terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Zecão: HQ "Câmera indiscreta"

É Carnaval e mostro uma história em que foi fotografado por um repórter de jornal em um baile à fantasia e ficou com medo da Pipa descobrir. Com 4 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 189' (Ed. Abril, 1986).

Capa de 'Mônica Nº 189' (Ed. Abril, 1986)

Zecão está com duas garotas em um baile de Carnaval, quando um repórter do jornal "O Diárião" tira fotografia. Zecão vai tomar satisfação, o repórter diz que vai ficar famoso, a foto vai sair no jornal amanhã. Zecão fica apreensivo que todos vão ver, quer pegar o filme dele, mas o repórter não leva a sério e vai embora. A mulher pede para eles voltarem a dançar, Zecão perde o ânimo para o Carnaval e vai embora pensando no que a Pipa vai falar depois que vir a reportagem.

No outro dia, Zecão vai para rua e compra o jornal de um menino que estava vendendo. Acha bandido o repórter de ter colocado foto na primeira página. Pipa aparece cobrando explicações das fotos no jornal. Nessa hora, Tina fala para Pipa que a viu na televisão e estava ótima no baile do panelão, câmera a focalizou várias vezes. Pipa tenta disfarçar, que o assunto era a foto do Zecão no jornal. No final, fazem as pazes, vão ao baile de Carnaval e fazem questão de tirarem fotos juntos e o repórter fica sem entender já que ontem quase o esfolou por ter tirado foto dele.


História engraçada em que um repórter de jornal fotografa o Zecão com mulheres no baile à fantasia e fica com medo da Pipa descobrir.  Ela vê as fotos no jornal,  mas como ela também traiu o Zecão em outro baile,  fazem as pazes e fazem questão de tirarem fotos juntos. Um traiu o outro e podiam ter terminado namoro em definitivo, mas preferiram perdoar. Definitivamente um casal que se merecem, valem nada. Se tivesem ido juntos, nada disso aconteceria.

O repórter pelo visto não sabe o que é direito de imagem. Se o Zecão não autorizou publicar fotos no jornal, ele tinha que procurar outras pessoas, não faltava gente no baile. História mostra situação na vida real de ter foto publicada sem consentimento da pessoa e passar constrangimento por isso, se com famosos não é bom, imagina com quem não é. Merece até processo. Hoje pode ser até fotos em Internet e não necessariamente em matérias jornalísticas ou com famosos, qualquer um está sujeito a isso com smartphones.


Tina mais uma aparece só para voltar a unir Pipa e Zecão nos anos 1980, dessa vez até que sem querer, foi fundamental para o Zecão saber da traição vista por todos pela televisão enquanto ele estava no baile. Tina basicamente só aparecia nos anos 1980 para conciliar os romances e a resolver os problemas dos amigos.

Foi engraçado o Zecão ir para rua com a mesma fantasia do dia anterior.  Pelo jeito dormiu e foi para rua com a mesma roupa desligado, de tão preocupado da reação da Pipa com a foto no jornal. Legal também mostrar câmera com filme, algo comum na época, mas datada atualmente. Curioso história solo do Zecão, o que era raro. Ele chegou ter bastante histórias solo em 1988, mas sempre tinha participação da Pipa no final.

Traços muito bons, típicos da Turma da Tina nos anos 1980, dessa vez a Pipa não apareceu com camisa branca de costume. Incorreta atualmente por conta do tema de Carnaval que não fazem mais, envolver traições, repórter sem ética, criança vender jornal na rua e o Zecão chamar o repórter de bandido, palavra proibida nos gibis atuais. Foi republicada depois em 'Coleção Um Tema Só Nº 13' - Mônica Carnaval' (Ed. Globo, 1996).

Capa de 'Coleção Um Tema Só Nº 13' (Ed. Globo, 1996)

15 comentários:

  1. "Estaí" uma edição sen-sa-ci-o-nal! Adquiri Mônica nº189 (Ed.Abril) com sete anos de vida, não mais me pertence, mas não há como esquecer de um gibi deste naipe, só pela ilustração de capa, denota a que veio.
    Estratagema coincidentemente recíproco, ou seja, curioso Zecão e Pipa pularem (C)carnaval separados, ainda mais in off, na surdina, "na calada do agito" carnavalesco, sem um saber dos passos do outro e vice-versa, indicando que pretendiam pular algo mais, algo que em Vila Abobrinha tem aos borbotões e que Chico Bento e a molecada pulam por outra finalidade: cevarem os buchos com frutas surrupiadas. E não adianta, mesmo Zecão acompanhado de um suculento (e esbelto) par de goiabas, a gordofilia termina falando mais alto, e com Pipa não é diferente, magrófila inveterada, não sente atração por homens gordos, comprovando a velha máxima de que opostos se atraem, e isto não contradiz ou invalida o conceito de que semelhante atrai semelhante, ambos existem, ou coexistem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, uma revista muito legal, só história boa, foi uma excelente fase deles, pena você ter se desfeito. Bem curioso Pipa e Zecão pularem Carnaval separados, principalmente por parte da Pipa e sua ciumeira, talvez acharam que davam pra confiar um no outro e deram chance, mas viram que não podiam se separar. Com eles os opostos se atraem, sem dúvida.

      Excluir
    2. Há um erro de cor discretíssimo na arte da capa do gibi de 1986, como falei, tive a edição, mas só fui percebê-lo nesta postagem, trata-se do degrau em que Mônica pisa, à esquerda de seu pé está na cor da parede da piscina, este pedacinho diminuto deveria estar na cor cinza.

      Excluir
    3. Depois de olhar muitas vezes que percebi isso, quase imperceptível e só ampliando imagem pra perceber coisa que no gibi impresso mais difícil ainda de notar esse detalhe. Acho que essa parte nem seria o degrau de fato, o degrau seria tampado pelo pé dela.

      Excluir
    4. Olhando por alto, Marcos, vale ser considerado o que diz, já pela via minuciosa, de acordo com lado direito do degrau, mais precisamente focando na linha ou traço inferior, é só medir partindo desta referência, daí, é possível constatar que o tracinho da esquerda não pertence à água ou ao encontro ou divisa da mesma com a parede, e esta, ademais denominada como parte vertical da borda - borda da piscina.

      Excluir
    5. Realmente. De qualquer forma um erro que quase não dá pra perceber, pelo visto o colorista não se ligou nisso.

      Excluir
    6. Ainda na escada, há outro erro que passa batido, não é de colorista e faz algum tempo que o manjo, trata-se do outro degrau, pois, ao tocá-lo, Mônica terá que descer para alcançar o chão, nivelado com a borda seria o correto e não em nível acima da mesma.

      Excluir
    7. Verdade, teria que ter uns degrau a menos ali, o último passo seria a borda da piscina, ficou desnivelado assim.

      Excluir
  2. Olá. Bom dia, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta: é verdade, que, terão os Relançamentos do Livro Mônica 60 Anos, nas Bancas de Revistas, e, Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, neste ano de 2024, é isto?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai ter relançamento desse livro neste ano. Abraços.

      Excluir
    2. Ok. Marcos, por gentileza, é verdade, que, entre os meses de Abril; Maio, e, Junho do ano de 2024, terão os Relançamentos dos Respectivos Almanaques:
      Mônica;
      Cebolinha;
      Cascão;
      Magali
      E
      Chico Bento Edições #16 (Edições #101-Segunda Temporada);
      Turma da Mônica Edição #16 (Primeira Temporada)
      E
      O Almanacão Turma da Mônica Edição #17 (Edição #40-Segunda Temporada), nas Bancas de Revistas, e, Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, é isto mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços.

      Excluir
    3. Vão ter relançamentos desses almanaques. Abraços

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
  3. Totalmente off-topic, mas encontrei hoje na net o 'Almanaque Temático Chico Bento - Fábulas' e só tem clássicos! Até as histórias visivelmente mais modernas são boas. Excelente exemplo de almanaque, temático ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, os Almanaques da Panini estavam colocando bastante clássicos principalmente nos Temáticos. Eu lembro desse do Chico, foi bom mesmo. Pena que eesses almanaques da Panini terem muitas alterações em relação às histórias originais, se seguissem fiéis co.o firam seriam ótimos.

      Excluir