domingo, 3 de março de 2024

Tirinha Nº 102: Magali

Nessa, tirinha, Magali conta para o médico que estava passando mal e, ao mostrar a língua, prova que foi porque comeu muito e sem digerir. Como é esganada e come tudo pela frente, ela engole sem mastigar. Tem o absurdo da Magali aparecer língua grandona com tudo que ela colocou na boca, inclusive melancia e bolo que são bem grandes, absurdos que deixavam muito divertidas as histórias em quadrinhos.

Tirinha publicada em 'Magali Nº 71' (Ed. Globo, 1992).

12 comentários:

  1. Eu vi uma tirinha no instagram onde a magali tenta descobrir o que estava dentro da boca do cebolinha e daí no final é revelado que era caxumba e a magali aparece na cama com caxumba dizendo que era caxumba . eu vi também uma versão sem cor dessa tirinha , só que o quadrinho da magali na cama estava retangular , mas na publicação dessa tirinha no instagram , a tirinha estava colorida e o quadrinho da magali na cama estava cortado e nessa mesma publicação do instagram tinha um quadrinho da magali fazendo uma cara de chocada e ela está com os traços diferentes , já que a tirinha usa os traços das histórias " comilonas do mundo todo ", " o cara mole " e de outras várias histórias . você já viu essa tirinha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa da caxumba foi um tabloide e da mesma época, até postei essa aqui no blog. Já sobre esta tirinha aqui em preto e branco e com mudança de enquadramento é porque foi inicialmente tira de jornal e depois republicavam nos gibis coloridas. Já essa da Magali com cara chocada desconheço ou devo ter visto, mas não lembro.

      Excluir
  2. "Vai ver que foi alguma coisa que você comeu... e que não foi digerida* completamente!"
    *Digeriu coisa alguma... Magali e seu lado Taz (membro do Looney Tunes)... Formidável é o clássico paradoxo evidenciado nesta tirinha, porque Magali tem fama de meiga e delicada, só que quando se trata do apetite dela, meiguice e delicadeza vão por água abaixo, transforma-se numa espécie de besta selvagem, sem um pingo de compostura, e este equilíbrio, esta alternância que a torna(m) especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, digeriu nada, tudo intacto. Ela era uma grande e pior que selvagem quando se tratava de comigo, sem compostura, bem diferente quando não tinha comida sendo meiga, conselheira... transformação total, outra pessoa.

      Excluir
    2. Todos sabem, ou pelo menos boa parte dos frequentadores deste espaço sabe(m) - sejam comentaristas e os que não comentam - que tirinhas que encerram gibis antigos da TM eram prioritariamente publicadas em jornais. Tiras coloridas em jornais já eram comuns na década de 1980, não obstante, o que comprova que esta tira teve primeira publicação em branco e preto (e cinza) é a coberta, mais precisamente a parte externa desta peça de roupa de cama, dado que a parte interna foi pintada de branco e está, se é que cabe o termo, "lisa". Como assim? É que podemos constatar, no primeiro e último quadros, que a outra parte (lado externo) está repleta(o) de pontinhos, mesmo recurso utilizado na(s) camisa(s) do Jeremias.

      Excluir
    3. Pelo menos as tirinhas a partir de 1986, quando voltaram a ter tirinhas nos gibis, foram anteriormente publicadas em jornais e esta é mais uma delas. Pode considerar que a coberta é de dupla face, com a parte interna branca e a externa com outra cor mais escura. Como jornal era em preto e branco, deixaram os pontinhos pra dizer que era uma cor escura voltada pro cinza pra diferenciar da parte branca da coberta e ter um contraste. No gibi, mantiveram os pontinhos, mas preferiram colocar um fundo rosa nela em vez de ficar cinza quando usavam esse recurso, como a camisa do Jeremias.

      Excluir
    4. MSP911035-MG71/5
      'MG71' significa que a tira foi publicada em Magali nº71 de 1992, correto, Marcos?
      Essa edição não fez parte da minha extinta coleção e nem está entre os antigos gibis da MSP que atualmente me pertencem e que, ainda que seja(m), não os vejo como uma coleção, são só um amontoado de gibis que tenho muito apreço. O que quero dizer com isto, é que, mesmo sem ter essa revista da Magali, não significa que demorei para conhecer esta memorável tirinha, a conheci em preto e branco em algum pocket de piadas que tive quando criança.

      Excluir
    5. Sim, foi de Magali Nº 71 da Globo essa versão, só com a observação de 1991 no código porque nos gibis de janeiro a março dessa época colocavam o ano anterior nos códigos, provavelmente porque os gibis foram produzidos antes do ano corrente, tinham alguns meses de antecedência para ficarem prontos antes de chegarem nas bancas. Essa tira saiu antes em algum pocket de Melhores/ Grandes Piadas, que não lembro qual agora, e depois republicaram no gibi, como foram a maioria das tiras que saíam nos gibis da época.

      Excluir
  3. Hq pura, raiz. Essas gags eram o que faziam os gibis terem humor. Magali tem, em sua personalidade, o sinônimo do exagero. Gostei muito da tirinha. Abraços, Marcos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, essas coisas inimagináveis e fora da realidade que eram a graça de ler gibis. Com Magali diante de comida é tudo exagero, sem dúvida. Abraços.

      Excluir
  4. Se prepare, Marcos! Em breve haverá duas postagens no meu blog!

    ResponderExcluir