sábado, 16 de junho de 2018

HQ" É a Pipa na Paquera na TV!"


Mostro uma história de quando a Pipa foi ao programa "Paquera na TV" para arrumar um namorado ao terminar tudo com o Zecão. Com 5 páginas no total, foi publicada originalmente em 'Mônica Nº 199' (Ed. Abril, 1986).

Capa de 'Mônica Nº 199' (Ed. Abril, 1986)

Começa o apresentador Sílvio Santos anunciando o início do programa "Paquera na TV" e mostra as candidatas que estavam á procura de um namorado, incluindo a Pipa. Fora da TV, Tina está assistindo ao programa em casa com o seu namorado Jaime e se espanta com a Pipa no programa.


Na TV, Sílvio Santos chama a Pipa para falar no telefone e pergunta se é a primeira vez que vai ao programa e se já teve namorados. Pipa responde que é a primeira vez e que já teve 2 namorados. O primeiro foi o Carlinhos, tinha um ótimo relacionamento com ele e não sabe porque eles terminaram. Sílvio pergunta quanto tempo durou o namoro e ela diz que não lembra direito porque estava no Jardim de Infância. Tina e Jaime acham graça quando ela fala aquilo.

Sílvio se engasga e pergunta sobre o segundo namorado e quanto tempo durou. Pipa fala com raiva que foi o Zecão e que durou tempo demais o namoro. Sílvio pergunta se gostava dele e Pipa diz que sim, até que ele se recusou a ir almoçar na casa dela no último sábado, que ela sempre vai na casa do Zecão, mas ele sempre arruma desculpa para não ir na dela.

Sílvio a interrompe e pergunta que tipo de namorado ela procura. Pipa diz que qualquer tipo, contanto que seja carinhoso, gentil e inteligente, que não seja nem alto nem baixo, na faixa dos 20 a 22 anos, com olhos azuis e a cara do "Alan Deilon" (ator Alain Delon). Sílvio acha Pipa exigente e mostra 3 candidatos esquisitos e que ela teria que conversar com eles durante o intervalo comercial. Tina e Jaime ficam espantados e curiosos se ela vai querer algum deles.


O programa volta ao ar e Silvio pergunta se Pipa chegou a alguma conclusão e ela diz que o Leo era o mais simpático. Silvio pergunta se Leo quer namorar com a Pipa e ele diz que sim e então Silvio decreta como novo casal formado, quando o Zecão invade o programa com raiva querendo bater no Leo que quer namorar a Pipa. Silvio intervém, falando que é um programa de respeito e Zecão fala que azar o dele e vai apanhar também e aí acontece a pancadaria entre os 3 e com os outros candidatos a namorar a Pipa no programa ao vivo. O programa sai do ar durante a briga, com Tina e Jaime assustados com o que aconteceu. No final, o programa volta ao ar e Sílvio, todo surrado, além dos outros candidatos, e ele diz que o programa acaba de formar um novo casalzinho, com  Zecão e Pipa saindo do programa abraçados e apaixonados, voltando às boas como era.


Uma história muito boa, parodiando o programa "Namoro da TV", um grande sucesso da TV nos anos 80. Dessa vez a Pipa vai ao programa para arrumar namorado e esquecer da briga com o Zecão, ela até tenta arrumar um e como sempre acaba voltando ás boas com o Zecão como se nada tivesse acontecido. Normalmente brigavam por motivos mais bobos possíveis, por causa do jeito impaciente dela, mas faziam as pazes no final. Engraçada a parte que ela conta do outro "namorado" que teve e aí gente descobriu ver que ela só teve o Zecão como namorado, já que o do Jardim de Infância não conta.

Os pretendentes da Pipa eram todos feios, provavelmente uma crítica do roteirista ao programa original e a outros desse tipo que só colocam gente bonita, parecendo que é tudo combinado. Legal terem colocado partes da Tina e Jaime assistindo ao programa, para dar ideia de que a Pipa estava mesmo no programa "Paquera na TV". O detalhe dos quadrinhos com formato de tela TV curvada analógica também dava ideia de que eles estavam em um programa de televisão. O personagem Jaime era muito frequente na época e hoje está na galeria dos personagens esquecidos desde que terminou namoro com a Tina.


Muito bom ver Silvio Santos parodiado, dessa vez até não teve nome parodiado. Ele apareceu outras vezes nos gibis, costumando ser chamado de"Sálvio Sintos". Impossível ler sem imaginar a voz do Sílvio Santos. Parodiaram até o nome do canal, já que o "SBT" se chamava "TVS" e na história apareceu como "TV Eçis". Muito bom  Eu gostava de histórias com os personagens parodiando programas de TV, tinha bastante na época, dava até pra criarem um 'Almanaque Temático' sobre Televisão reunindo histórias com os personagens nos programas de TV.

Os traços muito bons, típico dos anos 80 e com uma arte-final provavelmente do Alvin Lacerda e muito bom o detalhe dos quadrinhos em formato de televisão analógica. Dessa a vez, a Pipa apareceu com camisa vermelha e saia branca , mas o que prevalecia mesmo era a roupa tradicional com camisa branca e vestido preto, tipo colegial. Foi falado a palavra "azar" na história, palavra atualmente proibida nos gibis e fariam alteração colocando "má sorte" no lugar. Era normal também aparecer títulos com as falas dos personagens, dessa vez o título foi formado com a fala de empolgação da Tina ao ver a Pipa no programa "Paquera na TV".


Foi republicada em 'Coleção Um Tema Só Nº 12' - Cascão e o Capitão Feio' (Ed. Globo, 1995) e bem curioso dela ser republicada em um 'Coleção Um Tema Só' sobre o Capitão Feio. É que nos primeiros temáticos da Globo, a maioria tinham histórias de secundários sem nada a ver com o tema proposto, provavelmente por falta de histórias suficientes pra republicação de acordo com o ano limite permitido para republicações. Depois com o tempo só passaram mesmo a colocar histórias com o tema. As imagens foram tiradas desse almanaque. Abaixo, a capa desse 'Coleção Um Tema Só'.

Capa de 'Coleção Um Tema Só Nº 12 - Cascão e o Capitão Feio' (Ed. Globo, 1995)

36 comentários:

  1. Falando em Pipa,a Tina já era lindona,bem diferente dos traços toscos de anos atrás!A evolução dela foi um grande salto em relação à de Mônica,Cebolinha,Cascão,etc.,das crianças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo. As mudanças com a Turma da Mônica foram bem graduais, ia mudando aos poucos e o pessoal nem percebia só se pegasse alguma revista antiga pra ler. Já com Tina foi radical da fase hippie pra como mudaram até então, deve ter sido um grande susto dos leitores na época dos anos 70.

      Excluir
    2. De sua turma,a Tina foi quem mais mudou!Quem menos mudou foi o Rolo!E a Pipa foi mais ou menos!
      Tina virou um mulherão mesmo,e isso numa época sem silicone,lipo,preenchimento labial,etc.!Foi só no lápis mesmo! :v

      Excluir
    3. Peço licença para entrar na conversa de vocês com um insignificante atraso de um ano e oito meses. Se levar em consideração a fase atual, o Rolo mudou bem mais que a Pipa, ô Julio Cesar! Ele não possui mais aquela cara de girassol, mudaram seus olhos e nariz, suas orelhas ficaram visíveis, seus cabelos e barba não são mais ligados em uma forma só, confere?

      Excluir
  2. Que excelente postagem, tenho este gibi e pra mim, os da Editora Abril são os melhores. Foram os primeiros que comecei a ler, ótimas lembranças dessa época. Na minha opinião, a Pipa é disparada a mais engraçada da Turma da Tina, as histórias dela são hilarias. Esta parodiando o extinto programa Namoro na TV, é uma das melhores. Pena que o Jaime sumiu das histórias, acho que ele parou de aparecer em 89 ou 90 mais ou menos. Lembro que nessa época até começaram a aparecer histórias diferentes da Tina, com ela recebendo cantadas ou flertando com outros rapazes. Você sabe qual foi a última história que o Jaime apareceu, Marcos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito engraçada essa. Vale a pena. Quanto ao Jaime a última aparição com frequência foi uma participação na história Palavras Cruzadas de Gibizinho da Tina Nº 2 (Ed. Globo, 1991).

      Excluir
    2. Jaime ainda apareceu no início dos anos 2000. Não sei com que frequência.

      Excluir
    3. Tablet, pode ter sido uma volta do personagem rápida, mas a frequência mesmo foi durante todo os anos 80.

      Excluir
    4. Sim, se verificarmos os temas das histórias da Tina já em 1990/1991, eram voltadas para que dessem a idéia de que a Tina já não tinha mais namorado mesmo. Esse sumiço do Jaime das histórias ocorreu nessa época de fato, tanto que nunca vi um gibi após 1990 que tenha o Jaime. Se ele apareceu depois disso, foi esporadicamente.

      Excluir
    5. Tem uma história do início dos anos 2000 em que ele fala que volta da Inglaterra e que terminou com a Tina. Depois eles reatam, mas no final acabam brigando por causa de que nenhum dos dois assume a culpa pelo fim do relacionamento.

      Excluir
    6. Ricardo, verdade, o ciclo dele foi até aí em 1991, depois quando aparecia era esporádico, já considerado como esquecido, como um ex-namorado da Tina.

      Excluir
    7. Bruno, teve essa mesmo, mas como vc lembrou como um ex-namorado da Tina. As aparições dele sempre assim como uma volta do personagem depois de um tempo. Nos gibis da Tina da Panini de 2009 também ele aparecia assim. De fato, depois dos anos 80, ele virou um personagem esquecido.

      Excluir
    8. Você poderia falar dele na sessão "Personagens esquecidos"?

      Excluir
    9. Bruno, quando der eu falo então

      Excluir
    10. TInha outra história parecida com essa, que ela ia para um programa desses por que tinha brigado com o Zecão Nem as mulheres podiam ver quem estava do outro lado da parede nem o concorrente (que era o Zecão Disfarçado) Podia vê-las, e aí o homem fazia um monte de perguntas aleatórias e elas respondiam( a Pipa só respondia com coisas que tinham a ver com o Zecão e começava a chorar. Já viu?

      Excluir
    11. Luiz, não estou lembrando dessa, deve ser engraçada.

      Excluir
    12. Abre esse link e dá uma olhada no n° 9. É essa. https://drive.google.com/drive/folders/1pBL2kWHKwAp6Mmz1Yr6yTNsfkkDXImNJ

      Excluir
    13. Não conhecia mesmo, não tenho essa revista.

      Excluir
  3. Sempre gostei das histórias da Pipa e do zecao, mas essa foi sensacional kkk, história s dos dois eram boas pq geralmente saiam do contesto da turma da tina, de faculdade ou do rolo paquerando, nessa história me fez lembrar dois personagens q sumiram da MSP o Rubao e a Mariazinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram hilárias as histórias da Pipa com Zecão, era risada garantida. Eu gostava do Rubão e Mariazinha, já falei deles aqui no blog. Aqui o link: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2013/08/personagens-esquecidos-1-rubao-e.html

      Excluir
  4. Não sei para quê essa proibição da palavra Azar, sendo que estou vendo coisas muito piores nas revistas da Panini, tipo pessoas não se importando com a água, a turma brigando por motivos bobos, zoando com a cara de algum colega por certo motivo, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bobeira deles, superstição que a palavra vai atrair azar. As vezes é até os pais que reclamaram da palavra e acabaram tirando dos gibis. Vai entender.

      Excluir
  5. Muito legal! Aliás o penúltimo gibi da Mônica na editora Abril!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o penúltimo da fase Abril. Época de ouro da MSP.

      Excluir
  6. Essa fase era excelente da Turma da Tina, sem dúvida.

    Eu já sabia do Almanacão tanto o de Férias quanto o Turma da Mônica. Agora o "Um Tema Só" não tava sabendo não. Eles mudaram nome quando foram pra Panini por conta de direitos autorais de serem títulos lançados pela Globo e pelo visto conseguiram os nomes pra eles.

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que o Silvio Santos aparecia nas histórias do Mauricio. Você tem outras HQs dele, Marcos? Eu lembro que num gibi do Parque da Mônica de 2001 (Editora Globo), Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali foram brincar de Casinha dos Artistas, em referência ao reality show do SBT recém-lançado à época. Inclusive no prefácio Cebolinha aparecia vestido de Silvio, com microfone no pescoço e tudo. Achei curioso, pois acredito que, em se tratando da Editora Globo, não se faziam muitas paródias de outras emissoras que não a Globo (apesar da Globo já ter feito os gibis dos Chaves e Chapolin, aparentemente sem pagar os direitos autorais). Será que estou certo?

    PS:Existe uma história antiga em que a Pipa compra um monte de bugigangas enquanto trabalha no escritório (hã?). Todos os vendedores ofereciam a promoção "pague só no dia 10". Aí, no dia 10, Pipa recebe seu salário (ou algo assim), mas adivinha o que acontece? Isso mesmo, todos os vendedores aparecem e vão arrancando o dinheiro dela até que sobra apenas uma notinha, para "consolo" da Pipa. Mas eis que surge um último vendedor, que não havia aparecido na história (talvez pra aumentar a piada), e pega a última nota, pra pagar um aparelho chamado "descascador de berinjela" (antes eu pensava que o próprio vendedor era o cara que descascava berinjela rsrsrs). Aí no final a Tina tem uma ideia pra fazer com que a Pipa recupere todo seu dinheiro.

    O problema: eu não lembro que ideia era essa. Sei que a Pipa foi até onde os vendedores trabalhavam e falou alguma coisa acerca de "Dia do Vale", e os vendedores ficaram assustados, não sei porquê.

    Você tem essa história, Marcos? Se tiver, me conta o final...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tablet, de vez em quando ele aparecia nos gibis ou citado. 2 histórias que lembro agora são "Topa Tudo por amor" (Mônica Nº 114, de 1996), um pouco com a ideia dessa da Mônica no programa dele pra arrumar namorado e "pelos canais da TV" (Chico Bento Nº 261, de 1997) em que o Chico entra na televisão através do controle remoto da casa do primo Zeca.

      Essa da Pipa eu lembro por alto, acho que é de 1988, só eu procurando aqui pra ver o final.

      Excluir
  8. Ah tá. Aí é um livro que estão fazendo com reedições do Almanaque Temático da Panini. Nesse volume reuniram os Temáticos da Magali de fábulas que tiveram. Eu pensava que era igual ao Grande Almanaque de Férias que substituiram o nome por Almanacão.

    ResponderExcluir
  9. O Silvio Santos já apresentou tantos programas, na minha infância eu adorava. Na edição da Mônica 114 da editora Globo a história de abertura é uma paródia de um programa dele também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa foi uma história com o Silvio Santos. Eu gostava dos famosos contracenando com a turma.

      Excluir
  10. Esta edição da Mônica de novembro de 1986, contém uma história excelente dos pais da Mônica tampando na mão com os pais do Cebolinha, o maior barraco! Os dois assistem boquiabertos seus pais se engalfinhando em público, impublicável hoje, porém, muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito engraçada essa. Impublicável sem dúvida, violência e ainda em público sem chance.

      Excluir
    2. Essa foi a penúltima edição da mônica da editora abril .

      Excluir
  11. Marcos, pegando um gancho nos comentários sobre a aparência da Tina, realmente ela dormiu feia e acordou bonita, não mudou sua aparência de modo gradativo, como ocorreu com os demais personagens de seu núcleo e de todos os outros núcleos, mas, vale ressaltar que ela teve uma fase Raimunda (feia de cara e boa de bunda), quando foi criada, era de fato feinha e ruinzinha de corpo, depois lhe foram atribuídos seios, ancas largas, belas pernas e foi mantido o rosto original, até que em junho de 1977, ela surge como beldade em Cebolinha 54, a data e a edição que surge a nova Tina, a fonte é o Paulo Back, quanto a fase Raimunda, é constatação minha mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na fase hippie chegou a ter um corpo um pouco mais curvilíneo, mas ainda com mesma roupa e mesmo rosto e teve uma história de Mônica Nº 82 de 1977 que ela apareceu com uma roupa diferente e bem feminina, mas mantido o rosto original, até que em Cebolinha Nº 54 de 1977 surgiu a nova Tina.

      Excluir