Nessa postagem falo sobre o Jaime, que foi o namorado fixo da Tina durante os anos 1980 e que foi para o limbo dos personagens da MSP. Mostro, então, a trajetória do Jaime e algumas histórias marcantes com ele.
Criado em 1981, Jaime foi um dos personagens da nova fase da Tina dos anos 1980. Logo depois da transição da fase hippie para a nova versão em 1977, Tina e sua turma não tinha uma identidade e personalidades próprias, seguiam de acordo com experiência dos roteiristas para os personagens para ver o que poderia dar certo ou não nesse núcleo. Era até normal, por exemplo, histórias com Tina e Pipa interessadas no Rolo. Com a reformulação dos anos 1980, deixaram o Rolo mulherengo, Pipa ganhou um namorado fixo, o Zecão, e criaram o Jaime, como o namorado fixo da Tina.
Jaime (ou Jaiminho) era loiro com barba loira sem bigode, tendo algumas variações de cor, as vezes aparecendo castanho ou ruivo, mas sempre com barba e cabelo da mesma cor. Era alto e algumas vezes mais magro, outras vezes mais musculoso, de acordo com o desenhista. Histórias com Jaime com Tina eram frequentes e eram típico namoro padrão, algumas vezes histórias com conflitos no namoro, mas no geral era mais para mostrar que ela tinha namorado. Quando tinham conflitos, era no estilo Jaime ser ciumento de ver Tina conversando com outros homens.
Algumas vezes ele aparecia sozinho como amigo do Rolo ou do Zecão ou fazendo figuração ou até mesmo dando conselhos para os conflitos amorosos do Rolo no lugar da Tina, quando a história precisava de um conselho masculino. Embora o Jaime fosse considerado namorado fixo, a Tina teve alguns outros namorados durante o período que ele ficou frequente nas histórias, pode ser porque o roteiro pedia se fosse outro namorado, fora da característica do Jaime.
Sua estreia foi em uma história de 2 páginas de 1981 (e republicadas em 'Almanaque da Mônica N° 5' - Ed. Globo, 1988) em que a Tina não quer que a família coma o pudim que seria do namorado dela, mas acaba ela mesma comendo e passando mal no final . O personagem não tinha nome ainda, foi colocado apenas como namorado da Tina, provavelmente não tinham intenção ainda de ser namorado fixo dela e depois mudaram de ideia. Destaque para a presença da família da Tina como o pai, a Vovoca e do irmão Toneco que estavam sumidos dia gibis até então.
Na história "Enfim, sós" ('Mônica N° 156' - Ed. Abril, 1983 e republicada no 'Almanacão de Férias Nº 6' - Ed. Globo, 1989), Jaime está namorando com a Tina na casa dela, mas tem vários imprevistos com a família da Tina chegando na casa e interrompendo o namoro. No final, eles vão namorar na rua, mas brigam na praça porque o Jaime falou mal da família dela. Nessa já com nome definido. Interessante que nessa tiveram participações rápida também do papagaio Palestrino Toneco e Toim, irmãos da Tina hippie, que estavam sumidos também na época.
Em "Pra distrair", por volta de 1984 (e republicada no 'Almanaque da Magali Nº 3' - Ed. Globo, 1990), Tina fica com tédio da viagem do Jaime e resolve ir a uma sorveteria com o amigo Ronaldo. Tina tenta desviar de Pipa e Zecão para eles não contarem ao Jaime.
Só que a Tina não contava que o Jaime voltaria cedo da viagem e ela ficou com medo do namorado vê-la conversando com outro, achando que estava namorando outro na ausência dele e resolve fugir. No final, Jaime conta que não tem problema de ela sair com amigos na ausência dele e Tina toma satisfação se Jaime não saiu com alguma pernambucana durante a viagem.
Em "Comigo aconteceu de gostar de namorada de um amigo meu", ('Mônica Nº 191' - Ed. Abril, 1986 e republicada no 'Almanaque da Magali Nº 3' - Ed. Globo, 1990), Jaime apresenta a Tina para o seu amigo Bebeto, que acaba se apaixonando pela Tina a primeira vista.
Jaime percebe o interesse do amigo pela sua namorada e fica com ciúme, principalmente porque os três saem juntos e Bebeto joga indiretas o tempo todo, não para de conversar com Tina na sorveteria, paga o lanches dela no cinema, fica ao lado dela no cinema, etc. No final, Tina conta para o Bebeto que ela gosta do Jaime e aí Bebeto jura que não vai mais se apaixonar por garota comprometida, mas logo se apaixona pela Pipa quando o Zecão apresenta a namorada dele.
Em "Foi assim..." , por volta de 1986 (e republicada no 'Almanaque da Mônica Nº 39' - Ed. Globo, 1993), mostra a forma como Tina conheceu o Jaime. Tina conta pra amiga que se conheceram na praia, só que falando que Jaime a procurava e fazia tudo pra chamar atenção e ela nem se dava conta que estava afim dela, só que na realidade era o contrário, a Tina que chamava atenção e ele nem aí, conforme mostravam as imagens.
No final, Jaime aparece na casa da Tina e antes dele desmentir a história para a amiga e ela não se passar por mentirosa, Tina fala pra todos saírem pra não ouvirem a mesma história 2 vezes.
Em "É a Pipa no namoro da TV" ('Mônica Nº 199' - Ed. Abril, 1986 e republicada em 'Coleção Um Tema Só N° 12' - Cascão e o Capitão Feio'), aparece mais o Jaime e Tina como figuração, vendo o programa no qual estava a Pipa procurando um novo namorado para ela. Representa o tipo de aparições de figuração sem ser o tema central da história.
Em "Eu me mordo de ciúme" ('Cebolinha Nº 19' - Ed. Globo, 1988), o Rolo se morde todo o seu braço toda vez que tinha uma crise de ciúme com a sua namorada Nininha, quando conversava com amigos e até pagando mico quando ela conversava com o Pedro, irmão dela. Jaime dá conselhos para o Rolo não ser ciumento e no final, Nininha termina o namoro porque o Rolo estava convencido demais.
Aparece o Jaime sem a Tina, dessa vez só dando conselhos para o Rolo e resolver a situação do amigo, exercendo a função que seria da Tina de ser conciliadora e ajudar nos problemas amorosos dos amigos. Pelo visto colocaram o Jaime porque uma opinião masculina seria mais interessante naquele caso do que uma feminina.
Na história "Ombro amigo", ('Mônica Nº 23' - Ed. Globo, 1988), Tina ajuda Pipa e Zecão a se reconciliarem depois de brigarem de novo e no final a Tina flagra o Jaime levando outra mulher no carro e aí Tina começa a chorar, querendo ombro amigo da Pipa e Zecão. Ou seja, Tina consegue ajudar os problemas dos amigos com maestria, mas quando o problema é com ela, não conseguia.
Não foi oficialmente fim de namoro deles, se reconciliaram e Jaime apareceu algumas vezes na fase clássica até em 1991. Sua última aparição como namorado oficial foi na história "Palavras Cruzadas", em 'Gibizinho da Tina Nº 2', de 1991, em que um homem mostra cantadas para a Tina indiretamente ao perguntar coisas das palavras cruzadas que ele estava fazendo e quando ela se toca no interesse do cara, Tina avisa que tem namorado e aparece o Jaime para tirar o barato dele. No final, uma mulher velha e feia mostra interesse pelo cara e ele pergunta a mulher qual é o antônimo de bonita.
Após essa história, Jaime foi para o limbo dos personagens e não foi mais considerado namorado da Tina, que passou a só ter namorados diferentes a cada história. Com a nova fase da Tina nos anos 1990, que era para ser mais gostosona e não o estilo de conciliadora de problemas amorosos dos amigos, roteiros pediam mais que a Tina não tivesse namorado fixo, até porque cada namorado dela tinha uma personalidade diferente.
Até que depois de um bom tempo sumido, Jaime voltou a aparecer só em aparições esporádicas, maioria do tipo de tentativas de retorno de namoro, que eles tinham terminado e ensaiavam uma volta. Assim, ele voltou em 2000 na história "Paixão antiga", de 'Mônica Nº 170'. Nela, Tina reencontra o Jaime depois de muito tempo, ele tinha feito uma viagem para a Inglaterra e trouxe a Leslie com ele.
Tina pensa que é namorada do Jaime e finge que tem namorado também se agarrando com o primeiro cara que vê na rua. Depois descobre que Leslie era prima do Jaime, que trouxe só para conhecer o Brasil. Tina e Jaime tentam namorar de novo, mas acabam discutindo e brigando quando comentam o motivo que terminaram o namoro na outra vez, que foi por causa de que ele e faltava nos encontros e ele, por sua vez, se defende que faltava porque ela custava a se arrumar.
Depois, ele voltou em "Alma de crianção" ('Mônica Nº 7' - Ed. Panini, 2007). Nela, Tina e Jaime voltaram a namorar e estão passeando no shopping, só que em vez irem ao cinema, Jaime parava sempre em local de cultura "Pop/Nerd" como ver loja com miniaturas de carros de metais colecionáveis, bonecos de heróis colecionáveis, lojas de games, revistaria com histórias em quadrinhos. Tina acha tudo que era coisa para criança e que ele era um crianção, mas no final descobre que a Tina tinha coleção de bonecos infantis no quarto.
Nessa o Jaime assume uma característica de Nerd e até meio convencido, diferente do estilo que era nos anos 1980. Os traços são da fase "Radical Chic" da Turma da Tina, não gostava dos traços assim, muitas caras e boca que não condizem, e pelo visto retornaram com o Jaime nessa história para ter alguma com ele com traços assim e ficou com traços péssimos.
Em seguida, ele apareceu em 'Tina Especial Nº 1' (Ed. Panini, 2008). Foi uma revista que faziam minissérie de aventuras com a Turma da Tina em 3 edições seguidas em formato americano com eles como "Caçadores de Enigmas" e essa edição foi em volume único. Na história, a Turma da Tina participa do programa de televisão "Eu quero a bufunfa", uma gincana entre 2 equipes para ajudar a faculdade a equipe vencedora.
Jaime aparece na equipe adversária e como namorado da Rúbia, rival da Tina e que roubou namorado dela, mas ao longo da história ele vê que a Rúbia não vale nada, que faz artimanhas e trapaças pra atrapalhar a equipe da Tina. No final, Tina vence a competição e Jaime fica pensando na Tina, mas eles não voltam a namorar. Faz parte da fase "Barbie" dos personagens da Tina, que também eram horríveis assim, e conseguiram uma história com Jaime nessa versão, aparecendo como musculoso roliço, um horror traços assim.
Sua última aparição foi uma participação especial na história "O dia Z (de Zica)" ('Tina Nº 4' - Ed. Panini, 2009). Nela, Tina não quer sair de casa naquele dia porque em todo ano naquele dia acontece uma "zica" com ela. Ela conta para a Pipa alguns momentos de azar em anos anteriores e uma delas foi que chegou mais cedo no encontro e flagrou o namorado Jaime com a Rúbia, e, assim restou só terminar o namoro com ele por não aceitar traição.
Nessa ele apareceu só em um quadrinho, só como lembrança de como Tina terminou namoro com ele e umas das lembranças de zica dela, mas não era o foco central, até porque a zica no final ficou com a Pipa. Colocaram palavra zica no lugar de azar porque já era proibida a palavra "azar" nas histórias da MSP, continuando assim até hoje.
Depois dessa, Jaime não foi mais visto e ficou de novo no limbo do esquecimento. Pena não ter tido um motivo oficial de fim de namoro, afinal, nunca teve cronologia na MSP, mas pode-se considerar que foi traição por ter ocorrido 2 vezes. Foi um bom personagem, pode ser que volte um dia quando algum roteirista lembrar, mas assim como participação esporádica e não sendo de novo namorado fixo da Tina. Hoje evitam histórias de namoro nos gibis da MSP e mesmo quando tem, acham que rende mais Tina ter namorados variados que são diferentes nas personalidades e melhor para desenvolver os roteiros.
Melhor assim,Tina sem Jaime,sem namorado fixo.
ResponderExcluirPelo menos eu pensaria assim nos anos 90,baseado na mente dos pré-adolescentes sonhadores daquela época,em que,como Marcos disse,a Tina ficou beeeeeeeeem...gata!
Sem namorado conseguiram variar mais os estilos de histórias solo da Tina. Ela ficou mais gata ainda nos anos 1990, foi como de ter ficado mais independente e se produzir mais sem namorado.
ExcluirSim,mas com namorado quebraria o encanto que os leitores-meninos sentiam por ela.
ExcluirSe bem que crianças ainda não assimilam isso, principalmente as mais pequenas serem mais inocentes. Poderiam as com mais de 10 anos. E como os gibis hoje são mais voltados a crianças com menos de 8 anos e olhe lá, aí que nem faria diferença.
ExcluirPoxa, que leal ter voltado com a série de personagens esquecidos! Minha preferida do blog!
ResponderExcluirSobre o Jaime, acho até leal que ele não seja mais um namorado fixo da Tina, pois abre possibilidades de histórias com ela solteira ou com outros namorados. Como casal já acho que Pipa e Zecão cumprem bem o papel.
Verdade, sem o namorado fixo abriu mais variedades, até porque cada namorado tinha uma personalidade, isso foi bom pra ela.
ExcluirJaime é um daqueles personagens que acostumei com a presença constante, logicamente estranhei quando foi para o limbo, mas entendi que houve necessidade devido a namorar exatamente a principal do núcleo que precisava de liberdade para diversificação em roteiros, tiveram a sacada de retorná-la à condição que Rolo nunca abandonou, o grande amigo da quatro-olhos amorosamente sempre esteve de galho em galho, e essa característica propicia um amplo leque para os roteiristas. Tina não está mais atrelada ao Jaime, porém, está atrelada ao politicamente correto que não permite ampla diversidade em roteiros, conheço pouco esse retorno intermediário que se deu entre as décadas de 1990 e 2000, Tina descompromissada que conheço bem é dos 1970, continua sem namorado fixo, "descompromissada", só que assim mesmo, entre aspas.
ResponderExcluirEles queriam outros tipos de roteiro com Tina, aí o jeito foi colocar o Jaime no limbo. O que poderiam é manter o personagem como amigo do Rolo e Zecão, contracenando mais com eles par anão sumir de vez com o personagem. O Rolo mulherengo se manteve nos anos 1990 e 2000, antes da mudança de traços, agora com orelha dividindo cabelo e barba. A Tina dos anos 1970 também era descompromissada, não era ruim, mas também não tinha uma definição de personalidade.
ExcluirEm "A pulga" Jaime está sem barba, imagino que seja de algum gibi da Mônica de 1983. Conhece, Marcos?
ExcluirNão conheço essa história ou pelo menos não lembro. Pode ser por variação de desenhistas ou não ter ainda um visual definido.
ExcluirProvável que conheça, quiçá até tenha republicada ou a original, imagino que seja por não ter visual definido até então. Trata-se deles namorando em banco de praça, Tina sente picada de pulga e aflita para se coçar não quer perder a compostura aos olhos do barbeado Jaime, aí começa o martírio da jovem, tenta distraí-lo duas ou três vezes e nada de se aliviar, até abrir o jogo e elegantemente leva as mãos sensualmente às costas, se alivia e ainda alcança a maldita que é morta espremida entre as unhas da bela, trama termina com Jaime se coçando feito cão sarnento, como quem diz: "Já que tocou no assunto...", a decisão dela revela que ambos estavam com o mesmo dilema de passar má impressão. Impublicável por haver óbito de pulga com direito à onomatopeia, um "plec", talvez "clec" ou "crec", som de morte de um pequenino parasita chupador de sangue, chocante até para mim que sou insensível. Pode ser de Cebolinha, acho que é de Mônica.
ExcluirLembrei agora dessa, foi republicada no Almanaque do Cebolinha 5 de 1989, deve ser por volta de 1981, 1982 a original. O Jaime deve ter aparecido sem barba por ainda estar adaptando o personagem, não tinha visual definido. Tipo, o Zecão também aparecia de barba completa em algumas histórias de 1983 até confirmarem o seu desenho em definitivo.
ExcluirNão lembro se já vi Zecão barbudo, o que firmou nele é um cavanhaque estilo pai do Chico Bento.
ExcluirEm "Alô, meu amor!" Tina se relaciona com um sujeito loiro chamado Jorginho que usa sapatos sem meias, se a trama fosse em branco e preto não teria como constatar tal detalhe. Diz para Pipa que aceitou pedido de namoro dele. Republicada em Almanaque da Mônica nº12 da Ed. Globo, essa você deve conhecer também.
Conheço essa, também deve ser de 1981 e antes da criação do Jaime ou ainda não ter definido como namorado oficial dela. Sobre o Zecão ficou consolidado só a barbicha no queixo, mas as vezes tinham variação antes de consolidar. Ele apareceu de barba completa na história "Na extensão" de Mônica 159 de 1983. Mostrei um trecho aqui.
Excluirhttps://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/11/livro-lpm-as-melhores-historias-da-tina.html?m=1
Vi lá, Marcos, obrigado! Não conheço essa história, barba de Zecão é discreta, não o deixa diferente.
ExcluirNos áureos tempos de Jaime a quatro-olhos vez ou outra escapulia da rotina, um desses momentos encontra-se em "Ciúmes" de Mônica nº9 de 1987, sai com um tal de Rodrigo, uma versão loira de Rubão em que nem a própria sombra suporta, Tina não tem a tarimba de Mariazinha para suportar tamanha toxidade.
Pois é, foi discreta a barba dele, serviu mais pra mudar um pouco o visual. Conheço essa história de Mônica 9 da Globo com o Rodrigo, esse foi um dos outros namorados nesse período que a Tina teve além do Jaime.
ExcluirAté sugere que Tina foi fogueteira em tempos de namorado fixo, todavia, visto trecho postado em que Jaime supostamente está com outra e embaça namoro alheio com chororô, não posso julgá-la. Vai que nem é traição, entretanto, homem guiando conversível com mulher bonita no banco carona e ainda de óculos escuros com cabelão esvoaçante, pensar o quê? Chumbo trocado...
ExcluirNão considero que era traição por parte da Tina com ela com outros namorados porque pode ser que terminaram por um tempo e deu pra ter outro namorado. Já o Jaime no carro com outra mulher fica mais claro traição já que mostrava que era namorado da Tina, a não ser que ele diga que deu carona para uma parente dele, o que não cola muito na cena.
ExcluirPois é, não tem mais histórias de namoro hoje nem com os adultos, muito raro. Nem Rolo não tem mais, procuram colocá-lo a voltas com empregos mal sucedidos. E crianças namorarem, nem pensar.
ResponderExcluirSobre essa história mencionada coma Tina é por volta de 1978, 1979, e assim antes da criação do Jaime. Muito legal essa mesmo. Ainda assim, a Tina teve outros namorados além do Jaime nos anos 1980 embora raro. Um deles foi um que lembrava a mãe dele tudo que a Tina fazia.
Ele também participa do arco Mistério Cósmico, primeira saga de Tina e os Caçadores de Enigmas. 3 edições no caso.
ResponderExcluirComo coloquei algumas só, aí sempre vai ficar faltando algumas. E essa edição de Caçadores de Enigmas nem tenho.
ExcluirNinguém namora no gibi,mesmo sendo adulto,mesmo sendo os pais casados dos personagens da TM.
ResponderExcluirBoa tarde, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, é verdade que neste ano de 2021, a Revista Mônica Especial de Natal terá reajuste nos Preços novamente ou não?. Por gentileza, quanto será o Novo Valor do Preço da Revista Mônica Especial de Natal?. Ele será R$ 14,90 (o mesmo valor do Preço do Almanaque Temático) ou não?. Por gentileza, tem previsão de qual dia a Capa da Revista Mônica Especial de Natal Edição #15 (Primeira Temporada), será divulgada ou não?. Eu aguardo respostas. Um abraço.
ResponderExcluirProvavelmente terá reajuste já que todas as revistas tiveram aumento de preços, mas não sabe ainda qual o valor porque não foi divulgado ainda, só vem novembro pra saber. E se aumentar, deve ser no mínimo R$ 14,90, sendo que deve até ser mais porque esse de Natal sempre é mais caro que os Temáticos, mesmo tendo mesmo número de páginas.
ExcluirOk, Marcos. Muito obrigado, então.
ExcluirDisponha
ExcluirQue triste decisão terem parado de fazer histórias de namoro. Perderam a chance de fazer mais histórias com conteúdo LGBT, como foi no caso daquela história da Tina com um personagem homossexual.
ResponderExcluirE uma coisa que eu percebi é que de uns tempos pra cá, a Mônica só pode bater nos meninos usando o Sansão. Creio que ela não usa mais os punhos pq supostamente iria dar mau exemplo
Duas menções honrosas: as histórias QUERO DORMIR! e ENCONTRO ÀS CEGAS. Na primeira, Jaime faz uma aparição no sonho da Tina, mas ela acaba acordando quando se lembra que eles discutiam bastante; Na segunda, eles marcam um encontro no Metrô, mas,ambos chegam atrasados,e Tina,ainda por cima, esquece os óculos e quase não reconhece o Jaime.Ele também marcou presença na histórias ROLO,O EXAGERADO e O TERRÍVEL SEGREDO DO ROLO. Ainda na versão do personagem na primeira série de TINA E OS CAÇADORES DE ENIGMAS,além de ser o namorado de Rúbia, ele é retratado como um sujeito um tanto burro,idiotizado, pastel das ideias.
ResponderExcluirFalando em limbo, recentemente dois personagens saíram dele: os irmãos ZUM E BUM, da turma do Piteco.Eles aparecem numa história, se não me engano, publicada em Turma Da Mônica, 3a série, N°08.não me lembro do nome da história em questão, pois a vi de relance na banc só posso dizer que, por conta do Politicamente Corrreto, os dois mudaram de ocupação; ao invés de serem assaltantes,eles agora seriam golpistas, estelionatários. Na. história, a dupla resolve ganhar dinheiro com uma barraca de frutas. nesse processo, a fim de obterem lucro, eles ludibriam os clientes. desnecessário dizer que, no fim,eles se dão mal.
O Jaime tinha presença frequente e aí intenção não foi mostrar todas histórias que ele apareceu, só algumas. Várias boas não mencionei. Essa fase Barbie só serviu pra estragar os personagens em todos os sentidos, ainda bem que não tenho essa edição. E quanto a Zum e Bum são outros que conseguiram estragar, antes continuassem no limbo.
ExcluirUma pena, pelo menos os adultos podiam namorar. Nem Thuga não corre mais do Piteco tem mais. E tantas histórias memoráveis com Pipa e Zecão, Rolo e suas namoradas e agora sem chance. E também já é difícil aparecer a Mônica batendo nos meninos seja com o que for, no máximo correndo atrás deles e quando tem, aí só batendo com Sansão e os meninos não aparecerem surrados e com olho roxo.
ResponderExcluirOlá, Marcos. Lendo seus detalhes tão bem escritos das hqs me deixou com saudades desses lindos desenhos e roteiros dos anos 80. Como eram bonitos esses traços da turma da Mônica. Grande Abraço!
ResponderExcluirOs desenhos dos anos 80 eram maravilhosos, uma pena que mudaram tanto e pra pior, tinham que ter deixado como era. Obrigado por ter gostado da postagem.
ExcluirA tina continua bonita a pipa emagreceram um.pouco..o rolo e que não gostei do visual quero ser gala.. preferia o cabelo de flor dele...e as histórias de namoro mereciam voltar..
ExcluirTambém acho o Rolo com cabelo de flor melhor, mas acho que isso tem a ver com Mauricio que nunca deve ter gostado do personagem daquele jeito antigo, no caso, uma implicância pessoal. Histórias de namoro, pelo menos com adultos, não vejo nada de mais e podiam voltar.
ExcluirMais não foi Maurício que criou ele?
ExcluirMiguel, o Rolo não foi criado pelo Mauricio, e, sim, pelo, seu irmão Marcio. Já vi em algum lugar que o Mauricio nunca gostou do cabelo flor do Rolo. Teve até algumas experiências de mudar em capas de almanaques dos anos 1990, mas ele só concretizou depois de 2007 e conseguiu deixar em definitivo depois que o irmão morreu.
ExcluirMas porque será? Tão clássico o cabelo ...acho que bigu é louco tambem são do seu irmão né interessante
ExcluirPois é, era um cabelo diferente e original, deve ser implicância mesmo. Bugu e Louco também foram criados pelo Márcio, que era roteirista nos anos 1970.
ExcluirSobre o olho roxo, acho que devem ter parado uns 3 ou 4 anos atrás. Pois eu ainda lembro de umas histórias de 2016 pra trás que eles aparecem com o olho roxo.
ResponderExcluirFoi pouco tempo isso e está mais frequente nesta terceira série da Panini, a ponto ate de alterarem histórias de almanaques quando os personagens apareciam de olho roxo ou extremamente surrados. Nada disso pode agora.
ResponderExcluirMeu Deus. Onde foi que eu errei pra ter nascido na época errada?
ResponderExcluirPena de não ver gibis bons em diversão comprados em bancas, mas pode ver em sebos as antigas, vai valer muito.
ResponderExcluirInteressante que a turma da tona acabou sendo um ensaio para a turma da .Mônica jovem...os roteiristas já tinham muita experiência com a li linguagem jovem...eu gostava da fase com os quadros bem grandes valorizavam os desenhos maiores por serem personagens adultos..o chato e que não podem falar de muita coisa pra não ser não exemplo pras crianças tipo não pode ser namorador hoje em dia as histórias com ele geralmente são tentando emprego ou tina em alguma situação mais de confusão com outras coisas...mereciam ter um gibi próprio talvez nessa tmj nova com três histórias se encaixaria bem
ResponderExcluirDe certa forma acabou a Turma da Tina sendo um ensaio pra Turma da Mônica Jovem. Era melhor com temas variados, inclusive namoro, pena politicamente correto não permitir.
ExcluirAsolução seria incluílos na tmj
ExcluirSeria opção, sim, apesar de ter crianças que leem TMJ.
ExcluirSim ...e mangás tb ...e só eles porém classificao indicativa
ExcluirA TMJ tinha classificação de 10 anos, mas mesmo assim crianças menores compravam. Nem sei se ainda mostra essa indicação nas capas da TMJ.
ExcluirA turma da .Mônica de 2013 ou 14 pra cá ficou com esse medo de puxar nas histórias..aonda lembro de historinhas com cebolinha e um um diabinho que fez ele ser o dono da rua porém ele meio que se arrepende ..fase paninho sabe qual é a história? Eu troquei a revista
ResponderExcluirMiguel, essa da Panini é de Cebolinha 89 de 2014. Estavam fazendo experiência se podiam voltar com diabos no nível de histórias antigas, mas pelo visto tiveram reclamações e pararam de ter de novo histórias com diabos.
ResponderExcluirOlá Marcos, boa tarde! Recentemente vi em uma conta do Instagram duas histórias mais atuais, aonde o Jaime aparece. Essa republicada em 2008, que não sei a publicação original.
ResponderExcluirhttps://www.instagram.com/p/CWqFKyaLmTR/
E essa outra de 2020, onde ele aparece em uma quadrinho querendo reatar com a Tina
https://www.instagram.com/p/CVcyuSxL99A/
Se não for alterar o texto, pelo menos serve como curiosidade.
Não conhecia essas, a primeira deve ser de 2003. Não tenho esses gibis, aí não dá pra alterar texto por causa disso. Serve como curiosidade. A intenção foi mostrar algumas histórias que ele apareceu, não todas, aí está valendo.
ExcluirNão fazia ideia que o Jaime tinha ido parar na "geladeira" da MSP.
ResponderExcluirAlguns pontos notáveis:
- essa fase que você chamou de "fase barbie" dos personagens é bem ridícula mesmo e acho que foi a última que eu li (tenho um irmão 10 anos mais novo e lia gibis com ele). A Pipa com esse nariz fino era esquisitíssima! Como o nariz muda o rosto, não é?
- essa fase "Radical chic" também era estranha nos traços e acho que foi a fase em que a Tina deixa de ser mais centrada e sensata e passou a ter uma personalidade mais narcisista e interesseira (vide aquela história em que ela despreza um cara numa festa só porque ele é "baixinho" - ela estava de salto plataforma e parecia alta perto dele - e logo depois passa a se interessar por ele quando descobre que ele é médico...(porque ela cai do salto, literal e metaforicamente, e vai ser atendida por ele no pronto socorro). Acho que isso não passava uma lição muito legal pras crianças que estão lendo.
Mas voltando a falar do traço dessa fase, eu não tinha visto nenhuma história com o Jaime dessa época (já não lia quase nada de quadrinho), mas, meu amigo, como ele ficou esquisito! Parece uma versão "melhorada"(?) do Zecão, mas de nariz pequeno, e feito no Paint com o mesmo template do Zecão para economizar na mão de obra... e colocando ele como "nerd" descaracterizaram muito o personagem. Parecia até que tinham que colocar alguém pra tapar o buraco na história, abriram a geladeira, encontraram o Jaime, e escalaram ele mesmo (mas ajeitando no Paint antes, para ele parecer um clone genérico do Zecão)... sem comentários!
Em relação aos traços, a melhor Tina foi a dos anos 90. A turma da Tina dessa época também era melhor desenhada como um todo. De 2000 e pouco pra frente, foi só ladeira abaixo...
O Jaime ficou bem esquisito com aquele traços. A turma toda da Tina ficava estranha, menos pior era o Rolo. Acho que já estava começando a colocar traços digitais, aí por isso essa impressão. Nos anos 1990 pra baixo os traços eram melhores, sem dúvida.
Excluir