Estamos no inverno no Brasil, então mostro uma história em que a Mônica não tomou banho em um dia de frio intenso e passou sufoco com o Cascão apaixonado por ela. Com 5 páginas, foi história de miolo de 'Mônica Nº 62' (Ed. Globo, 1992).
![]() |
Capa de 'Mônica Nº 68' (Ed. Globo, 1992) |
Mônica cria coragem para tomar banho, Dona Luísa cobra se a filha vai demorar muito, Mônica tenta, não consegue, mente para a mãe que tomou banho e que não esqueceu de lavar as orelhas e vai brincar com os amigos. Na rua, Mônica fala que dia de frio não foi feito para tomar banho e só quer ver água no verão.
Cascão sente mau cheiro vindo da Mônica e comenta que hoje ela está tão bonita, que tem algo diferente nela. Percebe que ela não está com cheiro de sabonete e diz que ela aderiu, não está mais tomando banho e corre atrás dela para lhe dar um abraço. No caminho, pega flores e a encontra atrás da moita, descobrindo por causa das moscas que conhecem de longe quem não toma banho.
Cascão dá um abraço nela e diz que podem fundar um clube dos sujinhos. Mônica sai correndo, louca para tomar um banho. Toma, sem pensar muito para entrar no chuveiro. Depois, Dona Luísa pergunta se foi dois banhos seguidos, Mônica confessa que esse foi o primeiro. Ela volta para rua e vê Cascão correndo atrás da Magali e Mônica comenta que a amiga também fugiu do chuveiro.
História legal em que Mônica engana a mãe e não toma banho por causa do frio, fazendo o Cascão se apaixonar por ela por causa do mau cheiro dela. Para Cascão não continuar interessado por ela, resolve tomar banho, aprendendo que se deve tomar banho todos os dias, mesmo em dias frios, para não ficar com mau cheiro. Só um dia sem banho já atraiu olhares para o Cascão, se ficasse o inverno todo sem banho, o cheiro ficaria tão insuportável como ele. Mônica poderia ter batido nele, aí não seria abraçada por ele e continuaria sem precisar tomar banho em dia de frio.
Vimos que o Cascão, mesmo namorando a Cascuda, se interessa por outras meninas, principalmente se forem sujinhas como ele, nessa se apaixonou pela Mônica e Magali. Eles adoravam traições entre casais de personagens. A Cascuda mesmo se tornou namorada dele porque não tomava banho, mas depois resolveram que só o Cascão que não tomava banho e a Cascuda, sim. Já tiveram outras histórias com Cascão apaixonado pela Mônica por esse motivo de vê-la sujinha ou cair na lama.
As roupas de frio ficaram boas nos personagens, Mônica ficou diferente e aparentando mais gorda com gorro, cachecol e casaco grosso e Cascão ficou bem com boina. Mônica foi a mais friorenta de todos com agasalho bem grosso, já Cascão e Magali com pernas de fora e descalços. Para quem gosta de ver Mônica pelada foi um prato cheio, curioso de aparecer pelada de frente, era bem raro meninas aparecerem nuas de frente, eram mais com os meninos que acontecia.
Foi engraçado ver a Mônica tremendo de frio com a água do chuveiro caindo no pé, enganando a mãe que tomou banho, Cascão dizer que sabonete tem cheiro horrível, moscas em volta da Mônica, cachorro com casaco de lã e Magali também fugir do banho.
História mostra de forma divertida cotidiano da gente de tomar banho em dia frio, de dar preguiça, ser um sofrimento até para tirar roupa, mas mesmo assim é necessário, não pode ficar sem banho. Essas situações de cotidiano deixavam os leitores mais próximos. É incorreta atualmente por Mônica mentir para mãe, paixão do Cascão, moscas em volta da Mônica e da Magali e, principalmente, Mônica aparecer nua.
Traços muito bons, da fase consagrada dos personagens. Tiveram erros da parede do banheiro não ter fundo rosa no topo onde não era azulejo no último quadro da primeira página e a Mônica não aparecer com sujeirinhas no último quadro da penúltima página ao entrar na casa após o abraço do Cascão.
Quem diria! Driblando o furadinho, hein, Mônica! Magali é outra que enforcou... Já o varejeira do Cascão, que olfato, não?
ResponderExcluirMentira tem pernas curtas e, será que a mãe passou um sabão na filha depois que confessou ter evitado o outro tipo de sabão? Pela expressão contente e aliviada ao sair pela segunda vez de casa, parece que não. Dona Luísa deve ter se reconhecido na mentira da Mônica, pois duvido que quando criança nunca enforcou um banhinho em dias intensamente frios.