segunda-feira, 18 de março de 2024

Capa da Semana: Cebolinha Nº 140

Nessa capa, Cebolinha se finge de quadro para dar uma coelhada na cabeça da Mônica sem que ela veja. Engraçada a cara de sonso dele, como se se tivesse feito nada, e a Mônica procurando em vão de onde veio a coelhada já que ela estava sozinha. Era muito levado.

É capa com alusão à história de abertura "Um quadro bem real" com essa sinopse de Cebolinha ficar no lugar de um quadro dele da sala para dar tapa na cabeça  da Mônica, só que o Cascão atrapalha seu plano. Na história o Cebolinha não teve contato com o Sansão, ele deu tapa na cabeça dela, já na capa foi coelhada, foi um diferencial. Se não fosse com alusão à história, daria uma capa de piadinha tranquilamente. Eu achava as melhores capas com referência à história as que conseguiam juntar o tema da história com uma piadinha. 

A capa dessa semana é de 'Cebolinha Nº 140' (Ed. Abril, Agosto/ 1984).

26 comentários:

  1. Oi Marcos. Acompanho o seu Blog há alguns anos e sou muito fã da Turma da Mônica. Recentemente encontrei algumas tiras do raríssimo "Os Dez ajustados" nos arquivos do jornal "A tribuna" na Internet. Se você tiver interesse eu posso te enviar. Adoraria que você fizesse uma postagem sobre esse trabalho do Maurício tão pouco conhecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus. Legal que você acompanha o blog. Eu não conheço muito material de Os Dez Ajustados, por isso não fiz post com eles. Tá, pode mandar seu e-mail de contato pra enviar o material que você tem.

      Excluir
    2. Jose.diniz@maisunifacisa.com.br
      É só entrar em contato comigo.
      Obrigado!

      Excluir
    3. Enviei e-mail pra você. Disponha.

      Excluir
  2. Olá. Boa noite, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, você pode informar-me, se muitas pessoas, nas quais elas tem baixa renda, elas podem comprar as Revistas, e, os Livros caros, inclusive, coisas caras, ou, não?. E muitas pessoas, nas quais elas tem alta renda?. Elas podem comprar as Revistas, e, os Livros caros, inclusive, coisas caras, ou, não?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente quem tem é de baixa renda fica difícil comprar gibis e principalmente os livros especiais de capa dura. No máximo comprar algum gibi de vez em quando e mesmo assim são caros pra quem não tem muito dinheiro.

      Excluir
    2. Ok. Marcos, por gentileza, uma pergunta: é verdade, que, no mês de Junho do ano de 2024, terão Reajustes nos valores dos preços das Revistas Todas da Turminha, ou, deixará, para o ano de 2025, é isto mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços.

      Excluir
    3. Só a editora pra informar isso, no momento não tenho conhecimento de reajuste de gibis. Abraços.

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
  3. Será que não aludindo à história de abertura (ou que fosse de miolo ou encerramento, pouco importa), esta ilustração funcionaria mesmo como uma gag? É que Cebolinha aparece de corpo inteiro, segurando coelhinho e moldura, como alusão, mesmo para quem não conhece a HQ, subentende-se que há uma parede que conta com uma abertura suspensa, isto é, com determinada distância do chão, algo como uma janela, e a moldura instalada nela como se fosse acabamento, ocultando seus limites com a parede, se passando por quadro para que Cebolinha possa agir pregando uma senhora peça na parva da Mônica. Sem conexão com história, esta imagem exatamente no modo como se encontra, sei não, penso que como piada seria um tanto estranha, completamente diferente, por exemplo, do que há na capa de Mônica nº35 de 1989, aquilo sim é uma ótima piada, pois subtende-se que Cebolinha quis zoar com a imagem do quadro, mostrando-lhe a língua ou algum comentário depreciativo, quiçá ofensivo, e Mônica, historicamente reativa às provocações, até na forma de obra de arte, não deixa barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "(...)subENtende-se que Cebolinha quis zoar(...)"
      Faltaram estas letras neste trecho, maiúsculas são ênfase, são para que o erro não passe batido. Se me divirto jogando luz nos erros contidos nas boas e velhas HQs da MSP, não é justo fazer vista grossa para os meus.

      Excluir
    2. Independente da história e olhando só ilustração, acho que dá pra ser uma gag porque dá pra entender só olhando, lembrando que na história é diferente, o Cebolinha não fica segurando um quadro atrás da Mônica, fizeram assim só pra te ruma noção do que se trata o tema, mas não era assim na história. Na capa da Mônica Nº 35 de 1989 tem essa mesma ideia só que de fato era o quadro que ganhou vida, excelente capa, por sinal.

      Excluir
    3. Desconexa da história e sem qualquer mudança para maior clareza à finalidade cômica, exatamente nesta forma para cumprir função de gag, seria inteligível para adultos e para os adolescentes, já para crianças entre oito e doze de idade, penso que a maioria não iria compreendê-la.
      Sobre quadro contendo obra de arte, Cascão nº259 (1996) também conta com uma boa piada de capa.

      Excluir
    4. De qualquer forma, prevalece mesmo é ser uma capa com alusão á história de abertura. E a capa do Cascão 259 foi muito legal também, bem criativa.

      Excluir
  4. Descobri hoje no Planeta Gibi que o Cebolinha estreou na capa de um caderno da Folha de S. Paulo e não em Zaz Traz #2 como sempre achei, ou seja, 19 de Março é a data correta do aniversário do careca e não em 24 de Outubro como é divulgado pela MSP desde 1994. então, parabéns, nosso ''Tloca-letlas''!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que a data de aniversário dos personagens nos gibis não é a mesma de quando foram criadas. Nos gibis procuraram colocar de acordo com a Numerologia com base na personalidade deles.

      Excluir
    2. A data de aniversário mais próxima da estreia do personagem é a da Mônica, já que ela estreou em 3 de Março de 1963 e a data de aniversário nos gibis é 21 de Março. Curiosamente, nas revistas ''Turma da Mônica'' dos meses de Junho de todo ano é comemorado o aniversário da Milena, essa revista virou praticamente a revista da Milena. Depois que parou de ter histórias no Parque da Mônica, essa revista ficou sem nenhum sentido para existir, já que normalmente as histórias eram com os personagens principais, e hoje nem faz sentido o nome ''Turma da Mônica'' nem faz sentido, pois é a revista da Milena praticamente, salvo raras exeções, se essa revista fosse um Almanaque Disney da Turma, com histórias de núcleos secundários como Bidu, Penadinho, Astronauta, Tina, Turma da Mata, Piteco, Horácio e etc, seria legal, tipo fazem com o ''Almanaque da Turma da Mônica''.

      Excluir
    3. A Mônica foi mais próxima, mas deixaram dia 21 porque acharam que ela combina com o signo de Áries. Hoje até Milena tem aniversário fixo no dia 25 de junho, todo ano tem história de aniversário dela também. A revista Turma da Mônica virou da Milena, seria melhor se fosse só com secundários, mas infelizmente nunca foi. Acredito qye quando tiver nova série de gibis, lancem gibi da Milena, é que eles precisam de histórias de miolo dela juntando com algumas de secundários. Em uma nova série todos seguiriam mesma numeração
      Acho que só estão esperando isso. O Almanaque da Turma da Mônica agora estão com mais histórias da turminha, poucas de secundários e não devia ser assim. Tá como um almanaque da Mônica com outro nome, perdeu a graça e o sentido de ter esse título.

      Excluir
    4. Se é para ter histórias da turminha principal nesse almanaque, que lancem de novo todos aqueles almanaques Bidu e Mingau, Louco, Penadinho, Papa-Capim e Turma da Mata, Piteco e Horácio ou até mesmo a Turma da Mônica Extra, já que a Tina teve seu almanaque relançado, tem que ser justo com os outros secundários. Pra mim, o Bidu merecia um almanaque só dele, pois ele só teve um almanaque pela Editora Abril em 1981.

      Excluir
    5. Parece que tiraram aqueles almanaques porque tinham poucas vendas e resolveram unir todos em um. Foi assim nos 2 primeiros números, mas depois passaram a colocar histórias de abertura com a turminha e a Mônica na capa com eles e agora avacalharam com maioria das histórias da turminha, podiam cancelar então. Voltaram com a Tina porque é a que mais vendia. Bidu mereceria ter almanaque só dele, mas levam em conta que personagem vende pouco, por isso não fazem.

      Excluir
    6. Rodrigo buscou no fundo do baú... Digo isto porque volta e meia esqueço que Bidu possui almanaque solo, e normalmente não sou de esquecer das edições da MSP pela Editora Abril, mais precisamente refiro às que nunca me pertenceram e por consequência não conheço os conteúdos, o que não chega ser regra, na infância tive acesso a conteúdos de alguns gibis mauricianos que não me pertenceram, o que não é o caso desse gibi oitentista, muito provavelmente composto por HQs setentistas do personagem mais antigo da Turma da Mônica, nunca tive, não conheço por dentro e costumo esquecer de sua existência, acho que meu esquecimento constante no que tange a edição se deve ao fraco apelo que Bidu sempre teve na condição de titular, carisma é algo que o personagem tem de sobra, já puxar o bonde nunca foi bem o forte dele, desempenhou essa função lá nos primórdios, entretanto, ainda na década de 1960 já estava sendo relativamente ofuscado pelo Cebolinha e alguns outros como a molecadinha do núcleo rural e o Cascão.
      Chegaram a fazer parte da minha coleção das antigas os dois pockets do Bidu publicados nos anos 1980, As Melhores Piadas e As Grandes Piadas, jamais esqueço dessas edições.

      Excluir
    7. Sim, Zózimo, teve o Almanaque do Bidu Nº 1 de 1981, pelo que vi na internet com republicações de histórias até 1976, maioria do início da década de 1970. Também não tenho essa edição física, já As Melhores Piadas e As Grandes Piadas dele dos anos 1980 eu tenho. O Bidu é carismático, mas não tem uma preferência pelo grande público, muitos pulavam histórias dele, inclusive nos anos 1970, principalmente as com ele exclusivamente conversando com objetos, já vi vários relatos, aí por ter pouca venda não fazem edição regular com o Bidu, apesar de ter potencial até pra gibi mensal regular.

      Excluir
    8. Bidu como titular, com potencial para tal, sei não... Quiçá na década de 1980, pelo alto nível dos traços, pela excelente qualidade visual combinada com o ápice da ousadia por parte dos argumentistas (mais conhecidos por roteiristas), conseguisse emplacar com periodicidade mensal uns trinta e seis meses consecutivos ou até um pouco mais, quem sabe uns cinco anos no máximo, e isso com robusto suporte de HQs de outros núcleos em cada edição, assim como são gibis da Mônica e do Cebolinha desses tempos.

      Excluir
    9. Poderia não dar certo um gibi dele, se bem que teriam histórias de secundários juntos pra não ser só histórias do Bidu e aí daria pra durar alguns anos. Mas falta de roteiros e pouca venda contribuiriam pra não durar muito tempo série de gibi dele.

      Excluir
  5. Hoje, o perfil oficial colocou que hoje é o aniversário da Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É hoje, sim, considerando a data de aniversário nos gibis. Considerando a data oficial de criação, seria dia 3 de março o aniversário dela.

      Excluir