quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Capa da Semana: Cascão Nº 182

Uma capa bem legal em que o Cascão, desesperado para escapar da chuva, conseguiu a façanha de pular até o Céu bem na nuvem em que o São Pedro estava controlando a chuva na Terra. Na hora do desespero valia tudo para o Cascão fugir do banho, até as coisas mais absurdas e improváveis de acontecer. 

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 182' (Ed. Globo, Dezembro/ 1993).

28 comentários:

  1. O São Pedro ficou parecendo o Papai Noel...rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pareceu mesmo, só faltou roupa vermelha. Se bem que costumavam retratar santos sempre assim na época.

      Excluir
  2. Nada supera a capa dele se escondendo "dentro da revista",visível na orelha(falsa,desenhada) da capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tinha sempre situações absurdas e engraçadas com o Cascão fugindo da chuva ou banho. Gostava bastante. Essa com ele escondendo na revista foi boa também.

      Excluir
    2. Se estão se referindo à capa de Cascão nº120 da Editora Globo, o que ele está fazendo é virando a página de forma segura e tranquila, concordam? Talvez estejam se referindo a outro número que não lembro a gag. Escondido dentro da revista que lembro é em capa de gibi do Chico Bento, apoiado sobre a orelha desenhada e surrupiando goiabas sem ser percebido por Nhô Lau.

      Excluir
    3. Zózimo, no caso a que eu me refiro é a capa que o Cascão se esconde ficando atrás da página da revista como no Almanaque do Cascão 45 de 1998 da Globo. Na edição 120 é virando a página pra ficar em um local com Sol.

      Excluir
    4. Sim, Marcos, conheço a gag do almanaque, até Dona Morte se permite ao lazer, na iminência de ser ejetada para fora do rio ou lago junto com os demais que também se deleitam, pois o mergulho de Jota está para ser consumado, Cebolinha é o único que percebe a gravidade da situação, Cascão está isento disso.
      Quanto à gag do nº120, se Cascão está mesmo abrindo o gibi deveria movimentar-se da direita para esquerda, da forma que está é como se estivesse abrindo a revista pela contracapa.

      Excluir
    5. Essa capa de Cascão 120 é muito boa,e eu tenho ou tive essa,foi um dos primeiros gibis que comprei da TM,em 1991,lá se indo 30 anos!

      Mas eu estava falando era de outra capa,de ele se escondendo da chuva,tenso.

      Excluir
    6. Essa capa não lembro, Julio Cesar, a do almanaque que se assemelha a que você menciona já lembro, vou procurar na rede. Também tive Cascão nº120 da Globo, gibi de trinta anos. Poderiam ter feito o espelho da arte, deixando a gag coerente, logicamente o logo do título ficaria de fora do recurso e o da editora mudaria de lado, aí sim Cascão estaria abrindo o gibi pela capa.

      Excluir
    7. Também não lembro dessa capa que o Julio Cesar mencionou. Uma perto dessa época foi a Nº 125 de 1991 com o Cascão se espremendo no canto esquerdo da revista pra não se molhar com a chuva que ainda não tinha alcançado o lado esquerdo.

      Excluir
    8. Sim, arte discreta com gag interessante, os limites geométricos do gibi ou mais precisamente da capa agem sobre o personagem, se assemelha à HQ que abre a terceira revistinha dele pela mesma editora, ficando retido nos quadrinhos.
      Capa que considero pouco atrativa é de Cascão nº81 pela Editora Abril, a piada é ótima, a arte que é um tanto discreta, incomum para época que se valia de uma simplicidade exuberante para desenhos de capas.

      Excluir
    9. Cascão 125 da Globo foi uma capa bem legal. A 81 da Abril a piada foi boa, apesar que tinham capacidade de desenho melhor, mas não achei ruim do jeito que ficou, quem sabe podiam melhorar o rosto do Cascão com olhos fechados como fizeram com a capa da Nº 16 de 1987.

      Excluir
    10. A do nº16 de 1987 é muito chique! Não acho feia a arte do nº 81, em parte se deve mesmo à expressão do Cascão, mas não somente isso, acho apagada, está entre as artes de capas da fase Abril que menos gosto.
      Uma piada que de certo modo é o oposto do que ocorre na capa de Cascão nº125 encontra-se na capa do almanaque dele de nº10 da mesma editora, nela o guri não se vê impedido pela metalinguagem, cruza o limite vertical direito, visível apenas pequena parte do corpo do perseguido, traços e gag sensacionais!

      Excluir
    11. Sim, no Almanaque Nº 10 ele sai do limite, como se fosse uma continuação aonde saiu. Muito boa também.

      Excluir
  3. A forma convencional de pedir ajuda aos santos são através das rezas, das orações, Cascão consegue a proeza de encontrar um deles pessoalmente, e não é qualquer um, é exatamente o santo porteiro, figura celestial de que jamais seria devoto, não por ser o detentor da chave do Céu e sim por ser administrador dos fenômenos pluviais, mais hilário é a casualidade do encontro, de causar inveja em muitos católicos praticantes, para os protestantes, tal encontro nada representa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de pular na nuvem que estava o São Pedro, ainda de quebra pode fazer com que ele pare de chover. Situações assim envolvendo santos não fazem atualmente porque têm religião no meio e tem algumas que não acreditam. Impublicável essa então.

      Excluir
    2. Certa jornalista de bancada pula fora do telejornal de maior audiência do país para ter seu próprio programa, um tal de Encontro com Fátima Bernardes, mais ou menos uns dezoito anos antes dessa empreitada às cegas da famosa profissional, Cascão despropositadamente consegue um encontro com São Pedro sem precisar passar pela foice da Dona Morte, difícil avaliar quem mandou melhor, páreo duro.

      Excluir
    3. Para mim , no Cascão se deu melhor nesse embate.

      Excluir
    4. Cascão fez por desespero, não contribuiu com o dízimo e conseguiu, tipo baratas e galinhas, voa quando realmente é necessário. Diferente de Chico Bento, o sujão não possui devoção por santos, alcançou a graça de graça e sem querer, alcançando literalmente, a ponto de segurar nas vestes da entidade, sem contar que é engraçado, tripla graça.

      A jornalista parecia não suportar mais trabalhar com o até então esposo, dizem os fuxiqueiros de plantão que ela era tipo a namorada do Titi, largou o "jornalão" de até então alto prestígio, arriscou-se em um programa televisivo insosso, curou-se da síndrome de Aninha ao dar um pé no âncora e ainda de lambuja assinou um contratão com determinada empresa frigorífica, e não se queimou como um certo cantor e um certo ator que na mesma ocasião assinaram com outro gigante frigorífico, a liberdade promoveu o encontro da jornalista com mais dinheiro.

      Uma encontra a liberdade que faz encontrar muito mais grana do que o meio jornalístico pode oferecer, o outro encontra a graça na base do 0800 e de forma cômica, triplicando a graça. São dois grandes encontros, considero empatado.

      Excluir
    5. No caso da Fátima na certa foi que ela estava se separando do marido e não queria ficar trabalhando unto com ele. Pintou oportunidade de apresentar programa só dela e aí assim se concretizou.

      Excluir
    6. Verdade! O que me chama atenção em Fátima Bernardes é o fato de não estar entre os comunicadores carismáticos e ter se destacado tanto fora do JN. Se em minha conta bancária constasse apenas 5% do que há em uma das sei lá quantas contas, quantas aplicações ela deva ter, eu estaria rindo à toa. Ela é uma dos que não ficam muito atrás do Tio Patinhas.

      Excluir
    7. Éramos pra estar muito feliz mesmo com o mínimo que fosse do patrimônio dela kkk

      Excluir
    8. Deixando claro que a comparação com o personagem ranzinza, neurastênico nada tem a ver com relacioná-la à avareza, não a conheço para saber se possui ou não essa característica, é referente às altas cifras que certamente a distinta detém.

      Excluir
    9. Tem que considerar com o que é visto na TV, na ida pessoal difícil saber opinar.

      Excluir
  4. O desespero faz as pessoas cometerem loucuras, como aí na capa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, era muito comum o Cascão fazer loucuras por desespero para não tomar banho. Nessas horas conseguia até ser mais forte que a Mônica.

      Excluir
  5. Capa bem engraçada! Marcos, sobre capas, acho que vc já fez aqui em seu blog uma seção de capas semelhantes. Vc sabe dizer pq isso acontecia? Lembro que fizeram capas parecidas, inclusive com curto período de tempo entre uma e outra, como em Cascao 175 e 210 da Globo, com apenas diferenças de cores de fundo e pequenos detalhes. Outras capas com o mesmo tema que me lembro é Mônica 33 e 246 da Globo, além de Cebolinha 30 e 245 da Globo. Da Magali também tiveram várias capas com temas iguais ou muitissimo parecidos. Não gostava quando acontecia isso, parecia falta de criatividade ou preguiça para bolar um tema novo pra capa. Creio que a correria pra fechar as edições do mês talvez seja um dos motivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem legal essa, sim. Sobre capas semelhantes já fiz várias postagens, cerca de 20 postagens, e só não fiz mais por falta de imagens com resolução boa na internet. Acho que a causa variava de cada caso, algumas não lembravam que já existia quando era maior tempo decorrido ou então queriam fazer releitura ou pressa pra fechar edição como vc falou e quando era mais tempo decorrido também possibilidade de nova geração ter uma capa com uma determinada piada. Fora que tinham vezes que tiveram mais de 2 iguais, algumas piadas eram mais de 4 vezes como Cascão jogando basquete com lata de lixo ou Chico Bento entregando maçã ou melancia pra professora em dia de prova.

      Excluir