Estamos no inverno no Brasil, então mostro uma história em que a Mônica não tomou banho em um dia de frio intenso e passou sufoco com o Cascão apaixonado por ela. Com 5 páginas, foi história de miolo de 'Mônica Nº 62' (Ed. Globo, 1992).
![]() |
Capa de 'Mônica Nº 68' (Ed. Globo, 1992) |
Mônica cria coragem para tomar banho, Dona Luísa cobra se a filha vai demorar muito, Mônica tenta, não consegue, mente para a mãe que tomou banho e que não esqueceu de lavar as orelhas e vai brincar com os amigos. Na rua, Mônica fala que dia de frio não foi feito para tomar banho e só quer ver água no verão.
Cascão sente mau cheiro vindo da Mônica e comenta que hoje ela está tão bonita, que tem algo diferente nela. Percebe que ela não está com cheiro de sabonete e diz que ela aderiu, não está mais tomando banho e corre atrás dela para lhe dar um abraço. No caminho, pega flores e a encontra atrás da moita, descobrindo por causa das moscas que conhecem de longe quem não toma banho.
Cascão dá um abraço nela e diz que podem fundar um clube dos sujinhos. Mônica sai correndo, louca para tomar um banho. Toma, sem pensar muito para entrar no chuveiro. Depois, Dona Luísa pergunta se foi dois banhos seguidos, Mônica confessa que esse foi o primeiro. Ela volta para rua e vê Cascão correndo atrás da Magali e Mônica comenta que a amiga também fugiu do chuveiro.
História legal em que Mônica engana a mãe e não toma banho por causa do frio, fazendo o Cascão se apaixonar por ela por causa do mau cheiro dela. Para Cascão não continuar interessado por ela, resolve tomar banho, aprendendo que se deve tomar banho todos os dias, mesmo em dias frios, para não ficar com mau cheiro. Só um dia sem banho já atraiu olhares para o Cascão, se ficasse o inverno todo sem banho, o cheiro ficaria tão insuportável como ele. Mônica poderia ter batido nele, aí não seria abraçada por ele e continuaria sem precisar tomar banho em dia de frio.
Vimos que o Cascão, mesmo namorando a Cascuda, se interessa por outras meninas, principalmente se forem sujinhas como ele, nessa se apaixonou pela Mônica e Magali. Eles adoravam traições entre casais de personagens. A Cascuda mesmo se tornou namorada dele porque não tomava banho, mas depois resolveram que só o Cascão que não tomava banho e a Cascuda, sim. Já tiveram outras histórias com Cascão apaixonado pela Mônica por esse motivo de vê-la sujinha ou cair na lama.
As roupas de frio ficaram boas nos personagens, Mônica ficou diferente e aparentando mais gorda com gorro, cachecol e casaco grosso e Cascão ficou bem com boina. Mônica foi a mais friorenta de todos com agasalho bem grosso, já Cascão e Magali com pernas de fora e descalços. Para quem gosta de ver Mônica pelada foi um prato cheio, curioso de aparecer pelada de frente, era bem raro meninas aparecerem nuas de frente, eram mais com os meninos que acontecia.
Foi engraçado ver a Mônica tremendo de frio com a água do chuveiro caindo no pé, enganando a mãe que tomou banho, Cascão dizer que sabonete tem cheiro horrível, moscas em volta da Mônica, cachorro com casaco de lã e Magali também fugir do banho.
História mostra de forma divertida cotidiano da gente de tomar banho em dia frio, de dar preguiça, ser um sofrimento até para tirar roupa, mas mesmo assim é necessário, não pode ficar sem banho. Essas situações de cotidiano deixavam os leitores mais próximos. É incorreta atualmente por Mônica mentir para mãe, paixão do Cascão, moscas em volta da Mônica e da Magali e, principalmente, Mônica aparecer nua.
Traços muito bons, da fase consagrada dos personagens. Tiveram erros da parede do banheiro não ter fundo rosa no topo onde não era azulejo no último quadro da primeira página e a Mônica não aparecer com sujeirinhas no último quadro da penúltima página ao entrar na casa após o abraço do Cascão.
Quem diria! Driblando o furadinho, hein, Mônica! Magali é outra que enforcou... Já o varejeira do Cascão, que olfato, não?
ResponderExcluirMentira tem pernas curtas e, será que a mãe passou um sabão na filha depois que confessou ter evitado o outro tipo de sabão? Pela expressão contente e aliviada ao sair pela segunda vez de casa, parece que não. Dona Luísa deve ter se reconhecido na mentira da Mônica, pois duvido que quando criança nunca enforcou um banhinho em dias intensamente frios.
Verdade, o Cascão tem um grande olfato pra sentir mau cheiro, viu que a Mônica não estava com cheiro de sabonete e viu que ela não tinha tomado banho, só tinha esperança que fosse pra sempre. Acho que a Dona Luísa não deu bronca na filha, deve ter percebido que a Mônica não tinha tomado banho na primeira vez e deixou passar por causa do frio que estava senão ela poderia interrogar mais a Mônica pra ela deslizar e cair em contradição.
ExcluirHá uma singela HQ de miolo ou, quem sabe, seja de encerramento, intitulada como "Bela Mônica" e cujo roteiro inspirou "Banho quente em dia frio". Decerto você conhece, Marcos, é de Mônica de 1988, minha dúvida é se pertence ao nº16, nº17 ou nº18.
ExcluirConheço essa, foi de miolo de Mônica Nº 17, de 1988. Já mostrei essa, que foi história semelhante da história "Divina e maravilhosa" de Cascão Nº 62, de 1989. Só não sei essa de 1992 foi motivo de inspiração das outras. Aqui o link da postagem:
Excluirhttps://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/05/historias-semelhantes-6-cascao-apaixonado-pela-monica-quando-cai-na-lama.html
Tive Cascão nº62 (1989) e já havia esquecido dessa curtinha cujo roteiro é ainda mais parecido com o de "Bela Mônica". Inclusive, nessa postagem de 2019 há um tal de EvertonCable que comenta a respeito de "Banho quente em dia frio", ademais dizendo que o argumento é semelhante aos das outras duas historinhas.
ExcluirHá um erro, ou, quiçá soe melhor tratar como falha, contida(o) logo de cara em "Divina e maravilhosa" que consiste em Mônica não estar aparentemente entretida antes de tropeçar e se estabacar na lama. Diferente do desfecho com Magali que, compenetrada numa fatia de melancia, saboreando-a com olhos fechados, caminha em direção à pedra, seguida da poça de lama. Deveria ter iniciado a trama lendo algo, livro ou gibi, por exemplo. Desenhista não se deu ao trabalho nem de ao menos colocá-la com cabeça virada para um dos lados como uma aceitável justificativa para tropeçar e sofrer o tombo.
Interessante que essa história de 1992 foi comentada naquela postagem. O enredo principal não deixa de ser parecido por Cascão se apaixonar por ela por estar suja, só não caiu na lama. Concordo que Mônica distraída pra tropeçar na pedra ficaria melhor, nem que fosse distraída por outro motivo diferente da história de 1988.
ExcluirLembro desse gibi e dessa histórinha, muito legal. Mônica, pude me identificar, também detesto banho em dia frio. Enrolo para entrar, e olha que eu gosto de frio. Hoje eu sempre só tomo banho quentinho, nada de água fria. Mônica então passou um sufoco com Cascão, tadinha, bem a cara dele mesmo reconhecer quem não toma banho e gamar, quem liga para a Cascuda, que foi corna. Meio forçado ela pular só UM banho e já ficar com mal cheiro e moscas, mas são absurdos de histórias em quadrinhos, né? Mônica não foi a única, no entanto, Magali também e possivelmente mais gente também escapou de uma ducha, mal sabem elas o que os espera. Gostei da histórinha, bem bacaninha e foi curtinha. E as roupas da Mônica também foi legais de ver, ficou bem gorducha mesmo. Nota 7 essa história.
ResponderExcluirFoi uma história típica de miolo, bem objetiva, por isso mais curta, mas foi legal assim. A gente se identifica bem, banho gelado não consigo também, pior que no frio a água nem esquenta, fica em temperatura ambiente, devia estar assim no chuveiro da Mônica e ficar sem roupa no banheiro antes de entrar no chuveiro sentia frio. Foi absurdo de só um banho ficar fedendo, se fosse mais dias sem, poderia dar razão, nos quadrinhos podia tudo. Cascuda sempre corna com o Cascão, já se interessou por outras garotas, se for sujinha, aí que ele não resiste. As roupas da Mônica ficaram boas, gostei também.
ExcluirMarcos, quando e por que decidiram redesenhar Rolo, Zecão, Pipa e Dona Morte? Para mim, eles todos ficaram bem bizarros... mas não sei se você gostou! O que você entende disso tudo aí no caso?
ResponderExcluirEu odiei as mudanças em todos. Rolo, Zecão e Pipa foram em 2007 e Dona Morte em 2013, acredito que acha que foi pra dar uma modernidade e deixar para os padrões de beleza atuais, não ter defeitos na aparência. Bom que depois voltaram com eles quase iguais ao que eram antes, menos o Rolo que mantiveram a mudança, acho que no caso dele foi porque o Mauricio nunca gostou de Rolo com cabelo de flor.
ExcluirExcelente sua resposta aí!
ExcluirValeu mesmo... e abração! Viu só?
Valeu, Sávio! Abraço!
Excluir'Para quem gosta de ver a Mônica pelada, é um prato cheio.'
ResponderExcluirPegou pesado, hein, Marcos? Espero que não tenha ninguém que goste mesmo de ver uma criança pelada, mesmo sendo apenas um desenho...
também acho
ExcluirPior que já vi comentários por aí de gente que gosta de ver, não só a Mônica, mas os personagens em geral. Tina pelada já vi pessoal comentando mais. E até engraçado porque é só um desenho, mas gostam.
Excluir