quarta-feira, 15 de julho de 2020

Zé Vampir: HQ "Comida fresca"


Mostro uma história em que o Zé Vampir tenta morder pescoço da técnica que estava consertando sua geladeira. Com 5 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 56' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Cebolinha Nº 56' (Ed. Globo, 1991)
Começa com Zé Vampir faminto e com estômago roncando depois de acordar em seu caixão. Ele vai até à geladeira e o seu almoço, que era um homem vivo, foge correndo da geladeira. Zé Vampir reclama que seu almoço fugiu pela janela e acha que é a geladeira velha que está com defeito, que não congela como antes, e telefona para a empresa de assistência técnica "Crepe" para vir um técnico verificar.


Assim que coloca o telefone no gancho, o técnico aparece, que era uma mulher,  e pergunta onde está a geladeira. Era no segundo andar e ela acha a casa velha e se assusta ao ver o caixão. Zé Vampir fala que era herança do seu bisavô e ela pergunta se ele não tinha mais nada na vida.

Quando a técnica está começando a consertar a geladeira, Zé Vampir tenta morder seu pescoço, mas ela se abaixa para pegar ferramenta na mala e Zé Vampir bate a cabeça na geladeira e ela diz que não admira que a geladeira está quebrada, pois não é assim que se abre a porta. Zé Vampir pergunta se ela não quer beber alguma coisa e ela responde que não bebe em serviço.


Zé Vampir pega um martelo para bater nela, só que na hora ela joga um rádio que era da sua vítima na cabeça dele. Zé Vampir fala que era  o rádio do almoço dele. A técnica pergunta se ele come gente e ele revela que é um vampiro que suga o sangue do pescoço das suas vítimas. Ela gostou de conhecer um vampiro porque só tinha visto na televisão. Zé Vampir quer atacá-la e a técnica pergunta quem vai consertar a geladeira. Ela pede um autógrafo e ele manda consertar a geladeira primeiro.


No final, depois de consertada, quando Zé Vampir ia atacar, ela pede o autógrafo. Ele dá e e quando ia atacar de novo, a técnica dá a conta do serviço para ele pagar. Quando ele vê o valor altíssimo, se assusta e vira cinzas e a técnica reclama que os clientes inventam cada uma para não pagar a conta e vai embora. Ficou sem o pagamento, mas pelo menos não teve seu pescoço mordido.


É legal essa história com o Zé Vampir querendo consertar geladeira que não estava congelando suas vítimas e resolve atacar a técnica que foi consertar. Ela conseguiu enrolar bem quando descobriu que ele era vampiro e acabou não tendo seu pescoço mordido. Na lenda, vampiro vira cinza quando tem contato com luz do Sol, crucifixo, alho, mas com o Zé Vampir  pagar uma conta caríssima também é motivo de virar cinza.


Foi muito boa a sacada do Zé Vampir guardar suas vítimas na geladeira para não estragar. Ao invés do Zé Vampir ir na rua de dia para buscar suas vítimas, ele busca durante a noite e guarda na geladeira para manter fresca e almoçar durante o dia. O bom no Zé Vampir que era um vampiro clássico que mordia pescoço, fugia de Sol, crucifixo e alho, dormia em caixão e tudo e às vezes tinham alguma modernidade em cima das características clássicas, como foi nessa. Só não tinha padronização de onde morava, ora ele morava em castelo velho assombrado, como foi nessa história, ora era no cemitério do Penadinho. Hoje em dia raramente têm histórias com ele mordendo pescoço das pessoas e ficar dormindo dentro de caixão, sem chance, mesmo sendo um vampiro, ou seja, é uma história impublicável atualmente.


Vale destacar que essa história teve inovação de uma técnica de geladeira ser mulher, fugindo do padrão de ser sempre técnico homem. Criativo também a empresa de assistência técnica se chamar "Crepe". Os traços ficaram ótimos, bem caprichados. E essa história foi lançada depois como desenho animado em 1998 como parte integrante do VSH "O estranho soro do Doutor X"

44 comentários:

  1. O humor que era utilizado no núcleo do cemitério é bom demais!
    O Zé Vampir é adulto ou criança? Na Turma do Arrepio o vampiro é ou era criança como os outros quatro principais também. O Zé tem postura de adulto e aspecto infantil, interessante! O Penadinho e a Alminha devem ser adultos nanicos, o Pixuquinha é criança, o Muminho não sei, os demais são adultos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Vampir certamente é um adulto baixinho como o Maurício.
      Penadinho é adulto também,já que em algumas HQs havia memórias dele vivo,que tinha noiva.

      A Turma do Arrepio era um grupo de "terror" mais profissional que a do Penadinho,porém esta última sempre tinha os melhores roteiros.Deve ser porque havia histórias que beiravam o universo adulto,dentro dos devidos limites,claro.Aliás,dizem que a TV Colosso era um programa muito bom por causa disso também,e entre os roteiristas estavam Angeli e Laerte,por exemplo,cujos quadrinhos de jornais e revistas eram bastante adultos mesmo.

      Excluir
    2. Julio Cesar, o Zé Vampir tem a estatura equivalente às da Mônica, Cebolinha e outros de sete anos, já o Mauricio deve ter por volta de 1.60m de altura, mas, o vejo como adulto apesar da aparência.
      Bom saber que Laerte e Angeli estiveram entre os roteiristas da TV Colosso, não sabia, realmente o programa foi muito bom, considero melhor que o Xou da Xuxa que tudo girava em torno da apresentadora, o infantil da Rede Globo tinha também dubladores do famoso estúdio Herbert Richers.
      Cheguei a ter algumas edições da Turma do Arrepio e via muita semelhança com a segunda versão do título Trapalhões, até que descobri que o cartunista César (não sei se possui acento) Sandoval foi responsável pela elaboração de ambos.

      Excluir
    3. Zé Vampir,Penadinho e Alminha seriam os únicos baixinhos de sua turma.
      Pelo que li da Xuxa,o programa infantil dela acabou(acabaram com ele) porque ela tinha se tornado um nome forte,uma instituição à parte em relação a Globo,e esta não admitia que alguém da emissora crescesse mais que ela.Por isso a opção pelo formato de atração apresentada por bonecos e sem aparência humana.

      Excluir
    4. O Zé Vampir e toda a Turma do Penadinho são adultos. Tinham conteúdos muito bons, hoje em dia agem como crianças mesmo sendo adultos, estão infantilizados demais.

      Excluir
    5. Marcos, introduzi a Turma do Arrepio no debate e o Julio Cesar fez um interessante comparativo com o núcleo do Penadinho que me despertou pro fato de que o Mauricio de Sousa poderia ter investido mais nos personagens assombrações, o Penadinho, o Zé Vampir, a Dona Morte e o Cranicola tiveram merecidos destaques na TM clássica antiga, os outros não foram levados tão a sério, o Lobisomem por exemplo, de vez em quando variava de aparência e sua forma humana teve várias aparências e nomes, um personagem que se tivesse sido padronizado daria muitíssimo certo, Frank, Pixuquinha e Muminho também poderiam ter ido bem mais longe se o cartunista quisesse.

      Excluir
    6. Até que os personagens do núcleo têm certo destaque, desses o Pixuquinha é o mais apagado, raramente aparece. O Muminho e o Lobi têm boas frequências, mas os outros aparecem mais. E o Frank tem tido bastante destaque atualmente.

      Excluir
    7. Sim, Marcos! Mas, na fase de ouro da TM, que é a fase que mais nos motiva debater, o Mauricio não deu a devida atenção pro Lobisomem ou Lobi, o personagem em sua forma assombrosa variava mais ou menos, ia do magro ao parrudo, sua pelagem quase sempre preta, algumas vezes alternou pro marrom e em sua forma humana variava bem mais e nome também, pelo menos uns cinco nomes creio que usaram com ele.
      Há uma história entitulada "Penadinho" onde o Lobisomem está com um aspecto entre espantalho e bicho-papão, seus pés parecem pantufas, com chapéu de palha e gravata estilo Didi Mocó, não faço ideia onde foi publicada originalmente, está republicada em Almanaque da Mônica 12 da Editora Globo, do núcleo, acho que o Lobi ou Lobisomem foi um dos últimos a serem criados, sei que o esqueletinho surgiu bem depois de todos, talvez seja até original do século atual, voltando pro Lobisomem (que é seu nome original, por sinal nada original), considero que faltou atenção com ele nas melhores fases.

      Excluir
    8. Ah sim, isso é. Mas a Turma do Penadinho não tinham traços definidos na fase de ouro, só padronizaram desenhos a partir dos anos 1990. Ate os anos 1970 quase não tinham histórias deles, passaram a ter mais destaque quando lançaram o gibi do Cascão em 1982. Quem mudava mais era o Lobisomem e o Frank, cada história apareciam de um jeito diferente.

      Excluir
    9. Sim, e no caso específico do Lobisomem, ele ainda se manteve despadronizado na década de 1990, pelo menos em sua forma humana, suas duas aparências se fossem se definindo gradualmente como foi com a maioria dos personagens da TM, seria o ideal, sua forma assombrosa até que foi mais ou menos assim, o que realmente vejo praticamente como desleixo é sua aparência humana variar tanto e com várias identidades, ficaria muito mais interessante se tivesse sido feito o correto e com certeza teria ido bem mais longe, como foram Penadinho, Dona Morte, Cranicola e Zé Vampir.

      Excluir
    10. Uma consistência na aparência do Lobisomem são os olhos azuis. Eles são de um tom de azul que na forma lupina parecem normais, mas na forma humana são diferentes dos outros personagens de olhos azuis que aparecem, não sei explicar por quê.

      Excluir
    11. Verdade, Mago Economista! Provavelmente cê se refere ao personagem atualmente, pois no passado ele teve várias aparências humanas, apareceu muito com olhos pretos ou castanhos, me parece que olhos claros também.
      Insisti no tocante pelo fato de o personagem ter sido um clássico da minha infância e não ter sido tão levado a sério como foram os outros quatro que citei, nos brilhantes 1980 ele foi vítima do descaso ou do desleixo, não há dúvida!

      Excluir
  2. As histórias antigas do Zé vampir eram boas demais,tinha varias piadas engraçadas sem o politicamente correto,eram muito boas,principalmente as da editora abril e os primeiros anos da Globo.Mas porque colocavam às vezes esses pontinhos brancos nos olhos dos personagens,quem era o artista que fazia essa arte?Na minha opinião eu acho que é o Alvim Lacerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do núcleo soturno da MSP também eram ótimas as HQs da Dona Morte,com politicamente correto e doses leves de humor negro.
      Ter a morte como personagem da turma do Penadinho trouxe muita inspiração para os roteiros de tal núcleo.

      Excluir
    2. Era muito bom a Turma do Penadinho, pena que mudaram tanto. O pontinho branco nós nós s vai de arte do estilo do desenhista e arte-finalista.

      Excluir
  3. Nunca entendi porque o nome dele é "Zé Vampir" e não "Zé Vampiro", com "o" no final. Você sabe Marcos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dele eu não sei,mas o caso do Cranicola é que vem do italiano Nicola(de pronúncia "nicóla"),e nomes italianos são muito comuns em São Paulo,terra da TM.

      O caso do Frank é óbvio e previsível,já outros personagens parecem não ter nome definido,como a múmia,o esqueleto e o lobisomem,que até foi mencionado numa HQ como "Lobisomem" mesmo.

      Não se preocupavam muito com nomes e suas HQs eram sempre creditadas a "Turma do Penadinho".

      Excluir
    2. Pessoal, tenho a remota teoria de que "Vampir" deriva de "Vladimir" de Vlad II Dracul que foi pai de Vlad, o Empalador, ou pai ou filho é tido como herói nacional da Romênia e creio que o filho inspirou o escritor irlandês Bram Stoker a criar o personagem Vladimir Drácula mais popularmente conhecido como Conde Drácula que invadiu a cultura pop de modo avassalador.

      Excluir
    3. Essa teoria do Xeclinghe faz sentido, ou simplesmente o Maurício achou mais interessante variar a palavra Vampiro pra não ficar óbvio demais. Só Maurício pra confirmar a sua inspiração pra dar nome dele.

      Excluir
    4. Originalmente Bram Stoker ia chamar o conde Dracula em seu livro de Conde Vampir ou Conde Vampyr. Isso está na introdução da edição que eu tenho do Drácula (editora Madras)

      Excluir
    5. Grande Mago Economista, agradeço muito mesmo! Agora sabemos com clareza o motivo da escolha do Mauricio de Sousa pelo nome de batismo (sem água benta) do personagem, excelente contribuição, agradecido!

      Excluir
  4. Excelente e hilária história, assim como muitas outras da Turma do Penadinho e várias outras da época.

    Aliás, Marcos, acho que só faltou adicionar uma informação dizendo que essa história teve uma adaptação animada em 1998, lançada no VHS "O Estranho Soro do Dr. X", o 3º volume da coleção "Vídeo Gibi Turma da Mônica". Se você não conhecia o desenho baseado nessa história, assista através desse link no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=1GN8XYbD0-g

    Fora isso, a postagem ainda está excelente, continue assim. Uma boa noite e um forte abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, apesar de eu já ter visto nem lembrava mais. Vou editar o post. Valeu por avisar e por ter gostado do blog. Abraço.

      Excluir
  5. Creio eu que puseram uma mulher por aquela tradição literária e cinematográfica do fetiche de vampiros atacarem mulheres por trás.
    Também pela visão de mulher como indefesa,o "sexo frágil",que ao ver algum monstro ou assombração,cai nos berros como no clipe de "Thriller".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado, Julio Cesar! E quando ligamos pra qualquer assistência técnica pedindo pra consertar algum aparelho de grande porte, os profissionais que nos atendem em domicílio são na maioria das vezes homens e quando são mulheres é raríssimo ser uma gata como a técnica sensual que atendeu o vampiro.

      Excluir
    2. Deve ter sido de fazer o contrário da ideia de mulher frágil. De fato, raríssimo ter uma assistência técnica mulher.

      Excluir
    3. O chega pra lá que ela dá nele com a porta da geladeira é engraçado demais, ela interpretou como uma cantada, na verdade até é, a diferença é que não é uma cantada trivial como as que ocorrem no núcleo da Tina, o pequeno assombroso tava cantando o seu almoço, o negócio dele é sangue, não importa o gênero.

      Excluir
    4. Verdade. Seja homem ou mulher, ele quer é sangue, sangue, sangue rs.

      Excluir
    5. Outro detalhe cômico é ter um aparelho telefônico instalado na parede de sua bolorenta residência com aspecto de telefone público, ainda por cima vermelho que foi a cor mais utilizada antigamente pra tal tipo de aparelho, atualmente se vê mais nas cores preto e azul.
      O Zé Vampir pouco se importa com falta de educação, até porque ele também parece não ter, apesar da maioria da classe vampiresca preservar refinamento de postura por pertencer à nobreza, pois a profissional em vez de apenas pensar que a casa é praticamente um museu, preferiu comentar e também quis saber se o Zé herdou algo mais de seu bisavô, realmente capricharam na comédia!

      Excluir
    6. O telefone parecendo orelhão talvez quiseram da rum ar mai antigo. Provavelmente o casarão também foi herança do bisavô dele. Tudo cômico, sem dúvida.

      Excluir
    7. Ela foi sem educação ao dizer: "Coitado! Ele não tinha mais nada, na vida?", ou seja, querendo saber mais do que deve, herança costuma ser assunto de foro estritamente privado, não se comenta aprofundadamente com desconhecidos, muito bedelhuda!
      Não foi alho ou crucifixo e nem água benta que o pulverizou, foi o valor do serviço prestado, sinal que dinheiro importa pro Zé Vampir, chumbo trocado não dói, ele deu o cano e continuou faminto, ela trabalhou de graça e saiu com o pescoço ileso, em um copo d'água pela metade, ambos podem focar nas duas metades, perderam e ganharam.

      Excluir
    8. Fofoqueira mesmo rsrs. Perdas e ganhos, mas ela fica em dinheiro, mas pelo menos continuou viva, dinheiro consegue depois com outro cliente.

      Excluir
    9. E de Zé pra Zé, o único que realmente entende as agruras do Zé Cremadinho é o Zé Vampir que volta e meia sofre pulverizações. Se bem que há uma história em que o único que trata o Zé Cremadinho com atenção, cuidado e respeito é o Penadinho, o Zé Vampir que se diz alérgico à poeira, quando se aproxima de seu xará, espirra em cima dele espalhando-o pelo chão, felizmente o Penado o junta novamente, acho que é a primeira aparição dele, os maiores transtornos do Zé Cremadinho são garis e ventanias, se bem que os garis juntam o que os ventos espalham e separam, contudo, a queixa do personagem em pó com a classe da varrição pública é que o juntam com outros resíduos e o jogam nos carrinhos de lixo dificultando sua recomposição.

      Excluir
    10. Zé Cremadinho passava vários sufocos, era engraçado.

      Excluir
    11. Outro que também não teve aparência definida é o médico legista e cientista inventor do Frank, quiçá tenha atualmente, mas, quando o núcleo prestava, sua aparência alternava à revelia.
      Interessante que quem criou o monstro foi a escritora Mary Shelley, outra figura assombrosa que invadiu a cultura pop e que saiu de uma mente feminina brilhante, algo inusitado pra quando ocorreu, múmia egípcia com status de assombração não faço ideia em qual mente brilhante surgiu, o mito do homem que em noites de Lua cheia adquire características de lobo, se tornando assim o clássico lobisomem, deve ser impossível sabermos quem de fato o criou, podemos saber quem o romantizou, pois das quatro clássicas assombrações, é a mais difundida pelo fato de ter se originado primeiro, várias pessoas menos esclarecidas de várias culturas mesmo nos dias atuais sustentam o mito com total convicção de que é real, seguramente o mito deve ter mais de 500 anos e com certeza mais de uma origem, agora, é plausível que algum sagaz escritor provavelmente do século XIX tenha romantizado o mito introduzindo-lhe aversão à prata. Múmias egípcias vivas, vampiros, lobisomens e o abominável e querido Frankenstein firmaram seus tenebrosos pés na cultura pop do século passado e permanecem firmes na cultura pop atual, há muito estão imortalizados e na ficção os únicos realmente vivos são os lobisomens.

      Excluir
    12. Sim, o cientista criador do Frank não tinha traços definidos. A Turma do Penadinho inteira, com exceção do Penadinho, sempre apareciam diferentes até os anos 90.

      Excluir
    13. Mesmo assim, Marcos, gosto muito do núcleo de antigamente, como sou detalhista, apenas exponho um olhar crítico sobre cada personagem, o Lobisomem me fascinava porque enquanto humano às vezes tinha medo de assombrações e em sua forma lupina interagia muito bem com todos do núcleo, há até uma história em que sua forma humana não se lembrava de nada do que sua forma animalesca fazia e vice-versa, sofria amnésia. Nos casos da Alminha, Dona Morte, Zé Vampir, Muminho e Cranicola as variações nas aparências eram bem sutis, com aparências definidas ou não todos eram muito divertidos.

      Excluir
  6. Essa histórinha eu só conhecia do filme O Estranho Soro do Dr. X,com o tempo eu percebi que a maioria dos filmes e episódios da Mônica vinham dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a grande maioria dos filmes vieram de quadrinhos e essa foi mais uma. Nem lembrava mais que essa história tinha virado desenho animado.

      Excluir
  7. Quem era o desenhista responsável por esse traço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, eles não colocavam créditos aí difícil saber.

      Excluir
  8. Você esqueceu de falar que a palavra "Diacho!" também é citada, não se pode mais falar disso na MSP.

    ResponderExcluir