizendo que ela quer mudar de assunto e faz Mônica rir até não aguentar mais, com Cascão fazendo cócegas nela. Mônica entrega o Sansão, Cebolinha dá nós nas orelhas, pisa em cima e chuta no traseiro para o alto, detonando o coelhinho. 

Cascão sai do manto mágico, falando que é a vez dele, parabeniza Cebolinha que o plano deu certo, zoou o coelhinho sem Mônica fazer nada, a parte dele foi importante e cansativa, mas tudo por uma boa causa enquanto Mônica está atravessada no manto ouvindo tudo. Cascão comemora o plano Mil, Mônica e Cebolinha olham para ele bem brabos. Mônica se prepara para bater neles, Cascão comenta que sempre acaba com ela correndo atrás deles e aí Cebolinha pega o Sansão da Mônica e diz que vai ser diferente, com Cebolinha correndo atrás do Cascão para bater com o Sansão.

História bem engraçada com o Cebolinha comemorando plano mil. Arrumou um manto mágico que deixava a pessoa invisível ao ficar em cima dela e cobriu o Cascão com o manto para inventar para a Mônica que tem poderes paranormais e zombar com ela e se tornar o dono da rua. Todos os movimentos eram feitos pelo Cascão. Só que mais uma vez Cascão estraga o plano, falando demais na frente da Mônica. Cascão também queria zoar com a Mônica e se deu mal.

Grande diferencial que em vez da Mônica correr atrás deles, foi o Cebolinha que correu atrás do Cascão, de tão revoltado que ficou com ele ter estragado o plano que tinha tudo para dar certo. Mereceu. Cascão sempre estraga os planos do Cebolinha, mas ele sempre continua pedindo o amigo pra ajudar e Cascão sempre aceita, sabendo que vai apanhar, chega a ser burrice. Mônica tão lerda que não descobriu o plano nem quando ouviu a voz e sentiu cheiro do Cascão após ele ter a derrubado.

Foi engraçado Cascão falar que já são mil vezes que apanham e a musiquinha do Parabéns que o plano vai dar errado e que vão levar coelhada, já prevendo o que ia acontecer. Legal também o Cebolinha dizer que é paranormal, Mônica sendo feita de boba e as metalinguagens do Cebolinha perguntando se não viu o título no alto da página que aquele era o plano mil e o Cascão olhando para cima para confirmar e Cebolinha querer perguntar para os leitores quantas vezes o Cascão estragou os planos.

Não foi mostrado como o Cebolinha conseguiu o manto mágico invisível, fica na imaginação de cada um. Pode ter sido o Franjinha que deu ou ele próprio ter criado ou conseguido com uma fada, poço dos desejos, um gênio da lâmpada, várias possibilidades. Para mim, foi o Franjinha que arrumou. Outro mistério foi como o Cebolinha conseguiu transformar seu cabelo em hélice para voar na primeira página. Cabelo dele servia para tudo, bem multifuncional.

Na verdade, não foi exatamente o plano mil oficial que criaram até então, foi só uma brincadeira por tantos planos infalíveis que tinham criado, mas não chegaram a tantos assim. Supondo que em todas as revistas do Cebolinha e da Mônica tivessem uma história de plano por revista, seriam 494 planos até então (263 nas revistas da Mônica e 231, nas do Cebolinha). Porém, tinham revistas que tinham mais de uma história de plano, outras tinham nenhum, as vezes tinham nas revistas do Cascão, logo esse número pode ser maior ou menor, mas não alcança mil até em 1992. Acho que hoje em dia não pode ter chegado ainda a essa marca, visto que nos últimos anos é raro ter histórias de planos infalíveis por causa das brigas no final. Infelizmente ninguém fez esse levantamento de quantos planos infalíveis foram feitos até hoje, nem MSP, aí fica difícil saber número exato.

Traços bacanas, típico de histórias de miolo dos anos 1990. Incorreta hoje porque evitam histórias de planos infalíveis com meninos perversos fazendo Mônica de boba, além de violência de Mônica levar bolada do Cascão. Muito bom relembrar essa história marcante  há exatos 30 anos.

44 comentários:

  1. Como Cebolinha conseguiu o manto mágico é que ficou no ar, na maioria das HQs antigas da TM clássica em que os personagens adquirem artefatos especiais sempre são reveladas as origens deles e como são obtidos, ir direto ao assunto do milésimo plano e colocá-lo em ação o quanto antes são o que importam ao roteiro, o manto é fundamental para trama, a origem e como foi parar nas mãos do guri ficam em aberto, cabe à imaginação de cada leitor, ficou legal assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho melhor assim sem mostrar detalhes. Ele conseguiu o manto e pronto, sem explicações, o foco é o plano mil e cada leitor imagina como conseguiu. Gostei assim.

      Excluir
    2. Marcos, como hoje é um dia especial, pois homenageia os loroteiros do nosso extenso país, aliás, não sei por que não é feriado... Nesta solene data caberia aqui "O campeão de mentiras", trama de Chico Bento que não sei originalmente a qual gibi pertence, outra seria a de encerramento da última edição dele pela Editora Abril.
      São muitas histórias com o tema homenageado em 01/04, e claro que Vila Abobrinha não detém o monopólio disto e nem deveria, seria algo deveras limitante se fosse uma exclusividade, no entanto, impossível personagens de outros núcleos baterem Chico Bento no quesito, afinal, trata-se de um pescador, ou seja, um especialista.

      Excluir
    3. Tem várias histórias de mentiras. O Chico Bento ganha, até por histórias de campeonato de mentiras e histórias de pescador, mas também algumas envolvendo ele mentindo e se dando mal por isso. Também tiveram outras com outros núcleos como Cascão, Dona Morte e até especiais de Primeiro de Abril específicas. Este ano, infelizmente não deu pra colocar alguma dessas.

      Excluir
  2. "Outro mistério foi como o Cebolinha conseguiu transformar seu cabelo em hélice para voar na primeira página. Cabelo dele servia para tudo, bem multifuncional".Tipo as orelhas do Snoopy.

    Capa clássica do gibi,da qual já comentei antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igual a um (P)pirocóptero, creio que saiba do que estou falando, Julio Cesar.

      Excluir
    2. Zózimo adivinha voltei para imaginar maís um roteiro dessa vez de ano novo a Mônica o cebolinha o cascão e a Magali estão se arrumando pra passar o ano novo na casa do cebolinha inclusive os 8 pais e mães dos 4 com uma roupa bem bonita estilo casamento os meninos de terno e gravata e as meninas de vestido longo e salto alto aí eles vêem a retrospectiva da msp no ano os pais e mães além da Monica e cebolinha e cascão e Magali se abraçam e se beijam e dão presentes um ao outro aí chega a hora da festa e a Magali como você Já deve imaginar como o bolo inteiro e deixa um pedacinho para cada um e todos ficam bravos fim o que achou Zózimo

      Excluir
    3. Mais um roteiro meu é dia dos Namorados e o cascão vai entregar uma carta a cascuda porém ao chegar na casa de sua namoradinha o sujinho fica surpreso em saber que a cascuda está gripada e não pode receber visita aí ela espirra nele e ele fica gripado também aí ele transmite para todos no Limoeiro aí outro dia a cascuda foi visitar o cascão e ele estava gripado e espirrando muito e ela foge aí ela percebe que todos os outros amigos estavam gripados também aí ela fica de quarentena em casa fim mas outra história de dia dos namorados vai ter um show de dança aí a Mônica dança com o cebolinha porém o cascão e a Magali estavam esperando o Quinzinho e a cascuda aí como estavam demorando resolveu dançar também aí o Quinzinho e a cascuda chegam e o cascão e a Magali acabam parando no colo dos dois sorrindo de vergonha aí o Titi e a aninha chegam para dançar também e enquanto a Mônica e o cebolinha e o Titi e a aninha estavam dançando o cascão e a Magali estavam no colo do Quinzinho e da cascuda beijando os dois aí o Quinzinho e a cascuda ficam pensando acho que o cascão e Magali tem alguma coisa em comum

      Excluir
    4. Julio Cesar, era legal essas variações do cabelo do cebolinha, acontecia de tudo a favor ou contra ele. Muito bom.

      Excluir
    5. Sim,Zózimo,sou do tempo do pirocóptero.

      Excluir
    6. Brinquedinho simples e divertidíssimo.
      Embora seja o cabelo do Cascão que se assemelha a um determinado produto famosíssimo em pias de cozinhas brasileiras, é o cabelo do Cebolinha que possui mil e uma utilidades, e tanto a favor quanto contra si mesmo, como, por exemplo, enjaulá-lo ou engaiolá-lo, é o que consta na piada de capa do gibi dele nº58 de 1991, isso que dá cultivar longas "madeixas", na época devia estar flertando com heavy metal, foi bater cabeça e... tchum! Ou simultaneamente cinco vezes tchum, ou vai que estava pagando promessa, rebelde metaleiro ou devoção religiosa, condutas bem distintas, não se sabe qual a real motivação, de qualquer modo, bendita tesourinha da mamãe...

      Excluir
  3. Zózimo mais uma história a Mônica e a Magali ganham em um sorteio um presente que é nada mais nada menos que o cebolinha e o cascão aí eles fazem suas brincadeiras de sempre aí no final elas usam uma fantasia de monstro para espantar e expulsar os dois aí elas se olham no espelho e se assustam também e acabam se escondendo atrás do móvel dessa vez eu " roubei " um roteiro que é de um desenho do Patolino e gaguinho chamado the prize prest de 1951 mas uma versão da turma caberia perfeitamente com os 4 principais

    ResponderExcluir
  4. Marcos uma história que seria legal seria um feiticeiro transformar todas as crianças do Limoeiro em papagaio aí no final os pais e mães de todos eles vencem aí as crianças voltam ao normal aí elas abraçam seus pais até que no final os pais se transformam em papagaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria legal, sim. Se bem que tiveram algumas histórias com mago transformando os personagens em alguma coisa, como o Cascão ser transformado em urubu por um mago.

      Excluir
  5. Marcos na sua opinião quais são as melhores histórias que nunca viraram desenho animado cite pelo menos 10 histórias porque é muita história mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil saber assim, mas geralmente todas as histórias que geram movimento seria bom ter criado desenho animado.

      Excluir
  6. Essa história eu tinha na coletânea Planos infalíveis II, eu acho. Muito boa! Realmente fica um mistério de como o Cebolinha conseguiu o manto mágico, mas é melhor assim. Se explicar tudo, perde a graça.
    E porque será que o Cebolinha nunca mais usou essa incrivel habilidade de voar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também só lembro de ter visto isto em "Plano 1.000", e foi em 1992 mesmo, embora eu tenha adquirido a edição em sebo, não me pertence atualmente. Possível esta façanha capilar ter ocorrido mais de uma vez, temos que considerar o Louco.

      Excluir
    2. Mago Economista, de fato foi republicada em Coleção Um Tema Só Nº 18 de 1997, foi até republicada bem cedo, apesar de já possível ter republicações de histórias a partir de 5 anos atrás. Muito legal essa. Acho que essa habilidade de voar com cabelo teve com o Louco. Cebolinha perdeu oportunidade de voar pra fugir de apanhar da Mônica, vai que ela é mais rápida pra bater antes de ele acionar a hélice rsrs.

      Excluir
    3. Como o assunto é voar por meio de hélice excêntrica, Cebolinha termina a história teoricamente contando com duas para escapar da Mônica dado que tomou o coelhinho dela, porém, Sansão funciona como tal através da força de sua proprietária, é o que consta na capa de Mônica nº144 de 1982, dito isto, é melhor levar coelhadas dele do que dela, uma analogia cabível é: apesar de Batman e Homem-Aranha serem muito fortes, melhor apanhar de um deles do que levar apenas um tabefezinho que advenha do Super-Homem ou do Hulk, traduzindo: Cascão só fica realmente no prejuízo se for "coelhado" também pela dona do brinquedo.

      Excluir
    4. A Mônica tem que ter um controle na força pra girar o Sansão, se girar forte acaba voando. Depois do Cebolinha bater no Cascão, a Mônica deve bater nos 2 também. A vantagem para o Cascão levar coelhada do Cebolinha que seria mais leve do que da Mônica, embora seria dolorido também de alguma forma.

      Excluir
    5. Então, além do Anjinho, são três que conseguem voar:
      Mônica, por meio da força empregada no ato de girar o coelhinho de pelúcia.
      Cebolinha, um pouco mais versátil, pois não depende de ferramenta externa, possui hélice orgânica.
      Para se manter sempre afastado da água, às vezes Cascão executa determinados feitos que até Deus duvida, para voar bate os braços, porém, essa capacidade só se concretiza graças ao pavor, à ojeriza, ao asco que tem de água, ou seja, não é capaz de levantar voo devido a outros medos como injeções, assombrações, cães brabos, bandidagem, Mônica, opressores fortões de ruas de baixo ou de cima, etc.

      Excluir
    6. Sim, só o medo de tomar banho e em extremo perigo que o Cascão voa. :D

      Excluir
    7. Esse negócio do cabelo-hélice apareceu também num Gibizinho, não lembro qual, que o Cebolinha usa justamente pra fugir da Mônica, só que ele não contava que ela viria atrás dele rodando o coelhinho e a história terminava aí.

      Excluir
    8. Verdade, Andrey. Teve sim e é bem engraçado quando acontecia isso no cabelo dele e até outras situações envolvendo cabelo.

      Excluir
  7. Sempre me intrigou essa história: será que foi o milésimo plano mesmo? Eles contaram? Ou só inventaram que foi o plano número 1000?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa curiosidade. Será que eles contaram? Será que estavam acompanhando o número de planos, só esperando para publicar essa história especial do plano 1000? E se contaram, porque pararam de contar?
      Aliás, alguém sabe quando começou essa coisa de plano infalível? E, já que é "politicamente incorreto" ter planos infalíveis hoje em dia, então quando eles pararam? Qual terá sido o último plano?

      Excluir
    2. Gente, acho que não contaram, não acredito que desde o primeiro plano infalível até março de 1992 tenham bolado e colocado em prática mil planos, creio que nem metade desta marca foi atingida nesse período que compreende por volta de vinte e dois anos, pois imagino que o primeiro seja o aplicado em "Mônica é daltônica?", até onde sei é trama de 1970 e é a primeira HQ da Mônica. É possível que o primeirão mesmo seja de 1969 ou 68, talvez a HQ tenha sido publicada em tiras, ou até toda de uma vez e não creditada à Mônica, mas creio que não.

      Excluir
    3. Como disse no texto aí da postagem, esse não foi o plano 1000 até então e nunca fizeram levantamento de quantos planos infalíveis tiveram até essa história e até hoje não sabemos quantos foram no total. Consideraria desde 1970 até hoje, se teve algum em tiras seriadas dos anos 1960, provavelmente fizeram releitura em histórias dos primeiros gibis dos anos 1970. O primeiro plano foi em "Mônica é daltônica?" e não pode dizer que teve um último plano porque ainda tem hoje, só é mais raro ter e quando tem são roteiros mais bobinhos em relação a antes e não mostram os meninos apanhando, ou saem ilesos ou aparece só a Mônica correndo atrás deles no final.

      Excluir
    4. Na ficção é o milésimo plano infalível, tudo bem até aí, agora, mil HQs com o tema publicadas entre maio de 1970 a março de 1992, não procede, não acredito.

      Excluir
    5. Hm, é verdade Marcos, vc colocou que nunca fizeram um levantamento sobre a quantidade de planos infalíveis feitos. O primeiro plano foi mesmo na "Mônica é daltônica"? Porque eu não sei o que pode ser considerado "plano", o Cebolinha tentar roubar escondido o Sansão já não pode ser considerado um plano? Bom, enfim, como o Zózimo disse, também acho que até 1992 ainda não tinha tanto plano assim pra chegar no 1000. Recontar isso daria um trabalhão, porque teria que ver todas as tirinhas desde 1959 além de todos os gibis pra ver quantos planos contra a Mônica já existiram. Mas seria bem interessante se fizessem.

      Excluir
    6. Desde 1959 até que não, Gabriel Previato, pois quando se fala de planos infalíveis subentende-se relação com Mônica e ela foi criada em 1963, até Cebolinha ainda não havia sido criado, Bidu e Franjinha são mais velhos que ele um ano e três meses mais ou menos.

      Excluir
    7. Não procede ter mil planos até março de 1992, no máximo 200 e olhe lá. Foi só pra dar graça de que foram muitos planos até então. Até hoje acho que não chegaram a mil planos. Difícil fazer esse levantamento e teria que partir da MSP de todos os gibis lançados até hoje. "Mônica é daltônica?" é história de plano, criado pelo Zé Luís, mas é. Como primeiro plano criado pelo Cebolinha, pode-se dizer na história "Um Café Com Bolo às Cinco Na Casa Da Mônica", de Mônica 13 de 1971. Não sei se tiveram tirinhas de jornais dos anos 1960 sobre planos infalíveis, só se foram tirinhas seriadas ou então tabloides seriados como do Horácio.

      Excluir
    8. Verdade, Zózimo, teria que ser a partir de 1963

      Excluir
    9. Imagina, Marcos, acho que teria uns 500 planos até 1992 sim (claro, considerando até roubo do Sansão como plano). E hoje já deve ter passado de 1000, muitos gibis aí tem mais de 2 ou 3 histórias com planos infalíveis. E algumas histórias tem mais de 1 plano, então hoje em dia já deve ter passado de 1000 sim, mas em 1992 não.

      Excluir
    10. Gabriel, considerando histórias roubando Sansão como ano, aí pode ter sido uns 500 até 1992. Difícil saber se chegou vá mil hoje, porque mesmo que tinham revistas com mais de 1 plano, mas tinham outras que não tinham. E hoje em dia quase não tem histórias de plano. O que se sabe que foram muitos, isso não pode negar.

      Excluir
    11. Prezados, apenas pegar o coelhinho por pegar não requer engenhosidade, é só mesmo molecagem, equivale a (ou à) outras travessuras como xingá-la oralmente e por meio de escrita e caricaturas em muros rabiscados, os planos exigem dedicação, empenho, considerar esse tipo de ato travesso na contabilidade é desvirtuar o conceito de plano infalível, percebem? Embora hajam situações em que pegar o Sansão para ocultá-lo e/ou para dar nós e deixá-lo assim à vista da Mônica façam partes deles, não devemos confundir o que são partes de todos maiores com meros atos provocativos.

      Excluir
    12. Concordo, Zózimo. Eu também não considero Cebolinha pegar Sansão por pegar como histórias de planos. Só as mais desenvolvidas, com uma ideia elaborada, os meninos se disfarçarem, etc.

      Excluir
    13. É uqe geralmente precisa de alguma engenhosidade pra pegar o coelhinho. Esperar algum momento da Mônica dormindo, laçar o Sansão, etc...

      Excluir
    14. Sim, Gabriel, entendo teu ponto de vista que, sem dúvida, tem que ser considerado, pois agrega à discussão, mas temos que filtrar o que de fato são planos infalíveis do que são criatividades, engenhosidades voltadas para espezinhar, tirar sarro, se divertir às custas da guria sem o ambicioso objetivo de desbancá-la direta ou até mesmo indiretamente da posição que ocupa na rua e até mesmo no bairro. Mas valeu mesmo, caro Gabriel Previato, minha intenção aqui não é contrariá-lo de modo algum, gosto de debates civilizados enriquecedores como este.

      Excluir
  8. O gozado foi o Cebolinha ter chamado o Sansão de Dalila, porque anos depois a Mônica realmente ganha uma coelhinha do pai e da mãe que ela chama de Dalila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foi uma grande coincidência, ou então serviu de inspiração pra criar o nome da coelhinha Dalila em 1997.

      Excluir
    2. Coincidência nada, pessoal, percebam o sarcasmo, o lance é bíblico, "Sansão e Dalila".

      Excluir