terça-feira, 31 de dezembro de 2019

A Turminha: HQ "Resoluções de Ano-Novo"

Mostro uma história em que o Anjinho obrigou a Turma da Mônica não brigarem durante todo o Ano-Novo que estava iniciando, ficarem em paz o ano todo. Foi publicada em 'Mônica Nº 12' (Ed. Globo, 1987).

Capa de 'Mônica Nº 12' (Ed. Globo, 1987)

Começa um dia normal com os meninos aprontando com a Mônica, com Cascão fazendo caricatura dela no muro, Cebolinha dando nós no Sansão e Xaveco a chamando de dentuça. Mônica corre atrás para bater neles, dá surra em todos e aí aparece o Anjinho bem brabo, reclamando que entra ano, sai ano é sempre a mesma coisa com eles brigando. Mônica fala que é porque os meninos provocam e Cebolinha defende que ela que é estourada e não aguenta uma brincadeirinha. Anjinho fala que não interessa quem começa e quem termina e só quer que eles parem de brigar no ano que se inicia.


Anjinho manda Mônica prometer que não vai mais bater nos amigos dela. Ela, a princípio, fica sem resposta, mas com a intimidação do Anjinho, ela aceita. Os meninos comemoram que não vão mais apanhar da Mônica e Anjinho também ordena que eles prometam não provocarem mais a Mônica, nem roubar o coelhinho e fazer caricaturas dela. Cebolinha pergunta se nem plano infalível pode, Anjinho responde que não e Cebolinha diz que um ano sem plano infalível não vai aguentar.


Depois de tudo acertado, Anjinho decreta que vão começar o Ano-Novo sem brigas e a turminha sai junta e Cebolinha pergunta o que vão fazer. Mônica fala para brincarem de casinha e os meninos querem bangue-bangue. Começam a discutir de novo e Anjinho aparece falando que primeiro eles vão brigar de casinha e depois de bangue-bangue. Assim eles fazem isso, mesmo sem vontade. Depois todos vão tomar sorvete desanimados e em seguida sentam em frente a uma pedra e ficam imaginando que vão passar o ano inteirinho assim. Eles refletem e correm até o Anjinho.

No final, eles voltam a rotina normal de brigas, provocações e Mônica bater neles, com Anjinho entendendo a situação deles e com esperança de tentar de novo que consiga fazer com que eles parem de brigar no ano que vem.


Essa história é legal, vemos o Anjinho cansado de ver a turminha brigando o tempo todo e ordena que eles fiquem em paz, sem conflitos durante todo o Ano-Novo que estava começando, só que volta atrás quando viu que eles estavam tristes por não fazerem o que gosta. De fato, a graça da Turma da Mônica são as brigas, as intrigas, os meninos rabiscando caricaturas da Mônica no muro, ela dando surras nos meninos e tirar tudo isso não é a Turma da Mônica.


Engraçado ver o Anjinho dando ordem na turminha, como ele é o anjo protetor deles, tinha o direito de mandar neles, e também bom ver a turminha não gostando  nem um pouco, inclusive Cebolinha não aguentar um ano sem planos infalíveis. Ironicamente, nos dias atuais parece que o Anjinho conseguiu o que queria, já que atualmente a turma não faz mais nada disso ou então agem de forma bem amena, tudo pra privilegiar o politicamente correto.

É incorreta pelo fato dos meninos rabiscarem no muro (hoje colocam cartazes no muro), mexer com armas ao brincar de bangue-bangue (colocam garrafa squeeze no lugar ou simplesmente só apontando dedos e nem tem mais histórias com eles brincando de bangue-bangue e faroeste por causa disso), falarem que roubaram o Sansão (hoje mudariam para "pegar", pois palavra "roubar" é proibida). Ou seja, impublicável história nova assim hoje em dia, no máximo essa seria bastante alterada em alguma republicação.


Os traços bem bacanas, típicos de histórias de miolo da época. Curiosamente, não foi primeira vez que teve história com esse título "Resoluções de Ano Novo". Já teve uma com esse título em 'Cascão Nº 88' (Ed. Abril, 1985) e depois ainda teve uma também em 'Cascão Nº 77' (Ed. Globo, 1989). Ou seja, um título bastante usando em histórias de Réveillon. E atualmente, o Ano-Novo anda completamente esquecido pela MSP, não tem mais histórias sobre esse tema, só fazem histórias de Natal. Desde meados doa anos 90, ainda na Globo, não tem mais histórias de Réveillon, na Panini só teve uma na revista 'Tina Nº 19', de 2010, já com as crianças da Turma da Mônica nem pensar, o que é uma pena, eram bem interessantes histórias de Réveillon, vai que que na MSP seja errado crianças comemorarem Ano-Novo.


Mais uma vez tiveram propagandas inseridas, muito comum na época. A história ocupou 6 páginas do gibi, mas se não tivesse as propagandas seriam 5 páginas, já que 4 quadros de propagandas acrescentam 1 página a mais. Dessa vez foram anúncios do lançamento do boneco Arapinha das Lojas Arapuã. do chocolate Baton e da pipa Tristar Icaro, que tinha que mandar o cupom da revista junto com um cheque nominal para os Correios para conseguir comprar a pipa.

UM FELIZ ANO NOVO PRA TODOS!!!

21 comentários:

  1. Os traços assim não achava ruim, tinham melhores, mas deixavam um jeito engraçado. Colocavam mesmo em histórias de miolo. Sem dúvida ainda são melhores que os atuais. As cores do segundo semestre de 1987 e início de 1988 estavam bem apagadas, mas depois eles arrumam mais, viviam trocando de cores na Globo.

    O tema de Ano-Novo de fato as revistas chegam no início do mês, seria uma possibilidade, mas na revista Turma da Mônica podiam muito bem colocar já que chegam depois do dia 20 ou então deixariam as histórias de Réveillon pra janeiro, não teria problema por estarmos em clima de Ano Novo ainda. Bom mesmo seria nas de dezembro como história de encerramento, mesmo chegando cedo, mas as revistas ficam o mês todo nas bancas, não vejo problema, bobagem deles.

    Feliz 2020 pra você, tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Feliz 2020 para você, Marcos!
    Paz, saúde, alegria, tudo de bom... É é claro, um 2020 cheio de postagens no blog!

    ResponderExcluir
  3. Há!Há! Nem eles aguentam ficar sem brigar,muito boa a história. Feliz Ano Novo pra você também Marcos,que você tenha um ano novo cheio de realizações e vitórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diversão deles era brigar, aí Anjinho tirou, ficaram deprimidos. Valeu! Feliz Ano Novo pra você.

      Excluir
  4. Só um adendo aqui: essa historinha foi republicada numa edição especial de Natal da Mônica (não lembro qual ao certo, mas acho que foi a de 1996), e como não tinha mais essas propagandas de rodapé, ficou certinha em 5 páginas.
    Feliz 2020 pra você também, e continue esse ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, republicaram na Mônica natal Nº 2 de 1996. Nas republicações, aí eles descartavam essas propagandas deixando certo sem 1 página no total. Alias, essa história quase não foi republicada, acho que foi só nesse Natal Nº 2, devem considerar muito incorreta pra republicações.

      Feliz 2020 pra você e obrigado por tá gostando do Blog.

      Excluir
  5. 1-Feliz ano novo.
    2-"Arapuã,ligadona em você"!Mais uma dentre tantas clássicas lojas que foi extinta...snif,snif!Tínhamos a Lobrás,Ultralar & Lazer,Mesbla,Casa Mattos,etc...e a Tele Rio ainda existe,aparentando crise e sobrevivendo como pode.
    3-Para os meninos pararem de brigar,zombar de um brinquedo e rabiscar caretas no muro,só mesmo crescendo.Não dá para imaginar adolescentes fazendo essas coisas,né?Tem disso na TM Jovem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Ano Novo! Tudo de bom.

      O bom de ver as revistas antigas é relembrar essas propagandas com coisas que deixaram de existir. A Arapuã não existe mais, assim como essas outras.

      Na TMJ eles não fazem não. Se bem que na turma clássica atual evitam o máximo de colocarem eles fazendo isso, quase nem mostra Mônica batendo nos meninos, costuma terminar só ela correndo atrás deles, mas não mostrar dando as coelhadas ou surra neles.

      Excluir
  6. Bem,Marcos,Antes de Tudo Gostaria de desejar a Você. Um feliz 2020.

    Então SR.Marcos,eu tenho uma Pergunta:Como faço para colocar um Banner Como o seu no Meu blog? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás,Marcos,Você lembra daquelas Tirinhas da Turma da Mônica com a Cartoon Network?Pelo Jeito,Fez Bastante Sucesso e Agora No Twitter da Cartoon,estão saindo mais tirinhas,só que ao invés da Turminha Clássica,é com a Jovem.eu Até que Gostei de Algumas,mas ainda assim prefiro as com a Clássica.Vê lá (SE Conseguir).

      Excluir
    2. Valeu! Um excelente 2020 pra você.

      pra mudar banner, vc vai em Design no topo do Blog, aí vai em Layout, depois edita Cabeçalho, aí escolhe a imagem que quer que está em seu PC, coloca como "Em vez de título e descrição" e Salva.

      Não vi essas tirinhas da TMJ, quando encontrar aviso

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Marcos, queria que você falasse sobre o Almanaque temático do Do contra e sobre o Almanaque N° 18 do Louco. Veio 2 Hqs repetidas que já tinham em outros almanaques. Tanto de um quanto do outro. Creio que os colecionadores que compraram esses almanaques foram os que mais notaram esse erro da MSP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não comprei esses, mas vi folheando nas bancas. Realmente tem algumas que já foram republicadas na Panini, principalmente o do Louco. As vezes por falta de histórias da Globo, aí fizeram esse repeteco senão teriam que republicar histórias da própria Panini.

      Excluir
  8. Hoje em dia, a turma da Lacrônica está tão descaracterizada com o politicamente correto, que tanto faz qual é o personagem que está atuando na história. Qualquer um que fosse colocado ali daria certo. Está um porre de ler.
    Saudades da verdadeira turma da Mônica (anos 60-90)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, penso da mesma forma. Qualquer personagem podia fazer qualquer história, dá tudo na mesma. Uma pena tá assim agora.

      Excluir
  9. Primeiramente Feliz 2020 para você e sua família.
    Agora uma pergunta que não quer calar. Não sei se já fizeram mas vou faze-lá assim mesmo: já que o politicamente correto baniu os meninos de rabiscar muros, como é que eles pagam cartolinas, fitas adesivas e canetas para desenhar a Mônica de forma humilhante (Olha o bullyng aí. Não podem riscar paredes, mas xingar de baixinha, gorducha e dentuça pode). E já pensou que chato depois de todo o trabalho pra colocar a arte no muro, vem a prefeitura e arranca ele? É muito desperdício de tempo...Eu acho que já fiz essa pergunta uns anos atrás, mas não me lembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Feliz 2020 pra você. Sim. Fica o absurdo de pegar cartolina na hora, colar no muro, rabiscar com caricaturas, tudo em questão de segundos, ou a lenda de que os muros do Limoeiro já têm cartolina coladas prontas para os meninos rabiscarem. Eles tentam consertar uma coisa e piora outra. E hoje em dia eles evitam ao máximo os personagens desenharem caricaturas da mônica por causa do bullying, é só de vez em quando.

      Excluir
  10. Você podia postar a história de abertura de Mônica12/Globo, me parece que têm praia, eu acho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é com a Mônica tentando ir pra praia sozinha. Quando der e posto

      Excluir