Mostro uma história em que a Magali ficou com presa em uma melancia de cera após ter tentado comer por engano. Com 5 páginas, foi história de miolo publicada em 'Mônica Nº 125' (Ed. Abril, 1980).
![]() |
| Capa de 'Mônica Nº 125' (Ed. Abril, 1980) |
Mônica leva Magali ao médico depois de ela ter ficado com boca presa em uma melancia de cera por mordido sem nem dar tempo da Mônica avisar que era de cera. Quando saem do médico, Mônica reclama que vê se ela agora aprende a não morder tudo logo de cara.
Depois que Mônica vai embora, Magali grita por que coloca uma imitação de melancia no meio da sala, tinha que comprar uma verdadeira e comenta que essa Mônica só sabe exagerar, ela não é assim de morder logo que ver e fez só porque estava com fome quando viu aquela melancia. Em seguida, vê de longe uma melancia e avança para morder e fica de novo com a boca presa. Era a melancia de cera que a Mônica tinha jogado fora no lixo.
Enquanto isso, Dona Luísa quer que Mônica busque a melancia de cera do lixo e Mônica fala para mãe que só jogou fora porque estava estragada, a mordida da Magali arrancou um pedação. Dona Luísa não quer saber e quer que a filha mande consertar a melancia que tem há anos. Mônica tira a melancia do lixo sem ver a Magali e se pergunta onde vai arrumar um consertador de melancia de cera. Cebolinha dá oi para Mônica e Magali e como Mônica não sabia que a amiga estava ali, acha que está batendo muito no Cebolinha, que já está vendo coisas.
Mônica encontra um bazar e vai lá, dizendo que sabe como vai consertar a melancia. Magali aproveita para fugir, mas Mônica volta logo perguntando cadê a melancia e encontra logo depois da pedra e acha que deve ter rolado. Mônica comprou vela, era só pingar a cera no buraco e tampar a mordida. Ao acender o fósforo, Magali assopra para apagar.
Mônica tenta acender de novo, e Magali apaga outra vez. Mônica percebe e na outra tentativa finge que acendeu o fósforo, Magali assopra e Mônica descobre que ela estava ali com a boca na melancia. Consegue tirar da boca da Magali e reclama que ela não desiste e pergunta que gosto tem morder essa melancia. Magali vai embora e Mônica comenta para si como se fosse gostosa mesmo, que nunca experimentou uma dessa e pergunta como ser´. No final, Mônica aparece na frente da Dona Luísa com a melancia de cera presa na boca que nem a Magali.
História engraçada em que a Magali tenta comer por engano uma melancia de cera da sala da casa da Mônica e fica com a boca presa e mesmo depois de tirada a melancia da boca, comete o mesmo erro ao vê-la jogada fora no lixo. Mônica é obrigada pela mãe a mandar consertar a melancia e não vê a Magali ali, compra vela para tapar o buraco, mas Magali assopra a chama do fósforo e fazendo Mônica descobrir e no final é a Mônica que fica com boca presa na melancia de cera porque tinha curiosidade de saber que gosto tinha aquilo.
Magali era capaz de comer até melancia de cera, primeiro come depois que vê o que comeu se dando mal. Como era boa essa personalidade dela. De fato, de longe a melancia de cera era bem parecida com uma de verdade, mas tinha que tocar e não colocar direto na boca assim que viu. Tem absurdo de como ela conseguiu morder sem quebrar os dentes, apenas ficou com a boca presa sem conseguir soltar precisando ir ao médico para tirar. Pelo menos na segunda tentativa a mordida não foi tão forte já que a Mônica conseguiu tirar da boca sozinha com a sua força.
Mônica também foi burra de não perceber que a Magali estava agarrada com a melancia, nem para notar que estava mais pesada ou carregar pela frente e não carregar melancia atrás dela sem olhar. E que ideia de Mônica fazer o mesmo que a Magali de morder melancia de cera só porque deu curiosidade de saber como era o gosto, reclamava tanto da Magali e se deu mal da mesma forma.
Magali após sair do médico só dar resposta quando a Mônica vai embora e, assim, sem ela ouvir o que falou, pelo visto com medo de apanhar. Na época a Mônica podia bater em meninas e inclusive na Magali se fosse necessário. Foi engraçado a Magali avançando para comer a melancia de cera que estava no lixo, Mônica levar bronca da mãe por ter jogado fora a melancia sem permissão dela e dizer que o Cebolinha anda vendo coisas depois de tanto apanhar dela, Magali assoprando o fósforo quando Mônica acendia para não ser queimada e a Mônica com a boca presa na melancia no final por curiosidade de saber como era o gosto dela.
Traços bons, característicos de histórias de miolo de 1980. Incorreta atualmente por Magali tentar comer melancia de cera e precisar ir a médico pra tirar, ideia de ser comilona que devora tudo que encontra pela frente, crianças com autonomia de irem a médico sozinhas, os absurdos mostrados, Mônica acender fósforo e Dona Luísa de avental dando ideia que é dona-de-casa. Tiveram erros de Mônica falar de boca fechada no 1º quadro da 3ª página da história e no 4º quadro da última página e ela com pele branca embaixo dos olhos até área acima de boca. Foi republicada depois em 'Almanaque da Magali Nº 1' (Ed. Globo, 1989).
![]() |
| Capa de 'Almanaque da Magali Nº 1' (Ed. Globo, 1989) |

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Eu adoro a Magali das revistinhas da Abril. Gosto muito nas histórias da Globo também, mas nessa fase aqui a magrelinha era nota 11, parecia que não raciocinava direito, muito animalesca. Bom demais quando era assim.
ResponderExcluirMagali era ótima assim, verdadeira canibal e traçava tudo. Adorava também esses deslizes dela de comer e depois que vê que não era o que pensava, era muito engraçado.
Excluirmano me nota
ResponderExcluirNota
ExcluirWTF?!?... Bom, se for "nota" de duzentos "mirrel", eu "tomém" quero, ô Dona Cidade do Grande Topo da Mesa... Pode ser de dez pilas, até de cinco... Agora, "mano", aí, não! Não sou de Itaquera e nem corintiano, agradeço, mas, dispenso...
ExcluirDeve ser pedido para notá-lo (a), dar atenção, responder alguma coisa. Isso que entendi.
ExcluirMas, ela ou, ele profere uma pequena frase e você responde com uma palavra curta, pensei que fosse "nota" de dinheiro... O nickname certamente traduzi errado, parece que o certo seria 'Topo da Grande Mesa'.
ExcluirVide que a tapada da Mônica carrega melancia de cera sem "notar" que havia alguém acoplado(a) ao objeto, a consisa exclamação* dela(e) pode ter sido uma sagaz observação quanto a esta parte da história, tanto que Cebolinha "notou" a presença da Magali. E ele, que não é corintiano, mas, pelo palmeirense que é, pode ser o tal "mano", por dois motivos: por ser paulistano e, à época, era o único da turminha que comungava de fraternidade consanguínea, por ter irmãzinha bebê, pois no ano de 1980 não haviam Xabéu, Do Contra e Nimbus. Portanto, acho que decifrei a charada.
*Ainda que sem o devido ponto (☞!☜), a pessoa exclamou.
Na verdade, era pra eu responder "Noto" e saiu errado no corretor do celular. Tem essa possiblidade da Mônica não notar a Magali na cera e o comentário para avisar, aí é válido e pode passar pano. O mano tem um sentido genérico, muitos gostam de chamar outro de mano ou irmão e não é exatamente ser irmão de fato.
ExcluirHistória engraçada envolvendo a Magali com a melancia presa na boca. Ah, soube que a Turma da Mônica virou patrimônio imaterial da cidade de São Paulo? Vai esculturas dos personagens espalhadas por bairros de São Paulo e o Mauricio de Sousa vai ganhar um banco no Viaduto do Chá, no Centro Histórico em sua homenagem. Não sei se o Mauricio vai presença nessa homenagem no Viaduto.
ResponderExcluirMuito engraçada. Capaz do Mauricio ir nessa homenagem, pra isso nada impede.
ExcluirDa outra vez que espalharam esculturas pela cidade de São Paulo, uma ou duas foram furtadas, acho que depois foram abandonadas e recuperadas.
ResponderExcluirNossa cultura tupiniquim ainda é um tanto selvagem nesse tocante. Subtrações; depredações; inveja do bem-sucedido; demonização do grande empresariado - aquele bolorento papo que advém de um determinado espectro político e que nós conhecemos bem... É assim que infelizmente funciona uma parte expressiva da nossa sociedade...
Infelizmente tem esse risco de depredações, picharem e até mesmo furtarem, só se deixassem vigilância boa no local. Interessante que nessas horas ninguém vê. Sociedade muito ruim a nossa.
ExcluirJá não lembro se foi quando a personagem completou cinquenta anos ou se foi há dois anos, na comemoração dos sessenta anos dela. O que lembro que li foi que uma estátua da Mônica foi encontrada num matagal no município de Guarulhos, deixada sobre uma cama de capim, algo assim, e subtraíram o coelhinho de outra estátua.
ExcluirTeve um imbecil, tal de Galo, canhoteiro da mais baixa estirpe, que incendiou a estátua do bandeirante Borba Gato, nesse caso, ficou explícito que a depredação foi de cunho ideológico. Confesso que sempre achei aquele monumento horroroso, não obstante, jamais o depredaria, por qualquer motivo que fosse. Vandalismo está por fora!
Na sua terra, por exemplo, não sei quantas vezes arrancaram os óculos da estátua de Carlos Drummond de Andrade. Isso é um problema sociocultural de inúmeras cidades brasileiras.
Não lembro dessa estátua da Mônica e que fizeram isso, dos outros eu sabia. Falta de respeito e educação quem faz vandalismo assim e pior que nas grandes cidades são piores e têm mais casos de acontecer.
ExcluirHá quatro fios na nuca no segundo quadro da penúltima página - seis ao todo, três em cada lado, este é o padrão que compõe a parte de trás dos cabelos da personagem. No meu dispositivo, ampliando pela página não foi possível identificar, mas consegui pelo quadro solo, colocado na abertura da postagem. O fio a mais se junta ao do meio, camuflou bem, mas não foi páreo para o nível de detalhismo daquele que vos fala.
ExcluirFios da nuca não aparecem no antepenúltimo e penúltimo quadros da terceira página, no terceiro da penúltima e no segundo da última, sendo que o tipo de ausência se justifica, tem nada de erro nos quatro exemplos e os destaco para que não haja equívoco ou dúvida, apenas como reforço.
Uma falta de atenção do desenhista, lembrando que em alguns quadros não aparece fio algum.
ExcluirNo entanto, nos quadros em que não aparecem, repito: não são erros.
ExcluirVocê tem Cebolinha nº20, pela Editora Abril?
Pelo Guia dos Quadrinhos, comparando a arte de capa de 1974 com a da CHTM, descobri que o rosto do Anjinho foi redesenhado na versão de 2010. Já havia reparado nesse, eu diria, "não tão", discreto detalhe, Marcos?
Também não considero erro quando não aparecem. Não tenho Cebolinha 20 da Abril, porém comparei imagens na internet e não só o Anjinho, a capa toda foi redesenhada, sobretudo é nítido o formato do cabelo do Cascão diferente. No Anjinho percebe mais pela boca. Na Coleção Histórica muitas histórias foram redesenhadas, principalmente as com o Cascão e em capas acredito que redesenharam pra encaixar melhor proporção no formato do gibi já que os dos anos 1970 tinham 2 cm maiores na altura.
ExcluirAlteraram mesmo o "borrão capilar", não havia reparado antes de você mencionar. Mas, o rosto do Anjinho, ser, digamos, "trocado", a meu ver, foi desnecessário, assim como mexer no cabelo do Cascão, não vejo qual seria a razão nessas mudanças. Nunca trabalhei com isso e, como leigo, ajustar tamanhos dos desenhos para dimensões ligeiramente reduzidas não parece que recontorná-los seja, assim, algo obrigatório.
ExcluirRecontornar os desenhos das histórias, sei lá, não parece fazer sentido. Mesmo ilustrações de capas, também não vejo motivo. Retoques já consigo assimilar melhor, vejo como aceitáveis, até necessários, dependendo de certos casos, obviamente.
Recontornarem HQs inteiras estariam mais para o opcional, isto é, por preferirem assim, por considerarem como um meio de "atualizá-las" de alguma maneira e na mesma finalidade para as artes das capas que passaram por esse processo.
Pra mim deviam mudar nada, se eram fac-símile tinha que seguir o mais original possível. Pouco mais aceitável redesenhar capas assim dos anos 1970 pra ajustar ao formato de 2 cm menores na Coleção Histórica. Em histórias redesenhavam Cascão direto, não só cabelo, e nunca entendi isso. O Anjinho nessa capa percebe mais de cara a boca embora desenho tido foi alterado. Perde a graça.
ExcluirHahah essa história é muito boa.
ResponderExcluirAcho que a Magali ainda se controlou para não engolir a melancia com uma bocada só, com já fez em outras histórias.
Valeu pela publicação Marcos.
Muito legal! Ainda poderia engolir de uma vez só, como já aconteceu outras vezes, aí o absurdo seria maior ainda e, assim, mais divertida ainda. Acho que roteirista só não a colocou engolindo pra poder desenvolver da Mônica precisar tirar a melancia da boca dela.
ExcluirAs história da era Abril eram muito engraçada, lembrava pouco os desenhos animados, Essa Magali da década de 70 e 80 não tinha limites era muito engraçada assim, tempos áureos.
ResponderExcluirVerdade, pareciam desenhos animados, tinham muito movimento. Assim que era bom não ter limites, fazer o que bem que queria e coisas bem absurdas, isso que fazia divertir.
ExcluirPor um momento achei q a Magali ia tomar umas coelhadas kkkkkk, excelente história, da era de ouro da TM. Essa capa faz lembrar a piada de uma revista do cebolinha na Panini.
ResponderExcluirkkkk. Só faltou isso, talvez se ela questionasse a Mônica na frente dela poderia levar a coelhada, Mônica não era de conversa na época nem com as meninas. Sem dúvida fase de ouro deles. A capa teve semelhança com de Cebolinha Nº 75 da Panini sendo que era ele pedalando
ExcluirSou fã das hqs da Abril. Para mim são as melhores da turminha. Era de ouro. Claro que sei que tem muitos fãs da época da Globo. Além de ter gostado muito dessa hq, achei a capa muito engraçada. Abraços, Marcos!
ResponderExcluirA Abril foi uma ótima fase deles, tudo se encaixava bem, assim como parte da Globo. Essa capa foi muito legal também e bem caprichada nos traços, também gostei. Abraços.
ExcluirMarcos sabe da nova??? MSP acaba de divulgar no X que Milena vai ganhar revista própria.
ResponderExcluirNotícia pode ser nova, agora, novidade, novidade mesmo, isso não, porque todo mundo já sabia que isso aconteceria um dia. Quem vai ficar felizão é o JP Batista, o coitado ama de paixão personagens inorgânicos, fabricados... Pior que o nosso anfitrião terá de comprar a primeira edição da panfletária. Confesso que sinto até um pouco de pena do Marcos, pois, gastar dinheiro com gibi da dita-cuja que, de graça, sai caro e ainda ter de postar aqui, vai ser de doer...
ExcluirTem mais: Mauricio de Sousa passou a batuta para os Takeda(s) no momento, eu diria, de fato, mais oportuno. Já imaginaram se quando Milena estrear como titular, o velho ainda estivesse na ativa, conseguem vislumbrar? Poderia sofrer um infarto do miocárdio por tal desgosto. Vejam, nada tem a ver com questão racial, óbvio que não, o negócio é que Milena representa o ápice da falência dos quadrinhos da Turma da Mônica clássica. Jamais iremos ouvir de sua boca que não curte a guria, só se caso ficar pancado das ideias, sei lá, ficar senil e por conta disso a sinceridade começar vir à tona, fluir desbragadamente e, quiçá, afirmar algo assim futuramente. Mas está claro que não gosta da personagem, foi colocada na TM por livre e espontânea pressão, de modo mais antinatural possível, isto é, entrou por um forçado movimento iniciado de cima para baixo, e duvido muito que foi ele quem a criou.
ExcluirEstou sabendo, infelizmente vai ter gibi da Milena. Já era previsível visto do estrelismo que ela estava tendo, deixando até Mônica ofuscada nos gibis dela. Obrigado não sou a comprar, mas compro a Nº 1 por ser nº 1 e depois sem chance. Foi semelhante ao gibi do Neymar Jr., gibi ruim de dar dó que comprei só a edição Nº 1 da primeira série, nem a Nº 1 da segunda série eu comprei.
ExcluirEmbora o Mauricio ainda estava ativo na empresa quando a Milena foi criada, tudo indica que ideia de criar a personagem e se tornar protagonista junto com o quarteto foi vinda da filha dele pensando em representatividade negra. Problema que Milena não tem defeitos e personalidade marcante, tudo é forçado, sem naturalidade, fica só como representatividade mesmo.
Colocá-la sistematicamente em meio ao quarteto consagrado deve ter sido mesmo ideia da carola que atualmente preside a MSP, somado a isso não descarto que tenha rolado pressões externas por parte de certas instituições, ou seja, não bastava ser negra, teria de ocupar posição de destaque. E não creio que Mauricio a tenha criado, deu aval para que algum colaborador a elaborasse, só isso. Vai que estou enganado, mas, como a personagem é fraquíssima no que tange personalidade e conteúdo, será que teria se prestado a isso? Prefiro crer que não... Se bem que Marina e Nimbus foram criações dele e o Monicão eu acho que também, e esses três não ficaram fracos por causa de politicamente correto junto a outros fatores, são assim desde as origens. Contudo, Mauricio de Sousa ter criado a dita-cuja, sei não, acho um pouco demais, meu cérebro não concebe, não assimilo com naturalidade... Ademais não acredito que tenha qualquer apreço pela figura em questão, tirando, claro, o aspecto financeiro que a personagem proporciona em alguma medida, certamente a empresa tem lucros por meio dela e lógico que tal faturamento não ocorre pela via dos quadrinhos e nem pela via dos curtas animados em que há presença da canhotinha, acredito que ela deva bombar em determinados eventos institucionais...
ExcluirCertamente foi isso de pressão pra ter personagem negro (a) em destaque e Mauricio deu aval. Milena não foi criada por ele e muito menos ele desenvolveu personalidade, ele deixou criar a personagem e a equipe desenvolveu como acharam melhor e Mauricio aprovou do jeito que criaram. Marina e Nimbus foram criações do Mauricio vendo como os filhos agiam quando eram crianças, criou personalidades deles, mas não criou histórias com ele, já Monicão também acho que ele não criou, ele pode ter dado ideia de que a Mônica teria que ter um cachorro e a equipe criou à princípio como um cachorro agressivo nas mãos da Rosana, provavelmente, e depois colocaram como cachorro hiperativo e que o Mauricio aceitou a mudança. Tudo indica que Mauricio não roteirizou histórias de qualquer um deles. Sem dúvida a MSP lucra financeiramente com a Milena, seja em repercussão, engajamentos, eventos institucionais e em produtos diversos, não é à toa que quiseram personagem negra em destaque visando lucro.
ExcluirMuitos vão comprar a 1 edição só por curiosidade mais as outras edições vai te flop isso tenho certeza Zózimo.
ResponderExcluirDrico, se Milena tivesse uma personalidade que se aproximasse do jeito de ser da Bonga, quem sabe, seu título não floparia. Mas, como não chega nem aos pés dela e nem mesmo aos pés da Samira e, o que dirá chegar aos pés da Mônica e dos demais titulares em suas formas genuínas. Como seu modo de agir não é nem um tiquinho atrativo, isso a coloca a milhões de léguas de qualquer figura fictícia da MSP daqueles tempos, portanto, você tem razão, pois, como titular, o flop será inevitável...
ExcluirVai ser flop, sem dúvida, só quem apoia politicamente correto que vai comprar. A Bonga sem dúvida infinitamente melhor e com mais personalidade, assim como era todo o núcleo do Pelezinho. Só que agora querem que não tenham defeitos, tudo perfeitinho e aí ficam personagens assim sem carisma e expressões. Qualquer personagem novo, seja branco ou negro, vai ser assim agora.
ExcluirO que a militância mais queria era isso no X e Fece era só comentários de elogios pela "Protagonista", Esses militantes nem gibis compram!!! digo que vai ser flop pq comparado com os outros protagonistas Milena nem chega aos pés dos outros, se comparar com outros secundário deixa ainda mais a desejar não chega aos pés de Franjinha, Titi, Xaveco, Do Contra até Denise é melhor que ela, como Zózimo disse JP deve tá feliz ☺ ☺
ResponderExcluirJP Batista vai adorar! Coitado, não consegue identificar o joio no trigo...
ExcluirAté Zé Munheca, desprovido de carisma e, ainda por cima, bem chato, fica primoroso se comparado com uma figura indigesta como Milena.
Isso aí, Drico. Maioria do pessoal que aplaude Milena e afins não lê os gibis atuais da TM.
Talvez o JP goste.Na verdade, acho que ele perguntava sobre gibi da Milena só porque era chance alta que criassem. É, essa gente nem lê gibis, só pelo prazer de ter personagem negra protagonista e ter gibi próprio. Por isso que deve flopar porque quem apoia não compra e quem realmente compra não quer saber de Milena. Eu nem perco tempo, o bom disso que o título Turma da Mônica vai deixar de ter foco nela e até outros gibis podem ter menos histórias com ela protagonizando.
ExcluirPela lógica, sim, Marcos. A princípio se espera que desafogue as edições de Turma da Mônica e de outros títulos pela overdose de aparições a partir da titularidade, mas, isso também não é garantia de que será assim automaticamente, pois, pela inerente empáfia da personagem, não descarto possibilidade de continuar cercando todos os lados.
ExcluirEspero que dê mais importância aos grandes medalhões da Turma com Franjinha, Titi, Humberto e Xaveco.
ExcluirHá também a possibilidade de trocarem seis por meia dúzia, isto é, com lançamento de 'Milena' (ou de 'Milena & Jeremias') encerrarem o título Turma da Mônica. O que acham? Se bem que esse deriva de Revista Parque da Mônica, daí, pode continuar em vigência... Enfim, o negócio é esperar, para ver como ficará a bagaça.
ExcluirEu acho que isso que vai acontecer Zózimo, vão encerrar esse título e substituir pelo da Milena ou no Futuro do Jeremias, Estava lendo alguns comentários. os militantes querem um personagem da idade da Milena para protagonizar as histórias acham o Jeremias muito "velho"para contracenar com ela.
ExcluirTem possibilidade de encerrarem com o título "Turma da Mônica", mas acho pouco provável por já estar consolidado, não cancelaram nem quando o Parque fechou e nem com as criações dos gibis do Ronaldinho Gaúcho e Neymar. Continuando com "Turma da Mônica" pode ser ou não que tenha Milena em evidência, quem sabe passem a colocar o Jeremias em evidência neste título. Independente disso, Milena vai aparecer nas outras revistas, só histórias solo dela que podem ser menos frequente pra deixarem nos gibis dela. Ou não, tem chance até de continuarem com histórias solo dela nos outros gibis para promover a personagem e a revista dela. O jeito é aguardar pra ver como será. Ideal seria criar um menino de 7 anos negro do que deixarem o Jeremias nessa função ficando a nada a ver com ele assim.
ExcluirMarcos pensando por esse lado vai ser bom que assim para de te tanta história dela nos gibis dos "Verdadeiros Protagonistas" Amigo JP Batista espero seu comentário😁😁😁
ResponderExcluirNão creio que irá se manifestar, Drico. Provavelmente nem leu os comentários em que foi citado e nem a própria postagem. Só curte as atualidades dos quadrinhos da TM clássica. "Magali e a melancia", por exemplo, lhe soa como algo pré-histórico, pouco ou nada inteligível e, tudo bem, afinal, gosto é assim mesmo, não se discute.
ExcluirExatamente, creio que o JP Batista acompanhou a Turma da Mônica de 2000 e 2010 por isso não é tão apegado a geração antiga deles.
ExcluirSe Milena tivesse ausente nos outros gibis e aparecer só nos dela seria ótimo, infelizmente assim não vai ser, pelo menos contracenar nos gibis dos outros vai ter. O JP gosta de almanaques, pelo menos as histórias antigas da Globo e as da Panini republicadas em almanaques atuais ele gosta.
Excluir