sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Capas Semelhantes (Parte 2)

Nessa postagem da série de "Capas Semelhantes", com mesma piada, mudando só o desenho, mostro 5 capas, sendo 1 para cada personagem. Todas da Editora Globo, com a exceção da Mônica em que a original envolve a época da Editora Abril.

Mônica Nº 38 X Mônica Nº 83

Mônica pulando corda tão forte que acaba abrindo uma cratera no chão. Saiu primeiro na Editora Abril, em 'Mônica Nº 38', de 1973, e fizeram uma nova versão na Editora Globo, em 'Mônica Nº 83', de 1993, com a diferença maior dos traços típicos dos anos 90, além de várias faixas mais claras da corda, inclusive em baixo da Mônica, indicando movimento. Como não tenho, a imagem da 'Mônica Nº 38' eu peguei na internet.



Chico Bento Nº 40 X Chico Bento Nº 245

Chico Bento  faz uma boa ação, dando um par da sua botina par ao Saci. A versão original saiu em 'Chico Bento Nº 40', de 1988 e depois teve uma nova versão em 'Chico Bento Nº 245', de 1996, só que dessa vez com o fundo simples e o Chico se encontra parado.



Cebolinha Nº 30 X Cebolinha Nº 245

Cebolinha vai ao oftalmologista e fala "L" em vez de "R". A versão original é de 'Cebolinha Nº 30', de 1989, e saiu outra capa com a mesma piada em 'Cebolinha Nº 245', de 2006, que foi a penúltima edição dele da Editora Globo.

A diferença entre elas é que na primeira versão, o oculista é o Seu Juca e o Cebolinha fica constrangido com o erro, enquanto que na segunda versão, o Cebolinha fica com cara de contente, achando normal. E as posições invertidas. Para constar, a imagem de 'Cebolinha Nº 245' foi enviada por Washington Brito, porque eu não tenho esse gibi.



Magali Nº 7 X Magali Nº 185

Em vez de contar carneirinhos pra dormir, a Magali pensa em alimentos pulando a cerca. Na primeira versão, de 'Magali nº 7' de 1989, ela já estava dormindo, sonhando com morango, maçã, banana e bolo, com colcha de cama com maçãs, enquanto que na segunda versão, que saiu em 'Magali Nº 185', de 1996, ela estava acordada, pensando em pirulito, bolinho, sorvete e maçã e sua colcha de cama são melancias.



 Cascão Nº 166 X Cascão Nº 313

Mônica está tirando a poeira com o aspirador de pó, que acaba sugando também o Cascão. Foi publicada primeiro em 'Cascão Nº 166', de 1993, com a Mônica de cara de espanto e o Cascão brabo, e fizeram nova versão em 'Cascão Nº 313', de 1999, sendo dessa vez, com a Mônica sem graça com o que ela fez com o Cascão, e ele de língua para fora, sufocado coma poeira.


18 comentários:

  1. As capas originais são sempre melhores, com exceção da capa do Cascão, que achei a segunda bem mais bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm acho a primeira versão melhor, com raras exceções.

      Excluir
  2. Será que nos Gibis do Pelezinho também tinham capas semelhante? ou então será que existem capas semelhante, mas com títulos diferentes? tipo uma do cascão semelhante a do Cebolinha, entre outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, esse gibi do Cascão 166 é muito bom.

      Parece q Pelezinho não teve capas semelhantes, pq duraram poucas edições. Mas pode ter acontecido de aproveitarem as piadas em outro título diferente.

      E tiveram sim várias capas semelhantes com títulos diferentes, e pretendo mostrar tbm.

      Excluir
  3. Sim, uma das poucas da Panini com capas com piadinhas e semelhante ainda por cima. Agora conteúdo das hqs, lógico q a da Mônica 1 da Abril é infinitamente melhor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Não sei bem ao certo se os roteiristas sabiam se haviam sido publicadas antes ou não. Creio q sejam coincidências, pq eram roteiristas diferentes q faziam as capas e não ia lembrar q já tinham feito uma capa semelhante.

      Excluir
  5. O que eu acho pior mesmo é o fato de ter muitas histórias repetidas também. Claro que em 44 anos de gibis é impossível não ter histórias repetidas, mas tenho observado que o núcleo do Papa-Capim por exemplo tem se tornado muito repetitivo...com quase sempre histórias idênticas relacionadas ao Papa defender ou desistir de caçar um animal.

    Chico Bento também tem muitos roteiros parecidos. Essa semana houve uma distribuição de gibis na minha faculdade (todos entre 2002 e 2006, porém em EXCELENTE estado de conservação e com cheiro de novo nas folhas). Levei 6 pra casa e em um deles tem uma história do Chico Bento (gibi de 2006) IDÊNTICA à uma outra que tem em um gibi de 2007 Único da fase Panini que tenho). Parece que os roteiristas estão bem preguiçosos as vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, dá impressão q acabou a inspiração deles, e aí fica repetindo. Se fosse uma ideia de muitos anos atrás e voltando agora, até tudo bem, mas copiar coisa recente e se tornar repetitivo ainda por cima, aí fica difícil.

      Legal q houve distribuição de gibis aí, e melhor ainda em excelente estado. Muito bom e sempre bem vindo.

      Excluir
  6. Bem lembrado pelo desconhecido acima as histórias repetidas. Esse lance de desistência de caçar, por exemplo, estendo também ao Piteco dos dias atuais, sempre se vendo frustrado em uma caçada e resolvendo, assim, traçar uns legumes. Tudo graças aos gênios criativos do MSP que só pensam em veganismo (na contra o movimento, que admiro; mas que só gera história boba e repetitiva).

    Essa série de postagens sobre capas repetidas é muito boa! Aguardamos por mais.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kleiton, é tudo tão previsivel q não dá pra acompanhar. Infelizmente acabou a inspiração deles. E eu não gosto de hqs do Piteco comendo legumes, o certo é comer carne na pré-história.

      Legal q gosta dessas postagens de capas assim. Vai ter mais. Aguarde.

      Abraços

      Excluir
  7. Nas duas capas da mônica pulando corda, tem uma coisa nos números : mônica 38 e 83 os numeros ficam invertidos

    ResponderExcluir
  8. eu estou impressionado ver o cascão sendo sugado pelo aspirador de pó da monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinham vários absurdos nos gibis. Por mais que ele sujo não seria atraído pelo aspirador, só nos quadrinhos mesmo. Era engraçado.

      Excluir
  9. Mônica 83 da globo. Traz uma das histórias mais injustas, Chá de Bonecas, uma história em que os meninos não mereciam nem um pingo de dó pelo que aprontaram. O que se salva é a turma das bonecas que devia
    ter ganho mais histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eles mereciam castigo nessa história. Daria para as bonecas terem mais histórias, tinham potencial, mas preferiram história única com elas.

      Excluir