domingo, 17 de abril de 2022

Chico Bento: HQ "Chicoelho em plena Páscoa"

No Dia da Páscoa, mostro uma história em que o Coelhinho da Páscoa transformou o Chico Bento em um coelho, causando muito transtorno para ele. Com 15 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 265' (Ed. Globo, 1997).

Capa de 'Chico Bento Nº 265' (Ed. Globo, 1997)

Chico Bento vê o pai com uma caixa e Seu Bento fala que vai começar uma criação de coelhos e encarrega o filho de alimentá-los todo dia. Chico ri, lembrando que é época de Páscoa e acha que um daqueles coelhos vai lhe dar um Ovo de Páscoa. Seu Bento acha curioso que o filho ainda acredita em coelhinho da Páscoa e Chico dá desculpa que foi só brincadeira, é tudo lorota.

No dia seguinte, Chico vai alimentar coelhos com cenoura e vê que em vez de 4, tinham 11 coelhos e corre para avisar o pai, que diz que é assim mesmo, os coelhos se reproduzem muito rápido e por isso que é um bom investimento e ele vai para o roçado e Chico vai para escola.

Na escola, no final da aula, Dona Marocas avisa os alunos de que no próximo domingo é Páscoa e teriam uma atividade surpresa no dia seguinte que vão gostar e manda não faltarem. No caminho de casa, Chico encontra a Rosinha, que lhe dá um Ovo de Páscoa que ela própria fez. Chico diz que deve estar delicioso, ela vai embora e Chico fala que a namorada é um amor, o Ovo está cheirando bem e vai comer agora mesmo.

Em outro ponto da roça, surge o Coelhinho da Páscoa Edgar, reclamando que a Páscoa mudou muito, não acha ruim de comercializarem os Ovos porque ele não estava dando conta do recado, mas o pessoal está comendo antes da hora, acabando com o sentido da Páscoa, um desrespeito, e vai dar castigo ao ver uma pessoa comendo Ovo de Páscoa antes da hora. Ele vê o Chico comendo, joga um raio e Chico passa a se sentir estranho, achando que comeu chocolate demais. Começa a transformação aos poucos e Chico acaba virando um coelho.

Chico se assusta, fala que não quer ser um coelho e aparece uma raposa, querendo comê-lo. Tem uma perseguição, a raposa pula alto e encurrala o Chico em frente a uma árvore. Com o movimento, cai uma jaca na cabeça da raposa, que desmaia e Chico foge. Em seguida, Rosinha vê o Chico como coelho, ela o pega, canta a musiquinha do Coelho de Páscoa e o chama de lindo. Chico pensa que ela o reconheceu, mas ela quer é levá-lo como bichinho de estimação. O pai dela não aceita porque coelhos se reproduzem muito rápido, só comem e fazem xixi e esse é selvagem e manda a filha devolvê-lo para o mato.

No caminho de casa, Seu Bento pega o Chico pela orelha, pensando que era um de seus coelhos que fugiu, e o prende na gaiola. Chico tenta avisar o pai de que é ele, mas não escuta. Ele percebe que agora são 14 coelhos e comenta que eles não param de se reproduzir. Um coelho diz que eles não tem o que fazer, é a forma que tem para passar o tempo. 

Chico se espanta que eles o entenderam, uma coelha diz que sabe que é um coelho selvagem que foi parar lá por engano e vai se acostumar lá, jogando charme e interesse por ele. A coelha quer passar o tempo com ele, Chico fala que tem namorada e ela manda esquecer o que passou e curtir o momento, vão se casar e ter um milhão de filhotinhos. 

Enquanto Chico fica fugindo da coelha, aparece o Coelhinho da Páscoa Edgar com sua namorada Mabel, falando para ver a confusão que ele arrumou e o manda desfazer o encanto, foi errado transformar o Chico em coelho só porque comeu Ovo de Páscoa antes do dia. A mágica é desfeita e no momento que a Coelha pegou o Chico, ele volta ao normal, assustando todos os coelhos.

Seu Bento vê o Chico dentro da gaiola, o tira de lá, falando que mandou o filho cuidar dos coelhos e não morar com eles, não sabe como foi parar lá e manda tomar banho. Chico comenta que o pai escapou por pouco de ser avô antes da hora e ele não entende nada.

No dia seguinte, Chico avisa os pais de que não quer  dar comida para os coelho por um tempo porque não aguenta mais ver coelhos pela frente. Ele vai para escola, professora Marocas fala que é o dia da atividade, eles pegam cartolina, tesoura, tinta. Chico lamenta ser justo aquela atividade e a surpresa revelada foi dos alunos saírem fantasiados de coelhinhos da Páscoa, com Chico ficando muito brabo no final.

História legal com o Chico Bento virando um coelho depois do Coelhinho da Páscoa ficar revoltado vê-lo comendo Ovo de Páscoa fora do dia, Chico passou sufoco com a raposa e com a coelha que queria ter filhotes com ele, mas o Coelhinho foi obrigado a desfazer a transformação e assim Chico volta ao normal, porém se torna coelho de novo, mesmo que de mentirinha, após a atividade escolar feita pela professora Marocas. Depois de tudo que passou, já estava com trauma de coelhos, foi forçado a virar coelho pela professora, traumatizando mais ainda.

Era bem comum histórias com os personagens se transformando em alguma coisa. Poderia ser por causa de uma bruxa, fada, cientista, dessa vez foi o coelhinho da Páscoa com a magia de transformar o  Chico em coelho. Foi bem assanhada a coelha, nem disfarçou a presença de um coelho novo na gaiola e já começou a fazer charme para o Chico e ter filhotes com ele contra a sua vontade. Engraçado Chico dizer que Seu Bento poderia ser avô antes da hora.

Dessa vez a história mostrou vários universos do Chico na mesma história, como família, escola, namoro com a Rosinha, geralmente é um universo em cada história. A princípio dava até pra achar que a passagem na escola no início foi enrolação, mas no final vimos que foi fundamental para a piada final. Sem querer, pode-se dizer uma vingança da professora de tanto que o Chico aprontou com ela na escola. Ainda teve lembrança de crianças pequenas saírem de coelhinho de Páscoa na escola nessa época.

Interessante que a transformação do Chico para coelho foi feita aos poucos em vez de aparecer transformado de uma vez, ficou diferente e legal ver a surpresa dele enquanto estava sendo transformado. Era normal na época ver o Seu Bento empreendedor, de fornecedor de levar para a cidade o que plantava para a roça, dessa vez o empreendedorismo foi de vendas de coelhos para a cidade. 

Curioso colocarem um nome para o Coelhinho da Páscoa, Edgar, e ainda ter uma namorada Mabel. A referência ao Pernalonga no bordão "O que que há, velhinho!" dito pelo coelho. Legal a homenagem. Tiveram alguns pontos incorretos como mostrar o Coelhinho da Páscoa como um coelho mal-educado e vilão que transformou o Chico em coelho, referência a sexo com a coelha assanhada, relação de que coelhinho de Páscoa não existe pelo Seu Bento, tirando a inocência de criança. 

Os traços ficaram muito bem caprichados, teve um erro de colorização do Coelhinho aparecer com mãos rosadas ao jogar magia no Chico, ficou com mão de humano. Pena as cores na história mais escuras e não ter mais o degradê em todos os quadrinhos, que foram bem marcantes nos gibis de 1995 e agora já estavam quase inexistentes em 1997, apenas em um outro quadrinho isolado. 

FELIZ PÁSCOA!!!

44 comentários:

  1. Pois é, convenhamos, foi quase um estupro.

    Aliás, era um lobo que tava atrás do Chico coelho? Esse tempo todo, eu pensei que era uma raposa. 🦊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, até porque o Chico não queria nada com ela. Lobo e raposa são tão parecidos, mas parece mais com raposa mesmo, alterei o texto.

      Excluir
  2. Marcos eu simulei essa série os filhos da turma da Mônica e aliás Marcos você reparou que dos 4 pais principais só o seu Antenor tem bigode e barba eu acredito que quando os outros 3 ( seu Souza seu cebola e seu Carlito ) virarem avôs os 4 já vão estar bigodudos e barbudos e eu simulei que a partir daqui todos os 4 pais sempre usarão um boné quantos personagens não usam boné né kkkkkkk então Marcos uma história que seria legal pra série seria o Cascão e a Magali irem ao um centro comercial pra comprarem coisas pro aniversário dos seus filhos e deixam o Cascão Jr e a Magali Jr na casa do seu Carlito e da dona Lili aí os dois pegam um ônibus e chega no centro comercial aí enquanto o Cascão compra pratinhos copinhos entre outras coisas a Magali compra a comida da festa além de muitos doces e algumas maquiagens até que a Magali liga pra sua mãe dizendo como está o Cascão Jr e a Magali Jr aí disse que a Dona Lili diz que a Magali Jr está quieta mas o Cascão Jr está devorando o lanche aí eles terminam as compras e pegam o ônibus em frente ao centro comercial e chegam na casa da Dona Lili até que a Magali abre a sacola cheia de doces e come tudo com o Cascão Jr eu acredito Marcos que o Cascão Jr faria muitos absurdos em relação a sua gula igual a sua mãe quando criança e eu acredito que a Mônica Jr seria a queridinha do Cebolinha por falar errado o cebolinha Jr seria o queridinho da Mônica por ser dentuço a Magali Jr seria a queridinha do Cascão por sér sujinha e o Cascão Jr seria o queridinho da Magali por ser comilão e eu acho que os filhos iriam manter o legado dos pais quando crianças e os pais teriam as suas personalidades de criança um pouco modificadas exemplo o cebolinha agora falaria certo o cascão tomaria banho por obrigação da Magali e a Magali ao invés que pensar só em comida pensaria em outras coisas enfim Marcos realmente seria muito legal

    ResponderExcluir
  3. O tema é Páscoa?Coelho?Anos 90?

    Então aí vai um clássico das turmas de 5ª série daquele tempo:


    🎶Coelhinho
    Se eu fosse como tu
    Tirava a mão do bolso...(COMPLETE)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, coloca clássico nisto!
      E como se trata de mito infantil, Julio Cesar, rogo para que os "olhos vermelhos" não sejam por conta de THC, pupilas dilatadas devem ser da espécie, acho que não se prestaria a isso, se fosse, não levaria tão a sério o fato de uma criança se lambuzar de ovo de chocolate antes do feriado de Páscoa, estressado deste jeito, não deve ser a favor da campanha "Plante, adube e reggae", "pobrema" é se o bendito for holandês ou uruguaio, pelo nível de rigor, não parece brasileiro.
      Sei que é muito feio, ando muito conspiracionista ultimamente, desculpem!

      Excluir
    2. Zózimo,por favor,me explique:
      Como pode o extremamente fértil coelho,que é vivíparo,trazer ovos,enquanto é a ovípara cegonha que traz os bebês?

      Não é de hoje que o poste faz xixi no cachorro!

      Excluir
    3. Fizestes uma observação muito sagaz, individualmente, já cansei de abordar os dois casos para comigo mesmo, mas nunca havia relacionado, comparado cegonhas e bebês com coelhos e ovos de chocolate, não faço ideia, compartilho de sua indagação, Julio Cesar. Deveria ser (C)cegonha da Páscoa, e Dona Morte deveria ser antítese de coelhos, exímios procriadores.

      Excluir
    4. Sim, uma musiquinha muito famosa.

      Excluir
  4. Não tenho esse gibi, mais tenho essa HQ num especial de Páscoa da coleção Mauricio apresenta da ed.panini! rsrs Feliz Páscoa!! :B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi republicada nesse especial da Panini. Já é alguma coisa.

      Excluir
    2. Marcos uma história que pra nossa tristeza não existe que com certeza seria o plano do século onde os meninos ( cebolinha cascão xaveco Titi franjinha Jeremias e manezinho ) estão discutindo mas um plano mas dessa vez seria inovador eles ao invés de bolar contra a Mônica bolam contra as meninas ( Mônica Magali Denise cascuda Carminha Marina e aninha ) o plano dessa vez seria os meninos jogarem futebol com elas e se eles ganhassem o cebolinha se tornaria o dono da rua porém as coisas saiem do controle e os meninos e meninas acabam se machucando e ninguém vence a partida aí os meninos começam a falar será que essas bobas chatas e fofoqueiras iríam ganhar o jogo e o que aconteceria no final Marcos acho que seria fácil saber mas qual cena você daria após eles xingarem elas

      Excluir
    3. História legal, foi bem criativo. No final, seriam as meninas correndo atrás deles pra bater neles. Nas antigas, se tivesse existido, eles seriam surrados pelas meninas.

      Excluir
    4. Qual melhor época pra ter saído essa história Marcos porém com todos esses personagens por que teve época que alguns deles ainda não haviam sido criados

      Excluir
    5. Início dos anos 2000 daria pra ter e com as coisas incorretas.

      Excluir
    6. E qual gibi Marcos pra essa maravilha acho que Mônica e cebolinha

      Excluir
  5. Muito boa a cena do retorno de Chico à condição humana.
    Que coelho mais criador de caso o tal Edgar, o pune por comer o ovo de chocolate antes da data, nem Magali merece algo assim. A coelha é mais flexível, mais profissional, deve ser pedagoga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coelho mal-educado! Não é motivo de tanta revolta só porque comeu ovo antes da Páscoa, nada impede de comer também no dia. Magali seria alvo fácil dele, história também ficaria boa com ela.

      Excluir
    2. Há uma certa incoerência na trama, ao meu ver passa de boa, mas há, e não é uma que dê para classificar como um tipo de erro, felizmente passa bem longe disso, consiste em Chico Bento retornar à forma humana vestido, na maioria das vezes em que foi transformado em animais não é dado ênfase para a roupa e chapéu, logo de cara desaparecem, já na sétima página (pág.9) desta HQ podemos ver o animalzinho trajado e consecutivamente abandonando os trajes, calça, chapéu e camisa (talvez cueca) não desaparecem por mágica, mas aí é que está, o menino não escaparia de umas palmadas se o pai o encontrasse engaiolado nu, muito provavelmente pensaria que o filho é zoófilo.
      Claro que é uma baita anormalidade, porém, em meios rurais, infelizmente, chega ser mais ou menos comum homens que, sexualmente, se interessam por fêmeas como cabritas, galinhas, ovelhas e até mesmo éguas, bizarrice total!
      Fico imaginando se caso alguém achou e pegou para fazer uso, segurando ou trajando as peças no momento em que a magia é desfeita, deve ter se assustado às pampas por, repentinamente, camisa e calça sumirem das mãos ou corpo, ficando apenas com chapéu de palha.

      Excluir
    3. Ou a roupa onde ficou na hora da transformação sumiu do local ou simplesmente um absurdo de quadrinhos como já aconteceram vários. Não descarto isso da roupa sumir do local e voltar pro corpo do Chico quando voltou ao normal.

      Excluir
  6. Marcos mais um pra série filhos da turma da Mônica vc acha que o cebolinha e o Cascão iriam abandonar o lado zueiro e a Mônica e a Magali iriam abandonar o lado agressivo a resposta é não eles poderiam achar uma calcinha delas na cama no caso a da Mônica seria branca e com bolinhas vermelhas e a da Magali também seria branca mas com bolinhas rosas aí ao pegar as calcinhas eles começariam a morrer de rir aí as duas chegam e dão um tabefe neles poisé eles casados não seria mole né Marcos

    ResponderExcluir
  7. Poisé Marcos o cebolinha e o Cascão iríam levar umas boas bofetadas da Monica e da Magali caso fizesse alguma gracinha com elas mas isso não iria apagar o amor de um pelo outro já que marido e mulher é assim e a mulher as vezes é mais agressiva e Marcos seria normal eles pegarem as calcinhas delas e começarem a rir e levarem uma bofetada das duas e também teria um amor tão grande pelos filhos que manteriam o legado dos pais né Marcos mas acho que a bofetada seria tão forte que ficaria a marca da mão delas no rosto deles né kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, seria normal se eles levassem bofetadas, principalmente da Mônica que era autoritária desde criança.

      Excluir
  8. Aí após pegar as calcinhas e levar um tapa bem na cara o cebolinha e o cascão tirariam uma foto da Mônica e da Magali enquanto amamentavam seus filhos ainda com a marca da mão delas na bochecha né Marcos

    ResponderExcluir
  9. Mas Marcos o cebolinha e o Cascão teriam coragem de pegar uma calcinha da Monica e da Magali na cama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Marcos eles teriam coragem de pegar as calcinhas delas

      Excluir
    2. Pelo menos nas antigas, os meninos pegavam calcinha dela, faziam plano de calcinha, essas coisas. Hoje em dia não teria isso, considerando só a personalidade antigas deles.

      Excluir
    3. Já adultos e casados simplesmente o cebolinha pega a calcinha da Mônica e o Cascão pega a calcinha da Magali e começam a rir aí elas chegam abrem a Porta do quarto e falam o que você está fazendo com a minha calcinha aí eles tentam disfarçar dizendo que só tava olhando aí elas gritam seu covarde safado e dão um tapa bem na cara deles aí eles vão tirar uma foto delas amamentando seus filhos ainda com a marca da mão delas na bochecha seria assim tanto do lado do cebolinha com a Mônica e o cascão com a Magali

      Excluir
  10. Então esta história que originou a imagem do Chico dizendo que o pai dele escapou de ser avô antes da hora... a Internet há anos vem fazendo uma coleção imensa de cenas da turma da Mônica que, retiradas de contexto, são bastante...ambíguas...por assim dizer

    https://bardodanevoa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nessa mesmo, sem dúvida. Fazem muito isso de colocarem imagens de quadrinhos soltos dando duplo sentido e quando você vê a história não é nada daquilo. Começou com o site "Porra, Maurício!" e depois outros fizeram também.

      Excluir
  11. Esqueceu de falar que o chico bento tirou suas roupas depois de ver que ele tinha se transformado num coelho , e quando o coelho edgar o faça voltar ao normal , o chico bento volta a ser humano com suas roupas !

    seria realmente estranho e incorreto o chico bento ficar nu ao voltar ao normal numa gaiola de coelhos ...

    e há um erro quando o coelho edgar no quadrinho em que desfaz a mágica : os braços dele estão da mesma cor da pele do chico bento .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Chico não poderia voltar ao normal pelado por isso colocaram roupa nele. O erro das mãos eu comentei aí.

      Excluir
  12. Há um ponto que aparentemente passou em branco: quando chico virou coelho, ele deixou as roupas pra trás e ao voltar ao normal, ele está de novo com as roupas. Essa historia lembra bastante uma outra da época da Abril. Não Seja Burro, Chico, fazendo uma paródia com Pinóquio, pois o Chico cabula aula pra ir pescar e uma fada o transforma em burro como castigo. Claro, essa história hoje seria impossível de ser vista novamente, uma vez que retrata a fada agindo mais como uma bruxa em fazer tamanha maldade com uma criança. Nos dias de hoje, seria bem provável que ela levaria um baita sabão de uma fada superior ou algo do tipo por algo tão horrível. Uma ideia pra um fim alternativo a esta história seria o chico ouvindo um grito de socorro e vê a fada amarrada e perto dela, uma bruxa preparando um feitiço. Chico vê a varinha da fada, a pega com os dentes e usa pra voltar ao normal, decidido em ir embora por causa do que lhe fez a fada e que isso lhe serviria de lição. Contudo, como o Chico não é de mau coração, decide salvá-la, transformando a bruxa em alguma coisa como um gato ou uma capivara e só solta a fada se ela prometer nunca mais fazer uma maldade dessas com nenhuma criança e a fada concorda. Mas no fim, Chico vai pra escola e a fada voa pra encontrar Pinóquio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o Chico devia aparecer sem roupa quando voltou ao normal, talvez foi pra não mostrá-lo pelado. A história "Não Seja Burro, Chico" foi boa também, caprichavam quando personagens se transformavam em alguma coisa. É bem incorreta mesmo, não publicariam hoje.

      Excluir
    2. e caso decida postar essa história do Chico, há um ponto bem contraditório nela: se vê que o Zé Lelé e o Zé da Roça não parecem estar indo pra escola e por tal, por que eles não sofreram castigo igual ao do Chico? Lembrando que os três estudam juntos na mesma escoa e série.

      Excluir
    3. É, eles mereceriam castigo que nem o Chico, não deixa de ser um erro e bom pra eles que se livraram de castigo.

      Excluir
    4. quando tiver chance, poste-a aqui. Sem dúvida, muita gente vai falar dela.

      Excluir