segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Capa da Semana: Chico Bento Nº 218

Era bem comum fazerem comparação do Chico Bento a um burro, até por ele tirar notas baixas na escola e ser lerdo e teimoso. Nessa capa, a trolagem foi do próprio burro Teobaldo, que fica atrás do espelho para deixá-lo com orelhas de burro. O Chico que gostou nem um pouco.

A capa dessa semana é de 'Chico Bento Nº 218' (Ed. Globo, Maio/ 1995).

41 comentários:

  1. Kkkkk só tiravam onda com o Chico, hein?
    Mas vem cá, Marcos. Tu acha que os canais de YouTube que postam quadrinhos de turma da Mônica, normalmente narrados, Podem ser considerados "pirataria"? Do mesmo jeito que usar emulador é considerado pirataria na área dos jogos, talvez seria ilegal ficarem "distribuindo gratuitamente" histórias em uma plataforma de vídeos pública. Mas a MSP nem sabe como lucrar direito. Pra que que eu vou querer comprar o cine gibi no YouTube filmes se dá pra assistir de graça no próprio canal oficial da TM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, até o burro sacaneava com o Chico kkkkk. Sobre os vídeos com histórias da Turma da Mônica não deixam de ser pirataria, teve um tempo que a MSP mandou tirar, mas agora estão mais calmos em relação a isso.

      Excluir
    2. Muita gente só acompanha por ali...eu não gosto muito de vídeos narrados
      .fazem vozes muito infantis e como conheço as vozes dos desenhos animados me soa estranho...eu prefiro ou comprar gibi ou ver packs na interndt....mas realmente eles são até rápidos tem gibis recém lançados que postam...sendo que tem um App oficial de gibis banca da monicq

      Excluir
    3. Ouvir as narrações das tramas não dá, não consigo, simplesmente as assisto mudas, no virtual prefiro lê-las como se estivessem em gibis de papel (de onde são tiradas), sem adereços, sem poluição mental, no bom e velho método tradicional. Imagino que esse tal app oficial seja peneirado, os amadores são bons por não sofrerem censura, e como tem HQs antigas inalteradas circulando na rede, aos borbotões, graças ao amadorismo, se as exibições fossem exclusividade da MSP ficaríamos a ver navios, o que salva é a (D)democracia que há na internet. Mauricio de Sousa sabe que se conseguisse varrer essa bendita e inofensiva "pirataria" surtiria muito mais negativamente do que positivamente para seus negócios.

      Excluir
    4. Eu também não gosto dos vídeos narrados, deixam narração muito bobas, muitas vezes a mesma voz faz falas masculinas e femininas iguais. Podiam no máximo, colocar uma música de fundo. Nesses app facilitam muito a pirataria, sacanagem postarem histórias que estão nas bancas ainda, podiam esperar um pouco. Quando encherem, a MSP vai fazer caça às bruxas a esses sites e canais que postam histórias. Nas edições Nº 9 de novembro último, eles não postaram ainda no aplicativo, sinal que estão incomodados com a pirataria. Sabe dizer se esse aplicativo Banca da Mônica é pago?

      Excluir
    5. O pior é que eu assisti os vídeos narrados tantas vezes que as vozes do desenho animado começaram a soar estranhas pra mim. Mas isso não é bobice minha, afinal, alguns desses canais fazem umas narrações muito boas e combinam muito bem com os personagens, como por exemplo os canais Mariprofans e Quadrinhos da Mônica. Mas esses canais fizeram uma coisa inaceitável: clickbait de round 6. Aproveitando o sucesso da série, eles colocaram a boneca do capeta na thumbnail dos vídeos. Felizmente, eles mudaram a thumbnail e o título horas depois. E eu acho que o Maurício vai me matar, pois eu divuiguei num vídeo meu um canal que narrava histórinhas recentes. Eu me envolvi em um caso de pirataria sem pensar nas consequências 😱😱😱😱😱
      Fato inútil: a minha mãe me deixou de castigo. E por isso, eu estou digitando pelo modo anônimo pra ela não saber que eu usei o tablet.

      Excluir
    6. Pelo ano que diz ter nascido, você é muito jovem, Adriel, mas já passou da idade de ficar de castigo, fique tranquilo, Mauricio ou qualquer outro da MSP não irão processá-lo ou processar alguém que responde por ti, espero que esteja exagerando, normal na idade em que se encontra.

      Excluir
    7. Um ou outro canal até dubla bem, mas a maioria fica bobo. Também prefiro ver no áudio mudo. E você não cometeu pirataria, só foi divulgação. Se Maurício processasse, ia ser os canais que mostraram os vídeos, mas nem isso vai acontecer, são vários desse estilo.

      Excluir
    8. O App é pago eu tenho...e 24,90 pra ler todos os gibis....realmente não postaram de novembro. Mas como eu passo perto de uma revistaria no shopping co.prei três...monica,turma da Mônica e cebolinha..comprei tb o especial de Natal um de fábulas do Chico Bento e ainda cl.prei duas da Disney...ajudei o mercado de quadrinhos kkkk meu cartão sofre mês que vem

      Excluir
    9. Eu entendo o Adriel. Quando a gente mora com os país nunca deixa de ser criança de certo modo..minha mãe já jogou fora alguns gibis ir considerar coisa de maluco criancinha pra eu tomar vergonha...e qdo era adolescente me obrigou a comprar todateem em vez de revistinha por que já tava grande e era hora de namorar e tal...na revista ensinava a Macarena na época

      Excluir
    10. Um vídeo narrado legal e um com uma mulher com voz de perua...ela narra e comenta e engraçado esqyexo o nome

      Excluir
    11. Essa visão equivocada de associar os quadrinhos da categoria que inclui TM clássica como sendo destinados estritamente às crianças é terrível, quando atingi adolescência também sofri com esse estigma. Atualmente, especificamente com a Turma da Mônica clássica é a mais pura verdade, são HQs exclusivas ao público infantil, antigamente eram para qualquer idade e o público alvo eram as crianças, lembro que Urtigão, Zé Carioca, Recruta Zero e Chico Bento foram bastante difundidos entre os adultos, tais preferências respingavam em Luluzinha, Mônica, Tio Patinhas, Mickey, Turma do Arrepio, etc e tal, ou seja, esses quatro títulos iluminavam os demais em relação aos leitores adultos fazendo com que a categoria não se limitasse apenas ao público alvo.

      Todateen é osso, Miguel, sua mãe deveria ter lhe dado Playboy, Hustler, Private... Claro que ela não faria isso, mães tendem a não incentivar pornografia nos filhos homens, nem mesmo erotismo, e estão certas em não dar ibope para tal estímulo, tem que ser de homem para homem, cabem aos pais, à figura paterna, nem todos obviamente sabem e querem lidar com a questão, mas os que fazem, dependendo de como se conduz, sendo prudentes, se pautando pela sensatez, tendo a ver com naturalidade.
      Sua digníssima progenitora confundiu os gêneros, Capricho, antiga Carícia, Todateen são títulos para "adolescentas" e não para "adolescentos".

      Excluir
    12. Eu pesquisei esse tal de Todateen e pelo que eu vi pelas capas, realmente foi lamentável o que a sua mãe fez, Miguel. Não quero nem saber o que acontece se ela te pegar lendo uma revista recreio. Realmente, muitos canais fazem uma narração muito ruim. O pior em questão de narração na minha opinião é o canal gibilândia, que narra todos os personagens com aquela voz de criança, e como se não bastasse, o vídeo não mostra a quantidade de dislikes e likes. Sem contar aquele clickbait de among us que eu vi na thumbnail de dois vídeos, só pra aproveitar a piada com a palavra "impostor" que aparece na história. Já o canal Contando histórias da turma da Mônica é claramente bem amador. Eles colocam a voz de uma mulher para narrar todos os personagens, e o Cebolinha tem uma estranha voz de demente. O único ponto positivo é que eles colocam uns efeitos sonoros nas partes engraçadas, mesmo sendo efeitos sonoros genéricos, tipo efeito sonoro de surpresa, efeitos sonoros de "tóim" e, acreditem se quiser, a risada do atumalaca. Não é atoa que faz mais de um mês que não postam vídeos novos. E adivinhem? Ele também fez um clickbait, e pior, um clickbait escatológico. No vídeo em que eles narram a história algo Verde mole e pegajoso, colocaram na thumbnail a parte que mostra a Mônica com a massinha na bunda. E tem um texto escrito "Mônica fez cocô?" ONDE QUE EXISTE COCÔ VERDE MEU DEUS?
      Então é. Esses caras vão longe se ninguém fica de olho. Agora, se vc quiser uma narração na zueira, estilo Luan dublando as histórias do dudão, recomendo os canais turma do fandub e gibis do Rapha.
      A propósito, eu decidi digitar na guia normal mesmo e depois deletar o histórico. Pq ficar fazendo login no modo anônimo toda hora dá muito trabalho. (Como se digitar esse textão não fosse dar trabalho o bastante kkkkkkk)

      Excluir
    13. Dependendo do que se ingere, fezes verdes são plausíveis, claro que não é normal, porém, totalmente possível, com crianças de zero a seis anos de idade chega a ser até comum essa anormalidade.

      Excluir
    14. Pode ser, mas que é uma apelação danada, isso é. Imagina uma pessoa que nunca viu a história, daí ela vê a thumbnail e pensa: "oxe, a Mônica tem 6/7 anos e ainda caga nas calças? Deixa eu ver isso!" Daí ela chega em determinado ponto da história e percebe que aquilo não era cocô. Só imagina a frustração do cara.

      Excluir
    15. Essas zoações com personagens de Mauricio de Sousa e também de outros cartunistas são positivas, ainda bem que fazem, o que desaprovo é quando ultrapassam os limites do razoável como a polêmica tira alterada de Chico Bento inserida em livro didático, fato que ganhou repercussão nacional, simplesmente ridículo e certamente algo grave digno de punição. Até para escrachar tem que haver critério, em segmentos adequados para tal finalidade faz mal nenhum.

      Excluir
    16. Vc tá falando daquela tira em que o Chico diz que está plantando esperança enquanto o Zé lelé vê um monte de árvore cortada na frente? Ah não. Vc tá de zoeira. Não, não é possível que alteraram o Chico falando "esperança" pra falar "maconha" pra depois colocar numa prova escolar. Se não é dessa tirinha que tu tá falando, então qual é?

      Excluir
    17. É com um menino desconhecido ostentando que o pai possui oitocentas cabeças de gado, perguntando para Chico Bento quantas o pai dele tem, responde que só tem um boi, porém inteiro, esse é o conteúdo original da tira, a alteração é Chico respondendo para enfiar tudo naquele lugar. Publicada em livro didático ou revista didática, parece que ocorre na Bahia, faz tempo, você certamente era criança quando aconteceu, pesquise, tranquilo de achar.

      Excluir
    18. Eu comecei q ler revistas adultas e realmente fui abandonando os gibis mas passando pelas ruas da vida um dia me vi comprando um gibi antigo da Magali...ai voltei a comprar..antes tinha uma fase que colrviinei clássicos Disney e discos do .Michael Jackson....revistas adultas só olhava de longe nunca foi algo que eu almejei ter ....talvez só com o advento da internet e essa parte da minha vida tb e meio louca

      Excluir
    19. Tive minha fase de revistas eróticas e pornográficas, quando eu tinha menos de dezoito, jornaleiros não vendiam revistas do tipo nem a pau para menores de idade, pelo menos não na cidade onde morei nessa faixa etária. Sebos, uns sim, outros não. Videolocadoras, quem salvava com filmes assim era a moçada um pouco mais velha, já maior de idade.
      VHS, videocassete, K7, toca-fitas, LP, CD, MD, eletrola, gravador portátil, system, micro system, walkman, discman, rádio à pilha, televisor de tubo, orelhão, ficha telefônica, cartão telefônico, telefone fixo residencial, telefone sem fio residencial (chique), linha telefônica = patrimônio, fax, máquina datilográfica, antena parabólica, bip, disquete, Macintosh, MS-DOS, Windows 95, revistas de nudez feminina sem (P)photoshop... Maior parte já atua em antiquários e no limbo dos museus.

      Excluir
  2. O bom e velho Chico, o menino que alterna inteligência com burrice, vivendo muito bem assim.
    Duvido nada que atrás do burro esteja Zé Lelé, na mira do coice.
    O âmago caipira, com seus defeitos e virtudes, há muito já não é pleno em Vila Abobrinha, o núcleo não tem mais direito à burrice e à preguiça de maneira abundante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O verdadeiro Chico, era muito humanizado com defeitos e virtudes. Hoje qualquer personagem é só ter qualidade e ausência de defeitos. Até poderia ter o Zé lelé ou alguém manipulando o burro pra ficar na posição correta, mas é mais provável que o burro que ficou ali de propósito, mostrando bastante inteligência pra zoar o dono, nos quadrinhos podiam tudo.

      Excluir
    2. Alguém conduzir o animal para tirar uma com a cara do Chico é boa também, mas mencionei Zé Lelé no sentido de panguar, ficar na reta do coice, ou seja, superando o primo em burrice visto que o tema da gag é sugerir pouca inteligência ao titular. Quando fica deprimido pela peculiar pecha de asno, é só lembrar do primo loiro sardento que o consolo é instantâneo.
      Falou tudo, Marcos, Chico Bento na forma original é extremamente humanizado, aliás, todos os personagens humanos e não humanos da MSP dos velhos tempos são humanizados, não digo "eram", digo "são" por pouco me atualizar em relação à TM clássica de hoje em dia, prefiro manter a higiene mental que só encontramos nas HQs do século XX.

      Excluir
    3. O Zé Lelé era até mais burro e lerdo que o Chico, aí podia fazer isso pra se vingar, ficar por cima. Sendo que nesse caso, foi ele quem vderia inteligente em ter ideia tão genial assim. Concordo que todos eram humanizados, já que tinham qualidades e defeitos isso que era bom. Com o Chico ficava mais evidente, mas todos seguiam esse estilo. Século XX foi excelente pra MSP e quando realmente tinham conteúdo.

      Excluir
    4. Em poucas tramas Zé Lelé passa noção de menos burro que Chico, um exemplo está em Almanaque do Chico Bento nº53 de 1999, originalmente não sei a qual gibi pertence, terceira página inteira de "O menino mais inteligente do mundo" Zé aparece estudando e Chico Bento consegue superá-lo no quesito tão depreciativo ao errar quatro vezes o resultado de dois mais dois dentre outras perguntas que respondeu errado, o olhar de Zé Lelé se assemelha ao de Marocas, altamente reprovador, baixou nele o santo dela, "marocou".

      Excluir
    5. Sim, de vez em quando colocavam o Zé Lelé menos burro que o Chico pra diferenciar, mas o normal e mais frequente era o Zé Lelé ser mais burro. É legal essa história aí, sim.

      Excluir
  3. Sim, o Chico também era comparado por bicho-preguiça, o Cascão era porquinho, urubu, gambá e Cebolinha como porco-espinho. Isso sem contar Magali como avestruz e Mônica como baleia. Era legal quando eram confundidos assim.

    ResponderExcluir
  4. No zoológico da TM, embora a ênfase no peso da Mônica, o animal mais associado à ela é coelho.
    Cebolinha além de ser associado com porco-espinho também carrega uma aranha no cocuruto, aí já não se assemelha ao bicho e sim porta uma espécie de simbionte aracnídeo - o guri acaba nos remetendo ao Homem-Aranha trajando o simbionte que quando se apodera do corpo de Eddie Brock se transforma em Venom.
    Magali não havia me dado conta ainda, verdade, avestruz traça tudo, excelente associação!
    Na bolsa ilegal de apostas, popularmente conhecida por (J)jogo do (B)bicho só não há diretamente Cebolinha dos cinco titulares. Como não há bicho-preguiça, a associação mais pejorativa é a de Chico Bento, pois burro tem. Mas o dislálico não fica de fora da sórdida jogatina contraventora, indiretamente é leão. Por quê? Porque porco-espinho/ouriço-cacheiro tem na Turma da Mata e o personagem com quem mais interage é o Rei Leonino.
    Manjo nada desse negócio, só sei que são vinte e cinco animais e sei quais são, nunca joguei, penso em fazer uma fezinha na turminha...

    ResponderExcluir
  5. Zózimo, já associaram Mônica a coelho, ela até á se transformou em um, sendo que baleia é bem frequente por causa do seu peso, os meninos a xingarem de baleia. Já teve cabelo do Cebolinha como aranha, principalmente em histórias com o Louco, mas por cebolinha ser xingado, era mais comum ser de porco-espinho. Magali já foi chamada ou comparada de avestruz algumas vezes e até se transformou em um também, excelente associação, sem dúvida. Pena que não tem porco-espinho no Jogo do Bicho, poderia ter, se bem que não é tão popular como os outros do jogo. Tenta a sorte com os outros da turminha, quem sabe rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Correto, mas, quanto à Mônica, sei que há uma HQ em que se transforma em baleia, que nos velhos tempos historicamente sofre bullying por ser gordinha, porém, a associação clássica com ela é coelho certamente, veja que dos três xingamentos clássicos que a coitada sofre, "dentuça" é o principal, chegando a ser sinônimo do nome dela para o grande público, além disso, ainda porta um coelho de pelúcia, claro que baleia, elefante, hipopótamo entre outros pesadões também são clássicas associações à ela, mesmo assim, coelho a define tanto para o bem quanto para o mal, portanto, roedor de orelhas compridas é o animal que melhor a representa, compreende?

    Cebolinha se assemelha com ouriço-cacheiro por conta dos fios espetados e os mesmos se assemelham à aranha, no entanto, o guri não possui aspecto aracnídeo, daí o simbionte, isto é, um ser acoplado a outro.
    Se eu disser: "Deu Cebolinha na cabeça!" significa que deu leão no primeiro prêmio.

    Papa-Capim, Turma da Mata e Vila Abobrinha são os núcleos que predominam nessa contravenção amplamente difundida do Oiapoque ao Chuí.

    Quando alguém estiver lhe importunando e não querer baixar o nível é só sugerir um palpite para o (J)jogo do (B)bicho que é: "vaca, galo, porco", sempre nesta ordem, percebe o chiste, Marcos?

    ResponderExcluir
  7. Entendi o palpite rs. Sobre Mônica mais coerente ser comparada a coelho.sim, ela já foi transformada em baleia na história de abertura de Mônica 146 de 1998.

    ResponderExcluir
  8. O palpite é mais adequado quando perto de ti estiver alguém com flatulência e você por algum motivo não puder se afastar da situação a ponto de seus olhos lacrimejarem e ainda ter que ouvir do flatulento a cretina pergunta de por que está chorando, responder "Vaca, galo, porco!!!" na lata do indivíduo não é grosseria alguma, perdeu a aposta que fez e está triste, sendo alguém inteligente logo saca que se trata do gás lacrimogêneo intestinal que está produzindo e toma jeito de se dirigir ao Wanderley Cardoso mais próximo, digo, W.C. mais próximo. Indireta polida, não causa constrangimento.

    Relação que Mônica tem com essa espécie roedora é intrínseca, faz parte do âmago da personagem, quando comparada a animais pesados é apenas com viés depreciativo, coelho também serve como bullying, só que vai além.

    Animais associados ao Cascão são todos de admiração dele.

    Porco-espinho e aranha certamente Cebolinha não considera agregadores, são somente para zoá-lo mesmo.

    Acredito que Magali lida bem quando comparada aos avestruzes, embora sejam aves desengonçadas e não estão entre as mais inteligentes, são fortes e velozes, além da robustez, espécie aviária de maior porte físico de todo o orbe terrestre.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Marcos! off tópico: é verdade que hoje, 25.11.2021, Cascão faz 60 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roniere, é verdade sim, Cascão completa 60 anos de criação. Marca histórica, sem dúvida.

      Excluir
  10. Nem quero imaginar, até porque hoje em dia seria extremamente incorreto, mas imagina se fizessem uma história/tirinha/capa em que os animais ficam ofendidos por serem comparados ao personagens. A história não poderia ser longa, pois senão iria ser muito deprimente pros personagens dizer que um elefante se acha ofendido por ter sua gordura comparada com a da Mônica, um porco por sua sujeira ser comparada a do cascão e um avestruz por sua gula ser comparada a da Magali. Teria que ser uma história só pela piada, pois não se trata de uma inversão de papéis, com os animais se sentindo ofendidos por serem comparados aos personagens. Não é o mesmo caso da história do Bidu, em que ele fica indignado por "cachorro" ser considerado um xingamento. Pois nesse caso, se refere a um xingamento que pode se referenciar a qualquer pessoa. No outro caso, os xingamentos se referem aos respectivos personagens, e na piada, um elefante ficaria ofendido ao ser chamado de Mônica, por exemplo. Como dito antes, apenas pela piada.

    ResponderExcluir
  11. Adriel. poderiam ter jeito assim de bichos ofendidos. Não lembro se teve, caso aconteceu teria mais chance do Chico ao ser chamado de burro ou Cascão ser chamado de porco, no caso burro e porco serem ofendidos com a comparação.

    ResponderExcluir
  12. É uma ideia sem noção, mas de alguma forma, funciona.

    ResponderExcluir
  13. Verdade, Adriel, funciona e seria bem divertido.

    ResponderExcluir