segunda-feira, 15 de junho de 2020

Tirinha Nº 72: Mônica

A força da Mônica sempre rendeu piadas muito engraçadas. Nessa tirinha, Mônica vê o muro de uma represa vazando água e ao colocar o dedo para tapar o buraco, só a força do dedo no buraco conseguiu rachar o muro.

Tirinha publicada originalmente em 'Mônica Nº 21' (Ed. Globo, 1988)


27 comentários:

  1. realmente, a força da mônica rendia ótimas tiras,piadas e histórias me divirto muito com piadinhas envolvendo essa característica dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os absurdos eram muito bons nos gibis, a força dela a metia em várias confusões. Gostava muito.

      Excluir
  2. Essa tirinha é muito engraçada,adorava histórias e tirinhas que envolvia a força da Monica,eram muito engraçada.Hoje em dia a Monica não é mais tão forte como antigamente,estão transformando ela em uma “princesinha”,muito revoltante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, capaz de acharem que esses absurdos são bobos, não corresponde a realidade, aí tiraram cenas assim da força dela. Uma pena.

      Excluir
  3. O clichê de tapar os pequenos vazamentos das represas com os dedos é tão simplório que exatamente por isto é tão hilário, foi bastante utilizado nos anos 1970 e 1980 não só com a TM e não só nas tiras e HQs, também nas animações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, isso era bem usando na época, principalmente desenhos animados.

      Excluir
    2. Marcos, a tira me fez lembrar da história "Chovinista ciumento" onde o porquinho sofre pra deixar o seu dono e uma garota sãos e salvos, a garota pegou birra do Chovinista, interpretou como se o porquinho estivesse pentelhando a paquera, ela não fez ideia do quão destemido ele foi, estava preservando a integridade das duas crianças que o enxotaram, o vazamento da represa não dava pra tapar com o dedo indicador como fez a Mônica, involuntariamente o suíno tapou com a região glútea, ficou entalado na fenda do vazamento, ainda tomou um injusto sabão (bronca) do idiota do seu dono, portanto, Deus tava vendo a tremenda injustiça e interviu com sua inoxidável Justiça Divina, foi reconhecido pela imprensa como o heroizinho do município, com tal situação o Cascão finalmente volta os olhos pra ele que de ciumento não teve nada, o bocó do garoto foi impedido pela multidão de chegar perto do seu próprio animal de estimação, bem feito! Resta saber se o Chovinista desfrutou de alguma honraria, se foi condecorado por sua involuntária bravura.
      Houveram momentos em que o Cascão se espelhou no Titi e arrastou suas asinhas de urubu pras outras garotas do bairro, se a Cascuda estivesse no lugar daquela menina chata, talvez o Chovinista se estrepasse menos.
      Conheci a história republicada em Mauricio 30 anos.

      Excluir
    3. Eu lembro dessa, li primeiro em Mauricio 30 Anos, depois fui descobrir que e de Cascão 23 (Ed. Abril, 1983). O Cascão também era comum paquerar outras meninas, mesmo a Cascuda sendo namorada oficial, ele dava em cima de outras. Não achava ruim, mas era melhor com o Titi.

      Excluir
    4. Também acho interessante essa faceta do Cascão antigamente, diferente do Titi que tava sempre com um olho no peixe e outro no gato, não relaxava, sempre vigilante, ele paquerava com mais tranqülidade, sem medo da Cascuda aparecer, chegou até a ter pequenos namoricos, a comparação indica que a Maria Cascuda supostamente era tapada ou que não levava o namoro com ele tão a sério, nunca a vi policiando o Cascão como a Aninha de vez em quando fazia com o Titi, a Cascuda sempre me pareceu complacente com o malandro do moleque, não é do tipo geniosa, pelo menos não com ele e sim para defendê-lo, como é mostrado na história de abertura de Cascão18/Abril, nela a Cascuda esquenta a moringa duma menina que tem quase o tamanho da Pipa porque bateu no Cascão, ali a Maria Cascuda fez tipo a Mônica. Pode ser que hajam histórias onde o Cascão piou fino com ela, mas a impressão que tenho é que ela como namorada fazia o tipo boazinha, o tipo tolerante.

      Excluir
    5. Demorei muito pra perceber que de fato existe uma gag na capa de Cascão 18 da Abril.
      Pra mim é uma das melhores histórias com a Maria Cascuda.
      Realmente ela sempre deu moleza pro Cascão, ele paquerava quem bem entendesse e até dava uns pegas como se não tivesse namorada. Ou ela tem vocação pra usar peruca de touro ou dava o troco na mesma moeda in off, sem leitores, bem diferente da Aninha que apesar de chifruda sempre apertou o Titi.

      Excluir
    6. Cascuda tolerava demais as puladas de cerca do Cascão, tudo indica que ela dava troco sem ele ver rsrs.

      Excluir
    7. Pessoal, "in off" é ótimo! Enquanto o Cascão se exibe como um polígamo pros leitores, a Cascuda é discreta, gosta de privacidade, não quer saber da audiência de leitores bisbilhoteiros quando o assunto é de foro íntimo, quer distância dos leitores paparazzis, enquanto o sujão tá semeando o futuro milharal a sujinha já tá com o angu na mesa, deu uma excelente definição de um suposto perfil da menina, Zózimo! Ou é galhuda, ou é velhaca, espero que seja a segunda opção.
      Considero também a melhor participação da Maria Cascuda de todas HQs que conheço com ela.
      Também demorei muito pra sacar a capa, a piada consiste na perspectiva ótica do leitor, do ponto de vista de quem vê de fora da revista, não do ponto de vista do Cascão, apenas o moleque ter medo de torneira pingando não é piada, ele pequeno diante de uma enorme torneira sendo que é exatamente o contrário, aí sim é piada, é uma gag bem sutil.

      Excluir
    8. Gente, uma piada que ainda não entendo é da capa de Magali 175 de 1996, é o seguinte: Magali dorme com a boca arreganhada com um balão de fala contendo a imagem de uma melancia inteira sendo cortada por um serrote, seus pais de pijama e camisola assistem à cena da porta do quarto da filha, parecem curiosos ou preocupados, se fosse um balão de sonho (que é o mesmo padrão dos balões de pensamento) faria mais sentido pra mim, será que ela está falando dormindo e chamou a atenção dos pais? Com ou sem seus pais a gag ficaria melhor com um balão de sonho.

      Excluir
    9. Zózimo, na verdade os pais não estão com roupas de dormir, cê deve ter feito confusão por causa da Magali de camisola. O que entendo sobre essa piada é que a Magali está falando dormindo e chamou a atenção dos pais como cê destacou, realmente ficaria melhor com um balão de sonho, aí poderia ter ou não os pais, se eles continuassem presentes com o balão onírico, estariam vendo o mesmo que os leitores, enxergando o sonho da filha, é um recurso metalingüístico, no caso como é um balão de fala, não sabemos se a metalinguagem atinge também os pais, a certeza é que estão ouvindo o que a filha diz, pelo ângulo não dá pra saber se estão enxergando a boca de bueiro da filha, ela tá praticamente de costas pra eles, como não são fundamentais na cena fica a dúvida se a metalinguagem abrange o casal.

      Excluir
    10. Tem razão, Xeclinghe, confundi os trajes do casal, é por causa da roupa de dormir da Magali mesmo, só dá pra ver uma pequenina parte de sua camisolinha. Boca de bueiro, engraçado! Me lembra de um vilão de desenho animado que possui um maxilar de metal, não me lembro exatamente à qual animação pertence, ThunderCats ou He-Man, quando abria muito a boca era um breu igual a boca da Magali na capa citada.
      Realmente não dá pra saber se a metalinguagem está agindo sobre eles dois também. O que a Magali estaria dizendo? "Serrote, corte a melancia!", seria isto?

      Excluir
    11. O vilão ao qual tu se referes só pode ser o Mandíbula, assecla de Esqueleto, nos ThunderCats não há personagem com essa característica física.
      Zózimo, provavelmente sim, está falando a imagem contida no balão, estranho mesmo, a gag ficaria ótima se fosse um balão onírico, pode ser erro, no tempo em que a Turma da Mônica era do balacobaco a MSP de vez em quando era relapsa.

      Excluir
    12. O balão teve algumas ondulações, então deve ter ido balão de sonho,só que saiu errada a indicação da seta, deviam ser círculos pra melhor representar um balão de sonho. E com os pais ali olhando deve ter tido uma metalinguagem.

      Excluir
    13. Na verdade, Marcos, a piada consiste em metalinguagem, o questionamento é se os pais estão inseridos na metalinguagem ou se estão apenas ouvindo o que a Magali está falando já que o balão indica fala, se fosse um balão de sonho teríamos quase certeza de que estariam enxergando o balão e seu conteúdo, digo "quase" porque mesmo que fosse o balão mais adequado, ainda há dúvida se estão curiosos apenas com a boca da filha.

      Xeclinghe, valeu pela informação sobre o personagem de desenho animado, só pode ser esse cara mesmo, me parece que tem também um braço de metal tipo arma, minhas recordações são confusas com certos personagens.

      Excluir
  4. Tenho essa Mônica 21 da Editora Globo. Não só a tira final, mas como toda a revistinha é excelente! A força da Mônica é explorada ao máximo! Sei que extraiam muitas dessas tiras daquela série "nelhores piadas", e repetiam tiras ja publicadas em outras revistinhas em gibis novos. Pra mim, deveriam repetir as tiras só nos almanaques, que são próprias para republicacoes. Nos gibis novos, deveriam, pela lógica, ter sempre tiras inéditas em minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição é perfeita, uma história melhor que a outra. Concordo que as tirinhas poderiam ter sido inéditas, a maioria dos últimos da Abril e primeiros da Globo eram reedições das Grandes/ Melhores piadas. Acho que colocavam essas reedições porque quem não comprava os livros de tirinhas ficariam conhecendo as tirinhas. Pra mim mesmo eram inéditas até então.

      Excluir
  5. Achei fraquinha a piada,mas ainda assim é muito melhor que tirinhas de última página de outros personagens de outros autores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparando com as atuais, todas as antigas se saem bem melhores.

      Excluir
    2. HQs da TM e novelas da Globo atualmente estão uma droga!

      Excluir
    3. Pessoal, nas nossas infâncias televisão era a principal mídia, rádio em segundo lugar e terceiro a mídia impressa, até as piores novelas da TV Globo faziam sucesso, vejam que a emissora teve grandes novelas, Vale Tudo, O Salvador da Pátria, Tieta, Fera Ferida, entre muitas outras, de vez em quando a TV Manchete conseguia se equiparar com a gigante platinada no quesito novela. O SBT foi a TV que mais investiu em programação infantil, exibia desenhos animados até 17:30 mais ou menos das segundas às sextas, televisão era o centro das atenções, era referência pra quase tudo. A TV Record com seu passado magistral foi infelizmente arrebatada pela indústria da fé e com isso perdeu a identidade, de qualquer forma todos os canais abertos se tornaram decadentes, só a TV Cultura que ainda parece prestar, hoje a TV aberta não é mais aquela, porém, não tá em extinção por causa da internet como alguns afirmam, só perdeu hegemonia, vem se adaptando à nova realidade, quando surgiu a televisão muitos sustentavam que era o fim do rádio, olha ele aí no século XXI, foi sim o fim da "Era do Rádio", não da mídia.

      Excluir
    4. Não tem nem comparação, sem dúvida.

      Excluir
  6. e o pior é ela é forçuda assim desde bebe. Coitados dos pais dela, tem cada prejuízo por causa da força da filha. kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ela bebê já tinha uma força incrível kkkk

      Excluir