sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Tirinha Nº 83: Chico Bento


Nessa tirinha, enquanto Hiro e Zé da Roça passam sufoco para tirarem os seus burros empacados do lugar, com o Chico é diferente, é ele quem empaca e o burro que tenta irá-lo do lugar em vão.

Muitas vezes o Chico era comparado a burro, não só no sentido de ser burro na escola, mas também literalmente ao animal por causa da sua característica teimosa. Era legal quando acontecia.  Impublicável atualmente por não poder mais ter personagens comparados e agindo como animais, fora o Hiro falar "Diacho!" no primeiro quadrinho, palavra proibida nas revistas hoje.

Tirinha publicada originalmente em 'Chico Bento Nº 68' (Ed. Globo, 1989).

20 comentários:

  1. Essas tirinhas do Chico em que era comparado a uma mula eram recorrentes. Lembrei da tirinha em que Rosinha diz ao Chico que ele era teimoso como uma mula e na hora de puxa-lo para ir embora, o Chico não sai do lugar e Rosinha diz que ele "impacô". Bem clássica essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço essa tira.

      E,falando nisso,como abordam hoje,os seres folclóricos e lendários como a mula-sem-cabeça,saci pererê,curupira,boitatá,sereia,boto(que vira índio),etc?

      Ah,e quanto ao lobisomem,que na TM tem dois empregos,agindo no núcleo do Chico e na Turma do Penadinho?

      Excluir
    2. Ricardo, eu também achava muito engraçado quando o Chico era comparado a burro, mula. Lembro dessa tirinha com a Rosinha, bem clássica, muito boa também. Isso pra ver como o Chico era teimoso.

      Excluir
    3. Júlio César, até que os seres folclóricos não mudaram, segue mesma coisa, só o Saco que não desenham mais com cachimbo na boca e chegam a alterar histórias antigas quando republicano, tirando o cachimbo dele. E a .uma sem cabeça costumam não colocar fogo na parte da cabeça. Fora isso, segue igual.

      Excluir
  2. Por que termo trocariam o "diacho" hoje,na mesma tira?

    Pararam de cantar o "Atirei o pau no gato"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Diacho" para eles é como se fosse palavrão, tem relação a diabo e também é o mesmo que o termo "Droga!", palavra também proibida. Aí não tem mais faz tempo e substituem essas palavras por "Bolas!", "Pindalolas", quando é o Cebolinha, e mais recente estão colocando "Afe!" no lugar.

      Excluir
    2. E uma típica gibis do povo da roça. Bobagem tirar

      Excluir
    3. Miguel ,pura bobagem tirar, sem dúvida

      Excluir
  3. Lembra a gag de Almanaque do Chico Bento nº7 de 1986 em que o guri empaca montado, o animal mantém o deslocamento e ele desafia a gravidade ao parar montado no ar, levitando à base de teimosia, e o burro com expressão de desânimo diz: "Impacô!" sabendo que terá trabalho para reverter a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi uma boa capa também. Era bem legal a interação do Chico com os bichos, rendiam bem.

      Excluir
    2. Rendiam mesmo, a ponto de ultrapassar os limites do campo. Sabe a qual número pertence "Vaca na cidade"? O aspecto da trama remete à fase Abril, não descarto possibilidade da publicação ser de 1987, mas imagino que tenha se dado antes.

      Excluir
    3. Não estou lembrando dessa história. Pelo que vi no Guia dos Quadrinhos, ela é de Chico Bento Nº 59 - Ed. Abril, 1984. Não tenho a original, se tiver a história seria em algum almanaque, mas não lembro dela.

      Excluir
    4. Marcos, caso queira ler, essa história tem postada completa no youtube.
      https://www.youtube.com/watch?v=R_3GDR8h1OU

      Excluir
    5. Valeu, Luan! Lembrei agora, já tinha lido em algum almanaque do Chico Da Globo, provavelmente de 1994 a 1995.

      Excluir
    6. Então é de 1984, valeu, Marcos! Conheci através do YouTube. O que me chama atenção na HQ é que Zeca não parece morar em apartamento, ou mora no térreo para facilitar o acesso do animal de grande porte, se bem que Chico Bento esbanja falta de noção, pode ter enfiado o bicho em elevador de serviço, o roteirista deve ter deixado esse detalhe passar batido pelo título até então não ser farto em páginas, e deixar para os leitores imaginarem enriquece ainda mais a história.

      Excluir
    7. Zózimo, não mostrou fundo com alguma coisa quando o Chico estava na porta da casa do Zeca, aí não pode confirmar se era apartamento ou casa porque no apartamento o Chico poderia estar no corredor após sair do elevador. Porém, pela coerência, dessa vez seria casa térrea porque vaca não ia entrar no elevador, Chico teria que subir vários andares pela escada com a vaca, e porteiro nem ia deixar Chico entrar no prédio com uma vaca. Mas, como quadrinhos pode tudo, aí dariam para ter essas possibilidades absurdas kkk

      Excluir
    8. No quadrinho de encerramento de "Disque "Chico" para pirar" se percebe que a residência do primo urbano é uma casa, mas o chão remetendo a gramado não é verde, é parte da linha horizontal inferior do quadro, pode ser tapete em corredor de edifício pois o fundo do lado direito é apenas azul, não contém nuvem, nem há espaço para arbusto, árvore ou casa no canto, contudo, a soleira da porta está bem alta em relação ao piso externo, levando a crer que só pode ser casa mesmo.

      Excluir
    9. Em "Disque "Chico" para pirar" ficou mais claro que era uma casa. Nem sempre mostravam que o Zeca morava em apartamento nos anos 1980. Parece que passaram a padronizar a partir do anos 90.

      Excluir
  4. Chico sempre foi taxado de burrinho nas histórias....
    E sempre tem essa situação do burro empacando nas historinhas do núcleo da roça. Eu me pergunto se isso é realmente um problema tão comum assim...

    Para quem gosta de RPG e/ou Literatura:
    https://bardodanevoa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na roça antiga era comum burros empacarem, por isso Mauricio sempre gostava de retratar ou aprovarem histórias com burro empacando e tudo que remetia à roça antiga que ele vivenciou na infância.

      Excluir