Mostro uma história em que o Bidu é perturbado pelo Louco depois que o Bugu viajou. Com 5 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 67' (Ed. Abril, 1978).
![]() |
Capa de 'Cebolinha Nº 67' (Ed. Abril, 1978) |
Bidu comenta que a tarde está boa para tirar uma soneca ainda mais sabendo que o Bugu viajou. Bidu começa a dormir quando ouve gritos do Louco que está cercado e precisa fugir. Louco olha para o Bidu e diz que avistou um cavalo e joga o Bidu atingindo uma árvore e Louco diz que terminou com os micróbios que estavam o atacando.
Louco vendo o Bidu todo machucado acha que foram os micróbios que atacou, vai cuidar dele com casa, comida e roupa lavada, jogando Bidu no lago. Bidu mergulha e o Louco pensa que é um peixe raro e o joga no aquário. Bidu fica com cabeça pra fora por aquário ser pequeno e Louco lembra do cachorrinho que deixou no lago e vai lá ver se ele se afogou.
Logo percebe que o cachorro estava no aquário e pensa que o Bidu fez mal ao peixe raro que estava lá. Louco tira o Bidu do aquário e fica aflito se o peixinho se machucou. Louco põe roupa de mergulho, entra no aquário para procurar o peixe e some. No final, Bidu implora para o Bugu voltar logo da viagem, afinal se era ruim com o Bugu, pior sem ele.
Legal essa história, Bidu pensou que teria paz com o Bugu viajando, nunca imaginou que seria pior com o Louco, que dessa vez pensou que o Bidu era um cavalo e depois um peixe raro e depois do nada se contava que era um cachorro. Bidu sofreu muito sendo jogado na árvore, no lago, ficar em aquário apertado, e viu que, sem dúvida, melhor aturar as imitações do Bugu do que ficar com o Louco.
Engraçado que tudo começou com o Louco imaginando que estava sendo atacado por micróbios, e como que conseguiu entrar no aquário para procurar o tal peixe perdido. sempre nada com nada, por isso que ele é louco. Ficou um monólogo do Louco já que o Bidu não ia falar na frente dele. Não seria ruim também se o Bidu resolvesse falar com o Louco, seria absolutamente normal em histórias com ele. Teve uma mistura de universos do Bidu, começou como se fosse uma história de metalinguagem com Bidu como dono da história e perturbado pelo Bidu, mas a partir do momento que o Louco aparece, virou história de um cachorro normal.
Linguagem já estava mais informal, ficavam mais formais só nas histórias que eram escritas pelo Mauricio de Sousa. Incorreta hoje por conta de violência de jogar Bidu na árvore e no lago, colocá-lo dentro do aquário apertado, podem reclamar de maus tratos a animais.
Traços muito bonitos do estilo superfofinho adotados entre 1977 a 1979. Tiveram erros do Louco falar de boca fechada no antepenúltimo quadro da 3ª página e da roupa do Louco com camisa rosa e calça vermelha nos 2º e 5º quadros da 2ª página da história, usavam esse estilo de cores trocadas na roupa do Louco em histórias entre 1976 a 1978, aí voltaram com as cores originais da roupa, só que nesses quadros esqueceram que tinham voltado com as cores tradicionais. Foi republicada depois em 'Almanacão de Férias Nº 4' (Ed. Globo, 1988).
![]() |
Capa de 'Almanacão de Férias Nº 4' (Ed. Globo, 1988) |
Nossa dessa eu não sabia, o louco com o Bidu, história bem engraçada e divertida. Tai dois personagens que estão morrendo na MSP com o passar dos anos Bidu e Louco, e eu amava as histórias antigas do Bidu, ele com o Franjinha, Jeremias e Titi era certo que a história era boa. Já o louco estão amenizando os três jeitos dele e o personagem vai morrendo no limbo do que já foi um dia.
ResponderExcluirFoi boa essa, bem raro ver Louco e Bidu juntos. Hoje em dia tudo está amenizado, com o Louco não seria diferente. Dentre as que vi, acho o Cebolinha muito amigo do Louco, bem camaradas, antes o Cebolinha ficava todo nervoso só em ver o Louco. Infelizmente mudam tudo agora.
ExcluirPois é. Estou sentindo falta do bugu atualmente também, geralmente não compro só folheio os gibis novos para ver. Uma pergunta você compra gibis antigos ou todos esses são da sua coleção mesmo ?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirShow! Bidu e Louco no melhor que o estilo fofinho tinha a oferecer. Que me lembre, nunca vi os dois protagonizando uma trama em quadrinhos, "HQzinha" porreta!
ExcluirEsqueceu de citar o queixo vermelho do Louco. Pode parecer, tanto que colorista pensou que fosse, mas não é manga da roupa, uma largona e outra estreita não* faria sentido. Quarto quadro da segunda página.
*Se bem que, como "considerável diferença" entre as mangas estaria na camisa de alguém que por sofrer das faculdades mentais comete absurdos inimagináveis, até faria sentido usar peça de roupa assim, disforme, feita sob medida para indicar que a insanidade do rapaz "dá muuuito pano pra manga"...
Muito difícil só os dois juntos em história toda, no máximo uma participação rápida do Louco nas histórias do Bidu. Gostei dessa também. Eu não vi esse erro no queixo, é a manga larga da camisa quando o Louco esticou a mão, o queixo está no lado pintado normal. Erro que vi nesse quadro foi que não desenharam o contorno do sapato representando uma meia, pelo visto esse erro você não viu.
ExcluirOlá. Boa noite, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, você irá comprar as Revistas da Turminha, da primeira quinzena, do mês de Fevereiro, do ano de 2025, por causa, das máscaras de Carnaval, e, as Revistas da Turminha, da segunda quinzena, do mês de Fevereiro, do ano de 2025, por causa, das miniaturas de papel, da Turma do Chico Bento, ou, não?. Eu aguardo respostas. Abraços.
ResponderExcluirBoa noite! Não vou comprar revistas por causa de brindes de máscara de Carnaval e de miniaturas da Vila da Turma do Chico Bento. Abraços.
Excluir