quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Piteco: HQ "A ponte da insegurança"


Mostro uma história em que o Piteco ficou com medo de atravessar uma ponte velha com risco de cair no abismo. Com 5 paginas, foi publicada em 'Mônica Nº 51' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Mônica Nº 51' (Ed. Globo, 1991)

Piteco está criando coragem para atravessar uma ponte e Bolota pergunta se vai demorar muito para atravessar. Piteco faz questão do amigo ir primeiro, mas ele vendo que era perigosa, fala que quem chegou antes, tem que atravessar primeiro. Eles discutem quem vai primeiro, quando Ogra chega eles querem que as senhoras vão na frente. Ogra acha a ponte insegura e prefere que um homem atravesse primeiro. Assim, Piteco e Bolota voltam a discutir quem vai.


Chega um velhinho com bengala, fica com medo e diz que se fosse 50 anos atrás, ele atravessaria e Bolota diz que há 50 anos, a ponte era nova. Mais gente chega como um pescador, uma mulher carregando cesta na cabeça e um homem com sete filhos para criar e ninguém tem coragem de atravessar. Aparece o João Valentão reclamando por que todo mundo está parado ali. Piteco fala que a ponte não é segura. João valentão chama todos de medrosos e covardões, ele já atravessou várias vezes e vai mostrar que é segura. Quando ele atravessa, a ponte desmorona e ele se equilibra entre as pontas do abismo. Então, na situação que estava, todos atravessam em cima do João Valentão servindo de ponte porque aí, sim, era seguro.


História legal em que Piteco e o povo de Lem ficaram com medo de atravessar uma ponte velha, mas com a tentativa de João Valentão atravessar, acabou ele formando uma ponte segura para, enfim, eles passarem. A distância entre uma ponta e outra era pequena, mas não a ponto de pularem e se caíssem, seria perigoso morrer no abismo. Vimos que apareceram pessoas de vários portes físicos e carregando pesos diversos e todos tiveram medo. Talvez uma pessoa magrinha, como a mulher loira só que sem carregando peso até poderia passar, mas um grandão como o João Valentão, não dava mesmo. 


Foi divertido ver cada um fazendo questão de passar a vez para o outro, se fazendo de amigos e cavalheiros, mas era só interesse, que eles que morressem primeiro. O diálogo do velhinho com Bolota, dizendo que 50 anos trás a ponte era nova foi legal também. Interessante a Ogra aparecer sem ser em uma história com a Thuga, normalmente elas apareciam juntas. Tiveram vários personagens secundários que apareceram só nessa história, inclusive o João Valentão, que foi decisivo na história, também apareceu só nessa.


Foi focada dessa vez no cotidiano do Piteco, sem ser envolvendo Thuga ou ele sendo grande caçador, até pelo contrário, o mostrou bem medroso com a ponte. É tipo de história com personagens lidando com ponte de madeira velha e frágil, era muito comum histórias assim, normalmente eram de miolo, e vários personagens tiveram alguma assim, principalmente com o Chico Bento, Turma da Mônica e Papa-Capim. Sendo com o Piteco, mostra que existia ponte assim desde a Pré-História segundo os quadrinhos da MSP. 


Hoje em dia não tem mais histórias assim com personagens querendo atravessar pontes frágeis, caindo em abismo, barranco, ou até absurdos de cair e só se machucar de leve ou nem isso. Coisas que eram muito normais e inspiradas em desenhos animados, mas hoje implicam por ser perigoso de personagens se machucarem ou não gostarem de mostrar tais absurdos de cair e não acontecer nada com eles. O pescador se chamando de louco também é proibido hoje provavelmente para não confundir com o personagem Louco e não tem mais Piteco segurando clava com prego por não ter existido de fato na Pré-História. Os traços ficaram muito bem desenhados, como sempre na época, gostei de detalhes de pterodátilo e pássaros sobrevoando o ambiente.

25 comentários:

  1. João Valentão como ponte é mais seguro que a própria que desaba com peso dele, além de forte fisicamente, possui estatura que na horizontal consegue conectar os lados do penhasco como forma de preservar a própria integridade física. Resta saber se as pessoas depois de atravessá-lo fizeram-lhe a presteza de tirá-lo desta posição com a devida segurança. Não conhecemos o histórico do machão valentão, tem jeitão de se valer da lei do mais forte, mas, como está sendo funcional para comunidade, espero que a mesma releve se caso se apoia mesmo nessa lei pré-histórica cuja base é intimidação para obter vantagens.

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    1. Verdade, ficou na imaginação se eles ajudaram o João Valentão a sair dali depois de todos passarem nele. Por ele ter fama de encrenqueiro e eles forem vingativos, podem não ter ajudado a sair.

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    2. É consenso que o homem-ponte é o mais forte, porém, no tocante ao Fisiculturismo, perde de goleada para Ogra, pois que bíceps, que tríceps... Não é como o Anjinho, isto é, não voa, mas, que asa(s)... Que panturrilhas, que tanquinho...

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    3. O João Valentão é forte, mas tem estilo roliço, mais gordo. Ogra é bem definida, bastante biceps e triceps destacados, tanquinho. Muitos homens queriam ter corpo dela, sem dúvida uma mulher masculina, quando comecei a colecionar e olhando figuras, pensava até que era homem, só depois que descobri que era mulher.

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    4. Acho que todas as crianças que viram a personagem antes de serem alfabetizadas pensaram que tratava-se de uma figura masculina, comigo não foi diferente, e deve ser assim até hoje. Visualmente é uma "mulher máscula", entretanto, é normalmente muito delicada, possui trejeitos tipicamente femininos.
      João Valentão é como se fosse uma fusão manipulada em algum laboratório localizado no município de Itu, ou seja, fusão tamanho família de Capitão Caverna com Fred Flintstone, o que quer dizer que fisicamente o troglodita não possui montanhosas curvas como as do corpo de Ogra.
      Muitos homens pré-históricos gostariam de ter um físico como o dela, todavia, ninguém se encoraja encarar o tanquinho da mesma, juntar os trapos e lavá-los nele... tem que ser muito, muito, mas muito mais australopithecus do que os machões de Lem... Embora o nome do personagem principal do núcleo derive deste termo, os homens deste núcleo são primitivos, mas... com moderação, isto é, só mesmo alguém extremamente destemido, que tem total desprezo pelo perigo, só mesmo alguém 200% macho para ser cara-metade desta senhorita - dado que nesta trama erroneamente é tratada por senhora já que é público e notório que é uma compulsória solteirona.

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    5. Também acho que até hoje as crianças que começam a ter contato com a Turma da Mônica pensam que Ogra era homem, acho que queriam retratar verdadeira mulher pré-Histórica nos gibis ao ser criada. E seria difícil alguém querer casar com ela, é solteirona, de fato, já teve história com Piteco e Thuga tentando arrumar um namorado para Ogra sem sucesso.

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    6. Como a coitada da Ogra, que além de feia, pelo porte que tem está claro que possui considerável força física ainda que pouco a exiba, daí, é natural que homens se afastem dela mais por medo do que por ausência de beleza, contudo, se Mauricio quisesse, lhe arranjaria um par romântico, e, pela lógica, seria mais adequado que fosse um brutamontes para evitar disparidade de força em eventuais brigas mais acaloradas do casal, porém, problema seria, mesmo para antigamente, considerando que muitos adultos alfabetizados só olhavam por alto as imagens das HQs e tiras por desinteresse em lê-las (desinteresse na leitura até das mudas), por naturalmente não gostarem de quadrinhos e parte dessas pessoas com filhos crianças, considerando aspecto da personagem, à primeira vista poderia sugerir se tratar de casal homossexual contido em histórias destinadas ao público infantil, claro que seria fácil de resolver, só ler os balões para constatar que nada haveria nesse sentido, e a MSP por já contar com tal possibilidade evitaria histórias mudas envolvendo o casal, todavia, parte dos adultos que teria(m) tal precipitada impressão, mesmo facilmente esclarecendo de que se trataria de um casal hétero, poderia(m) fazer analogia dessa superficial impressão com crianças não alfabetizadas afeitas aos gibis da TM.
      Perceba que conjecturo em um cenário social bem mais flexível com quadrinhos da categoria da TM clássica do que o cenário atual. Provável que o cartunista tenha pensado em arrumar para Ogra um parceiro efetivo ou parceiros de aparições únicas, deduziu que daria algum barulho e preferiu deixar quieto.

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    7. Teria que ser um homem brutamontes pra namorar a Ogra. Acho que nunca quiseram colocar namorado fixo pra ela porque era mais personagem de figuração, maioria era ajudando Thuga nos planos infalíveis dela pra conquistar o Piteco, exercendo uma função do Cascão nos planos infalíveis do Cebolinha contra Mônica. Foram poucas histórias com Ogra como protagonista e, dentre essas, maioria dos anos 1970.

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    8. Tem razão! Ogra foi criada com objetivo de ser complementar ao núcleo e não para exercer um relativo protagonismo como aventei no meu rebuscado comentário sobre Mauricio ter pensado nisso em determinados momentos e teve receio de colocar em prática pelos motivos que descrevi. Ogra é só uma troglodita complementar, na verdade, tenho que ser justo, ela não age como tal, pelo contrário, é uma senhorita gente fina, só tem aparência de troglodita.

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    9. Isso, só a aparência troglodita já personalidade, bem feminina.

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  2. Marcos Acho Que A Idade dos Personagens Deveriam Ser Essas :
    Mônica : 9 Anos
    Cebolinha : 8 Anos
    Cascão : 8 Anos
    Magali : 9 Anos
    Chico Bento : 9 Anos
    Franjinha : 12 Anos
    E Outra Coisa É Que Muita Gente Acha Que Eles Realmente Tem Essa Idade

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    1. Pois é, pelo menos nas antigas aparentavam ter essas idades por causa das atitudes deles. Hoje os principais do Limoeiro condizem ter 7 anos mesmo.

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    2. Meu pai e até eu também achavamos que eles tinham uns 10 anos, eles são muito ''precoces''. Eles tem namoradinhos, quase não tem supervisão dos pais, o Chico viajava sozinho para cidade muito... quando soube que eles tinham 6-7, meu pai ficou até meio incrédulo! Hoje em dia, eles são muito mais criancinhas mesmo, coerentes com sete anos, assim evita maior confusão com idades.

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    3. Pois é, Isabella, eles tinham autonomia pra tudo até pra irem ao mercado sozinhos e bastante conhecimento das coisas e olha que nem iam pra escola. Até que eu sempre soube das idades deles, 6 anos a Turma da Mônica e 8 anos o Chico Bento porque já tinham falado em histórias, mas se eu não soubesse, também daria 9 a 10 anos pra eles. Hoje eles têm 7 anos fixo pra poderem ir à escola, Chico manteve 8 anos de idade.

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    4. Era o absurdo de não irem à escola, mas sabiam ler e escrever tranquilamente, lerem livros e gibis e os meninos escreverem xingamentos para Mônica nos muros já provavam que sabiam. Mesmo que os pais poderiam ensiná-los ler e escrever, mas não teriam o conhecimento como tinham, seria só o básico. Coisas de histórias em quadrinhos. Bobagem inseri-los em escolas depois de muito tempo, algo que sempre deu certo, isso foi reclamação do povo do politicamente correto e o Mauricio acatou. O Chico quando aparecia com a Turma da Mônica costumava ser levemente mais alto que eles, mas ainda assim crianças de 7 e de 8 anos não tem muita diferença em estatura.

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    5. Em determinados crossovers às vezes parece que Chico Bento é pouquinho mais alto que Mônica e os outros da idade dela do Bairro do Limoeiro, porém, acho que ele tem a mesma estatura dessa turma que nos velhos tempos tinha, na maioria das vezes, seis para sete anos de idade. Se compararmos o aspecto de Chico Bento, isto é, o que o compõe fisicamente com os aspectos físicos de Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha é notório que o caipira possui um maior detalhamento visual, elementos como chapéu de palha, cabelos volumosos e por vezes ouriçados, pés que não são elípticos - Cebolinha também possui pés humanos, contudo, quase sempre aparece com sapatos cujos formatos também são elípticos. Embora tenha cabeça chata, ou seja, horizontalizada como as do quarteto urbano, Chico é narigudo, pode parecer que não tem a ver, mas, observando atentamente percebe-se que por causa do nariz grande requer um pouquinho mais de espaço vertical entre a testa e o queixo, deixando seu rosto maior ou pelo menos aparentando isso. Acho que o que às vezes dá impressão de que Chico é ligeiramente mais alto que eles é a soma ou união desses detalhes que parece lhe favorecer verticalmente.

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    6. Esses detalhes no Chico ajudam também a parecer mais alto. Cebolinha tem o cabelo e o sapato que também poderia diferenciar dos outros três da turminha, se bem que costuma até parecer na mesma altura dos outros, apesar disso. De qualquer forma, diferença é mínima, até por ser só 1 ano de idade de diferença.

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    7. Voltando ao tema, Marcos, foi mesmo bobagem inseri-los tão tardiamente no meio escolar, ideal seria isso como parte das vidas de Mônica e dos outros dessa faixa etária a partir dos 60's ou 70's, por isto que mencionei que deveriam ter oito anos, os aniversários seriam comemorando essa idade, padrão etário da turma mais nova que Franjinha seria sete para oito anos desde a origem ou iniciado na reformulação que a TM como um todo passa para adentrar à era dos gibis, dado que até então jornais eram o principal habitat dos personagens de Mauricio de Sousa.

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    8. Verdade, se fosse desde sempre aí seria melhor. Até teve tira dos anos 1960 com Cascão na escola, só que não vingou e como não era de circulação nacional, tiras nem vale. Ideal seria histórias nos gibis desde aquela época.

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  3. Acho que a ponte era segura sim. Até pq muitos já devem ter passado por ela antes. Como aparecem vários personagens, entende-se que essa ponte leva a um caminho muito visitado. Acontece que o medo dos personagens de atravessá-la é condizente. Deveria ter um abismo ali. Nota-se que ela quebrou pq o João foi pular em cima da Ponte. rsrsrs.

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    1. Concordo, acho que a ponte não era perigosa, dava para eles atravessarem tranquilamente, só ter cuidado e não ficar pulando. Se caíssem, era um abismo embaixo por isso o medo deles.

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  4. Essa revista é uma das que ainda possuo na coleção desde nova e uma das que estão em melhor estado de conservação. História legal, traços excelentes, que gosto ver traços tão caprichados. Infelizmente o Piteco foi um dos personagens que mais sofreram na era digital, está muito mal desenhado nos gibis atuais. Poderia haver um esforço da MSP para melhorar isso, mas, pelo jeito, os prazos e dezenas de histórias para fechar o mês não devem permitir ter capricho nos detalhes. E, sem dúvidas, os desenhos digitais devem agilizar bastante este processo de fechamento das histórias. É a velocidade em detrimento da qualidade, retrato dos gibis atuais!

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    1. Legal que tem essa revista e bem conservada ainda, é muito boa do início ao fim. O Piteco foi o primeiro a estragarem traços, até mesmo antes da era digital, pra mim a partir de 1996 histórias do Piteco e do Astronauta ficaram feios, mesmo sendo a mão, não tinha um capricho grande, eram traços mais simples, feitos rápidos. Já dos outros personagens mantiveram bons em toda década de 1990. Sobre os traços digitais, pode até facilitar muito os profissionais, mas na qualidade ficam muito ruins, pena que querem privilegiar agilidade, aí tira encanto de quem gosta de apreciar desenhos.

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  5. Belos traços de encantar os olhos, como sempre.

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