domingo, 19 de maio de 2024

Capa da Semana: Mônica Nº 48

Mônica sempre foi chamada de gorducha pelos meninos como forma de provocação. Nessa capa, Cebolinha e Cascão colocam disfarçadamente um de seus pés na balança para Mônica pensar que é gorda de 100 quilos e ficar aflita. Mesmo de costas, dá para ver que ela ficou desesperada com o peso e resta saber se ela descobriu ou não a tática dos pés dos meninos depois. Fica na imaginação de cada um a sequência e também qual peso que a Mônica teria se eles não colocassem os pés na balança. Muito legal.

Capa dessa semana é de 'Mônica Nº 48' (Ed. Globo, Dezembro/ 1990).

24 comentários:

  1. As piadinhas nas capas deixaram saudade, atualmente, só tem nos almanaques e mesmo assim são bem fracas...
    #SejaumChapolinparaoRioGrandedoSul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, as piadas ficaram para os almanaques só que têm muitas piadas repetidas e sem as coisas incorretas. Sendo o que estraga mesmo são as artes, com desenhos fracos, colocarem efeitos e as molduras. Tiram o encanto de antes.

      Excluir
    2. A arte ultimamente anda tão sem vida... sem alma...

      Excluir
    3. Verdade, estão com artes muito decadentes até nas capas, tudo digital, perde a graça.

      Excluir
  2. A gag é boa, foca no bullying que a titular historicamente sofre, porém, o que esta arte tem de, no mínimo, curioso, é que em conjunto com outra arte de capa de edição consecutiva (Mônica47/1990), a titular dá as costas para os leitores em ambas e ademais sofre bullying, só que não dos moleques e sim dos espelhos que distorcem reflexos de quem fica diante desses objetos. De costas sendo "bullyingada", duas coincidências na sequência e, os elementos dessa consecutividade ocorrerem no penúltimo e último meses de 1990, sei lá, parece haver algo nas entrelinhas, como se a titular despedisse de algo e, Mônica, por vezes e por muitos se torna sinônimo de Turma da Mônica, isto é, todos os núcleos compreendidos por essa denominação, ou seja, TM clássica dando tchau para uma era. Pode ser mera viagem da minha mente fértil, contudo, parece que aí tem coisa, como se as ilustrações prenunciassem uma transição...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época eu reparei que a Mônica apareceu de costas em duas capas consecutivas, achei coincidência. Deviam ter muitas capas produzidas e escolhiam aleatoriamente e vejo que coincidiu escolherem duas seguidas com ela de costas e envolverem bullying de xingamentos que ela sofre. E acho que é viagem sua, apesar de que em 1990 abandonaram alguns traços utilizados nos anos 1980, mas considero que os roteiros ainda eram iguais comparados com a segunda metade dos anos 1980. Se fosse despedida, só se fosse da década de 1980, pra aqueles que consideram que uma década começa em anos com final 1 e termina em anos com final 0. E até isso descarto, acho despedida de nada, foram só piadas.

      Excluir
    2. É que quando analiso traços das HQs do ano de 1990, percebo que estão mais para os anos anteriores do que para o ano seguinte. Claro que não posso generalizar, boa parte das HQs de 1991 apresenta(m) mesmos padrões visuais do primeiro ano da década e outra parte, que parece maioria, apresenta algo até então novo e sutilmente menos caprichado. Como duas ilustrações consecutivas com tais coincidências calharam em capas de gibis dos dois últimos meses do ano de 1990, daí, faz algum tempo que desenvolvi tal analogia simbólica.
      Caso fosse Cebolinha de costas em capas consecutivas desse mesmo ano e mesmos meses, ou Cascão, devido quinzenalidade, coincidência ocorreria apenas no último mês e o mesmo valeria para Magali e Chico Bento, enfim, um dos quatro consecutivamente de costas em vez de Mônica, muito provavelmente minha fertilidade mental não tomaria esse caminho com um dos demais titulares como símbolo da análise, pelo menos não no que tange simbolismo, no entanto, é certo que eu teria mesma percepção de final de era e, claro, início de outra.
      Verdade é que Mônica vai além de personagem, dependendo do que se aborda, a dentuça passa a figura institucional. Claro que esta observação não se resume à atualidade, em que a TM clássica infelizmente foi institucionalizada no âmbito dos quadrinhos, me refiro a ela por vezes ultrapassar condição de personagem assim que Mauricio decidiu que seria a principal dentre os principais.

      Excluir
    3. Mudanças foram graduais, em meados de 1991 tiveram alguns novos traços principalmente em histórias de miolo, só que mantendo também os traços que já tinham e nem dava pra perceber por serem uma ou outra. E concordo com Mônica capas assim têm mais impacto do que se fosse de algum outro dos 4 personagens que tinham revista.

      Excluir
  3. Oi Marcos, não sei se você gosta de futebol mas hoje em dia eu vejo que alguns brasileiros torcem contra o Brasil pelo que acontece hoje em dia, você se incomoda com a gritaria das pessoas torcerem não só pro Brasil mas pra times sendo a gente não ganha nada se o time vencer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se torce contra o país e pra tudo dar errado, perde ele junto a não ser que mude de país. E nada de mais torcer pra times de futebol, é entretenimento, se não ser fanático, tudo bem.

      Excluir
  4. Eu falei isso por que você posta às vezes histórias da Mônica sobre futebol, você nunca pensou em falar sobre outros quadrinhos, como faz o Submundo HQ, ou você já falou de outras HQs que não eram da Mônica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog foi criado pra quadrinhos do Mauricio de Sousa senão perde o foco. O universo da Turma da Mônica é tão rico que nunca falta temas pra postagens sobre eles. No máximo citar de outros quadrinhos nacionais se o tema falou deles.

      Excluir
  5. Cebolinha e Cascão tmb tão com uma barriguinha de comer doces. Tem que tirar onda com a Mônica não. kkkk. Essa piada da balança foi usada em outros personagens tmb. Bola e Lulu tmb tem capas assim. E o Bolinha sim, esse tá brigando com a balança. kkk. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eles eram rechonchudinhos e atazanavam a Mônica, não tinham direito pra isso. É uma piada bem usada até na vida real e sempre fica engraçada. Com Lulu e Bolinha caem como uma luva. Abraços

      Excluir
  6. Olá, faz um review sobre os livros Mônica e Cebolinha de comemoração dos 60 anos, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Do Cebolinha eu já fiz o review do livro de 60 Anos dele aqui, já da Mônica vou fazer quando der. Abraço.

      Excluir
  7. Ah, coitada da Mônica... já deve ter traumas já. Acho que ela é simplesmente gordinha, não muito mais do que uma criança de sua idade seria, mas deve realmente ter nóia de ser vista como uma baleia. Me pergunto qual será o peso de Cascão e Cebolinha para zoarem com ela, eles certamente não parecem mais esbeltos não.
    Tem até algumas piadas que a Mônica responde tirando onda com o peso deles de volta, tipo ''tem gente que não se enxerga''.

    Bela capa áliais, piada clichê, mas que nunca perde a graça. Envelhece bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa legal. Mônica deve ter trauma, mas pelo menos não leva desaforo pra casa quando a xingam. Os meninos não são magros, devem ter peso semelhantes dela, fazem isso só pra chateá-las. O mesmo quando a chamam de baixinha e tem altura iguais a dela. Eu lembro desse tabloide, Mônica se saiu bem provar que Cebolinha é igual a ela.

      Excluir
    2. Determinados contrassensos deixam as histórias mais hilárias.
      Pela lógica, como ambos têm a mesma estatura da Mônica, não deveriam provocá-la por esta característica, mesmo vale para Xaveco e Humberto - esse, quando a provoca com xingamentos não escritos (em muros e em outras superfícies), certamente são gesticulados, insinuando que é gorda, baixa e dentuça, e ele não é mais alto que ela.

      Cascão, Humberto e Xaveco são magros, já Cebolinha, possui mesmo tipo de porte físico que ela e tem a pachorra de chamá-la de gorda. Franjinha também não é magro e, com menos frequência do que os amigos desocupados, às vezes resolve cutucá-la com vara curta e em meio aos adjetivos pejorativos dos quais utiliza, os que se referem à forma física e peso não ficam de fora.

      Titi é outro que não se enxerga quando os dentes dela são citados em suas provocações.

      Excluir
    3. Ficavam engraçados esses contrassensos, não tinham direito de xingá-la, mas fazem. O xingamento mais válido seria o de dentuça, menos o Titi e que ainda assim ele chamava a Mônica de dentuça.

      Excluir
  8. Excelente revista, ótima piada, sempre rendia ótimas capas as zuações com a Mônica. Nessa época (1990) foi o perído que mais comprei gibis, tenho esse gibi da Mônica desde o lançamento e comprei naquele ano a maioria das revistas da Turma lançadas. Essa edição teve tonalidades de cores mais escuras do que o comum nas histórias, lembro que isso me chamou a atenção na ocasião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa mesmo e sempre divertidas essas provocações dos meninos. Que bom que você tem quase todos os gibis de 1990, foi uma ótima fase deles, um melhor que o outro. os tons mais fortes de cores foi por causa do papel oleoso, algumas vezes deixavam papel assim, a maioria nos gibis do Cebolinha, mas tinham às vezes nos gibis dos outros personagens. Ficavam bem cores assim.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Legal que você tinha e leu esse gibi, todas as histórias muito boas. Também adoro esse gibi.

      Excluir