Em abril de 1992, há exatos 30 anos, foi publicada a história "Dá um teco?" em que o Mingau vai a um restaurante pedir comida para os outros após ser expulso de casa pelo Seu Carlito, Com 11 páginas, foi história de abertura de 'Magali Nº 75' (Ed. Globo, 1992).
Capa de 'Magali Nº 75' (Ed. Globo, 1992) |
A família da Magali está almoçando e Mingau está tomando o seu leitinho. Acaba e ele vai pedir pedaço do que eles estão comendo. Não ouvem o miado fraco e Mingau mia alto e faz um olhar pidão. Seu Carlito se incomoda e reclama que não consegue comer com o gato pedindo comida o tempo todo e Mingau se espanta que o seu "olhar 43" falhou.
Seu Carlito pergunta à Magali se ela não dá comida para o Mingau. Magali diz que já tomou o leitinho dele, mas que está ficando gulosinho que nem ela. Seu Carlito não aceita, uma Magali em casa já basta e isso não pode ficar assim e, então, Seu Carlito, enxota o Mingau com uma vassoura para fora de casa para eles ficarem comendo sossegados.
Mingau reclama que os desalmados continuam comendo e em vez de ganhar um teco, ganhou um peteleco. Com isso, ele se vira na rua para arranjar comida e entra em um restaurante. Ele sabe que as pessoas vão lá para comer e acha que os gatos também. Lá, ele se admira com tanta gente comendo e procura alguém com cara de trouxa pra pedir um teco.
Encontra um casal comendo, Mingau mia alto enquanto o Lúcio está cortando carne e ele pensa que a carne estava viva e pergunta o que deram para ele comer, pensando que era carne de gato. A acompanhante diz que é um gato ao lado da mesa e que ele quer um teco da comida. Lúcio acha um cúmulo e chama o garçom. Mingau manda para pedir um peixe assado e faz carinho no Lúcio, que manda o garçom tirar o gato de lá e Mingau cai de cabeça.
O garçom pensa que o Lúcio que levou o Mingau para o restaurante e ele diz que já estava lá. Todos os clientes estranham um gato no restaurante e pensam que o Mingau era mascote lá. O garçom nega e aí o casal pensa que é matéria-prima e servem carne de gato lá e se recusam a comer. Mingau avança na mesa para comer já que eles não querem. A mulher desmaia, Lúcio acha um nojo. O garçom tenta pegar o Mingau, que corre da mesa e para na outra, derrubando suco no vestido da cliente. Todos acham um ultraje, bagunça e baixaria e o garçom, uma desgraça.
Todos os clientes vão embora, prometendo não voltarem para aquela espelunca enquanto Mingau come uma lagosta e parabeniza o cozinheiro. O Garçom fica com raiva, tenta expulsar o Mingau com um chute, quando aparecem jornalistas, que viram movimento na porta do restaurante e foram conferir e já imaginam a manchete "Garçom maltrata animais em plena era da Ecologia". O garçom disfarça e diz que o Mingau é a mascote do restaurante e os jornalistas acham boa reportagem de "Restaurante ecológico ajuda na preservação dos gatos".
A notícia vai aos jornais, convidando todos a comerem no restaurante "Dez gatos", o restaurante que ama os animais. Restaurante fica cheio e agora todos os clientes levam os seus bichos de estimação para comerem juntos. O garçom dá mais comida para o Mingau, que fica enjoado de comer vitela, lagosta e caviar e vai embora.
Mingau volta para casa, Magali adora e ela manda o pai não implicar mais com o Mingau. Seu Carlito diz que se ele parar de pedir comida. Mingau diz que não vai fazer mais, é se rebaixar demais, aprendeu muita coisa no restaurante e no final ele senta na mesa com garfo e faca e babador junto com a família e Seu Carlito fala que o gato está cada vez mais abusado.
Muito boa essa história com o Mingau indo a um restaurante para tentar comer após ser expulso pelo pai da Magali. Arrumou muita confusão, afinal não pode ter gato em restaurante, quase foi à falência, mas sem querer o Mingau acabou virando o herói, restaurante um sucesso por ser ecológico e ele poder comer o que quiser quando o restaurante o adotou como mascote para não se passar como o que maltrata os animais. Mingau voltou para casa no final, mas adotou os costumes de comer na mesa como os humanos.
Já não bastava uma comilona e ter mais um gato comilão não ia dar no orçamento do Seu Carlito, aí tinha que reclamar. Foi engraçado ver as tiradas do Mingau como fazer um "olhar 43" para a família da Magali ficar com pena e dar comida para ele, sendo enxotado a vassouradas pelo Seu Carlito, dizer que ia procurar alguém com cara de trouxa no restaurante, Lúcio pensar que a carne estava viva, pensarem que serviam carne de gato, jornalistas abordarem o garçom, bichos no restaurante e Mingau sentado na mesa com a família. O "olhar 43" foi clara referência à clássica música homônima da banda RPM de 1985. A Ecologia realmente estava em alta em 1992 por causa da "Eco-92".
Na época as vezes tinham histórias do Mingau na abertura das revistas da Magali, com pouca presença dela. Pode ver que nessa a Magali ficou secundária, aparecendo só no início e no final. Hoje em dia, quando tem histórias do Mingau na abertura, tem presença constante da Magali com eles contracenando juntos em casa mostrando costumes dos gatos. Já teve uma fase com muitas histórias da Magali e Mingau assim em excesso, começando em 1998 e prolongando por toda a década de 2000, inclusive várias até no mesmo gibi e não só na abertura, hoje diminuíram isso, mas ainda tem.
Assim como a Magali, o Mingau era gato comilão também, adorava comer de tudo também. Eu gostava quando ele ia para rua, viver suas próprias aventuras e até as vezes com uma turma de gatos, diferenciava bem, e essa característica de ser gato abusado, debochado era demais. Hoje eles colocam o Mingau apenas como gato doméstico, mostrando costumes dos gatos, aí fica muito repetitivo e cansativo assim.
Impublicável atualmente pelo tema de não poder mais dar comida aos animais domésticos na vida real, eles só podem comer ração por recomendação de veterinários, fora ter gato e depois outros animais em um restaurante, o Mingau ser enxotado a vassourada pelo Seu Carlito e depois quase sedo chutado pelo garçom. Palavras como droga, desgraça, baixaria também são proibidas nos gibis novos. Antigamente o Seu Carlito não gostava do Mingau e era bem perverso com ele, fazendo de tudo para o Mingau sair de casa para acabar com a sua alergia de pelo de gatos e essa característica também não tem mais.
Os traços excelentes, adorava o Mingau desenhado assim, bem fofinho e parecendo gato de verdade. Teve um erro de ortografia, colocando "garçon" no lugar de garçom na página 5 da história (página 7 do gibi), no caso, uma falta de revisão aí. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.
Eita Marcos sou o primeiro como eu comentei será que no dia internacional da mulher a Mônica e a Magali usariam calça jeans blusa e boné enquanto o cebolinha e o cascão usariam vestidinho e lacinho kkkkkkk acho que sim mermão e voltando as minhas simulações a Mônica e a Magali pediriam pra suas mães passarem batom como eu tinha simulado a Mônica vai de lábios vermelhos e a Magali vai de rosa pra se encontrar com o cebolinha e o Cascão simples elas pulariam neles abraçariam e beijariam o rosto deles todinhos aí os 4 apertam a mão com a mãe da Mônica e da Magali vendo da janela porém vendo o rosto do cebolinha e do cascão 😅 e por último a Mônica e a Magali todas estilosas pro cebolinha e pro Cascão desenharem elas num quadro mas como você deve imaginar eles não levam nada a sério e desenham um bigode Nelas e termina com a tela do quadro na cabeça e todos arrebentados mas Marcos teve um curta animado semelhante que no caso a Mônica está assim estilosa pra cebolinha tirar uma foto dela mas por algum motivo sai água da câmera e ele apanha certo mas Marcos porque nunca tem s 4 numa historinha curtinha assim e só a Mônica e o cebolinha onde teoricamente dava pra colocar o cascão e a Magali que sempre ficam de fora mas eu não deixaria e colocava os 4 pra participar
ResponderExcluirMelhor os 4 participarem, sim.
ExcluirTenho ou tive esse número e lembro da HQ.
ResponderExcluirTrinta anos se passaram!
Na onda ecológica daquela época se falava muito em "buraco na camada de ozônio",hoje não se fala mais.
O tempo voa. Tomara que ainda tenha essa revista, deve ter. Ecologia estava em alta mesmo, buraco na camada de Ozônio era bem falado na época.
ExcluirEstou bem criativo né Marcos estou pensando em mais uma história a Mônica e a Magali convidam o cebolinha e o cascão pro uma festa onde elas usariam um vestido longo e eles usariam um terno e gravata o que os deixa desesperados pois acham que eles vão casar aí eles sonham que vão estar no casamento aí a turma toda vai estar vendo eles " casarem " até que de tanto pesadelo o cebolinha e o cascão já estão na festa ajoelhados sobre a Mônica e a Magali e chorando no vestido delas e elas pensam eles são muito sem vergonha mesmo VC percebeu Marcos que eu gosto principalmente com os 4 fica muito legal
ResponderExcluirEntão Marcos simulei como poderiam ser os filhos da turma Mônica Jr cebolinha Jr cascão Jr e Magali Jr já pensou agora temos 2 mamães e 2 papais 8 vovós e 1 titia ( Maria cebolinha ou Maria cebola ) e definindo a personalidade dos 4 filhinhos
ExcluirMônica Jr tem a aparência da mãe porém fala errado igual o pai
Cebolinha Jr tem a aparência do pai mas é dentuço igual a mãe
Cascão Jr tem a aparência do pai porém é comilão igual a mãe
Magali Jr tem a aparência da mãe porém é sujinha igual o pai
E Marcos como será que estão os 8 agora vovós e vovôs
( Dona Luísa seu Souza dona cebola seu cebola dona Lurdinha seu Antenor dona Lili e seu Carlito ) e a titia da Mônica Jr e cebolinha Jr ( Maria cebolinha ) acho que seria lindo essa Nova família
Seria legal. Já teve uma parecida com filhos assim no especial Mônica 30 Anos e continuação em Mônica 35 Anos.
ExcluirA Mônica está na casa de seus pais com seus filhos esperando o cebolinha ou cebola agora chegar do trabalho aí o cebolinha sai do ônibus pra chegar na casa dos seus sogros os pais da Monica no caso pra passearem todos juntos ( Mônica cebolinha dona Luísa seu Souza Monica Jr e cebolinha Jr ) já do outro lado a Magali está na casa de seus pais junto com seus filhos também esperando o Cascão chegar aí a Dona Lili prepara uma deliciosa feijoada e o Cascão finalmente chega na casa da dona Lili e do seu Carlito com cheirinho de feijoada e ele chega pra poder comer mas a Magali e o Cascão Jr come a feijoada quase que toda deixando o Cascão a dona Lili o seu Carlito e a Magali Jr bravos isso deveria até virar uma nova versão em quadrinhos da turma e o nome da série poderia se chamar os filhos da turma da Mônica né Marcos
ExcluirSim, seria legal uma série nova assim.
ExcluirParece a princípio que Mingau causaria derrocada do estabelecimento, por ironia do destino, é o pivô da bem-sucedida mudança de perfil do restaurante, e passa a ser tratado a pão de ló, enjoa de comida granfina e retorna para o "aconchego do Seu Carlito", ainda que nele o provedor seja meio contrário à presença do animal, o lar, doce lar é insuperável. Para tristeza da Magali e relativa* tranquilidade do pai dela, Mingau deve ter ficado fora ao menos duas semanas.
ResponderExcluir*Não foi plena tranquilidade porque provavelmente a filha associou o pai ao sumiço do bichano, e sentimento de culpa não permite um total relaxamento.
Quase foi à falência, mas se deram bem, mais sucesso que antes. Não foi revelado o tempo que o Mingau ficou lá no restaurante, também acho que foi 2 semanas no máximo. A Magali podia ter impedido a fuga do Mingau, ter ido atrás dele quando foi enxotado pelo Seu Carlito, mas preferiu continuar comendo. Ela teve certa culpa também, podia ter evitado.
ExcluirVerdade, Magali não iria interromper refeição para acalentar Mingau, e nem contavam com possibilidade de sumiço, deve ter se sentido tão responsável quanto o pai que, pelo menos, deve ter gozado de certa tranquilidade, pois deu um tempo na alergia dele.
ExcluirA princípio não imaginavam que ele ia sumir, pra eles talvez Mingau ficaria no quintal ou saísse por perto e voltaria logo. Ela deve ter ficado com culpa depois que percebeu que tinha sumido de fato.
ExcluirMarcos eu tenho 2 perguntas a te fazer
ResponderExcluirJá teve alguma história regular onde um personagem de um núcleo apareceu fora de seu núcleo exemplo o Zé lelê aparecer fora de uma história do Chico Bento e também teve alguma história que não apresentou nenhum personagem normal ou recorrente
Já aconteceu várias histórias assim de crossovers, várias combinações, seja participação rápida, ser o motivo da piada final ou aparecerem na história toda. Zé Lelé parece que teve um recente envolvendo lápis mágico da Marina. E histórias que não apareceram nenhum personagem fixo acontecia muito com a Turma do Penadinho, mas também aconteceram com outros como Horácio, Turma da Mata, Astronauta, etc.
ExcluirMarcos eu tenho uma teoria se a Mônica cebolinha Cascão e Magali fossem país e mães aos 20 anos e eles tem 7 anos quando a dona Luísa o seu Souza a dona cebola o seu cebola a dona Lurdinha o seu Antenor a dona Lili e o seu Carlito se tornariam avós simples se tornariam avós aos 48 anos pois todos os pais e mães da turma tem 35 anos e como os 4 principais teríam filhos entre eles aos 20 anos e a Maria cebolinha se tornaria tia aos 16 anos pois ela tem 3 anos eu acho pode até parecer cedo mas hoje em dia é assim mesmo né Marcos tipo a turma já família 13 anos após sua versão tradicional
ResponderExcluirSe eles tiverem filhos novos consequentemente os pais seriam avós cedo e a Maria Cebolinha tia nova também. Mas creio que a turminha seria pais com mais idade.
ExcluirAs primeiras histórias do início da Magali na Globo eram muito boas..o gibi flertava com o absurdo com a fome monstruosa da Magali e o gato debochado dela super combinou
ResponderExcluirÉ, Miguel, são os tempos em que a TM se encontrava nos trilhos e tudo fazia um baita sentido, não há como não ter saudades.
ExcluirSim, saudades quando o gibi da Magali era assim, muito mais conteúdo, nunca deviam ter mudado. Histórias do Dudu também eram bem legais, secundários nas revistas dela eram Mingau e Dudu no lugar de outros núcleos do Maurício, isso diferenciava bem.
ExcluirMagali e cascao os gibis absurdos eram até melhores que Mônica e cebolinha...faz muita falta essa época
ExcluirÉ mesmo, absurdos praticados por Magali e Cascão das antigas são mais extremados que os dos demais, às vezes Mônica nivela por conta da força física.
ExcluirOs gibis antigos da Magali eram bem legais, mas na minha escala pessoal eram dos últimos na minha preferência. Eu até gostava, mas a falta de diversidade de núcleos do gibi me faziam da preferências aos outros. Pra mim Mônica, Cebolinha e Cascão eram os melhores! Os gibis finos do Cascão dos anos 80 e 90 são espetaculares.
ExcluirPra mim, os gibis da Mônica e Cebolinha eram parecidos, até por terem histórias de planos e os meninos provocando a Mônica nos 2 títulos, aí os outros diferenciavam. Porém, Mônica e cebolinha tinham mais histórias com personagens secundários que eram legais também.
ExcluirGibis antigos, meus preferidos são Mônica, Cebolinha, Cascão e Chico Bento, gosto muito dos da Magali, muito mesmo, porém, não diversificar, não ter outro núcleo efetivado fez falta para mim, acostumei com o padrão estabelecido anterior às edições dela, me soa como um título mais caseiro, foi diferente a proposta para ele(a), felizmente deu muito certo. Não ter feito parte da antológica parceria com a Editora Abril é outro fator que considero.
ExcluirMagali dos principais começou a ter mais destaque já nos anos 90 individualmente...o gibi da Mônica eu comprava ostentando o maior mais importante....era mais diverso que o cebolinha com tina penadinho...cebolinha gostava das histórias com o louco hoje mais lúdica loucas
ExcluirO grande problema do gibi da Magali era realmente só ter histórias dela, do Dudu e do Mingau. Sei lá, assim como Bidu e Penadinho eram fixos do Cascão, e Papa-Capim do Chico Bento, o gibi dela podia ter a turma da Tina como núcleo secundário fixo, por exemplo. Acho que encaixaria bem.
ExcluirE o gibi do Cebolinha e Mônica realmente tinham boas semelhanças, mas desde sempre o da Mônica era meu preferido por dois motivos, a maior quantidade de páginas e a diversidade de histórias de outros personagens. Adorava comprar o gibi da Mônica.
Hoje em dia eu não sei nem dizer qual o melhor, pq eles se esforçam em se superar na ruindade. Acho que fico com Chico Bento e Cascão. Cascão principalmente, pq o nível caiu absurdamente. Se tem um gibi horroroso onde pouquíssimas histórias se salvam hoje em dia, é facilmente o do Cascão.
Chico Bento e Cascão como piores*. O melhor que ainda dá pra se esforçar muito pra engolir é o do Cebolinha na minha opinião.
ExcluirLuan, lembrando que quando o gibi da Magali virou mensal, a Turma da Tina e a Turma do Penadinho passaram a ser fixos nos gibis dela no período da Globo. Mas ainda assim, no meu gosto, preferia só Dudu e Mingau como fixos. Hoje qualquer secundário pode ter histórias em qualquer gibi, perdeu identidade, tem secundários que nem combinam com o principal da revista. Cascão hoje, sem dúvida o pior, seguido de Chico Bento e Magali.
ExcluirVárias características foram sendo abandonadas. 9 Cascão talvez tenha sido o mais afetado. Eu lembro que ele tinha essas "marcas":
Excluir1) não tomar banho (essa ainda tem)
2) brincar no lixão (essa tiraram dele)
3) ser o mais "atleta" dos meninos (não sei se tiraram) - ele era até meio "acrobata de circo", provavelmente depois de anos fugindo da chuva, ele ficou bem treinado em diversas perícias acrobáticas... ele ainda é assim?
4) improvisar brinquedos (ficava subentendido que ele era o mais pobrinho da turma, e isso fez com que ele fosse criativo e engenhoso, fazendo os próprios brinquedos, o que era bem legal... essa característica também foi tirada dele?)
Mago Economista, dessas aí tiraram de vez só Cascão brincando no lixão. Ele não toma banho, mas também quase não tem histórias do tipo de ele fugindo do banho, de se molhar na chuva, vilões querendo dar banho nele, e hoje ele lava as mãos antes de comer. As vezes tem histórias com ele jogando futebol, mas absurdos do tipo acrobata não vi mais. Prevalecem as histórias com ele consertando brinquedos, enredos que servem pra qualquer personagem protagonizar e, por incrível que pareça, histórias com ele fazendo apologia à limpeza, criticar sujeira e a favor da ecologia e protegendo o meio ambiente. Descaracterizado demais.
ExcluirMarcos uma história de 2011 chamada 1 de abril o cebolinha trola todo o Limoeiro aí no final a turma toda fica puta com ele aí ele pede desculpa a eles e ficou tudo certo se essa história fosse um pouco mais antiga com você supõe de como seria o final após a turma toda saber que era trolagem dele será que ele apanharia de todo mundo ou ele seria perdoado eim Marcos ?
ResponderExcluirEra mais fácil ser perdoado hoje em dia. Ou então terminaria todos correndo atrás dele no final, mas sem mostrar que apanhou, que ficou surrado.
ExcluirMarcos existe alguma história da turma polêmica e existe alguma história da turma que falou de política ?
ResponderExcluirExistem várias. Algumas de histórias polêmicas pode ver aqui nesse link:
Excluirhttps://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/03/top-5-momentos-que-extrapolaram-com-o-incorreto-na-turma-da-monica.html
De política geralmente como mostrar consciência de voto e personagens sendo presidente de clubinho, por exemplo. Existem várias assim, já mostrei algumas no blog, deixo aqui link de uma delas:
https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2016/09/chico-bento-hq-ao-vencedor-as-goiabas.html
Marcos os filhos da turma ( Monica Jr cebolinha Jr Cascão Jr e Magali Jr ) ficasse um pouco na casa dos avós exemplo a Mônica Jr e o cebolinha Jr ficam um dia na casa dos avós maternos ( dona Luísa e seu Souza ) e outro na casa dos avós paternos ( dona cebola e seu cebola e a tia Maria cebolinha ) já do outro lado mesma coisa o Cascão Jr e a Magali Jr um dia ficariam na casa dos avós maternos ( dona Lili e seu Carlito ) e outro na casa dos avós paternos ( Dona Lurdinha e seu Antenor ) aí os seus avós ensinariam as coisas mais legais mas isso seria quando a o cebolinha e o Cascão estivessem trabalhando e a Mônica e a Magali estivessem na manicure enfim a turma e seus filhos seria muito legal né Marcos
ResponderExcluirSeria bom que tivesse uma história ou série assim.
ExcluirEu gostava quando pai da Magali não suportava o Mingau! Mingau se aproveitava perturbava ele, e ele perturbava o Mingau! O pai da Magali chegava até a passar um pouco dos limites em algums histórias chegando perto de cruzar a linha dos maus tratos, mas enfim, eu via pelo lado cômico. Hoje é uma palhaçada, tem história até do pai da Magali levando ele no veterinário e falando sobre como cuidar dos gatos! Até isso estragaram!
ResponderExcluirVerdade, as vezes ele passava dos limites, maltratando demais o Mingau, mas ainda assim a característica era boa. Podia ter sido só amenizado, mas não tirar de uma vez. Essas coisas como cuidar dos gatos fica o Seu Carlito descaracterizado, fora didático demais.
ExcluirMarcos sobre essa turma agora família eu fico pensando se os 4 se casassem e posteriormente terem seus filhos como serism eles e seus pais a Mônica e a Magali acho que teriam cabelos longos que iriam quase até a cintura já o cebolinha e o Cascão teriam cabelos maiores também além de bigode e barba né já os pais deles não mudariam muita coisa as mães ( dona Luísa Dona cebola Dona Lurdinha e dona Lili não mudariam quase nada ) mas os pais sim você reparou que dos 4 pais principais só o seu Antenor tem bigode e barba mas o seu Souza o seu cebola e o seu Carlito teoricamente iriam ter bigode e barba no futuro e eu acho que os 4 pais agora sempre usariam boné
ResponderExcluirPoderiam colocar barba e/ou bigode nos pais deles e deixá-los mais carecas, principalmente o Seu Sousa e o Seu Carlito.
ExcluirNão seria legal no futuro na série os filhos da turma da Mônica o seu Souza seu cebola seu Antenor e seu Carlito agora todos de bigode e barba e sempre com um bonézinho na cabeça seria legal e o Jeremias abandonaria o seu boné pra mostrar o seu cabelo break 😂
ResponderExcluirNão seria ruim.
ExcluirA Magali respondendo o pai no final da história também não seria bem-vindo.
ResponderExcluirNão iam aceitar isso mesmo
Excluir