domingo, 28 de março de 2021

Capa da Semana: Cascão Nº 79


O Cascão era sempre acompanhado de suas mosquinhas de estimação, que conseguiam livrá-lo de vários apuros, como nessa capa em que as moscas em cima da cabeça dele serviram como um guarda-chuva para o Cascão andar tranquilamente na chuva sem se molhar. Muito boa. E era legal o logotipo com contorno branco ou colorido sem o tradicional preto parecendo que estava iluminado.

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 79' (Ed. Abril, Agosto/ 1985).

32 comentários:

  1. Adorava as capas do Cascão com temática de chuva,e algumas transpunham o conceito de humor da luta Cascão x chuva,tamanha criatividade dos profissionais da MSP!

    Um bom exemplo é uma capa em que ele se "escondia dentro do gibi",vendo a chuva por trás de uma página.Outro exemplo é a capa toda ocupada pela chuva,e Cascão não estava lá,por motivos óbvios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava muito, eram muito criativas e as vezes recorria ao absurdo como essa se escondendo em outra página do gibi como você citou. Essa sem ele aparecer na capa porque estava chovendo foi excelente também.

      Excluir
  2. Ótima capa,do tempo em que a característica do personagem era o tema para excelentes piadas e ideias. Essas revistas da Editora Abril são preciosidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo. Assim que era bom mostrando as verdadeiras características dos personagens, nunca deviam ter mudado.

      Excluir
    2. As da Globo também,e eu citei duas de lá.
      O mesmo esquema foi mantido de uma editora para outra.

      Excluir
    3. Sim, na Globo as capas eram bem caprichadas também a favor das características dos personagens. Na Panini que estragou isso.

      Excluir
  3. Normal. Como são muitas histórias, acaba não lembrando só quando é extremamente afetiva. A história de abertura é com Cascão como maestro de uma banda pra fugir da Mônica.

    Na miniatura do blog, a minha solução foi inserir a imagem assim que criar a postagem e salvar em seguida e só depois digitar o texto. E também não alterar proporção da imagem inicial da postagem, deixando do jeito que o Blogger deixou. Parece que ainda fica algumas horas pra mostrar nos outros blogues atualização de postagem nova, mas é o de menos.

    ResponderExcluir
  4. Ótima gag, o que faltam são galochas ou botas. O personagem deveria ter sido criado calçado, mantendo os pés arredondados ou com forma humana, isso é o de menos, caso fosse assim, embora gostando de looks maltrapilhos jamais usaria sapatos furados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fiquei pensando como o Cascão andava na chuva sem molhar os pés, mas são os absurdos dos quadrinhos. Como ele não quer se molhar, mais sensato seria ter sido criado com sapatos, Mauricio nem pensou nisso.

      Excluir
    2. Vi por alto, não li a história da tosca revelação surgida muito tempo depois sobre Cascão possuir pés humanos e sempre usando grossos meiões cor da pele se assemelhando aos pés da Mônica, Papa-Capim, Piteco, etc, imagino que seja para justificar a displicência de Mauricio em não ater-se à básica questão das chuvas ao criá-lo descalço.

      Excluir
    3. Sabe que jamais eu tinha pensado nessa do Cascão calçado para evitar o chão possivelmente molhado?

      E olha que a MSP pensou em tudo quando produziu a HQ "Que Fria",em que a TM mora num dos pólos do planeta(não lembro qual)e Cascão está sempre vestido de mergulhador,e explicou a Cebolinha que gelo também é água,e como o lugar é todo coberto de gelo e neve...

      Excluir
    4. Para mim, Julio Cesar, o Cascão continua tendo os pés elípticos congênitos, não considero essas sofríveis HQs que distorcem maior parte do que foi consagrado. Falha Mauricio não ter pensado em calçá-lo em relação à básica questão pluvial, lembrou de um acessório que o compõe belissimamente: o guarda-chuva, claro paradoxo, poderia ter alternado entre descalço e calçado.

      Excluir
    5. Podiam pelo menos colocar Cascão com sapato só nas histórias que ele andava na chuva. Vacilaram com a coerência, mas ainda era engraçado ver essa façanha dele de não molhar pés na chuva. Agora sobre ele ter dedos normais e usar meião cor de pele foi coisa do Emerson e Maurício acatou, muita bobagem aquilo. E mesmo que fosse meias, elas iam ficar encharcadas e consequentemente Cascão molhar os pés da mesma forma.

      Excluir
    6. Esse papo de meiões é tão furado que imagino que sintam vergonha dessa tétrica justificativa.
      Assim como foi feito com Maria Cascuda deveriam ter feito com o namorado, nas HQs antigas de vez em quando aparece usando sapatos.
      Marcos, os pés arredondados ou elípticos entre os personagens humanos adultos de Mauricio de Sousa se concentram no núcleo pré-histórico. Já vi Capitão Feio com esse padrão, não é efetivo no malfeitor.
      Sobre a HQ de abertura da edição desta capa, o maestro que experimenta a fúria da baixinha também tem os pés assim, bem raro para o padrão dos anos 1980 com personagens adultos de participações únicas no núcleo do Limoeiro.

      Excluir
    7. As vezes colocavam pés assim com adultos. A partir dos anos 1970 já tiveram mais cuidado de personagens novos não ter pés assim, uma vez ou outra acontecia. Isso quando não desenhavam por engano pés sem dedos em personagens que tinham pés normais como já aconteceu com o Cebolinha. Era raro, mas as vez tinham erros assim.

      Excluir
    8. No caso do maestro não ficou ruim, bom, é minha avaliação, talvez hajam controvérsias.
      Os pés mauricianos gosto bastante, são originais, o que considero estranho são personagens humanos com quatro dedos nos pés e mãos como Simpsons, Flintstones, Jetsons, até a segunda versão em quadrinhos dos Trapalhões entre outros, isso foi uma espécie de febre entre muitas criações dos quadrinhos e animações do século passado, febre anatômica, quiçá radiação.

      Excluir
    9. Concordo, os do Mauricio não eram ruins. Colocarem 4 dedos é pior, sem dúvida.

      Excluir
    10. Gostaria de saber qual o primeiro personagem humano que surgiu assim. Ao meu ver, quanto às mãos dos antropomorfizados o padrão harmonizou bem, como Looney Tunes; Pica-Pau entre outros referentes a Walter Lantz; a imensidão antropomórfica de Hanna-Barbera; etc e etc, uma curiosidade é que os mamíferos antropomórficos da Disney também possuem os pés com quatro dedos e com formas de pés humanos, ou seja, Mickey, Minnie, Pateta e etc possuem pés muito mais próximos dos pés humanos do que os de Mônica, Anjinho, Piteco, etc.

      Excluir
    11. Pica-Pau é o mais velho, então deve ser ele. Esses da Disney parecem próximos de humanos, sim.

      Excluir
    12. Creio que Pica-Pau não seja o mais antigo, mas o que estou me referindo mesmo é ao mais antigo personagem humano com esse padrão com quatro dedos, um caso bastante curioso é o de Riquinho que aparece tanto com quatro quanto com cinco dedos.
      Com os antropomorfos o padrão deu muito certo.

      Excluir
    13. De humanos, pelo visto seriam Os Flintstones de forma fixa. Já eu nunca tinha reparado sobre o Riquinho, e nas vezes que aparecia com 4 dedos seria mais antigo então.

      Excluir
    14. Não dá para saber, Marcos, depois pesquise quando tiver tempo, nada aprofundado, apenas no Google Imagens mesmo, você verá as duas formas no personagem, ambas com aspectos antigos. Há uma arte que creio ser de capa de gibi, pelo aspecto parece ter sido confeccionada na década de 1990 ou pode ser até bem mais recente onde o guri faustoso se apresenta com o padrão de cinco dedos.

      Excluir
    15. Pesquisarei. Provavelmente corrigiram o erro ao passar dos anos, deixando, assim, com 5 dedos.

      Excluir
  5. É a imagem inicial que não pode mudar do jeito que deixaram, as outras pode aumentar ou diminuir do jeito que quiser. Também descobri por acaso, antes pensava que tinha que deixar imagem do estilo quadrada.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho este gibi, ótima história de abertura do Cascçao Maestro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show! Muito engraçada essa história do Cascão Maestro, adoro essa. O gibi todo é muito bom.

      Excluir
    2. sim, com muitas referências a época.

      Excluir
    3. o meu veio com uma cartela de um jogo da elma Chips, parece ser uma promoção da época.

      Excluir
    4. Foi promoção sim, na minha veio também. Eram bom quando tinha esses brindes.

      Excluir
  7. Já falaram da história do Penadinho publicada nesse número? Sobre o ator que acabou sendo levado pela Dona Morte? Um exemplo de como ela se mostra muito atrapalhada no serviço ao entender tudo ao pé da letra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já foi falada, o ator era o Nei Larorraca e a Dona Morte foi bem atrapalhada nessa.

      Excluir