sábado, 24 de fevereiro de 2024

A turma: HQ "Concurso de beleza"

Em fevereiro de 1994, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Concurso de beleza" em que Cebolinha e os meninos criam um concurso de miss para fazer com que a Mônica ganhe e deixe de bater neles. Com 14 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 86' (Ed. Globo, 1994).

Capa de 'Mônica Nº 86' (Ed. Globo, 1994)

Escrita por Rosana Munhoz, Mônica caminha na rua e Cebolinha dá nota 9 para ela e Cascão, nota 8. Mônica ouve e pergunta braba o que eles estão tramando e Cascão dá nota 3 de comportamento e olhe lá. Mônica quer saber o que está havendo ou se preferem levar coelhada. 

Eles falam que não deve bater nos juízes do concurso de beleza do bairro, todas as meninas vão participar e todos os meninos vão votar, vão analisar as meninas e votar, e por isso ela tem que se comportar. Mônica diz que acha que ela não tem chance de ganhar e os meninos falam que ela é uma forte candidata.

Mônica comenta que a Carminha Frufru é mais bonita que ela. Os meninos dizem que só aparentemente, Cebolinha conta que no quesito pé, a Carminha ganha nota 2, é horrível, e Cascão fala que o pé da Mônica ganha nota 10, é magnífico e compensa os dentões medonhos. Mônica quer bater neles, Cebolinha diz que candidata a miss deve ser meiga e educada senão perde de cara e, para testar, resolvem xingar a Mônica sem ela bater neles. Veem que ela se controlou e a esperam amanhã no concurso como forte candidata para ganhar.

Cebolinha e Cascão dão gargalhada e lembram que o concurso "Miss Bairro" é um plano infalível, combinaram com os outros meninos a todos votarem na Mônica e como uma miss tem que manter a classe, a Mônica não vai poder bater neles. Todos vão votar na Mônica para não apanharem mais, apesar de ter outras meninas mais bonitas no bairro, quando aparece a Carminha Frufru.

Os meninos ficam apaixonados, Carminha pergunta se é verdade que vão fazer concurso de miss e se ela deve participar. Eles concordam, mas ao perguntar se ela vai ganhar, Cebolinha diz que só Deus sabe e depois Xaveco cochicha que ela vai ficar tão desapontada. 

Depois, Mônica vê que as outras meninas já sabem do concursos de beleza, Mônica conta que Cebolinha e Cascão falaram que ela é uma forte candidata e as meninas dão gargalhada. Mônica pergunta para Magali se ela tem chance de vencer o concurso, Magali diz que sim, mas quem vai ganhar é ela própria. 

As meninas brigam entre si, Carminha aparece e conta que quem vai ganhar é ela. Mônica diz que sabe de coisas que ela não sabe, dá dica de ter cuidado com o pé e a deixa encucada. Mônica quer brincar com as meninas, que dizem que não brincam com concorrente, nem Magali, que vai tomar banho de espuma embelezador. Mônica acha que elas tão piradas com o concursos e vai para casa esperar o grande dia.

Chega o dia do concurso, os meninos estão reunidos, dizendo que vão fingir analisar as meninas e colocarem o nome da Mônica na urna. Aparecem as candidatas, primeiro Aninha, irreconhecível até para o Titi e Cascão acha que desse jeito a Mônica ganha mesmo. Depois, Denise, Cascuda e Magali bem feias também, até que a Mônica aparece, tenta fugir vendo as meninas arrumadas e Cebolinha diz que a Mônica embeleza o o concurso. Depois aparece Carminha Frufru, deslumbrante, encantando os meninos.

Começa a votação, cada um coloca nome da ganhadora no papelzinho, depositam na cartola e Cebolinha conta os votos, avisando que a vencedora vai ter que se comportar muito bem no ano para não perder o título. Só que todo mundo votou na Carminha Frufru, sendo a miss bairro do concurso e ela faz um discurso. Enquanto isso, Cebolinha reclama como isso pôde acontecer, os meninos contam que ninguém ia votar na Carminha e resolveram dar um voto de consolo. 

Cebolinha grita que estragaram o plano, era para votarem na Mônica para ela parar de azucriná-los. Mônica ouve e bate em todos os meninos para aprenderem a não enganar uma candidata a miss. As outras meninas acham que foi marmelada e ficam amigas de novo. Cebolinha xinga os amigos, que querem saber em quem ele votou. Cebolinha diz que foi na Carminha, achava que não faria diferença e ela ficaria tristinha. Carminha dá um beijo neles, feliz que virou miss e os meninos acham que o plano não deu tão errado assim.

História engraçada em que o Cebolinha cria plano infalível de fazer a Mônica como miss do Concurso de Beleza para ela poder se comportar e não bater nele nem nos meninos, mesmo se eles a provocassem. Só que não dar certo porque todos eles, como juízes, votam na Carminha Frufru em vez de votarem na Mônica e ainda apanham quando a Mônica descobre a verdade, tendo um consolo de serem beijados pela Carminha no final.

Todos pensaram a mesma coisa em dar um voto de consolo para a Carminha, que um voto não faria diferença. Curioso o Cascão e o Titi não votaram nas suas namoradas, votaram na Carminha com a presença das namoradas, a diferença dos votos teria que ser com Cebolinha, Franjinha e Jeremias e Xaveco e não unanimidade. Além do plano, conseguiram ainda causar discórdia entre as amigas, pelo menos fizeram as pazes no final.

Os meninos fazendo a Mônica de boba era o melhor. Foi engraçado o trocadilho de Mônica como forte candidata, não de beleza, mas por sua grande força de carregar peso, meninas darem gargalhada quando Mônica disse que era forte candidata para ganhar, as meninas aparecerem feias achando que estavam produzidas, de fato a Mônica ganharia se não fosse um plano. Incrível como a Magali não comeu a sua roupa com abacaxi e melancia e engraçado ela dizer que vai tomar banho de espuma embelezador.

Colocaram as meninas que eram fixas, Turma da Mônica tinha poucas meninas até então. A morena é considerada ser a Denise, apesar de não ter nome revelado, sempre aparecia de um visual diferente a cada história. Aninha apareceu maior que as outras meninas, não tinha um padrão de altura dela, variava de cada desenhista. Normalmente Aninha, por ter 8 anos, é mais baixa que o Titi e mais alta que as outras meninas. Detalhe do Jeremias aparecer antes do concurso, mas não apareceu durante o concurso. 

Foi a segunda história que a Carmnha Frufru, antes ela tinha estreado na história "Modelo e Manequim" (Magali Nº 93, de 1993), que seria história única dela e resolveram voltar em definitivo com a personagem. No início era explorada beleza dela diante dos meninos e ganhar em concursos, depois deixaram ela como uma vilãzinha rica e esnobe com aparições esporádicas ao longo dos anos 1990 e sempre com um visual diferente a cada história. Carminha ficou fixa de vez e com frequência maior e traços definitivos a partir dos anos 2000.

Tiveram erros de meninas sem batons em alguns quadrinhos, o que era muito comum, Cascuda aparecer com nariz em formato "c" na página 10 do gibi, além de Cebolinha aparecer com dente após a surra da Mônica e desdentado no final. Já na parte do Cebolinha falar certo ao avistar a Carminha Frufru não é erro já que quando tinham balões com vários personagens falando a mesma coisa juntos prevalecia como a maioria falava. Incorreta hoje em dia por crianças envolvidas em concurso de miss, maquiadas, meninos apanharem e aparecerem surrados, olhos roxos e sem dentes e a palavra "gozado" é proibida nos gibis atuais. 

Os traços ficaram ótimos, bem característicos dos anos 1990, pena as cores mais fortes, abandonando tons pasteis que marcaram os gibis. Essa história depois virou desenho animado e seguiu o estilo da história em quadrinhos sem muitas adaptações. Muito bom relembrar essa história marcante há exatos 30 anos.

55 comentários:

  1. Olá. Boa noite, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta: é verdade, que, os sebos de Revistas, e, Livros, do Brasil todo, estão recebendo as Revistas, e, os Livros, entre os anos de 1970, até, 2024, ou, não?. Por gentileza, uma pergunta: você irá comprar as Edições #51 (Edições #221-Terceira Temporada), das duas Revistas:
    Mônica
    E
    Turma da Mônica, por causa dos 30 anos, do Personagem Monicão, ou, não?. Por gentileza, você comprou o Livro Mônica 60 Anos, ou, não?. Eu aguardo respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebos sempre tem gibis desse período. Não vou comprar esses gibis N° 51 e ainda não comprei o livro Mônica 60 Anos. Abraços.

      Excluir
    2. Ok. Marcos, por gentileza, é verdade, que, terão os Relançamentos das Revistas quinzenais da Turminha dos meses de Setembro/Outubro/Novembro do ano de 2023, nas Bancas de Revistas, e, Livrarias das Regiões Todas do Brasil todo, entre os meses de Março/Maio do ano de 2024, é isto mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços.

      Excluir
    3. Sim, vão ter esses relançamentos. Abraços.

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
  2. Estranho Aninha, Magali e a outra menina optarem por looks ridículos, quem sabe Cebolinha tenha deixado claro para as concorrentes, menos para Mônica, de que criatividade, originalidade, ousadia e extravagância são essenciais para a disputa - Carminha tende naturalmente à extravagância quando assunto são concursos de beleza, mas, é um tanto criteriosa.
    Parece que a intenção era Maria Cascuda como parte da excentricidade, só que, por descuido, ou não, aparece trajada de modo normal, nada exótico, o fato de ter tomado banho só é reprovável para um dos cinco juízes. Talvez o chapéu seja feio, brega, quiçá exagerou na maquiagem, não harmonizou, mas, comparada às outras três, está discreta e aceitável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas pensaram que estavam bonitas com aqueles looks, nas não estavam. Acho que o Cebolinha não impôs essa regra pra elas porque eles se surpreenderam com os lotes das meninas e ainda falaram que a Mônica ganharia comparada com as outras. Maria Cascuda foi a menos exótica, ficou mais discreta, Cascão que não gostou por ela ter tomado banho.

      Excluir
    2. Quase dois anos depois da publicação desta HQ, a MSP passa por um baque daqueles, trevoso mesmo, refiro ao falecimento da Rosana... mas, não quero focar em tristeza, o que gostaria de saber, prezado Marcos, é como sabe que "Concurso de beleza" foi escrita(o) por ela? Se, claro, você puder ou quiser revelar a fonte.

      Excluir
    3. Sem dúvida foi um grande baque para eles, estava tudo fluindo bem, até acontecer essa fatalidade. Eu digo que foi escrita pela Rosana por conta de reviravoltas, jeito dos personagens se comportarem e traços com eles com dentes à mostra com frequência em história de abertura dão sinais que é história dela.

      Excluir
    4. Entendi. Conhecendo bem o estilo de escrever da saudosa roteirista, é só observar se conta com determinadas características para identificar a autoria. Você se guia pela lógica da dedução, tática interessante, e isto, nada mais é que olho clínico. Imagino que manje, além de Rosana, estilos de outros roteiristas dos bons e velhos tempos.

      Excluir
    5. Tem detalhes que dão pra identificar história da Rosana, principalmente personagens com dentes a mostra com frequência. E nessa história em especial por ter sido adaptada para o filme "Cine Gibi 2", acredito que todas as histórias do filme foram da Rosana, reforçando ser dela essa. Alguns roteiristas consigo identificar quem escreveu algumas histórias, mas tem outros que não consigo, como as histórias do Rubão e do Robson, eram bem parecidas e aí ainda não percebi diferenciais nas histórias deles.

      Excluir
    6. Acho que já assisti ao episódio baseado nesta HQ. Sejam os antigões lá dos anos 1980 ou os que são bem mais novos, questão é que TM em desenho animado não consigo ver graça, só curti mesmo quando criança. Quando se trata de Turma da Mônica clássica, só enxergo um tipo de coisa: as tiras de piadas antigas e as histórias igualmente antigas, enfim, os gibis antigos, isso sim me interessa bastante, pois sei que tudo que presta produzido pela MSP está (estão) nessas edições publicadas majoritariamente no século XX, salvo algumas excessões, como, por exemplo, CHTM.

      Excluir
    7. Eu também não interesso muito por desenhos da Turma da Mônica, prefiro ler as histórias que aí leio do meu jeito, se fossem roteiros próprios pra desenhos talvez me interessaria mais, já releituras de históriasem quadrinhos não vejo graça. Pra crianças é mais normal gostarem dos desenhos, eu também gostava quando criança, hoje vendo até esses que eu via acho fracos.E os gibis do século XX, sem dúvida, foram os melhores.

      Excluir
    8. Tudo bem não se interessar pelos desenhos, mas acho que seria uma boa fazer uma postagem comparando as histórias da Turma com suas versões em desenho animado, para ver se o desenho foi um ctrl c + ctrl v ou se inovaram em alguma coisa. Por exemlo dizem que a história ''Quem bate?'' (Mônica #5 Abril, Setembro de 1970) beseou o desenho ''Quero entrar'' (VHS O Bicho papão e outras histórias, 1987), sendo que o roteiro das duas é totalmente diferente. Enquanto na HQ o Cebolinha não abre a porta para seu pai porque acha que são ladrões batendo na porta, no desenho o Seu Cebola ENGOLE (Sim, engole) sem querer a chave de sua casa e tenta de tudo para entrar lá.

      Excluir
    9. Rodrigo, a maioria dos desenhos animados tiveram adaptações. Na verdade, o desenho "Eu quero entrar" foi baseada na história de mesmo nome de Cebolinha 141 de 1984. Só que na história em quadrinhos, o Seu Cebola não engole chave, aí foi uma adaptação do desenho.

      Excluir
    10. Sério? o canal ''Tudo sobre a Turma da Mônica'' (siga, pois o canal é muito bom) disse que o desenho se baseou na história de MN #5, Qualquer dia mostra essa história de CB #141 no blog que eu fiquei curioso.

      Excluir
    11. Já eu ouvi falar que foi da de Cebolinha 141, acho mais parecida, apesar das adaptações. Quando der eu posto e eu sigo esse canal, é bom mesmo.

      Excluir
    12. Olha a gente comentando bem no aniversário de 61 anos da dentuça!
      Pior que em 2017 foi lançado um desenho com o titulo ''Quem bate?'' mas ao invés de se inspirar na história de MN #5 da Abril, o desenho é baseado na história de mesmo nome de Cebolinha #61 (Panini, 2012) e nela o Cebolinha só quer assistir seu desenho em paz mas toda hora tem alguém batendo na porta incomodando ele, hora é a Mônica com uma rifa pra ganhar uma cesta com biscoitos, hora é a Magali querendo que o Cebolinha cuide da lagosta dela e hora é o Cascão apertado pra ir ao banheiro, nesse caso é até melhor ver a história no desenho do que ler no gibi, porque no desenho não tem aquelas caretas e olhos esbugalhados que vocês vivem reclamando. (Nunca vi a história no gibi, mas pelo estilo do roteiro que parece ser do Emerson Abreu, deve estar cheia de caretas.)

      Excluir
    13. 61 anos da Mônica. Não conheço essa história e não vi o desenho. Alguns desenhos podem ficar melhores do que a história em quadrinhos quando tem muito movimento porque nos quadrinhos fica limitado movimento. Não ter olhos esbugalhados no desenho já ajuda muito.

      Excluir
    14. Mas qual é o seu desenho da Turma favorito e o que você menos gosta? Eu sinceramente não sei.

      Excluir
    15. O melhor acho que foi "A princesa e o robô", por ser um roteiro inédito, o pior a do "Aniversário macabro", fugiu muito do roteiro original da história em quadrinhos. Qualquer desenho que foge demais do roteiro original da HQ eu não gosto.

      Excluir
    16. Na minha humilde opinião, se eles querem inovar algo da história na animação, tudo bem, ainda mais se a história for daquelas mais sem-graça, podem transformar um roteiro chato em uma história boa, por outro lado, se é pra mudar o roteiro pra um mais sem graça, aí já não sou a favor, mas gosto é gosto e isso não se discute. Você acha que alguma história que você gosta merece virar animação ou que algum personagem deveria ganhar desenhos próprios?

      Excluir
    17. A Princesa e o robô é muito bom, sim, mas o que me deixa intrigado (e como diria a Chiquinha é porque comi muito trigo.) é que a Turma passa 3 DIAS no espaço e os pais nem dão por falta? Se bem que são 3 dias-cenouras, então pode ser que o tempo no planeta cenourano passe mais rápido do que na terra, a explicação fica na imaginação de cada um. O bom mesmo nesses primeiros filmes da Turma é que sempre o Mauricio estava muito bem envolvido, hoje ele está tão ocupado com reuniões, projetos que não sobra tempo nem dele escrever uma história, também porque o Mauricio já é um idoso, mas graças a Deus está muito bem de saúde, sempre participando de eventos.

      Excluir
    18. Normalmente os roteiros das histórias que colocavam nos desenhos eram bons, aí se alterasse muito, estragava. Agora se o roteiro era ruim e mudassem pra deixar bom, aí seria legal. Sobre "A princesa e o robô", pode ser que o tempo que ficaram no espaço, representaria poucas horas terrestres e aí não daria tempo para os pais sentirem falta dos filhos. Mesmo se fosse tempo longo, como é ficção, tudo certo também. Com certeza na época o Mauricio era mais envolvido no estúdio, hoje pouca participa, importante é a saúde.

      Excluir
    19. Hoje nem as histórias do Horácio são escritas pelo Mauricio, o que pr um lado é bom, porque dá pra ver outras visões do personagem, e por outro lado é meio ruim, porque não tem aquele Toque Mauriciano que só o Mauricio sabe dar, o que você acha sobre isso? Pior que hoje a maioria das histórias são voltadas para o lado educativo, com lições de moral, mas eles colocam a tal lição na nossa cara e o Mauricio sempre deixava a lição bem escondidinha, para as crianças certamente era imperceptível.

      Excluir
    20. O toque mauriciano dava um charme a mais nas histórias do Horácio, mas era bom outros roteiristas escreverem pra ter outros tipos de histórias com ele. E eram melhores essas histórias de lição de moral nas entrelinhas, quase imperceptíveis, do que jogadas na cara como uma cartilha educativa.

      Excluir
    21. Aliás, a MSP ainda produz histórias do Horácio? vi algumas nas primeiras edições da terceira série da Panini e depois nunca mais.

      Excluir
    22. Praticamente não tem mais histórias do Horácio, só raramente quando algum roteirista lembra e que seja aprovada. É quase um personagem esquecido.

      Excluir
    23. Você poderia fazer um top 5 das melhores histórias escritas pelo Mauricio, se bem que isso daria um top 1.500, nem precisa ser só histórias antológicas como ''Os azuis'' e ''Chuva na roça'', pode ser alguma que te marcou ou uma que não é muito falada. E valem histórias de todos os personagens.

      Excluir
    24. Todas escritas pelo Mauricio foram boas, é uma boa ideia, quando fizer será por meu gosto pessoal e não necessariamente as mais clássicas e históricas que ele recebeu até prêmios.

      Excluir
  3. Conheço essa história desde sempre. Confesso que quando li pela primeira vez não gostei tanto, achei o plano do Cebolinha meio fraquinho, não era dos melhores. Agora relendo, aprecio um pouco mais, as piadas muito boas como o negócio do pé da Carminha (tadinha), a Mônica sendo uma ''forte candidata'' (não no sentido que ela gostaria), o Cebolinha entregando o próprio plano dessa vez (não se vê isso todo dia).
    Todo negócio de concurso entre as meninas, na época coisas como competição e rivalidade feminina era muito centivado, mulheres eram tratadas como adversárias e tudo. Gostei da sutil crítica da história a isso (intencional ou não), derepente as meninas aprenderam isso no final.

    Os looks das meninas, certo, aí vamos. Cascuda de chapéu ficou até bonitinho, batom que estragou. E engraçado que mesmo de banho tomado ela continua com rosto sujo. Magali ficou parecendo fantasia própria para Carnaval, também me pergunto como ela não comeu (vai ver não era fruta de verdade). Mônica foi a mais modesta, podia ter colocado um sapatinho para combinar com os lacinhos. Mas foi a melhorzinha de fato. Já Aninha e Denise, céus... cara do Titi foi demais, a Aninha ficou parecendo uma boneca daquelas bem exageradas, já a outra ficou com jeito de árvore de Natal. Sorte delas que não era um concurso de beleza de verdade, senão iam passar maior vergonha e humilhação.
    (Pena que Marina ainda não existia nessa época, ela ia ser uma forte candidata. Com aquele cabelo dela).

    Carminha FruFru ficou até um pouco mais simpática nessa história, geralmente ela era vilãnzinha, insuportável, adorava uma intriga. Aqui ela meio esnobe, vaidosa mas não chega a ser realmente antipática, ela nem tentou trapacear como seria de se esperar. Meninos estragaram plano por conta própria.
    Os meninos até tiveram um final felizinho, não foi o que eles queriam, o que eles planejaram, mas acabaram recebendo uma recompensa, um ''prêmio de consolação''. Saíram ganhando algo. Não podem dizer o mesmo de outros finais que recebem, onde eles perdem tudo e terminam piores do que quando começaram. Espero que tenham aproveitado por hoje, esses abastardos.

    Bela história, nota 8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cebolinha foi mais perverso nos seus planos, mas foi criativo nessa de uma forma para a Mônica não bater neles, pelo menos por um tempo. Dessa vez não foi o Cascão quem estragou o plano, foi um diferencial. Essas tiradas como pé da Carminha e Mônica forte candidata em outro sentido foram ótimas. Estava bem comum histórias assim de concursos com rivalidades de meninas, eram boas.

      A Cascuda apareceu de rosto sujo mesmo de banho tomado, foi engraçado. Talvez as frutas não eram de verdade senão ela teria comido nem que fosse após o concurso. A Aninha tão bonita, conseguiu ficar feia, cara do Titi foi hilária. Marina com certeza estaria na história se tivesse sido criada, era grande candidata a título, o cabelo é lindo. A Carminha não trapaceou, nem precisaria já que os meninos votariam nela. E eles não se deram tão mal e até reconhecem, ganhar beijo da Carminha foi excelente para eles.

      Excluir
    2. Fui assistir a animação no YouTube. Acho que a adaptação do desenho deixou as meninas melhores no entanto, mais estilosas de fato. Aninha certamente ficou melhor, não tão embonecada (mesmo mantendo a reação do Titi), Magali ficou mais elaboradinha, de fato parecendo linda para o carnaval (e de fato colocaram ela comendo as frutas, como um detalhe engraçado), Mônica deu uma caprichada maior, gostei de vê-la no desenho.

      A única que conseguiu ficar pior de fato foi a Cascuda, que como comentei era até bonitinha nos quadrinhos, apesar de um certo exagero. Já no desenho ficou uma abonimanação de verdade, um desgosto para o pobre Cascão...

      Excluir
    3. Nos desenhos fazem algumas adaptações, ou melhoram ou pioram, mas não interferindo no roteiro original, tudo bem. De fato elas ficaram mais produzidas nos desenhos, com exceção da Cascuda, coincidência o contrário dos quadrinhos onde a Cascuda ficou a melhor entre as meninas.

      Excluir
  4. Lembro do episódio do Cine gibi 2:
    - Cebolinha: "Calminha fluflu, Calminha fluflu, Calminha fluflu... Todo mundo votou na Calminha Fluflu!!"
    - Cascão: "peraí, em quem você votou?"
    - Cebolinha: "Na Calminha, polque eu pensei que se ela não tivesse nenhum voto ia ficar tão tlistinha..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi legal essa parte. Virou desenho no Cine Gibi 2, ficou bom esse desenho.

      Excluir
    2. Na verdade foi no primeiro Cine Gibi de 2004.

      Excluir
    3. Nossa, Marcos. Há quanto tempo tu ñ assiste a série Cine Gibi pra se confundir desse jeito? Tudo bem. Qualquer um pode se enganar, mas sla

      Excluir
    4. Faz muito tempo que vi essa série, por isso não lembrava mais, só que fizeram a versão dessa história em desenho animado.

      Excluir
  5. Marcos, acredita que eu li esta historinha na net, pela primeira vez, na semana passada? Até estranhei ser desta época da Turma e eu nunca ter lido. E sem saber, mais uns dias, e teria lido no trigésimo aniversário dela!

    De todo o modo, eu prefiro estas cores mais vivas, combinam com os traços mais exagerados, estilo 'cartoon', que ficam ainda mais engraçados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande coincidência, é muito legal essa. Pelo visto você não teve esse gibi ou senão teve e não lembra de ter lido. As cores variam de gosto pessoal, mas tiveram outras mais fortes que essas.

      Excluir
  6. Mas peraí, Marcos, como assim que a Aninha tem 8 anos, e o Titi, 12?!?! Um pouco estranho, esse namoro, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Titi tem cerca de 10 anos e ela até 9, acredito que a diferença de idade entre eles seja de 2 anos, o Titi costumava aparecer mais alto que a Aninha, que por sua vez era mais alta que a Mônica e Magali.

      Excluir
    2. Na verdade, se o Franjinha, pelo que eu saiba, tem 12 anos, e ele, o Jeremias, o Manezinho e o TITI formam a Turma do Bermudão, eles aparentam ter a mesma idade.

      Excluir
    3. Rodrigo, pra formar a Turma do Bermudão deixaram os meninos mais velhos, até Franjinha tinha 9, 10 anos também antes da Turma do Bermudão.

      Excluir
  7. Olá, Marcos! Poderia, por gentileza, fazer uma resenha sobre a história de abertura "Reencarnação" do gibi da Magali nº 368 da Editora Globo. Há muita polêmica nessa história por ser revelado que o Quinzinho não é o verdadeiro amor da Magali, além de ser uma de minhas histórias favoritas. Obrigado desde já! Acompanho seu blog há anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar o blog. Tenho essa, se der eu faço, mas lembro que é grande e não teria prioridade por enquanto, pode demorar mais.

      Excluir
    2. Nossa!!! Eu tava pensando em sugerir isso dias atrás, mas tinha me esquecido!!!

      Excluir
  8. Muito hilária essa história! Eu sempre rio da parte em que a Carminha diz se ela vai vencer o concurso, e o Cebolinha diz, "Isso só Deus sabe!", e a palavra "Deus" também não pode nos gibis atualmente. A história virou desenho animado, e eu acho tão bom quanto a versão em gibi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também rio nessa parte de "Osso só Deus sabe". Seria uma parte que iam alterar hoje, sim. O desenho animado ficou legal também.

      Excluir
  9. É. Talvez essa tenha sido a razão de terem privado esse episódio no canal oficial da Turma da Mônica. Mas as coisas incorretas nessa história são um passeio no parque em comparação com outras histórias q tinham na época! Um fato curioso é q na adaptação q fizeram pro desenho animado, a Carminha usa um vestido similar ao da Marilyn Monroe no concurso. Creio q tenha sido intencionalmente uma referência a uma figura do cinema, já q no episódio Em Busca do Nariz de Isabelle, há referência ao Indiana Jones. Se houver alguma outra referência a clássicos do cinema no 1° Cine Gibi q ñ notei, me digam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo indica que esse seja o motivo e que também a intenção fosse homenagear a Marilyn Monroe.

      Excluir
  10. Quando foram fazer a versão em desenho animado, devem ter reparado q ñ fizeram uma piada da Magali comendo as próprias frutas q usou pra "se enfeitar" e aproveitaram pra pôr. Seria interessante se houvesse uma história no estilo da "Conspiração Denisigual", mas envolvendo os designs antigos da Carminha. Mas como ela ñ aparecia tanto antes de ter um design definitivo, ñ sei se funcionaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembrava que tinha feito piada da Magali comendo as frutas no desenho animado. Seria legal uma história como "Conspiração Denisigual".

      Excluir