sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Mingau: HQ "Apuros de um gato"

No dia de Halloween, mostro uma história bacana em que o Mingau precisou enfrentar uma bruxa quando ele estava procurando por comida. Tem 8 páginas e foi a história de encerramento de 'Magali Nº 18' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Magali Nº 18' (Ed. Globo, 1990)

Começa o Mingau se enroscando nos pés da Dona Lina, mãe da Magali, pedindo comida depois do almoço e ela se recusa a dar. Ele sai de casa cabisbaixo e resolve ir à luta atrás de comer algo na rua.


Primeiro, o Mingau vai a um restaurante, se senta na mesa com o menu na mão e pede algo com muito peixe e muito creme de leite ao garçom, que ao ver o gato lá, dá um chute nele expulsando do restaurante. Mingau reclama que com os gatos do cinema isso dá certo e volta a procurar comida. No caminho, vê uns gatos revirando lixeira, mas ele não aceita por não estar tão desesperado para comer.


Quando se conforma em voltar para casa esperar a janta, surge uma sardinha na sua frente, mas ele não vê que era uma armadilha em que a sardinha estava amarrada por um fio. Mingau tenta pegar sardinha, mas ela é puxada e o Mingau cai no chão. Depois tenta de novo e não consegue também. Na terceira tentativa, ele consegue, mas é capturado por uma bruxa com uma rede e diz que agora ele terá um novo lar. 


Mingau diz à bruxa que sabe que ele é fofinho, lindo e irresistível, mas não quer ficar lá. Com isso, tenta fugir pela janela, só que a bruxa lança um raio e o traz de volta. Mingau insiste em dizer que não vai ficar lá porque ele é da Magali, até que a bruxa traz um frango assado a ele. Ele adora e pensa em ficar lá mais um pouco. 


Enquanto come, a bruxa fala que só estava faltando pelo de gato gordo para acabar a sua poção da maldade para se tornar a bruxa mais malvada. Mingau ouve tudo e tenta fugir, mas a bruxa o pega de novo. Com o Mingau nas mãos, ela fala que precisaria tirar pelos dele todos os dias. Ele fica desesperado, dizendo que desse jeito ia ficar pelado. 

Quando a bruxa pega a pimenta para a poção, o Mingau aproveita para assoprar em direção aos olhos dela. Ela passa a ficar com olhos ardendo e lança raios por todos os cantos e nessa hora o Mingau consegue escapar e vai correndo para casa. 


No final, Magali estava preocupada com a demora dele e entrega a sua janta. Ele come tudo e se enrosca na dona Lina, pedindo mais. Ela não aceita porque não quer outro comilão em casa. Então, Mingau lança um raio em direção à geladeira, que faz abrir sozinha e as comidas se levitam sozinha até ele. Mingau herdou o dom de mágica da bruxa. Magali e sua mãe desmaiam e o Mingau diz que ser gato de bruxa tem suas vantagens.


Acho essa história muito boa, de fato ele passou um sufoco e se apavorou com a bruxa malvada, tudo por causa da sua gula. Engraçada a cena do Mingau em um restaurante com o menu na mão e logo depois sendo chutado. Personagens sendo chutados não tem mais atualmente, ainda mais bichos.  Dá para notar que nessa época, o Mingau era mais comilão, assim como a dona, e, então passava vários perigos por causa disso.


Os traços excelentes, adorava os desenhos do Mingau assim, sem dentes caninos à mostra a toda hora como é hoje. Assim como nessa história era bem melhor.  Era também mais gordo, porque comia toda hora, diferente da Magali, que nunca engorda. Na postagem a coloquei completa.

Gosto de histórias do Mingau na rua, fora da sua casa. Sempre achei que, além de contracenar com a Magali, mostrando os costumes dos gatos, ele devia ter sua turma de gatos fixos, mas isso nunca aconteceu. Os gatos com quem ele contracenava sempre apareceram só em 1 história. A que apareceu mais vezes, recentemente foi a gata Aveia, que é sua namorada oficial, mas que anda sumida. 


Legal nas histórias do Mingau é retratar os costumes dos gatos, Nessa, por exemplo, ele se enrosca nas pernas da mãe da Magali para pedir comida, exatamente como um gato de verdade faz, Outra coisa interessante nas histórias dele, que dá impressão que a Magali ou outras pessoas entendem o que ele está falando. Fazem de uma forma que até estão dialogando tranquilamente. E os gestos dele, como colocar a mão na cintura dão um charme a mais no personagem.

23 comentários:

  1. Adoro as histórias do Mingau, é difícil eu não gostar de alguma história dele. Achei essa maravilhosa!! Ri muito com o Mingau sendo chutado do restaurante, a cara que ele faz é muito engraçada. Também achei legal a parte em que ele fala ''Ahá! peguei!'' e logo em seguida a bruxa repete a mesma frase. Achei engraçado também o Mingau gordo, e os traços também são muito bons! Também gosto das histórias em que o Mingau vai pra rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm rachei de rir na hora q ele é chutado. O Mingau na rua era muito bom, não precisa ser só um gato doméstico da Magali, pode muito bem ter esses 2 tipos de hqs pra variar.

      Eu gostava dos traços dele assim mais fofinho e pelos mais arrepiados. Os traços da hq toda, são muito bons.

      Excluir
  2. Sim, hqs com bruxas sempre rendem hqs boas. Essa aí é muito legal. O Mingau com poderes mágicos até pode ser uma boa pra Magali para ele fazer aparecer comida pra ela sempre quiser. Agora, se for tudo pra ele, tem briga rsrs

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Perfeita essa HQs..traços excelentes!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá! A Adryz, mas conhecida como a HerVen, aqui na internet! Muita divertida a postagens! As histórias do Mingau são sempre boas por causa das confusões que ele se mete, além dele ser fofo! Aproveitando que estou postando por aqui a primeira vez, tenho 28 anos e sou fã da turma desde que eu era uma menina, praticamente desde que eu nasci, e tenho adorado as suas postagens sobre os personagens esquecidos, que muitos nem sabiam da existência deles, ou outros que a gente sabia mas infelizmente nunca mais a gente viu! Espero postagens novas dessa sessão! Beijos! O blog tá de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adrys, seja bem vinda ao blog. Q bom q tá gostando. O Mingau é ótimo, tbm adoro. Sobre personagens esquecidos, em breve pinta um aqui. Bjs

      Excluir
  5. O Mingau é um dos meus personagens da MSP favoritos. Pena que não existem muitos gatos nas HQs além do Mingau. Concordo com você, deveriam existir mais gatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena mesmo. O Bidu tem a sua turma de cachorros, o Mingau podia ter tbm. Ultimamente tem mais hqs com ele perturbando a Magali em casa, e dificilmente na rua, o q aí não permite ele ter sua turma.

      Excluir
    2. Bem,agora ele tem uma "turma" de irmãos,que aparecem de vez em quando

      Excluir
  6. Oi Marcos, entre os personagens mascotes, os que mais gosto são da turma do Bidu. As histórias da Magali com o Mingau, no meu ponto de vista, as vezes se tornam muito extensas. Acho que me acostumei ao longo do tempo, com histórias mais curtas, envolvendo mascotes. O que gosto no Mingau é sua cor branca, e o fato dele pensar me lembra o Ronrom (o gato do Peninha, personagem Disney). Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, o problema é q no final dos anos 90 em diante só dava hqs do Mingau com a Magali nos gibis dela, aí ficou cansativo. Muitas histórias de abertura dele, coisa q era só de vez em quando, e tinha tbm no miolo.

      Ele passou a tomar conta do gibi dela, aí passou a ser chato mesmo. E os traços novos dele, com dentes caninos à mostra o tempo inteiro atrapalhou tbm.

      Eu gosto do Mingau, principalmente nos primeiros anos. Ultimamente, até q ele não tem aparecido tanto como era, e menos hqs de abertura com ele.

      E bem lembrando sobre o Mingau pensar q nem o Ronrom. Abraço

      Excluir
  7. Há. Li esse gibi há poucos dias!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada, Marcos! Cada vez mais viajo no tempo com as suas postagens! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. São coisas memoráveis mesmo e q valem a pena.

      Excluir
  9. Odeio esse Mingau e a Turma da Mônica também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então oq vc está fazendo aqui? se n gosta , guarda pra vc e procura um site sobre coisas que gosta!

      Excluir
  10. Desconfio que ele tenha adiquirido aquele poder temporariamente por a bruxa ter usado o poder nele 2 vezes e ter usado na comida que ele comeu,e de tanto ouvir,acabou gravando as palavras mágicas.

    ResponderExcluir