quinta-feira, 23 de julho de 2020

Capa da Semana: Cascão Nº 316

Mostro uma capa com um detetive analisando o cabelo do Cascão atrás de pistas por ser semelhante a uma impressão digital e Cascão não gostando nem um pouco. Curiosamente, o cabelo do Cascão é feito por impressão do desenhista Sergio Tiburcio Graciano e com a arte-final dá o efeito que a gente vê nos gibis para dar impressão de um cabelo crespo e com sujeira, justamente como o Mauricio desejava. Tinha vezes que ficava nítido que era uma impressão digital por não terem finalizado direito. Sergio Graciano era um dos funcionários mais antigos da MSP, morreu em 2019, mas deixou sua marca nos gibis com esse efeito no cabelo do Cascão.   

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 316' (Ed. Globo, Fevereiro/ 1999).


34 comentários:

  1. Em As Melhores Piadas do Cascão nº3 de 1985 há uma tira de dois quadrinhos com esta piada, grande Sérgio Graciano, que Deus o tenha! O que seria do cabelo do sujão se não fosse a "impressão" do Graciano, o toque de mestre do profissional, um borrão acidental que deu muito certo, deixou sua marca em seu RG e no personagem, contribuiu muito pra MSP de modo geral. Ele aparece bem dichavadinho entre vários outros colaboradores na capa de Cebolinha 120 de 1982.
    Marcos, o nome dele na rede aparece com e sem acento, qual é a grafia correta afinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas tiras inspiraram capas ou vice-versa. Pois é, foi borrão acidental e deu certo. Virou a marca registrada do Cascão. Não sei dizer se nome dele tem ou não acento, acho que é sem.

      Excluir
    2. Marcos, falando em colaboradores que fizeram história na MSP, cê sabia que Reinaldo Waisman foi também um supercolaborador dos trabalhos da Xuxa?

      Excluir
    3. Sabia! Inclusive ele saiu da MSP pra trabalhar nos gibis da Xuxa. Era supervisor geral,tinha a função do Mauricio nos gibis da Turma da Mônica.

      Excluir
    4. Sim, e segundo o que li, além dos quadrinhos ele também contribuiu muito pros cenários do Xou da Xuxa, criou o personagem Moderninho, boa parte das artes das capas dos LPs dela foi ele quem produziu, deve ter feito outras paradas mais a serviço da loira que desconheço, fez história com dois gigantes do entretenimento.
      Marcos, "Como atravessar a sala" foi a primeira aparição do Reinaldinho? O personagem não firmou pé na TM, apesar de que tinha potencial pra tal, pois participou de duas histórias realmente marcantes em 1985, deve ter tido outras aparições no tempo em que os gibis da TM eram publicados pela Abril, ainda apareceu esporadicamente na década seguinte e às vezes mudavam seu nome pra "Ronaldinho", há uma HQ de abertura da Mônica de 1999 em que ele dá as caras, se teve aparições posteriores, desconheço.

      Excluir
    5. Isso. Moderninho inclusive era ele que interpretava, a voz era dele. Durante a Editora Abril quase sempre o garoto fofo que as meninas gostavam era Reinaldino, com versão mirim do Reinaldo. Depois na Globo foram outros meninos com nomes variados a cada história. Em 1997 em diante voltaram com Reinaldinho, mas bem de vez em quando, Luca também ficou incluso na lista de garotos fofos a partir dos anos 2000.

      Excluir
    6. Verdade, mas, como o Reinaldinho surgiu no final da fase Abril, houveram anteriormente muitos meninos que estremeceram com as garotas, o Reinaldinho foi o primeiro efetivado.
      Creio que a proposta inicial era mantê-lo como o boa-pinta oficial do bairro, aquelas HQs de 1985 apontavam pra isso, parecia que bombaria pelo menos uns cinco anos consecutivos, como o Waisman saiu da MSP, o personagem conheceu o limbo precocemente, saindo esporadicamente dele.
      Marcos, tô só teorizando o motivo da precoce queda do personagem, talvez foi nada disso.

      Excluir
    7. Desde final dos anos 70 tinha o Reinaldinho nós gibis quando tinham histórias de meninas gostando do garoto mais fofo da rua. E o Reinaldo Waismann gostava também de colocar suas caricaturas em vilões de histórias, normalmente homem com cabelo loiro e encaracolado e dentes sempre a mostra. Era legal. Quando ele saiu da MSP aí tiveram que terminar tudo isso. E quando retornaram com o Reinaldinho em 97 deve ser porque ele já não tinha mais contrato com a Xuxa. Ele não voltou pra MSP, mas deve ter autorizado colocarem Reinaldinho de novo. Palpite meu.

      Excluir
    8. Não sabia que o Reinaldinho surgiu no final dos anos 70, imaginava que sua primeira aparição fosse na história de abertura de Mônica 186 de 1985, ele aparece também em histórias de 1986 e 87, depois dá uma longa hibernada, tá explicado então o motivo de terem mudado seu nome pra "Ronaldinho" em "Simpatias do amor..." de 1999, ou seja, é ele, mas, também não é, confuso, porém compreensível já que o Waisman não voltou a trabalhar na MSP.

      Excluir
    9. Uma das mais antigas que lembro com o Reinaldinho é uma que a Magali fica com a cabeça presa em um livro quando a Mônica fecha o livro com força bem na cara da Magali e justamente no dia que ela ia se encontrar com o Reinaldinho. E tiveram outras com ele no início dos anos 80.

      Excluir
    10. Deve ser sem sombra de dúvida uma HQ bem engraçada! Uma que conheço chama-se "Como elogiar bem", creio que seja de 1976, tem um tal de Fausto Alberto que possui grandes olhos azuis ou verdes, cabelos cacheados e loiros e em algum momento da historinha a grossa da Mônica abre a boca do coitado pra ver seus dentes, depois de tanta estupidez cometida por ela para com ele, o pobre fica estropiado se assemelhando com a Maria Cascuda na mesma década, apesar do nome ser bem diferente, talvez foi baseado no roteirista, um protótipo do Reinaldinho quiçá, a história é supimpa!

      Excluir
  2. Essa capa é muito boa,tem a velha piada com o cabelo do cascão que parece uma impressão digital.Sabia Marcos que o seu blog foi mencionado em um vídeo do canal Tudo sobre a turma da Mônica?Eu só queria te avisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal essa. E não sabia disso, foi em qual vídeo do canal?

      Excluir
    2. Olha Marcos,se eu não me engano,acho que foi no vídeo William responde #1.

      Excluir
  3. Engraçado que antes do falecimento do Sérgio, eles haviam publicado uma história de despedida dele meses antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia disso. Pelo visto deve ter sido homenagem e depois coincidiu com a morte dele.

      Excluir
  4. Aí está parecendo uma palha de aço usada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá mesmo. Sem nunca tomar banho é o jeito ficar assim kkkk

      Excluir
    2. O Cascão quando aparecia limpo em sonhos, até mesmo fora deles quando o que eliminava sua sujeira era algum tipo de mágica ou alguma fórmula científica, ou em capas de gibis como é o caso de Cascão 68/Abril e 28/Globo, seu cabelo aparece sempre liso dando a entender que o aspecto crespo era devido à sujeira, contudo, o pai do Cascão que toma banho todos os dias tem o cabelo crespo igual ao do filho.

      Excluir
    3. Sabe que nunca tinha pensado nisso,Xeclinghe?
      Pior era antigamente,quando a mãe tinha as bochechas sujas como as dele!

      E me ocorreu agora de lembrar de uma velha passagem de uma HQ,quando Cebolinha quis dizer que o Cascão era um porquinho sujo,mas acabava saindo quase o oposto...

      Excluir
    4. Antigamente, até o primeiro semestre de 1983, tanto a mãe quanto o pai dele tinham bochechas sujas, e a mãe passou de feia pra bonitona também em 83, na história de encerramento de Mônica 126 de 1980 ela aparece bonita e com bochechas sujas e o mesmo ocorre em uma HQ de miolo de Cascão 18, edição publicada no primeiro semestre de 1983, portanto, ainda não tinha sido efetivada como bela, apareceu feinha depois, até firmar os pés de vez na condição de bonitona ainda no mesmo ano.
      Como o Cebolinha é um "lambdófilo" (Lambda ou Lâmbda-"Λλ" maiúsculo e minúsculo-do grego moderno equivale ao nosso "L"), ou seja, só pronuncia o "R" quando é a última letra de qualquer palavra, "porco" pra ele se torna "polco" que foneticamente tem o mesmo som de "pouco" referente à quantidade, pra evitar complicação e ser objetivo é só usar a palavra "suíno" pra se referir pejorativamente ao Cascão.
      Muito pior que o Cebolinha é o Elmer ou Hortelino do Looney Tunes, nem "R" final ele pronuncia.

      Excluir
    5. Curioso o pai do Cascão tomar banho e aparecer de cabelo crespo e o Cascão limpo com cabelo liso. Mas a genética da família é cabelo crespo, a mãe dele também não tem cabelo liso, acho que colocam só Cascão com cabelo liso pra fazer piada que ficou extremamente limpo na hora e com cabelo molhado, mas depois de seco voltaria a ser cabelo crespo. Antes a mãe do Cascão era a cara dele só que de saia, depois mudaram.

      Excluir
    6. Hortelino/Elmer?Sim!♫"Agola eu vou caçal,agola eu vou caçal..."♫ Aliás,na TM temos personagens que falam "elado",mudos,mas não tem nenhum gago!Imaginem só!

      Aconteceu com a mãe do Cascão o mesmo efeito "Tina".Aliás as mães dos personagens-núcleo da turma são gatas,menos a do Cebolinha.

      Excluir
    7. Julio Cesar, não confunda o Hortelino com o Gaguinho! Personagem gago nos quadrinhos dá prejuízo, requer mais espaço pros balões, o Mauricio é safo, tá pensando o quê?! Brincadeira!
      As mães da Mônica, Franjinha, Magali, Dudu e Cascão são flores do campo, as mães do Cebolinha, Zé Luís e Titi com todo o devido respeito estão mais pra tiriricas do brejo, a mãe do Cascão jogou no time das tiriricas por um bom tempo.

      Marcos, a mãe do Cascão realmente foi como cê falou, era seu filho bem mais alto de saia ou de vestido, porém, durante a fase feia ela dava umas recaídas e ficava bonita mantendo o rosto sujo, mesmo assim a feiura insistia até que resolveu ficar bonitona de vez. Tenho dúvida se seu cabelo é crespo ou se seria um anelado ou cacheado grosso, refiro-me à espessura grossa dos fios capilares, já o pai de seu rebento que também é seu esposo possui cabelo nitidamente crespo.
      Nas histórias que abrem as edições do Cascão números 27 e 28 a Lurdinha aparece bonitona crente que já tava efetivada assim, ainda deu uma tiriricada pouco depois na história de abertura de Cascão 33 de 1983, acreditam? Porém, de rosto limpo, depois o Mauricio finalmente decidiu que ela jogaria mesmo é no time das flores.

      Excluir
    8. A mãe do Cascão estreou bonitona em Cascão 24. O cabelo dela considero cacheado grosso. A mãe do Roo também era eia, era bem parecida com a mãe do Titi.

      Excluir
    9. Desculpe, Marcos! Quem é Roo? Cê só pode ter digitado errado, tentei traduzir e o que me veio à cabeça foi o Groo que não é nosso patrício, é personagem gringo, ele sim deve ter mãe jaburu.
      Marcos, em Cascão 18 de 1983 na historinha "Ufa.... Escapei!!!" (primeira vez que vejo reticências com quatro pontos em uma HQ) a mãe do Cascão aparece bonita, de rosto sujo e com lenço cobrindo totalmente seus cabelos, bem antes em Mônica 126 na HQ "Eu lavo a minha mão!" ela aparece exatamente com o mesmo aspecto, o espaço de tempo entre as edições são de mais ou menos dois anos e meio, conhece as histórias ou pelo menos uma delas?

      Excluir
    10. Não,eu não confundi,apenas lembrei do Gaguinho,o primo norte-americano do Chovinista.

      E até a mãe do Chico Bento eu acho um tanto atraente,o que acham?

      "Roo" seria Rolo?Realmente parece a mãe do Titi,puxando pela memória.

      Excluir
    11. Você matou a charada, Julio Cesar! Tava procurando somente no núcleo da Mônica, ela também é gordinha, verdade! O problema não é ser gorda, é que todas têm uma pegada mais de coroa à moda antiga, tipo casou, relaxou, diferentes das mães esbeltas que regulam idades com elas e possuem sex appeal. A Cotinha também por muito tempo foi tiririca do brejo, entrou pro time das bonitas mais ou menos concomitante com a Lurdinha, a mãe caipira possui uma beleza rústica, mais ibérica.
      O Gaguinho é o primo antropomorfizado do Chovinista, tipo Pluto e Pateta, ambos são cães, porém, o Pateta tem hábitos e necessidades de humanos.

      Excluir
    12. Eu quis dizer Rolo, deu problema no teclado na hora. Corrigindo: A mãe do Rolo também era feia, era bem parecida com a mãe do Titi.

      Excluir
    13. Xeclinghe,aí entrou em mais uma polêmica,no caso do Pluto e Pateta.E circula na Internet uma famosa imagem antiga da Minnie Mouse demonstrando medo e nojo de um...rato!Aliás,a Minnie é antropomorfa,mas ficava de peito nu antigamente,só se vestia de saia.
      Essa da Minnie,do Pluto e do Pateta ninguém explica,mas já explicaram o porquê de o Donald ser o único pato com voz de pato.O que ainda não se explicou dele foi o motivo de não sentir vergonha das partes baixas expostas quando de blusa,mas sem ela passa a ter!

      Excluir
    14. O caso de como se vestem os patos e outras aves da Disney é realmente um paradoxo, quando vão em praias e piscinas sempre cobrem suas bundas e no dia a dia andam sem calças, calções e saias e a nudez pra eles é como cê falou, costas, abdômen e tórax descobertos em público não estando em ambientes como praias, cachoeiras, piscinas, etc é motivo de sentir pudor, pois fica-se totalmente nu, o seminu da cintura pra baixo é normal em Patópolis para os patos, gansos e outras aves antropomorfas que lá vivem, o Professor Pardal e aquele pelicano aviador sempre usam calças e a Maga Patalójika sempre está de vestido, já para os mamíferos antropomorfos de lá como cães, gatos, ratos, etc me parece proibido o seminudismo da cintura pra baixo, em Ratópolis não sei se é igual. Uma explicação plausível para a voz do Donald ser a única realmente semelhante com o grasnar que os patos emitem é que ele foi o primeiro pato da Disney, todos os outros patos e outras aves surgiram depois dele, digamos que ele fala grasnadamente por seu primitivismo, ele seria o elo com os patos que se comportam como patos, que não sofreram evolução antropomorfa.
      A Minnie como também é antropomorfizada, quando vê um irmão roedor de quatro patas, não o vê como um semelhante e se comporta como uma mulher. Em dado momento decidiram que como ela é uma rata adulta, o topless que a princípio soava inocente, com o passar dos anos passou a soar indecente. No primitivismo de cada personagem dos quadrinhos e animações do século XX podia-se quase tudo.
      Por que será que Mickey, Minnie, Metralhas, Clarabela, Pateta e muitos outros da Disney que não são aves usam luvas? E por que somente luvas brancas? Acho que o Nestor é a única ave da Disney que usa luvas. O Pica-Pau e o Pernalonga que não são da Disney também usam luvas brancas.

      Excluir
    15. Sim,nos primórdios da Disney Mickey fumava e bebia,o Pica-Pau dos primórdios não usava luvas,o Popeye dos primórdios não comia espinafre e tinha uma força mega-descomunal,a ponto de que tudo que He-Man fazia com dificuldade e esforço,o marinheiro fazia mole,mole como se rasgasse papel(não achei comparação melhor).Ainda no Popeye,no episódio de sua estreia rolou uma participação especial da Betty Boop,bem "caliente" por sinal.A propósito,ela surgiu nos desenhos como uma cadela bem antropomorfizada e mais tarde virou humana.

      Excluir
    16. Conheço o episódio do Popeye que tem a participação da Betty Boop, só não sabia que foi o episódio de estreia do marinheiro, novidade também é saber que originalmente ela era uma cadela, interessante!
      Quando o Pica-Pau não usava luvas, era tão doidão que parecia um drogado.
      Sei que o Super-Homem originalmente não voava e sim dava supersaltos pra se deslocar em grandes distâncias, assim como faz o Hulk, como o Super abandonou os pulões e começou a voar, Stan Lee e Jack Kirby surrupiaram a ideia introduzindo-a em seu personagem monstro que foi criado 23 ou 24 anos depois da criação de Jerry Siegel e Joe Shuster.
      Nas animações bem antigas eram comuns cenas que praticavam racismo com personagens negros.
      Há um episódio do Patolino onde um gavião ou falcão é um general nazista, aparece sem o menor pudor a suástica nazista umas três ou quatro vezes em forma de bandeira e emoldurada em quadro, acho que o personagem também a carrega na farda, aí já não tenho certeza.
      Falando em He-Man, o personagem Zodac na animação era um defensor do universo, pertencia às forças do bem, já na versão dos quadrinhos o personagem aparecia como vilão, inclusive nos encartes dos bonecos da coleção Masters Of The Universe (MOTU) da Mattel/Estrela também vinha constando que o viajante intergaláctico era um aliado de Esqueleto, sempre me intrigou tamanha esquizofrenia.

      Excluir