sábado, 6 de junho de 2020

Titi: HQ "Eu não presto!"


Mostro uma história em que o Titi se arrependeu de ter traído tanto a Aninha. Com 5 páginas, foi publicada originalmente em 'Mônica Nº 187' (Ed. Abril, 1985).

Capa de 'Mônica Nº 187' (Ed. Abril, 1985)

Nela, Titi encontra uma menina na rua e a elogia de fofura. Depois encontra a Adelaide, que cobra, ao monte de beijos, de fazer 1 ano que ele prometeu tomar sorvete juntos e ele diz que não teve tempo e Adelaide pede que quando puder, se lembrar dela. Em seguida, vê Zilda na janela e ela diz que está esperando ele passar.


Titi se acha o máximo, o galã do pedaço, convencido que tem mil garotas na cola dele e do jeito que chove na horta dele, logo inunda. Aparece a Aninha, sua namorada, o abraça e comenta que ele demorou. Titi fala que teve uns contra-tempo, que eram a favor. Aninha fala que não parou de pensar nele um só minuto, que é gostoso quando a gente ama e é amado, que ela não saberia olhar para outro garoto a não ser que procurasse um com um pouco dele, como tímido, romântico, fiel e tem muita sorte, pois alguém assim como ele, só ele.


Depois que leva Aninha pra casa, Titi fica pensativo com a declaração dela e se convence que ele não presta., dá uns tapas na cara, falando que é um sujo, falso e indecente, a Aninha não merece isso e que se odeia. Uma menina se aproxima e ele dá o fora nela, raiva de outras que aparecem e telefona para todas as meninas para desmarcar encontros, com uma lista imensa no orelhão. Assim, ele resolve ver a sua agora única gatinha Aninha, mas acaba vendo ela conversando com outro menino. No final, Aninha vai atrás dele tentando se explicar e Titi falando que as mulheres são todas falsas, mentirosas.


História legal mostrando o estilo garanhão do Titi. O namoro dele com Aninha sempre foi marcado com ele dando em cima de outras garotas e tentando esconder as suas traições da Aninha. Dessa vez ele foi bem exagerado no início jogando charme pra toda as meninas do bairro , mas se arrependeu ao ver a declaração de amor da Aninha. O final foi legal com ele pensando que Aninha o traiu, ficando na imaginação de como eles voltaram às boas de novo.


Aborda assunto de cotidiano sobre traição de casais, de gente que trai na encolha, a falta de caráter de mexer com sentimento dos outros e também casos de arrependimentos e seguir uma nova vida sem traição. Histórias de namoro com crianças não são bem vindas atualmente e ainda mais envolvendo traição, aí não seria publicada atualmente.  Curioso aparecer um orelhão, muito comum na época e atualmente raro de se ver nas ruas, se fosse feita hoje, a cena seria alterada por um celular.


Titi era um personagem frequente de ter sempre histórias solo nos gibis, eu gostava bastante. Os traços nessa história bem caprichados da fase consagrada da Turma da Mônica, dessa vez com brilho azul no cabelo do Titi ao invés de branco. Nos gibis de 1985 eles haviam mudado colocando brilhos azuis nos cabelos dos personagens como Titi, Rosinha, etc, principalmente em histórias sérias ou com mensagens, mas a partir de 1986 eles voltaram ao tradicional brilho branco, como tem que ser. 

Foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 49' (Ed. Globo, 1995), abaixo a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 49' (Ed. Globo, 1995

59 comentários:

  1. Queria tanto saber porque o titi que é um personagem quase terciario tem histórias solo?kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tinham bastante histórias solo do Titi, era secundário do patamar de Tina, Astronauta, Piteco, etc. Quase todos os gibis da Mônica e Cebolinha tinham histórias do Titi, eu achava engraçadas a histórias dele.

      Excluir
    2. Mozer e Marcos, a Magali muito antes de ser titular já compunha o clássico quarteto que apresenta a Turma da Mônica pro Brasil e pro mundo, nos anos 70 o Titi não teve grande presença, na década seguinte ele despontou a partir de 1982, com presença constante nos gibis da Mônica e do Cebolinha, acredito que dentro desse período que termina com o surgimento do título Magali, período compreendido entre meados de 82 até janeiro de 89, ele teve mais histórias que a Magali, é a impressão que tenho, nunca pesquisei.

      Excluir
    3. O Titi ganhou destaque a partir de 1982 e teve sim mais histórias solo do que Magali, que também estava começando a ter mais histórias nos gibis da Mônica. O Titi ganha porque além dos gibis da Mônica, ele tinha também histórias nos gibis do Cebolinha e nos primeiros números do Chico Bento de 1982 e 1983. Nos anos 1990, o Titi ainda tinha histórias solo embora menos frequente que nos anos 1980. Parece que deram atenção a ele pra poder terem histórias voltadas pra crianças maiores e pré-adolescentes. Lembrando que Jeremias e Humberto também tinham suas histórias solo, só que Titi era mais frequente.

      Excluir
    4. Interessante essas medidas da MSP antigamente, a Magali nunca foi de fato uma secundária antes de 1989, talvez uma semissecundária, estava no nível do Bidu e Jotalhão, quantos e quantos produtos ela estampou antes de 1989, cartões-postais, papéis de cartas, decalques, quebra-cabeças, carimbos, jogos, brinquedos, produtos para bebês, vestuário infantil, cama e banho (mesa, que tem tudo a ver com ela, nunca vi), produtos alimentícios, produtos escolares, posando tanto acompanhada quanto sozinha, teve até sua própria boneca, tudo antes de sua edição de nº1 pela Editora Globo. O Titi que é claramente um personagem secundário, conseguiu a proeza de ter mais histórias que a Magali na década de 1980, interessante! Lembrando que a personagem teve quatorze edições na lendária década.
      Com certeza foi o Titi que inspirou a palhaçada dos bermudões, o único ponto positivo disso é que deu uma certa visibilidade pro Manezinho.

      Excluir
    5. Magali sempre teve boa presença, seja histórias solo ou com a turminha. Sendo que histórias solo dela do nível dos gibis dela da Globo foram nos gibis da Mônica dos anos 80. Eu não gostava da Turma do Bermudão, era melhor cada personagem estrelar suas histórias solo.

      Excluir
    6. Marcos, outro personagem importante que o Titi conseguiu bater em quantidade de histórias foi o Franjinha, diferente da comparação que fizemos com a Magali, no caso do Franjinha se estende pros 1990, apesar de ser também secundário, o Franjinha sempre foi mais relevante que o Titi devido à sua qualidade como inventor, enquanto o Titi atuou como galã, namorador e coisas do tipo, o Franjinha atuou em várias grandes aventuras dando suporte pros principais, como personagem funcional, causando problemas acidentalmente, trazendo soluções pros problemas alheios, ajudando a combater vilões, etc, ajudou a gerar várias histórias clássicas inesquecíveis, além disso, o Franja também faz parte do núcleo do Bidu. Dentro dessas duas décadas o pequeno namorador teve mais histórias solo que o pequeno inventor. Ele não precisou de tantas histórias quanto o Titi por jogar nas duas pontas, tanto como inventor de destaque atuando em grandes histórias quanto como dono do Bidu que é um personagem de peso.

      Excluir
    7. Franjinha também tinha histórias solo, mas se destacava mais com a turminha experimentando seus inventos malucos. Ele com Bidu é legal também.

      Excluir
    8. Quem diabos é Manezinho? O Titi é top, esse Manezinho ninguém nem sabe quem é!!!

      Excluir
    9. Jen, o Manezinho é um personagem clássico dos anos 1960 que sumiu e depois que voltou para a Turma do Bermudão em 2004 e agora só de vez em quando aparece nos gibis, não muito frequente. Falei dele aqui nesse link:

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/01/personagens-esquecidos-11-manezinho.html

      Excluir
  2. O Titi se chocando com o fato de se descobrir um cafajeste é muito cômico, dá uma bofetada em si mesmo, boa! Faz uma autocrítica, porém, é um eterno polígamo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei legal essa parte. Bom que ele se redimiu nessa história, mas logo depois voltou a como era sempre traindo Aninha com outras meninas.

      Excluir
    2. Se a Aninha fosse escandinava, acredito que usaria com muito orgulho aquele elmo ou capacete de viking, como nasceu no Pindorama varonil, ou seja, Brasil, acredito que ela possua uma certa amargura, cultivando sempre sua farta franja, ocultando as protuberâncias causadas pelo dentuço polígamo, podia meter-lhe o pé nos fundilhos, mas, é masoquista a pobrezinha, encontra na dor causada pela infidelidade algum prazer.
      A minha HQ preferida deste número é a de encerramento, Magali e Mônica se estranham mesmo, trocam farpas na cozinha e quando vão partir prum truculento abraço, o Reinaldinho teve a nobreza de interferir, engrupindo-as com um falso telefonema à moda Titi, salvando assim a histórica amizade entre as duas, seu nobre ato lhe custou um enxotamento com direito a lordo dolorido.

      Excluir
    3. Muito engraçada essa história da Magali com Mônica. Se não fosse por essa boa ação do Reinaldinho, elas tinham terminado a amizade por causa dele.

      Excluir
    4. Será que o Timóteo teria o mesmo brio em tal situação? Acredito que sim, a história acima prova que nem sempre ele ouvia o capirotinho em um de seus ombros, também poderia se envaidecer e ver o circo pegar fogo, vai saber!
      Como minha infância foi livre, aprecio a flexibilidade do Titi das antigas em transitar entre a luxúria e a luz da autocrítica, o personagem foi apresentado pra mim da forma da história acima e na década de 1960 ele provavelmente já tinha a mesma pegada.

      Excluir
  3. Orelhão é artigo em extinção.Além de ter perdido utilidade em relação a celulares e aplicativos de conversas,sempre era alvo de vandalismo e depredação.Os poucos que ainda se vêem nas ruas lá estão porque as telefônicas não querem ter o trabalho e custo de removê-los.

    Quanto ao dentão,hoje em dia não só o namoro entre crianças é desestimulado,mas também-creio eu-adultério e promiscuidade,embora eu tenha visto recentemente uma mãe com seu filho de uns 3 anos de regata com a frase "MeninaS,estou solteiro".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser considerado extinto, apesar de alguns raros locais nas ruas ter, muitos deles são mais dentro de shoppings ou lugar fechado. Celular tomou conta, até telefone fixo tem menos gente que tem em casa.

      Embora namoro entre crianças eu não aprovar, mas não vejo nada de mais nos gibis ou desenhos animados terem personagens namorando, isso não vai estimular crianças namorarem e os pais que têm que educar.

      Excluir
  4. Esse gibi é muito bom, sem dúvida. Eu sempre considerei a Turma da Mônica com 6, 7 anos, apesar de muitas vezes agirem como mais velhos. E a turma maior como Franjinha, Titi, Jeremias eu dava entre 10, 11 anos.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostava bastante das histórias solo do Titi. Eu também imaginava que ele era bem mais velho do que personagens como Cebolinha e Cascão, por exemplo. Nos últimos anos da Editora Abril estava bem comum ter histórias solo do Titi. Tenho algumas revistas do Cebolinha de 1984 e 1985 e em quase todas elas, tem uma história do Titi. Investiram no personagem na época. Quanto a histórias de namoros com personagens que tem uma idade de 6, 7, 8 anos, acho desnecessário. Ter namoros com personagens também considero normal, desde que seja com personagens que não sejam crianças. Este é que é o problema. Creio que tenha sido um dos poucos acertos das histórias atuais, não tratar namoro entre crianças. Acho que esse negócio de namoro em personagem que é criança não faz muito sentido, até porque há tantos Núcleos de personagens viáveis pra esses temas aparecerem: TMJ, Turma da Tina, Turma da Mata, além de personagens mais velhos como a Xabeu e o Ze Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tanto na Abril anos 80 quanto Globo até anos 90 tinham bastante histórias do Titi, dava até pra ter Almanaque Temático ou almanaque regular semestral dele se interessassem fazer. Não seria ruim. Os namoros das crianças na época muitos gostavam de ver os personagens namorando, aí faziam, hoje a visão mudou e pararam com isso ou pelo menos diminuíram bem.

      Excluir
  6. Agora, mudando um pouco de assunto: peguei para ler as revistas novas da Mônica e Chico Bento lancadas no mês passado, é impressionante como que uma revista, que antigamente era dedicada ao entretenimento e diversão, virou hoje uma espécie de manual de boas maneiras. Até acho que temas de carater educativo podem fazer parte de algumas histórias, mas estão exagerando na dose. Tá chato demais. As histórias atuais da Turma da Mônica viraram um tipo de bolha em que tudo é belo, todos são felizes, todas as crianças sabem o que é certo e respeitam todas as normas. Essas revistas novas nem deveriam ser mais vendidas, deveriam ser distribuidas nas escolas, já que o carater das histórias agora é meramente educativo... a overdose de politicamente correto destruiu a criatividade, podou o talento dos roteiristas. É só comparar uma revista dessas novas e alguma outra de 3 ou 4 décadas atrás pra ver a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que desanima, já tinha reparado isso ano passado e cada vez mais aumenta. praticamente todas são educativas agora, muito exagerado, nem precisa de ter gibis institucionais. Uma pena a turma estar assim. Nem compro por isso.

      Excluir
    2. Credo!E eu reclamando dos velhos cenários perfeitos,sempre gramados,de rios e lagos limpos,quartos de dormir no andar térreo sem grade nas janelas,etc!

      Eu era feliz e não sabia!

      Excluir
    3. Julio Cesar, isso de gramados perfeitos é o de menos. E isso ainda continua mesma coisa.

      Excluir
  7. Tanto o Titi como a Aninha tem vários pretendentes,essa foi boa o Titi se culpando e a Aninha faz a mesma coisa,essa história foi boa. Será que o Titi é parenta da Mônica? Os dois são dentuços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar da Mônica e Titi serem dentuços, não são parentes. Porém, já teve uma história em que eles fazem de conta que são irmãos quando a Mônica queria ter um irmão e não podia ter. Foi na história "O irmão mais velho" de Mônica 29, de 1989.

      Excluir
    2. Entendi sempre tive essa dúvida.

      Excluir
    3. Naqueles depoimentos de personagens no gibi especial "Mônica 30 anos",Titi disse que eles não eram parentes.Já Chico Bento lembrou ser dentuço como ela para demonstrar orgulho.

      Excluir
  8. Gostei da postagem. ,gosto muito quando você fala da editora abril.Gosto de histórias em que o título tenta ser leal pela aninha,uma pena que não fazemmais histórias assim.Os traços ficaram ótimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Titi é bem divertido, ainda mais junto com Aninha. Não fazem mesmo histórias assim. Sempre que der tem histórias da Abril aqui.

      Excluir
  9. Eu quis dizer titi e não título.Desculpa,mais um erro de digitação meu.

    ResponderExcluir
  10. Titi hoje em dia anda bem apagado. Essas histórias dele eram legais mas olhando pelo politicamente correto, ele é um personagem que não presta huahua. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade kkkk. Ele era o mais incorreto, já fez de tudo. Deve ser por isso que tiraram as histórias solo dele, deixando só participando nas histórias da turma. Abraço

      Excluir
  11. Pessoal, o padrão de idades que considero ideal pra garotada do Limoeiro, seria o Dudu com cinco anos, Mônica, Cebolinha e etc com sete pra oito anos, Titi, Jeremias, Franjinha, Quinzinho e Manezinho com dez pra onze anos, Zé Luís e Teveluisão com treze pra quatorze anos e a Xabéu com dezesseis anos, diferenças de três anos de faixa pra faixa em ordens crescente e decrescente, exceto da Xabéu pro Tevê e o Zé.
    Considero um vacilo o Mauricio não ter introduzido originalmente a cultura escolar no quarteto principal e nos demais da mesma idade, sendo que sabem ler e escrever muito bem, deveria ter seguido o exemplo das crianças roceiras.
    Neste padrão etário “ideal”, a Aninha ficaria na mesma faixa de idade da Mônica, em várias histórias antigas ela tá com a mesma estatura da Mônica, Cebolinha e cia, contudo, creio que sua primeira aparição com altura entre Mônica e Titi, ou seja, mais alta que ela e mais baixa que ele, se deu em alguma das cinco primeiras edições do Cebolinha de 1987, em HQ do próprio titular, também nunca pesquisei, talvez essa variação na estatura da patricinha Aninha seja mais antiga ainda.

    ResponderExcluir
  12. Atualmente, nos grupos do instagran em q postam histórias antigas, o povo "cancelou" o Titi hahaha...ele é chamado de chernoboy, boy lixo, esses termos da moda rs. Quase q todo mundo odeia ele por causa das atitudes politicamente incorretas, machistas e tal. De fato ele é meio sacaninha em várias histórias, mas acho q assim, personagem não tem q ser exemplo de boa conduta né? e queira ou não, ele representa bem a forma como muitos homens agem. Além de q, tem algumas histórias em q ele é legal rs

    Outro personagem q teve umas histórias bem politicamente incorretas por conta desse mesmo assunto é o Rolo. Em várias ele seria acusado de assédio fácil. Lembro de uma por exemplo em q ele fica de todo jeito tentando chamar a atenção de uma moça q está andando na rua, exibindo o carro, assobiando, e ela não dá nenhuma bola. Ai no final descobrimos q ela tá com problemas de audição haha, vc lembra dessa?

    O q algumas pessoas tem dificuldade pra entender, na minha opinião, é q na época em q essas histórias foram escritas praticamente não se discutia esse tipo de atitude. Tanto q elas nem geraram polêmica quando foram lançadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era tudo normal quando criadas, aí com o tempo o povo começou a implicar, fora que muda os conceitos mundiais do que é certo e errado, aí dá nisso. To sabendo desses apelidos ao Titi no Instagram. Tem histórias do Titi que realmente não davam pra ser publicadas hoje. Rolo também seguia o mesmo caminho mulherengo, também não daria hoje. Até digo que o Titi era a versão mirim do Rolo. Já li essa do Rolo, mas não lembro a edição, muito engraçada.

      Excluir
    2. Se vc parar pra pensar acho q dá até pra fazer uma leitura diferente das histórias do Titi e do Rolo, ao invés de considerar q estão passando a mensagem de q é legal agir daquele jeito é possível entender q se trata de uma crítica. Mesmo porque em várias histórias em q tentam ser os malandrões os dois se dão mal no final. E em outras se dão bem justamente porque se dão conta de q fizeram besteira e acabam se redimindo.

      Lembrei agora de uma história do Rubão q eu tinha em um gibi bem antigo da Abril. Aquele das histórias com a Mariazinha. Ele passa a história toda criticando várias pessoas de maneira preconceituosa, o Rolo porque está usando blusa cavada e por isso ele diz q tá estranhando, a Tina porque está com vestido curto ou algo assim (não lembro bem, mas ele diz pro namorado dela q se fosse ele não permitia), até q no final o amigo q estava conversando com ele se enche e vai embora e no fim vemos q ele ficou completamente sozinho

      Fica bem claro, com um pouquinho de interpretação de texto, q a história não tá exaltando o homem q pensa dessa maneira, mas sim criticando e passando a mensagem de q quem é preconceituoso e não aceita as pessoas como elas são acaba ficando sem amigos

      Excluir
    3. Outra expressão usada é "macho escroto".Peraí,gente,são personagens fictícios!Daqui a pouco vão criticar os personagens vilões por serem vilões,a dupla Bum e Zum e o Capitão Feio,por exemplo!

      Excluir
    4. Tô de acordo, Fabiano! Porém, acredito que o saudoso Glauco não seria tão incomodado, sua obra sempre foi destinada ao público adulto, assim como as obras do também saudoso e genial Henfil, Ique, Angeli, Laerte, etc, não sei como andam seus trabalhos atualmente, é provável que tomem algumas pedradas de vez em quando, como volta e meia rola com os comediantes brasileiros, o politicamente correto em obras destinadas aos adultos não é tão incisivo quanto em obras destinadas às crianças.
      A DC e a Marvel no Brasil também sofrem pouco ou quase nada com o politicamente correto, não estão na mesma categoria da TM, o problema da MSP é que o Mauricio foi 100% permissivo com o politicamente correto, se aceitasse uns 40% de sua imposição, a TM clássica ficaria bem menos judiada e creio que não sofreria boicote por parte dos pais.
      De qualquer modo, seu comentário está ótimo, excelente análise!

      Excluir
    5. Sim, todo os os defeitos dos personagens serviam como críticas, de algo a não ser seguido e se pensar que aquilo é errado. Personagens sem defeitos perdem a graça.Mas o povo chato só quer ver tudo perfeito e sem dar mau exemplo, aí estraga tudo.

      Excluir
  13. Zé Luís e Teveluisão sempre considerei 16 anos. A Aninha quando aparece junto com a Mônica tem estatura maior, logo teria a idade entre 9, 10 anos, semelhante ao Titi. Eles não iam para escola porque consideravam que idade de 6 anos que eles tinham não podia ir pra escola, só com 7 anos em diante, por isso mudaram as idades deles pra 7 anos pra eles poderem ir pra escola atualmente.

    ResponderExcluir
  14. Marcos, a Aninha dos 80 e 90 nem sempre era mais alta que a Mônica, Cebolinha e companhia, sua estatura variava.
    Ela poderia ter a mesma altura da turma de sete anos e ser mais velha, ficaria aceitável como padrão. Conhece a história de abertura de Mônica 49/Globo? Não tenho certeza, acho que nessa HQ ela tá com a mesma altura da Mônica e os demais de sete anos, talvez tô errado, de qualquer modo, é fato que a Aninha não tinha estatura definida antigamente.

    ResponderExcluir
  15. to triste com algumas coisas d TM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentáveis essas mudanças, o jeito é recorrer a gibis antigos pra ter diversão garantida.

      Excluir
  16. Estou com problema em acessar o Blog. O navegador acusa como nao privativa e insegura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está no Brasil? Tem alguns países que restringem conteúdos de blogs e sites. Outro problema seria questão de navegador, se mudar, pode funcionar. Ou então sempre que acessar o Blog, colocar https:// antes do link, pode funcionar. Tipo, colocar:

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/

      Excluir
  17. ótima história marcos. Adorava o Titi mulherengo. kkkkkkk mudando um pouco de assunto, eu consegui um almanaque do Chico Bento da Editora Abril, o 2, e nele tem um passatempo com uma menina que é a cara da Ritinha, será que ela já não havia sido criada antes e só voltou a aparecer a partir da editora globo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa, sem dúvida. Eu também gostava do Titi assim. Legal que você conseguiu esse almanaque. A Ritinha foi criada nos anos 1970, mas não aparecia muito, então essa menina do passatempo deve ser ela.

      Excluir
  18. Na história "Jogo de vôlei" a Aninha aparece na mesma altura da Mônica e outras meninas, embora maior parte do tempo aparecem afastadas uma das outras. Nessa mesma revista, a Aninha aparece mais baixa que o Titi na história dele. Porém, outras vezes aparece a Aninha mais alta que a Mônica, então não tinha algo definido, só como Aninha ser mais velha que a Mônica e mais nova que o Titi.

    ResponderExcluir
  19. A primeira vez que a vi mais alta que a Mônica e os demais de sete anos, eu devia ter uns nove anos de idade, estranhei, foi em uma HQ do Cebolinha de 1987, em uma das cinco primeiras edições dele da Globo, não sei o nome da história, ela aparece mais alta que o Cebolinha e mais baixa que o Titi, há outras histórias dos 80 e 90 assim, gosto de ver a patricinha da Aninha com a mesma estatura da Mônica, Magali, Cebolinha, etc. Poderiam ter fixado esse padrão nela e deixando claro que é um pouquinho mais velha, se altura definisse idade o Wolverine seria mais novo que o Ciclope por exemplo. Oficialmente, James (prefiro muito mais o nome Logan) é mais velho que o Xavier, nasceu no século retrasado.
    Não me acostumo com a Aninha mais alta.

    ResponderExcluir
  20. Eu já acho mais coerente a Aninha mais alta por ser mais velha que a turminha principal. Podiam ter tido sempre um padrão, não sei se atualmente padronizaram, capaz que sim.

    ResponderExcluir
  21. Me parece que ela entrou o século assim, parou de variar, fixou como mais alta que Mônica e cia, também não tenho certeza, a TM ficou tão enfadonha que fica difícil acompanhar.

    ResponderExcluir
  22. Então quer dizer que o Titi já traía a Aninha nos anos 80? Achava que isso só tinha começado nos anos 90, é um ridículo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, desde os anos 1980 nas suas primeiras histórias.

      Excluir