sábado, 4 de julho de 2020

Cascão: HQ "O Dia 'B' (De Banho)"

Em julho de 1990, há exatos 30 anos, era lançada a história "O Dia 'B' (De Banho)" em que a turma toda resolve dar banho no Cascão a todo custo. Com 8 páginas, foi história de abertura publicada em 'Cascão Nº 91' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Cascão Nº 91' (Ed. Globo, 1990)
A turma se reuniu para dar tentar banho no Cascão. Mônica e Magali estão atrás de uma moita e avistam alguém surgindo e jogam água de balde nele. Quando elas veem, era o Cebolinha, que apareceu primeiro, avisando que tinha chamado o Cascão e ele já estava vindo.


Mônica manda Cebolinha se esconder atrás da moita. Aparece o Cascão, a turma está escondida e ele estranha de não ter ninguém lá. Ele se abaixa pra pegar um trevo de 4 folhas e acaba a turma molhando uns aos outros e Cascão escapa do banho. Cascão percebe que eles estão querendo dar banho nele, Cebolinha pega uma mangueira e manda Franjinha abrir a torneira, Cascão imediatamente antes de fugir, coloca o seu guarda-chuva na saída da mangueira, que incha e explode, molhando todo mundo.


Cascão encontra o Titi, que pergunta qual a pressa dele. Cascão fala que a turma toda cismou de dar banho nele, primeiro com baldadas, depois esguicho. Nisso, Jeremias estava em cima da árvore preparado para jogar água do balde, só que quando o Titi dá o sinal, Cascão desvia para o lado, demonstrando como havia escapado do banho, e acaba o Titi molhado.Cascão vê que eles queriam dar banho nele também e os chamam de traidores.


A turma se prepara para dar banho no Cascão de qualquer jeito e se escondem na espera do Cascão. Cebolinha reclama que estão esperando por 1 hora e Mônica diz que ele vai precisar passar lá para voltar para casa. Eles veem Cascão surgindo e quando ele passa, finalmente conseguem molhá-lo e comemoram. Cebolinha pergunta para ele como se sente depois do seu primeiro banho, ele chora e para a surpresa de todos era uma pegadinha: era apenas um menino com máscara do Cascão e reclama que foi por isso que ele havia dado a máscara e Cascão dá gargalhada de longe ao verem que conseguiu enganar a turma.


Todos ficam com raiva e correm atrás do Cascão. Ele corre tão rápido que não conseguem alcançá-lo. Cebolinha percebe que ele está indo no caminho de um buraco cheio de água coberto com folhas para disfarçar, mas acaba é a turma caindo no tal buraco e Cascão dá mais gargalhada deles. Mônica volta a correr atrás do Cascão e ele para em frente a um rio. 

Na hora que a turma ia dar um empurrão para o Cascão cair no rio, a turma começa a espirrar muito, ter tosse e dor de cabeça. No final, eles ficaram gripados de cama por terem se molhado demais e Cascão fica livre deles brincando na rua dizendo para eles que isso é o que dá de gostar de tomar banho. 


História legal autêntica com a turma toda fazendo plano infalível para dar banho no Cascão. Fizeram de tudo, mas não teve jeito e Cascão continuou sem tomar tomar banho e a turma ainda ganhou grande gripe como castigo. Foi bom ver as estratégias deles dando errado, a parte do menino com máscara do Cascão tomando banho no lugar enganando a turma foi demais. E ainda ensina que se encharcar demais com roupa no corpo acaba pegando gripe.


Eu gostava quando tinham planos contra o Cascão e até para outros personagens de acordo com seus interesses, sem ser contra a Mônica. Não apanhavam no final, mas acabam dando se dando mal do mesmo jeito. Planos contra o Cascão eram os melhores, cara que ele fazia ao ver que estavam querendo dar banho nele era demais. Planos contra Magali eram muito bons também. 

Teve bastante movimento parecendo desenho animado como os do Piu-Piu & Frajola, Pernalonga, Tiny Toon, etc, com vilões  fazendo tentativas fracassadas uma atrás da outra para pegarem o protagonista. Pena que durante a história Franjinha e Jeremias sumiram, ficando só Mônica, Cebolinha, Magali e Titi querendo dar banho no Cascão. O título foi um trocadilho com a expressão "O dia D" (decisivo) que resolveram explicar que era "B" de banho.


História assim hoje é impublicável hoje. Por um lado, para o politicamente correto é errado o Cascão não querer tomar banho, já descartaria isso. Por outro lado, também é errado a turma querer dar banho contra a vontade dele, agindo como vilões. No caso seria o Cascão que teria que tomar banho por conta própria, sem ser obrigado. No dia que quiserem dar banho no nele nos gibis, será por vontade própria dele e não por planos da turminha ou vilões querendo dar banho. Com isso, eles não fazem mais histórias da turminha planejando dar banho e nem fazer bullying com cheiro dele, no máximo vilões fixos querendo dar banho nele e mesmo assim com restrições. A turma gripada no final  e Cascão afirmar que foi porque gostam de tomar banho também não seria bem vindo.


Os traços ficaram muito bonitos, com direito a curva nos olhos sem serem pintados de branco em alguns momentos, ficando bem fofos. Dava gosto de ver desenhos assim. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

50 comentários:

  1. kkkkkkk Adorei! Nas histórias de antigamente o Cascão não tinha descanso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, todo mundo queria dar banho nele Eu gostava.

      Excluir
  2. Gostei dele obstruindo a passagem de água da mangueira com o guarda-chuva, pra escapar da água o Cascão sempre surpreendia, normalmente o personagem mais indicado pra se passar como Cascão é o Xaveco, na história acima foi um menino desconhecido. Magali e Mônica confundiram o Cebolinha com o Cascão, talvez pelo fato de ambos terem as nucas peladas, de qualquer modo, estão precisando de óculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época não tinha xaveco como dublê, qualquer um podia ser,até desconhecidos. Mônica e Magali precisariam de óculos mesmo kkk.

      Excluir
    2. Tem razão! Interessante também observarmos a aparente e suposta desistência do Jeremias e do Franjinha da empreitada, em várias histórias antigas ocorreram a mesma coisa, começavam mostrando oito, nove personagens e com o decorrer reduziam pra seis, cinco sem motivos aparentes, dando a entender que ainda estariam atuando, mas sem serem focalizados. Partindo de tal premissa podemos deduzir que Franjinha e Jeremias foram até a conclusão da historinha e também se resfriaram, mas, é também plausível que tenham desistido e se livraram da roubada que é se resfriar. Cabe a cada leitor imaginar o que lhe for mais conveniente.

      Excluir
    3. Sim, isso acontecia as vezes e fica na imaginação de cada um. Acho que eles ainda estavam na história, só não foram focalizados.

      Excluir
    4. O Xaveco era mestre de sumir assim, até com a Magali já aconteceu.
      Jeremias e Franjinha podem ter puxado o carro na quinta página entre o espaço de tempo do primeiro quadrinho para o segundo, vai de cada interpretação.

      Excluir
    5. Isso aí, vai de cada interpretação.

      Excluir
  3. Também foi produzida uma HQ do Cascão chamada "O Dia 'D'",em que o SOL tenta dar banho nele,tendo combinado um plano com um exército de gotas d'água.É de 1991 ou 92,por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio Cesar, é de Cascão 129, foi a última edição dele publicada em 1991.

      Excluir
    2. É legal essa "O dia D". Cascão passava sufoco nas histórias dele, até com o Sol, nuvens, tudo queria dar banho nele.

      Excluir
    3. Tem também "Uma supermissão para uma nuvenzinha", apesar de ser uma nuvem celestial, ela persegue o garoto de tal modo a ponto de ele ir parar em um deserto, lá ela se vê numa sinuca de bico ao se deparar com um sujeito implorando por água, por ser de origem divina ela quebra o protocolo da programação e atende ao clamor do necessitado chovendo em cima dele, se esvaindo completamente e deixando o Cascão invicto e em paz.
      Vejam como são as coisas, Deus guiou o menino pra matar a sede do homem que escapou da lista da Dona Morte. Aleluia!!!
      Será que leitores ateus se tornariam fiéis depois de lerem essa divina historinha?

      Excluir
    4. Conheço essa HQ!Começa com um santo(?)manejando uma máquina,da qual sai uma nuvem com vida própria,não é isso?

      Excluir
    5. É legal essa da nuvenzinha. Histórias do Cascão enfrentando nuvens de chuva eram engraçadas. Essa por dar ideia de religião não fariam de novo.

      Excluir
    6. Mais ou menos, Julio Cesar! O quadrão de abertura mostra um anjo funcionário operando uma máquina produtora de nuvens, depois aparece o Gabriel com um porrilhão de cartas pro São Pedro (vejam como antigamente os Correios já eram bastante eficientes), cartas que as pessoas escrevem pedindo ajuda, pedindo chuvas, outras pedindo pra parar com as chuvas e muitas delas pedindo pro santo dar um jeito na imundície do Cascão, atendendo a pedidos ele autoriza a criação de uma nuvem teleguiada que acaba rompendo com sua diretriz primária por uma causa realmente nobre que foi dar água a quem tem sede em vez de dar água pra quem é um legítimo, autêntico e genuíno ensebador, Pedrão se equivocou ao pensar que tava no comando, pois quem tava mesmo era "o Cara lá de cima" como dizia Maria da(s) Graça(s) Meneghel que também atende pela alcunha de "Xuxa".

      Excluir
    7. Sim,é essa mesmo!
      E puxando pela memória,depois que a nuvem desistiu do Cascão para chover no homem sedento no deserto,ambos disseram,simultaneamente:"ufa,salvo!".Um por ter conseguido água,outro por ter se livrado dela.

      Excluir
    8. Exato! Até que o resumo da sua pergunta se aproximou bem da síntese da HQ, me equivoquei quando te respondi "mais ou menos", cê citou três dos seis principais elementos que formam a trama, são eles: santo, máquina, nuvem animada em vez de inanimada, grande volume de cartas pedindo pra molhar o Cascão, deserto e o sujeito clamando por água, os três primeiros estão na sua pergunta.

      Excluir
  4. É,os planos "infalíveis" não eram só contra a Mônica não,também eram frequentes contra o sujinho da turma.
    Mas contra a Magali também?Só se forem de trolagem,não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiveram planos do Cebolinha pra tirar o apetite da Magali. Claro que com Cascão era mais frequente, mas acontecia com Magali as vezes.

      Excluir
  5. Que coincidência, estava lendo esta edição estes dias aqui. Revista muito boa, excelentes histórias e traços, valia cada centavo que pagavamos. O ano de 1990 foi o ano em que mais comprei revistas, ou seja, tenho a maior parte das edições que foram publicadas naquele ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ano de 1990 foi fantástico pra turminha, só tinham gibis bons, era raro ter algo mais pro mediano. Eu também adoro esse gibi.

      Excluir
    2. Pessoal, sei que é algo subjetivo o que vou dizer, perfeitamente compreensível se discordarem. Apesar de gostar muito dos gibis da TM do período 1991-1996, considero 1990 o último ano do apogeu dos traços da Turma da Mônica, de janeiro a dezembro do primeiro ano da década o capricho ainda imperou, traços medianos começaram a ser mais freqüentes a partir de 1991, os anos 90 oscilam bem entre traços exuberantes e até uma relativa falta de capricho, é assim que vejo os traços da TM na última década do século XX. Considero 1970-1990 o período mais fantástico da TM em vários aspectos, não somente nos traços, nos primeiros anos dos 1970 os personagens são feios ou pelo menos são considerados assim por muitos, adoro aqueles traços pontudos do início da década.

      Excluir
    3. Em relação a traços prolongo até 1991 ter traços iguais, não teve mudanças. Depois eles passaram a criar aos poucos novos estios de traços característicos dos anos 90, outros ficaram de lado. Parece que Rosana desenhava histórias dela até 1991, depois ela ficou só com roteiros, então deixamos de ter os traços dela e a turma ganhou outros tipos de traços ao longo da década.

      Pra mim, o que tirou um pouco o encanto nos anos 90 não foram nem traços, e, sim, cores e tipo de papel que estavam diferentes. Embora viviam trocando de cores na Globo, mas a partir do segundo semestre de 1991 mudaram, com cores mais escuras mais pro final do ano e piorou em 1992. Depois foram mudando até deixar cores mais fortes. Gostava mais das cores pasteis até início de 1991. Mas o que importa mesmo são os roteiros e eram muito bons até 1996.

      Excluir
    4. As cores confesso que sempre gostei tanto da Abril quanto da Globo, mas, o sistema de cores da Editora Abril apesar de ser bem mais perecível e muitas vezes as cores ficarem mal enquadradas, ou seja, cores que não respeitavam os limites dos traços, me atrai mais, deve ser porque vejo como a melhor fase da Turma da Mônica, não sei dizer com exatidão o motivo da preferência, sei que me atrai mais aquelas cores que desbotam com o passar do tempo, é mais perceptível o desbotamento em tons de marrom e tons de cinza, também brilham de velhice, destaca-se mais com o preto embora ocorra com outras cores tanto claras quanto escuras, o tipo de papel que se utilizava nas revistinhas da Abril fica na velhice mais úmido que os tipos utilizados nas revistinhas da Globo, não sei se é pelo contato com as tintas que desbotam e brilham com o passar do tempo ou se é da constituição do papel envelhecido mesmo. Os gibis antigos da Editora Globo suportam melhor a ação do tempo.
      Apesar de curtir muito as revistinhas da TM de 1991, considero que o ano abriu pro flexível, ou seja, a MSP passou a ser menos exigente com relação aos traços a partir de 1991, alternando traços ligeiramente medianos com traços exuberantes, belíssimos do nível do ano anterior e do nível dos anos 80.
      De qualquer modo 1991 é o cara! Não repare, Marcos! Às vezes trato os anos como se fossem pessoas, pelo fato de gostar muito de História, adoro datas!

      Excluir
    5. É, na Abril muitas vezes ficam as cores mal enquadradas, pelo menos confirma que eram feitas a mão. Ficam desbotadas também, o papel oleoso permitia isso. Se bem que as cores dos gibis Globo de meados de 1987 ficam bem desbotadas, não acredito que eram tão apagadas quando lançadas, foram e perdendo com o tempo... 1991 foi um ano muito bom, gostei muito.

      Excluir
  6. Se bem que teve desenhos de 2010 e 2013 que mostravam a turminha querendo dar banho no Cascão contra a vontade dele ou querendo que ele fosse limpo, só que isso é muito mais raro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época er amais raro, uma vez ou outra ainda tinha. Como cada ano que passa eles aumentam o politicamente correto, nos últimos anos não vi mais histórias assim. O que tinha 7, 10 anos atrás, não tem hoje.

      Excluir
  7. Ih! Essa jornada de dar banho no Cascão é difícil e impossível,foi uma história bem divertida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, curto bastante.

      Excluir
    2. O dia que tiver uma histórinha do Cascão tomando banho vai ser muito legal.

      Excluir
  8. Essa história mostra que as histórias antigas do cascão eram as melhores,e essa história explica perfeitamente isso.E obrigado Marcos e Xeclinghe por responderem meu comentário na postagem anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha, Luiz! Também volta e meia me surgem dúvidas com relação à TM, provavelmente cê poderá me esclarecer alguma dúvida também, aqui somos uns pelos outros.

      Excluir
    2. Claro se você tiver alguma dúvida,eu te respondo

      Excluir
    3. Sem dúvida eram melhores, sem comparação. Disponha Luiz, qualquer coisa pode perguntar.

      Excluir
  9. Assim que era bom ele ser o diferente. Agora estragaram o personagem só fazendo apologia á limpeza, ser o porta voz da higiene.

    ResponderExcluir
  10. Eu ia comentar que esse título me lembrou outra história mas já mencionaram aqui. Realmente esses traços eram ótimos e historinhas simples mas com conteudo e caracteristicas marcantes do personagem. Não é essa encheção de linguiça de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As simples eram as melhores, de fato exploravam as características dos personagens, por isso eram tão boas.

      Excluir
  11. Oi amigo, acompanho as histórias da turma desde os anos 90 e guardo a minha coleção com muito carinho desde sempre. Então não teve outra, quando achei seu blog salvei nos favoritos do navegador e sempre visito.
    Eu tenho uma dúvida que me persegue há anos, se puder me ajudar nela agradeço muito.
    Final dos anos 90 ou bem inicio de 2000 não sei ao certo, meu primo me emprestou alguns gibis da coleção dele e eu emprestei os meus pra ele.
    E eu gostei muito de um do cascão e sempre quis ler novamente mas nunca mais achei e não lembro muitos detalhes mas vou tentar contar como era a primeira história com o que lembro dela. O gibi provavelmente é dos anos 90.
    Na primeira história o cascão estava acho fugindo de algo e acaba dormindo dentro de uma caixa ou um depósito de um avião, algo assim é o que me vem na lembrança, então ele vai parar no meio de um lugar bem distante, não lembro se era selva ou ilha deserta. Tinha o narrador falando com quem ta lendo tipo: "Essa não, cascão foi parar..."
    Voce saberia dizer em que gibi eu li essa história? Muito obrigado e continua com suas postagens que vou sempre acompanhar. vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me a intromissão, Chriz'is! Pelas características relatadas parece que é a paródia do extinto programa No Limite da Rede Globo, quanto ao número da revistinha, o Marcos com certeza sabe.

      Excluir
    2. Chriz'is, continue acessando o Blog à vontade. A paródia do programa "No Limite" foi de Cascão 363 de 2000. Mas não deve ser essa porque não tem narrador falando nela, aí deve ser outra, mas não estou lembrando agora.

      Excluir
    3. Marcos, não conheço as histórias, mas pelos títulos pode ser uma delas, elas abrem as edições do Cascão números 251 e 268, tem também "O náufrago" de 1990 que conheço e me lembro de quase nada.

      Excluir
    4. Pessoal, agradeço muito a ajuda de todos, mas infelizmente parece não ser nenhuma dessas histórias, eu procurei cada uma das citadas por voces na internet e somente uma não consegui encontrar screenshot da página para ter certeza que não é ela, que seria a "251- piratas de baixo mar", as demais achei screenshot e confirmo que não são elas. Vou tentar explicar melhor do que se trata a história, talvez assim alguém lembra de alguma do tipo.
      Bom, na minha lembrança o primeiro quadrinho já era o cascão dormindo nesse lugar(não lembro se era dentro de uma caixa ou de uma parte de um avião que leva carga ou era dentro de um depósito, mas era algo assim), não vemos o que aconteceu, apenas o narrador nesse primeiro quadrinho falava algo tipo: "essa não, vejam onde o cascão foi parar..."(acho que o narrador falava que ele fugiu da chuva e se abrigou nesse local).
      Então logo depois desse primeiro quadrinho o cascão acorda, sai desse lugar que se escondeu e já estava longe do bairro do limoeiro, era tipo uma selva ou ilha deserta, não lembro o que era, só lembro que era longe de casa e onde o cascão estava tinha algumas arvores na história. E pelo que eu lembro só o cascão aparecia na história, talvez bem no final aparecia mais alguém, mas pelo menos metade é ele sozinho.
      Pode ser um gibi desde final dos anos 80 até inicio de 2000, muito antes de 80 creio que não seja por causa dos traços, e depois de 2002 certeza que não, li ela antes de 2002.
      Se alguém souber alguma outra história que pode ser a que descrevo, desde já agradeço a ajuda.
      vlw

      Excluir
    5. Bom, me lembro muito mal do Cascão parodiando o Indiana Jones, não sei se outros do Limoeiro participam, sei que tem ambientes tipo selva ou ilha deserta ou até mesmo algum deserto possa haver na HQ, não deve ser pois você lembraria se fosse uma paródia, ainda mais de um personagem tão famoso, é história de abertura do gibi dele de nº81 do ano de 90. Se lembra se a história era de edição quinzenal ou de almanaque?
      Tem "O rei do deserto" que me parece ser de abertura de Cascão 80 também de 1990, não conheço a história e também não deve ser porque cê citou árvores e desertos são desprovidos delas, então já descartei.

      Excluir
    6. Acredito que não seja paródia, ao menos na epoca eu não reconheci como paródia e eu geralmente reconhecia mesmo quando eu era bem pequeno, era um gibi dos comuns fino que tinha, mas não sei como era o lançamento na epoca pois tanto eu como meu primo compravamos sempre em bancas que tinham edições atrasadas ou em sebos mesmo, mas não era almanaque não, era o gibi comum quando ainda era fino.
      E pelo que vi essas histórias no google também não me parece ser nenhuma delas, mas novamente obrigado por tentar ajudar.
      Nos ultimos 8 anos que fui no sebo da minha cidade eu olhava cada gibi do cascão que via pra tentar achar aquele, até hoje não achei.

      Excluir
    7. Esqueci de falar acima, a história que mencionei era a primeira de um gibi fino, não era história do meio não, abria o gibi e estava lá essa história que falei.

      Excluir
    8. Esqueceu não, Chriz'is! Tô atento na tua causa, no teu primeiro comentário tu mencionas no quarto parágrafo que é história de abertura.
      Já fiquei encafifado assim inúmeras vezes com a TM e ainda fico pois não encontro tudo na rede, já desvendei muitas dúvidas através do virtual, mas, 100% é impossível, entendo sua angústia.
      Pesquise aí: Cascão nº305, nº329 e nº356.
      E se a aventura da trama for fruto da imaginação do Cascão? Há uma história que se chama "Um cenário para os meus bonequinhos" que segundo o que pesquisei é do nº369. Deixo claro que não conheço os conteúdos citados por mim de 1997 adiante, meu interesse na TM concentra-se no fantástico período 1970-1996 e também tenho olhos secundários pra embrionária e tosca década de 1960.

      Excluir
    9. Agradeço, mas também não é essa não, não era imaginação não, ele dorme mesmo dentro de algo e acorda em um lugar com arvores. O primeiro quadrinho já era ele dormindo com o narrador falando o que aconteceu antes.
      Vou continuar na busca por essa história que procuro até encontrar porque na epoca achei ela muito boa.
      Bom, a gente pode se ajudar, eu tenho uma coleção grande de gibis da turma, mas é tudo anos 90 pra cima, apenas 5 são anos 80 mas se quiser descobrir alguma dos anos 90 que voce lembra talvez eu conheça a história e saiba dizer qual é.
      Vlw

      Excluir
    10. Lhe agradeço a solicitude, Chriz'is! No momento não me recordo de alguma dúvida que possa ter com os gibis da TM dos anos 90, grato!

      Excluir