Em janeiro de 1993, há exatos 30 anos, era publicada a história "Modelo e manequim" em que Magali e as meninas participam de um concurso de modelos e marcou a estreia da Carminha Frufru nos gibis. Com 17 páginas, foi publicada em 'Magali Nº 93' (Ed. Globo, 1993).
Capa de 'Magali Nº 93' (Ed. Globo, 1993) |
Escrita por Rosana Munhoz, Magali assiste a um programa de modelos com Cindy Croford e Silvia Faifi desfilando com modelos de coleção outono-inverno e Magali se imagina adulta como uma famosa top model nas passarelas. Ela fala para mãe, Dona Lili, que quer ser modelo quando crescer e vai treinar no seu quarto com a camisola da sua mãe, mas cai por causa do salto alto.
Mônica vê, conta que também quer ser modelo quando crescer e tem no bairro um concurso para escolher uma modelo-mirim e elas vão lá. Magali não acredita que sua carreira de modelo fosse começar tão cedo e se já pensou se escolham elas duas no concurso, quando é interrompida pela Carminha Frufru que podem esquecer porque vão escolher apenas uma vencedora e será nenhuma das duas, que são baixinhas e sem graça, principalmente a Mônica, gorducha e dentuça que não se olha no espelho.
Mônica fica braba e quer bater na Carminha, mas Magali impede e Carminha diz que prova que ela não tem um pingo de classe e se despede avisando que vai vê-las no concurso aplaudindo a vitória dela. Mônica e Magali vão até onde está o concurso de modelo-mirim e veem que todas as meninas do bairro estão lá.
Elas encontram Denise, Aninha, Ritinha e Cascuda, falam que também querem ser modelo e a Denise, modelo e atriz. A apresentadora do concurso aparece e escolhe as meninas através de "Uni Duni Tê". As escolhidas são duas meninas figurantes, Carminha, Aninha, Cascuda, Denise, Mônica e Magali e depois a apresentadora diz que gostaria de encontrar os seus óculos. Ela lembra para as meninas que vão escolher apenas uma delas, julgarão pelo charme e beleza e manda as meninas trocarem de roupa.
No vestiário, Magali pergunta como se desfila. Aninha diz que viu modelos jogando cabelo de um lado e para outro para dar charme. Mônica e Magali tentam, mas não têm cabelo suficiente para isso. Denise fala que elas podem fazer beicinho e cara bem nojenta, do tipo "eu sou bela" e Magali diz que se depender de cara nojenta, a Carminha ganhou.
Carminha sabe que já ganhou, mas por precaução começa o seu plano de sabotar o desfile das outras meninas. Se faz amiga da Aninha elogiando o sapato dela e quebra o salto sem Aninha ver, corta a alça do vestido da Denise sem ela ver e finge que estava abotoando o top da menina. A apresentadora chama as meninas para o desfile e devem descer pela passarela conforme ela vai chamando.
Aninha é a primeira a desfilar e quebra o salto do sapato e ela cai do tablado e é desclassificada. Depois, Denise desfila e alça do seu vestido cai e é desclassificada. Na vez da menina loira, o tomara-que-caia, caiu. Com a menina morena, Carminha pisa no vestido que estava arrastando, ficando só de calcinha. Com a Cascuda, ela espeta um alfinete na bunda dela, que voa de dor. Com a Mônica, joga uma largatixa em cima dela, que fica dando saltos para sair o bicho nojento dela.
Carminha desfila bem e é classificada e com a Magali não teve plano, desfilou bem e foi classificada também. Os jurados ficam em dúvida entre as duas e mandam desfilarem de novo juntas para decidir. Durante o desfile, Carminha cochicha no ouvido da Magali que atrás da cadeira está cheio de melancias. Magali dá um salto em direção aos jurados, derrubando todos e, então, a vencedora foi a Carminha Frufru.
A apresentadora lista os deveres da Carminha como modelo exclusiva como dormir as 8 horas da noite para ter pele sempre fresca e acordar cedo pra fotografar no Sol da manhã, fazer dieta rigorosa cortando doces, refrigerantes, chocolate, fazer exercícios diários, na foto tem que ficar horas sem se mexer, dando câimbra nela.
As meninas acham bem feito para Carminha e Magali desiste de ser modelo, só enxergam o lado bonito da coisa e prefere ser original, aí quando crescer, ela quer ser provadora de melancias, com 3 refeições diárias e muito chocolate no intervalo.
História legal em que as meninas desejam ser modelo e participam de um concurso de modelo mirim no bairro do Limoeiro. Só que a Carminha Frufru faz trapaças para elas se desclassificarem e garantir a sua vitória. De fato, Carminha vence no final, mas percebe que não foi uma boa ser modelo por não ter privilégios e curtir a vida e por ficar muito tempo ocupada com isso. Ou seja, conseguiu ganhar graças a trapaça, mas ela viu que isso não leva a nada e se deu mal, e sem querer a trapaça foi boa para as meninas que descobriram que vida de modelo não é fácil e só mar de rosas por isso desistirem de ser.
O mundo das modelos e seus bastidores estavam em alta na época e aí deve ter motivado roteirista a fazer a história. Dessa vez não envolveu tempo todo comida e gula da Magali, que demonstrou outro interesse diferente, o que era bem raro na época, porém essa característica de gula e sua adoração por melancias foi determinante para desclassificá-la do concurso, ser o motivo de desistir da carreira de top model porque ia ter dieta rigorosa e não ia comer como gosta e a piada final de ser provadora de melancias. Então, sua fama de comilona não ficou totalmente esquecida.
Foi engraçado a apresentadora escolher as candidatas a modelo por "Uni Duni Tê" e não pela beleza. Deveria ficar dias escolhendo, visto que todas as meninas do bairro estavam lá. Prova que nem todas foram escolhidas por beleza, ponto para as meninas da turma. Engraçado também ver as trapaças da Carminha Frufru para as desclassificações de cada menina, com destaque para a menina do tomara-que-caia, caiu e a Cascuda levar agulhada de alfinete do parar nas alturas e o jurado perguntando se é desfile ou lançamento de foguete.
Curioso não teve meninos na história, teve presença só de meninas, o que foi bom pra não ter enrolação, eles não teriam função na história. Quase a Mônica bateu na Carminha por a ter xingado, na época a Mônica ainda batia em qualquer pessoa, não só nos meninos.
Foi bom ter presença de Aninha e Cascuda contracenando só com as meninas sem presença em histórias do Titi e do Cascão, respectivamente, se tornou diferente isso. Aliás, se não tivesse sabotagem, Aninha tinha grande chance de ganhar o concurso se fossem analisar beleza. Titi que não ia gostar da sua namorada como modelo. Cascuda ainda aparecia com sujeirinhas no rosto, hoje em dia a deixam sem, apenas o Cascão que aparece com sujeirinhas.
Denise já estava com uma presença mais constante em 1993, só que continuando sempre com visual diferente a cada história e personalidade indefinida. Em algumas histórias ela até tinha uma personalidade parecida como ficou após reformulação do roteirista Emerson a partir de 1998 e que ficou definida de fato a partir dos anos 2000, em outras, tinha personalidades totalmente diferente, sem grande representatividade, apenas como uma personagem secundária.
Pena não terem informado nome das meninas figurantes que participaram do concurso. Apareceu uma figurante negra, Ritinha, que teve um erro de colorização, sendo pintada branca, da mesma cor das outras meninas e curiosamente nem foi selecionada para o concurso. Hoje em dia, o povo do politicamente correto iria reclamar por que nenhuma menina negra não foi classificada no concurso, nem essa Ritinha, assim como gordinhas e baixinhas não foram selecionadas.
Incorreta atualmente, além disso, por envolver crianças querendo ser modelo, sabotagens, trapaças da Carminha Frufru, fazendo as amigas passar vergonha no desfile na frente dos jurados, fora uma personagem criança da própria turma como vilã e ter meninas de top de fora e só com calcinha e agulhada na bunda da Cascuda. De curiosidade, as modelos famosas parodiadas, "Cindy Croford" e "Silvia Faifi", no início da história foram Cindy Crawford e Silvia Pfeifer, respectivamente, eles sempre eram criativos com nomes de paródias de famosos. Os traços ficaram muito bons, típicos de histórias dos anos 1990, com personagens com mais dentes a mostra, principalmente ao aprontar alguma coisa, indicando ser roteiro da Rosana.
Falando sobre a Carminha Frufru foi criada nessa história "Modelo e manequim" de 'Magali Nº 93', de 1993, inicialmente como aparição única como tantas outros secundários para ser rival da Mônica e Magali no concurso de modelos, tanto que nesta estreia as meninas a tratavam como que já se conheciam. Só que depois viram que a Carminha tinha potencial para outras histórias. Então, após essa, ela retornou na história "Concurso de beleza", de 'Mônica Nº 86', de 1994, e a partir daí, teve aparições esporádicas com cerca de 2 a 3 histórias por ano ao longo do decorrer dos anos 1990 e só passou a ser fixa nos anos 2000 com aparições mais constantes.
Nos anos 1990, Carminha Frufru tinha personalidade de rival das meninas, antagonista delas, uma criança vilã e passou a ser uma menina rica que morava em uma mansão do bairro e era esnobe e esbanjava suas coisas que ela tinha e os outros, não, além de ser uma menina muito bonita que fazia os meninos se apaixonarem por ela, caírem aos seus pés, os seduziam, e era mais velha que as outras meninas, aparentando ter 8 anos de idade.
Carminha Frufru atual |
Maria Cascuda passou na peneira, acaba que lavou rosto coisa nenhuma, e foi desclassificada na base da alfinetada, cruzando a passarela como um corisco, tsc, tsc... Carminha Frufru é bisca, bisca ruim.
ResponderExcluirÉ assim que gosto de ver a Aninha, na mesma estatura de Mônica, Magali, etc, ainda que seja pouquinho mais velha que elas e os outros da estatura de seis para sete de idade, ficou mais alta por causa dos saltos. Não lembro de vê-la com pés elípticos em outras histórias, dado que só aparece de sapatos. Se já vi Aninha em traje de banho, usando camisola ou pijama, tomando banho, isto é, de algum modo que seus pés apareçam descalços, também não lembro.
Era bom quando a Cascuda aparecia com sujeirinha. Carminha Frufru foi bem perversa pra desclassificá-las, coisa que não se faz dar alfinetada nos outros rs. Normalmente a Aninha aparecia mais alta que Mônica e Magali por ser uns 2 anos mais velha, mas as vezes variava de acordo com desenhista. Nessa ela apareceu pés sem dedos, o que pelo normal seria com dedos por causa que usa sapato, vai ver que foi erro do desenhista. Não lembro de ter visto Aninha sem sapato em outra história pra confirmar.
ExcluirNem grife de luxo escapou das paródias da MSP, Dior levou a "Pior".
ExcluirSendo uma HQ de edição de janeiro, ficou meio deslocado Magali assistindo desfile de coleção outono-inverno, esqueceram de atualizar, se bem que, pode estar assistindo evento realizado na gringa, aí, dá-se um desconto.
Lembro que minha irmã pagava um tremendo pau para essas supermodelos, era Claudia Schiffer para cá, Cindy Crawford para lá... Naomi Campbell, Linda Evangelista, Kate Moss e outras mais que já não lembro mais os nomes. Confesso que a Cindy me "pegou", não por conta de moda, passarelas, chique, fashion e blá, blá, blá, sempre defequei e andei para essas coisas que a mulherada se liga, meu negócio foi com o tipo de beldade que a danada era, fetiche de adolescente. Teve um infeliz que levou isso às últimas consequências com a apresentadora Ana Hickmann, não lamento por ele, lamento pela mãe e pelo pai do sujeito, ideal são filhos enterrando pais, não o contrário.
Zózimo, sobre coleção outono-inverno, teve coerência porque nos desfiles de moda mostram roupas que serão tendência e o que vão ser usadas na próxima estação. Desfilam pra ver se aprovam as roupas e se aprovadas, vão ser produzidas para o comércio na estação seguinte. Se estava programada a história sair no verão, normal, então, roupas que serão lançadas no outono e inverno. Mesmo se não tivesse coerência, ia valer que isso nunca foi o forte da MSP nem nas antigas. As adolescentes e mulheres curtem as roupas usadas, a moda, já os adolescentes e homens, quando veem, vão reparar nas beldades das modelos, eram lindas demais, de fato. O caso da Ana Hickmann foi lamentável, sem dúvida.
ExcluirNão sabia que é assim que funciona o universo da moda, o que diz faz todo sentido. Então, esses desfiles funcionam na base da prospecção, servem para eleger os modelitos que serão moda nas estações que virão, são uma espécie de peneira ou filtro, interessante...
ExcluirCoincidência engraçada a mulher ruim das vistas selecionar as meninas mais bonitinhas, Magali e Mônica passam na rapa (raspa) do tacho, deixando a turma de bonecas Playmobil® longe da crueldade da gananciosa antagonista da trama.
Isso, ou pra aprovar se os modelitos ficaram bons ou pra mostrar o que foi aprovado, de qualquer forma são para antecipar o que vão ser comercializados meses depois. E a mulher escolheu até as meninas feias, se tivesse com óculos Mônica e Magali não passavam. Não duvido que essa mulher foi alguma amiga da Rosana na vida real, ela gostava de colocar seus conhecidos nas suas tramas.
ExcluirSei que gosto não se discute, caro Marcos, mas, permita-me discordar... Você diz que foram escolhidas até as feias, acho todas bonitas. A do tomara-que-caia; a da camisola e a primeira que passa na peneira, talvez sejam a mesma menina; a menina negra, que deveria ter sido utilizada no decorrer da trama... não parecem gurias feias.
ExcluirSe a míope bonitona estivesse de óculos, quiçá não aprovasse as aparências de Maria Cascuda e Mônica, uma de aspecto enxovalhado e outra tida como gorda. Imagino que Magali passasse no crivo inicial por possuir um ar gracioso, jeito visivelmente delicado (apesar do apetite de javali, é um tanto meiga) e também pela magreza.
Única coisa esquisita está na de maria-chiquinha, que também é bonita, entretanto, como o tipo de calçado que usa não possui detalhes claramente femininos, poderiam ter colocado outra cor, pois parece que pegou emprestado um par do Cebolinha.
Eu digo que Mônica, Magali e Cascuda são feias por causa das zoações dos meninos, sobretudo com a Mônica que ainda a chamam de baixinha fora do padrão de modelos são tudo altas. Mas fora isso, acho as 3 bonitas, não como a Carminha e a Aninha, mas têm seus charmes. Magali, inclusive, teria como passar como modelo, mesmo se a apresentadora tivesse com seus óculos, ela é bem graciosa.
ExcluirSim, Marcos, agora compreendi, concordo contigo! Para padrões de beleza como os de desfiles de moda infantil, Mônica, Maria Cascuda e Magali têm aparências questionáveis, e até a Carminha reproduz o que usualmente é do comportamento da molecada, dizendo para Mônica que ela é gorducha, dentuça e baixinha - inclui Magali como baixinha, diferença é que ela não é vítima de bullying.
ExcluirApesar do que é dito no quadrinho de encerramento e da peça que a patricinha prega na titular para tirá-la da concorrência, a trama não é voltada para característica principal dela, além de ser HQ da turma feminina do núcleo, com, claro, Magali em maior destaque por pertencer à edição dela.
Isso, aparência de gorducha, dentuça e baixinhas não são típicas de modelos profissionais, mas podem ser aceitas pra modelo infantil. E a característica de comida da Magali foi pouco explorada, apesar de decisiva em certos momentos. O foco mesmo foi o concurso de modelos mirins.
ExcluirEu reparei que essa ritinha sumiu no resto da história , daí do nada apareceu uma de cabelo ruivo sem nome revelado , muito estranho .
ResponderExcluirA Ritinha sumiu depois da história porque foi desclassificada inicialmente. Mas acho que ela que poderia entrar no lugar de outra secundária, até porque as meninas a conheciam.
ExcluirMarcos É Capaz de Daqui A Uns 10 Anos Os Gibis da MSP da Disney Mangás E Outros Deixarem de Ser Publicados Fisicamente ?
ResponderExcluirTem grande chance sim, já que novas gerações não gostam de manusear papeis, preferem celular, mídias impressas no geral andam em baixa, como jornais e revistas comuns, aí capaz de serem só gibis digitais.
ExcluirSim, as meninas na época tinham sonho de ser modelos, era bem comum isso, aí foi bom de ter entrado no universo delas e até alertar as desvantagens pra quem queria seguir carreira. A Carminha foi bem perversa pra desclassificá-las, sabotagem não tem vez hoje, por isso a falta de dinamismo atual. Silvia Pfeifer começou como modelo, mas já era atriz na época há alguns anos até então e atuou em Perigosas Peruas na época. Ela devia fazer ainda alguns trabalhos como modelo nas folgas das novelas.
ResponderExcluirSei que foi na primeira semana de janeiro de 1993, mas dia exato não dá pra saber.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/@adrianhodge9102/community
ResponderExcluirBoa sorte com o seu canal.
ExcluirPuxa, trinta anos! Estou velho mesmo... Lembro-me bem desse gibi, li muitas e muitas vezes. Nao tinha ideia de ser a primeira da Carminha, pensei que fosse aquela da festa da Magali (ou seria festa da Carminha?) em que ela esnoba as outras meninas.
ResponderExcluirPois é, o tempo voa. Essa foi a primeira da Carminha, a da festa acho que é de Magali 199, de 1997.
ExcluirSaudade da época em que a Carminha Frufru era má, hoje em dia a personagem ficou meio apagada, só aparece de vez em quando mas gostei das participações dela na primeira série da Turma da Mônica Jovem, ela era esnobe de verdade kkkk
ExcluirPois é, SPFangirl, era bem melhor a Carminha má. Hoje ela é só patricinha amiga da Denise e muitas vezes age como uma garota normal, tirou a essência dela. Na Turma da Mônica Jovem é pra adolescente, ainda deixavam característica que a marcou, mas hoje até nesse título também tem politicamente correto, não é qualquer coisa que aceitam também.
ExcluirRealmente, se você pegar as revistas da Turma da Mônica Jovem do final dos anos 2000 até 2016 e comparar com as atuais você se espanta de tanta mudança que teve, isso ficou evidente até nos traços, muito feios, tem uma revista da segunda série que se chama o "Outro Lado da Moeda" que é um horror, tanto a história quanto os traços são ridículos e fora aquela edição boba com o Do Contra não querer usar desodorante só por ele ser do contra, descaracterizando completamente o personagem, a Turma da Mônica Jovem tbm prometeu fazer os personagens evoluírem já que agora eles tem 15 anos, muitos odiaram mas eu gostei da proposta até porque ninguém tem a mesma personalidade de quando tinha 7 anos de idade, só que a Mônica virou uma mocinha dramática e ciumenta com o Cebola e eu lembro que foi nessa época que eu passei a odiar ela kkkk, o Cebola virou extremamente babaca e egocêntrico, Cascão continua o mesmo e só toma banho de vez em quando mas ainda odeia água e gosta de futebol e a Magali é mais meiga e sensível, só que infelizmente, ela é a mais apagada dos personagens principais e ainda inventaram dela ter uma queda pelo professor dela, e pelo que eu descobri, isso foi invenção do Emerson, que nunca gostou dela com o Quinzinho, tanto é que em algumas histórias é tratado como paixão enquanto outras como a do Caderno do Riso é visto como uma admiração. Não tem consistência nenhuma e fora que atualmente tem vários roteiristas tipo a turminha, sendo que antigamente tinha apenas três roteiristas fixos com o Emerson roteirizando apenas a super saga do fim do mundo, a edição de apresentação e uma das histórias da edição 5 da primeira série.
ExcluirInfelizmente, nem as edições do Emerson tem mais sendo que eram as melhores da primeira série, parece que virou uma revista para criancinhas do que para jovens mesmo.
É, estou sabendo disso, não são só traços, mas qualidade dos roteiros também estão ruins, muito politicamente correto também e agora tem até mais de uma história por edição. Ideal seria mostrar comportamentos de adolescentes no dia a dia, não se comportando como crianças e com aventuras infantis, senão não tem necessidade de uma turma Jovem, colocariam as mesmas histórias na turma clássica.
ExcluirNão colocam comportamentos de adolescentes porque muitas crianças leem essas revistas e tem o caso dos pais que ameaçam boicotar a empresa se for um tema muito complexo tipo drogas, bebidas alcoólicas, liberdade de expressão e homosexualidade.
ExcluirPor que você acha que a maioria das novelas infantis brasileiras do SBT raramente abordam temas pesados e quando abordam é de maneira torta? A diferença é que a MSP tenta parecer progressista enquanto o SBT é assumidamente conservador e cristão.
Sim, as coisas incorretas não têm por causa que são crianças que leem. Nós primeiros anos da TMJ tinha aviso que não era recomendado pra crianças de menos de 10 anos, mas mesmo assim elas liam e diante das reclamações dos pais mudaram o estilo das histórias desse título. Uma pena. Se os pais não reclassem, até a turminha clássica estaria melhor hoje.
ExcluirNa Página 4 Parece Que A Magali Tá Com Peito
ResponderExcluirDeu impressão mesmo, vai ver que ela colocou também sutiã da mãe.
ExcluirSem problema, mudei a URL.
ResponderExcluirNão sabia. Mudei a URL, provavelmente deve ficar entre os primeiros quando tiver nova postagem lá.
ResponderExcluirSuper legal essa revistinha, foi uma das primeiras que eu li e está na minha coleção até hoje. Triste a Carminha não ter destaque como vilã hoje em dia, mas ela foi substituída por uma personagem nova chamada Penha, que é mil vezes mais perversa do que ela.
ResponderExcluirLegal que você ainda tem essa edição, muito boa. Podiam ter mantido tanto a Carminha quanto a Penha como vilãs e aí intensidade da vilania diferente entre as duas, até pra não ter só uma menina fixa como vilã e variar mais.
ExcluirMarcos Minha Suposição Se A MSP Tivesse Esses Títulos E Edições :
ResponderExcluirMônica 966 Edições Entre 1970 E 2035
Cebolinha 934 Edições Entre 1973 E 2035
Cascão 1101 Edições Entre 1982 E 2035
Chico Bento 1101 Edições Entre 1982 E 2035
Magali 923 Edições Entre 1989 E 2035
Parque da Mônica 649 Edições Entre 1993 E 2035
Pelezinho 416 Edições Entre 1977 E 2011
Ronaldinho Gaúcho 108 Edições Entre 2006 E 2015
Bidu 89 Edições Entre 2004 E 2011
Franjinha 89 Edições Entre 2004 E 2011
Xaveco 89 Edições Entre 2004 E 2011
Mingau 89 Edições Entre 2004 E 2011
Tina 89 Edições Entre 2004 E 2011
Penadinho 89 Edições Entre 2004 E 2011
Denise 89 Edições Entre 2004 E 2011
Jotalhão 89 Edições Entre 2004 E 2011
Dudu 89 Edições Entre 2004 E 2011
Rosinha 89 Edições Entre 2004 E 2011
Rolo 89 Edições Entre 2004 E 2011
Austronauta 89 Edições Entre 2004 E 2011
Piteco 89 Edições Entre 2004 E 2011
Zé Vampir 89 Edições Entre 2004 E 2011
Papa Capim 89 Edições Entre 2004 E 2011
Cascuda 89 Edições Entre 2004 E 2011
Pipa 89 Edições Entre 2004 E 2011
Horácio 89 Edições Entre 2004 E 2011
Louco 89 Edições Entre 2004 E 2011
Zé Lelé 89 Edições Entre 2004 E 2011
Floquinho 89 Edições Entre 2004 E 2011
Dona Morte 89 Edições Entre 2004 E 2011
Anjinho 89 Edições Entre 2004 E 2011
Seriam bons esses títulos.
ExcluirHistória muito legal! Não sabia que a Carminha Fru-fru foi criada ainda nos anos 90, achei que tinha sido depois do ano 2000. Como a personagem, como vc disse na postagem, aparecia esporadicamente, nem todo mundo conheceu a Carminha na ocasião. Interessante que alguns personagens como a Carminha e a Denise foram criados com uma aparência, sendo remodeladas com o passar dos anos, até ter uma aparência definitiva. Personagens mais clássicos tb passaram por uma transformação visual, como a Tina nos anos 70 e o Rolo, mais recentemente. Pena que nem sempre, essas mudanças são positivas, no caso do Rolo, foi bem ruim a mudança
ResponderExcluirRicardo, muito boa. A Carminha aparecia pouco nos anos 1990, parece que foram no máximo 10 histórias e sempre aparecia com traços diferentes, o que fazia dificultar identificação na hora. Nos anos 2000 que ela teve mais frequência, mas ainda com traços diferentes a cada história. Denise também seguiu esse estilo até encontrarem um visual que a identificasse bem. Aninha também era outra que aparecia diferente a cada história nos seus primórdios. Tina mudou bem. Rolo até hoje não consigo gostar e aceitar a mudança assim, não combina com ele.
ExcluirFabiano, concordo, o Zecão está horrível assim, tanto em características quanto traços, nariz menor, etc. Se bem que traços do Rolo conseguem ser piores.
ExcluirVerdade, Marcos! Os traços do Rolo foram os que ficaram piores, sem dúvidas. No caso do Zecao e da Pipa, pelo menos, tiveram o bom senso de rever as horríveis mudanças ocorridas na época do estilo "barbie ", em que esses personagens tinham ficado totalmente desfigurados. Acho que ninguém gostou e deixaram novamente o Zecao e a Pipa com os traços bem próximos ao original.
ExcluirSim, Ricardo, eles reviram e se deram conta que eles estavam horríveis daquele jeito e assim ficaram mais próximo do que eram. Só Rolo que mantiveram cabelo separado da barba, mas ainda assim menos pior porque no início deixavam olhos com cílios e ele fortão e tinha que ser magro.
ExcluirEntendi. De nada, Fabiano.
ResponderExcluirOutra característica da Carminha Frufru, em seus primórdios, que não pode ser ignorada, é que ela era usada pelos roteiristas para abordar e criticar a erotização precoce das meninas. Duas HQs que ilustram bem essa faceta da personagem são MAGALI, TÃÃÃÃO SENSUAL, de Magali N°158, de Julho de 1995, da Editora Globo; e, o já clássico, O CONCURSO DE BELEZA, de Mônica N°86, de Fevereiro de 1994, também da Editora Globo,que, anos mais tarde, foi adaptado para um dos episódios do Cinegibi 1. Na HQ original, Carminha Frufru participa do concurso com um visual bastante provocante, quase vulgar.
ResponderExcluirNão sabia da origem da Carminha, pensava que retratavam ela assim por ser um comportamento "normal", pros padrões dos anos 80/90. Eu sempre achei bizarra essa história do concurso, tanto na HQ quanto na animação O_O
ExcluirA roupa dela na animação também não é láááá muito diferente da original. Na HQ era um top com minissaia e na animação é um vestido decotado e aberto nas laterais pra expor as pernas.
É que como os meninos a achavam a mais linda, aí ela vestia assim pra seduzi-los mais, ser provocante. Mas depois com o politicamente correto mudaram por não ser apropriado pra crianças. Essa do Concurso de Beleza é ótima muito engraçada.
ExcluirEu tenho essa história num almanaque da Magali. Sempre adorei a arte e esses vestidinhos fofos, tão bem desenhados <3
ResponderExcluirLembro de querer um conjuntinho florido igual ao da Aninha, rs
É, eles desenhavam umas roupas muito bonitas, caprichavam bem. A Carminha ficou muito bonita vestida assim.
ExcluirAssim, minha relação com a Carminha Fru Fru é de amor e ódio. Por um lado, admito que as histórias com ela são um drama e uma rivalidade interessante, bons roteiros. Por outro, a personagem em si me dá raiva, de tão metida e vaidosa, não tenho paciência com gente assim (já saí em briga com uma dessas inclusive...), gosto mesmo quando ela se dá mal. Mas admito que ela rende ótimos conflitos.
ResponderExcluirUma das histórias que mais gosto é quando as meninas organizam uma eleição para Rei e Rainha da rua, Cebolinha e Cascão fazem de tudo para ganhar porque tinham certeza que a Carminha seria a Rainha e poderiam dançar com ela, só que no final a Mônica que ganhou e os dois acabaram dançando com ela como reis. Muito boa! (seria legal você falar dessa história aqui no blog, estarei esperando).
Agora, me pergunto o que aconteceria se Carminha e Genesinho se conhecessem... ambos são ricos, antipáticos, formariam uma bela amizade.
Verdade o que estraga na Carminha é ser medida, esnobe, verdadeira patricinha. Carminha é Genesinho acho que se dariam bem, tem personalidades iguais, capaz de armarem planos juntos contra a Turma da Mônica ou contra o Chico Bento. Sobre a história de rei e rainha da rua, não era a Carminha, era outra menina bonita até porque a história é de 1990 antes da Carminha ter sido criada. Daria tranquilamente ser ela, como em cada história aparecia uma diferente menina mais bonita em que os meninos se encantavam, aí a Carminha ajudou nisso de ter uma menina fixa pra esses tipos de histórias.
ExcluirCapaz do Genesinho até esquecer a Rosinha para ficar atrás da Carminha, sua outra metade da laranja. Sabe como dizem, ''ele é muito chato, ela muito chata, os dois se merecem''.
ExcluirSe bem que... me pergunto se eles realmente conseguiriam SE aguentar por muito tempo. Gênios muito parecidos tendem a não acabar bem juntos. Imagina os dois mandando um no outro, meu deus...
Verdade, por causa do gênio deles, não devia durar um relacionamento entre eles, seria difícil eles atirarem um ao outro. Seria interessante um crossover entre eles, mesmo que não houvesse romance, já que isso nem mais nos gibis.
ExcluirColocaram a Denise raíz nessa história, de antes de padronizarem a aparência dela!
ResponderExcluirE a Carminha sempre foi mais ou menos desse jeito, loira com cachos nas pontas. A primeira história que li dela foi, salvo engano, a "tem penetra no churrasco", em que a Magali se disfarça de Carminha Frufru para entrar de penetra no churrasco na casa desta (que não era bem uma mansão nessa história), pois não havia sido convidada.
As vezes a Denise aparecia com personalidade como vemos hoje, mais sagaz, só não era em todas e sempre com visual diferente. Essa da Magali penetra na casa da Carminha Frufru é muito engraçada, parte de mansão e ser rica ainda não era definida, por isso uma casa normal naquela história.
ExcluirSabe Carminha, se alguém precisa sabotar os rivais para vencer... é porque sabe que não é tão bom assim.
ResponderExcluirSerá que você seria assim a vencedora por beleza e talento, sem trapaça?
Pode ser que ela vencesse sem trapaça no quesito beleza, mas por talento, não. Nisso ela perderia.
Excluir