domingo, 15 de outubro de 2023

Chico Bento: HQ "O desenho"

Dia 15 de outubro é Dia dos professores e em homenagem mostro uma história e que o Chico bento desenhou a professora Marocas no quadro negro e ficou com medo de castigo que ela podia dar. Com 5 páginas, foi história de encerramento de 'Chico Bento Nº 60' (Ed. Abril, 1984).

Capa de 'Chico Bento Nº 60' (Ed. Abril, 1984)

A turma do Chico Bento faz bagunça na sala de aula, jogando aviõezinhos de papeis em cima das carteiras e menino puxando cabelo da Rosinha, quando a professora Marocas chega e eles voltam a seus lugares, fingindo que nada aconteceu. Ela acha interessante como seus alunos se comportam quando não está na sala de aula e em seguida vê sua caricatura no quadro negro.

Marocas quer saber quem foi o autor do desenho. Zé da Roça diz que não foi ele, Chico comenta que vai ver que foi alguém da outra classe e Rosinha, um fantasminha. Marocas fala que eles são engraçadinhos e pergunta se acham que ela nasceu ontem. Chico responde que não, que sabem que ela nasceu faz tempo. Marocas diz que vai olhar mão de cada um porque o autor ainda está com pó de giz nas mãos. Chico limpa mão na carteira e ela descobre o autor.  Chico mostra a mão dizendo que está limpinha, Marocas fala que não adianta porque ele se entregou.

Zé da Roça conta que o Chico tem mania de desenhar, o caderno dele está cheio de rabiscos. Chico mostra o caderno e ela vê vários desenhos. Chico pede desculpas, não faz mais um desenho na vida e a professora fala que quer ter uma conversa com os pais dele. Depois da aula, Marocas vai na casa dele, fala com os pais e fica decidido que Chico vai com ela para a capital. 

Eles pegam ônibus, no caminho. Chico sonha que vai ter castigo de escrever um milhão de vezes no quadro que não vai mais desenhar, que vai ser expulso da escola pelo diretor por ter feito caricatura da professora e que vai ser preso na cadeia por ter feito isso. Depois, eles chegam ao destino, Marocas fala que quer que o Chico converse com uma pessoa para ouvir bons conselhos e no final descobrimos que eles foram a MSP e Marocas mostra o caderno do Chico ao Mauricio de Sousa e lhe pergunta se acha que o Chico leva jeito para desenho.

História legal que o Chico desenha a professora Marocas no quadro negro e pensa que ia receber um grande castigo porque ela queria conversar com os pais e depois levar para outro lugar na cidade grande. Para sua surpresa, Marocas levou para os estúdios da "Mauricio de Sousa Produções" para Mauricio avaliar os desenhos dele e ver se tem futuro como desenhista profissional. Marocas percebeu talento do Chico, mesmo ele tendo aprontado com ela, o desenho dela no quadro já tinha vestígios bons e ela se encantou quando viu os desenhos no caderno, quem sabe não tinha vaga para o Chico ser futuro desenhista da MSP. Fica a imaginação após o final de qual foi a resposta do Mauricio, mas ele olhando o caderno, parece que gostou dos desenhos. 

O Chico não recebeu um grande castigo por causa do desenho da professora no quadro, porém ir em segredo para algum lugar da cidade grande sem contar ao Chico enquanto estava na roça para dar medo nele de ser coisa ruim ao ir para lá e ainda os pais permitirem isso, não deixa de ser um castigo. Foi engraçada a imaginação dele, pensando os castigos que ia receber como escrever um milhão de vezes no quadro, ser expulso da escola e ser preso na cadeia por coisa tão banal. Engraçado também ver a turma toda bagunceira, não foi só o Chico dessa vez, Marocas com ironia de chamá-los de "anjinhos", o Chico tentando disfarçar que não foi ele o autor do desenho, a Dona Cotinha pensar o que ele aprontou na escola, já sabendo da fama  do filho de mal aluno.

História mostra crianças que gostam de desenhar, que é até normal, mas que algumas escondem grande talento e faz alerta para os pais que veem que seus filhos desenham bem, e pais podem incentivar, ajudar a aprimorar os desenhos e quem sabe no futuro ser desenhista famoso. Incorreta atualmente por mostrar crianças bagunceiras dentro da sala de aula, desrespeitando, respondendo sem educação e mentindo para professora, além de menino puxar cabelo da Rosinha e Marocas enérgica, fazer Chico sentir medo até chegar à MSP.

Histórias envolvendo metalinguagem sempre eram divertidas, vimos os bastidores da MSP com até o Sidão (Sidnei Salustre) desenhando, muitas vezes era assim de ser usada só na piada final e passou a ser mais frequente nas histórias dos anos 1980 e 1990. Essa em específica, Chico, que é personagem da MSP, poderia virar desenhista do estúdio, e até pode considerar uma espécie de homenagem ao Mauricio e aos 25 anos do "Jubileu", 25 anos de carreira do Mauricio como cartunista e criação de Bidu e Franjinha, até então. Mauricio estava de bigode na época, tinha tirado barba e deixado só bigode, e eles sempre gostavam de colocar o Mauricio retratado nos quadrinhos com o visual que estava atualmente.

Os traços excelentes com arte-final do Alvin Lacerda que deixavam com charme a mais. Era legal os pensamentos dos personagens com tons azulados, hoje em dia, eles deixam coloridos como a história. Foi republicada depois em 'Almanaque do Cebolinha Nº 29' (Ed. Globo, 1995), às vezes, eles colocavam histórias do Chico publicadas originalmente em gibis dele em almanaques de outros personagens, não eram só histórias do Chico que saíam nos gibis mensais da Mônica e  do Cebolinha.

Capa de 'Almanaque do Cebolinha Nº 29' (Ed. Globo, 1995)

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!

16 comentários:

  1. Gostei da cara do Sidão achando inusitado Chico como candidato a desenhista da MSP, sendo que o caipirinha é produto da própria Mauricio de Sousa Produções... Usavam e abusavam do recurso de metalinguagem.
    A sensibilidade da professora fez com que percebesse o potencial artístico do aluno cujos pais, um tanto broncos, não se deram conta por eles mesmos. Às vezes, quem é de fora (quem não é da família) consegue identificar com mais clareza o que deve ser feito com um filho pródigo - aluno prodígio é o que Chico Bento das antigas normalmente não é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata

      "(...)o que deve ser feito com um filho PRODÍGIO(...)"
      Pródigo e prodígio não são sinônimos.

      Excluir
    2. Gostei também da cara do Sidão. Como se teria um personagem como colega de trabalho ou pudesse perder emprego pra ele. Eram ótimas essas metalinguagens. Dona Marocas como excelente pedagoga percebeu o potencial do Chico, de fato, pais não tinham culpa, às vezes não consegue identificar ou até mesmo nem olhar caderno do filho pra ver como estavam as lições que estavam fazendo e aí nem viram os desenhos no caderno. Essas palavras não são sinônimas mesmo.

      Excluir
  2. O Chico é um personagem brilhante, como alguém pode ser tão sortudo e tão azarado ao mesmo tempo... ele é um aluno relaxado, dá dor de cabeça aos pais e a professora, com essa imaginação fértil... em algumas histórias o Zé Lelé parece levar a escola mais a sério que ele. Ele saiu de leve nessa, tomou um sustinho, mas acabou mais recompensado. É bom que alguém reconheça o talento dele, considerando que ele geralmente é retratado como um fracasso total em tudo o que tenta, é bom que ele por uma vez se destaque em alguma coisa e seja elogiado.

    O Chico de hoje é basicamente um mauricinho, tirando a aparência desleixada... age todo educadinho, tira nota 10, é o orgulho dos pais, antigamente ele não era esse modelo de perfeição. Foi facilmente o personagem que mais sofreu aos meus olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o Chico o personagem que era mais humanizado, encaixava com todos os tipos de pessoas, infelizmente hoje ele é só exemplar com todos que contracena, nem faz arte com os pais, na escola piorou, tiraram toda a essência dele. Até Zelé podia ser aluno bom nas antigas, hoje o deixam mais lerdo, mas sem reclamar da escola.

      Excluir
    2. O Chico apesar de gozado por ser burro e credulo, sempre demonstrou educacao para com os adultos (excepto o Nho Lau, e mesmo assim apenas em algumas historinhas.) Era apenas com os amigos que ele era mal-educado e irascivel.

      Excluir
    3. Sim, Pedro, o Chico tinha respeito com os mais velhos, só algumas vezes que respondia os pais e a professora, coisa normal para idade dele. E com Nhô Lau também na condição de roubar goiaba, ainda assim tinha também respeito com ele.

      Excluir
  3. Nao tem a ver com o post, mas ontem tentava reduzir a minha lista de 'classicos' da Turminha a umas dez historinhas, mas nao consegui menos do que vinte. Sem ordem definida):

    - O Filminho da Marinha (Turma da Monica)
    - Natal Rural (Chico Bento)
    - Duelo em Quadrinhos (Cascao e Cebolinha)
    - Presente de Aniversario Atrasado (Cascao e Cebolinha)
    - Epoca de Jaboticaba (Chico Bento)
    - O 'Lei' da Voz (Cebolinha)
    - Dois Novos Amigos (Turma da Monica)
    - Passa Ou Se Amassa? (Cebolinha, Cascao, Monica e Magali)
    - Tres Homenzinhos e Um Bebe (Cebolinha, Cascao e Anjinho)
    - Pintando o 7 (Turma da Monica)
    - Seu Cebola no Parque (Cebolinha)
    - Do Contra no Parque (Turma da Monica)
    - O Aparelho (Monica)
    - O Album de Fotografias da Monica (Cebolinha e Cascao)
    - Solidos Pensamentos (Chico Bento)
    - Meu Primeiro Som (Monica, Cebolinha e Cascao)
    - Contra...O Que? (Do Contra)
    - Papai Queria Menino (Monica)
    - Lambada (Monica, Magali, Cebolinha e Cascao)
    - Aluno-Problema (Chico Bento)

    De fora por muito pouco ficam 'Oia a Onca!', 'Monica de Oculos', 'Monica Cem', 'Aniversario Infalivel', 'Cai, Cai, Balao!', a do nascimento da Maria Cebolinha, aquela em que o Dudu repete 'bumbum' a toda a gente, aquela em que o Louco troca as onomatopeias da historinha e varias de abertura da revista 'Parque da Monica' (Casa do Louco, Porquinho no Parque, aquela em que os dinossauros tomam vida, O Despersonalizador, entre outras). Entao, esse seria o meu Top 30.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'De Volta Para a Historinha' tambem na lista de 30.

      Excluir
    2. É difícil a gente escolher as top historinhas de tantas excelentes que tiveram, nem eu sei as top para mim. Muitas dessas já postei aqui no Blog, outras podem vir aos poucos.

      Excluir
  4. A história é muito boa, Chico pensou que seria castigado e até preso por ter feito bagunça e desenhos durante a aula. Ingenuidade típica de uma criança! Traços muito bons, a única ressalva neste gibi da Editora Abril foi em relação à qualidade da impressão, as imagens deixaram a desejar na nitidez, o que era comum nos gibis da época. Em relação a isso, a tecnologia de impressão evoluiu bastante, sem sombra de dúvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles gostavam de explorar ingenuidade das crianças, o que era bom que deixava personagens mais próximos delas. A impressão na Editora Abril não era lá essas coisas, isso quando não ficavam cores pra fira dos tracosdos desenhos. Mostra que evoluiu bastante impressão, ainda assim eu gostava desse jeito.

      Excluir
  5. A sorte do menino loiro é que o Chico não percebeu que ele tava puxando o cabelo da Rosinha, senão ele tava ferrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o Chico ia proteger a namorada e iria ser chamado atenção por briga dentro da sala de aula.

      Excluir
  6. Olá, Marcos. A professora da turma da Luluzinha também se chama D. Marocas. Coincidência? Já li, em algum lugar, que o Maurício teve algumas ideias tiradas da turma criada pela Marge. Abraços, Marcos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acredito que o Mauricio teve influências da Luluzinha para criar os personagens, além de nome da professora Marocas, o visual de vestidos das meninas e clubinho dos meninos, por exemplo, tudo indica que tiveram inspirações da Luluzinha.

      Excluir