segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Capa da Semana: Parque da Mônica Nº 131

Uma capa em clima de Natal bem caprichada com a turminha fazendo coro natalino com o Papai Noel no Parque da Mônica. 

De curiosidade, foi a primeira capa e história de Natal ambientada no Parque da Mônica depois de 10 anos de ser lançado. Em algumas edições até tiveram histórias de Natal, mas foram de miolo normais, mas ambientada no Parque da Mônica foi a primeira vez. E como a revista sempre saía na última semana do mês, eles anteciparam uma edição de Natal em novembro para ter isso e a revista não ficar em circulação nas bancas depois do Natal. Acontecia isso também com a revista da Mônica, por isso muitos vezes não tinham histórias de Natal nos gibis dela e nos outros tinham. 

A capa dessa semana é de 'Parque da Mônica Nº 131' (Ed. Globo, Novembro/ 2003).


17 comentários:

  1. Se eu não me engano, alguns gibis de novembro bem raramente tinham histórias de Natal, não tinham? Ou eram só em gibis de dezembro?

    Aliás, uma capa bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é porque o gibi do parque da Mônica chegava sempre no fim do mês, por isso que eles botaram a capa de natal na edição de novembro, assim durava o mês de dezembro todo e só pegava o finzinho de novembro. Se fosse na edição de dezembro, o gibi ficaria nas bancas mais em janeiro.

      Excluir
    2. Sim, esse aí foi um deles. Em alguns gibis da Mônica e Parque da Mônica acontecia as vezes por chegarem nas bancas depois do dia 26. Pode reparar que quase não tinham histórias de Natal nos gibis da Mônica. Aí a partir de 1998 eles tiveram essa ideia de colocarem Natal nos gibis de novembro dela para não ter gibis de Natal circulando em janeiro.

      Excluir
    3. Obrigado por me esclareceram!
      Tenham um Feliz Natal, amanhã.

      Excluir
    4. Unknown, valeu!!! Feliz Natal também!

      Excluir
  2. Obrigado, Fabiano. Igualmente um feliz Natal pra você e sua família também, tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Linda capa..pena não tenho essa na coleção..feliz natal para você..amigo
    Marcos!! *-*

    ResponderExcluir
  4. Marcos, removi o comentário anterior porque tinha acentuação errada, erros de português eu cometo de vez em quando, mas, têm uns que fico incomodado. Um título que tive pouquíssimo acesso foi Revista Parque da Mônica, tive apenas os números 1 e 2. Em 1993 estava no final da minha terceira coleção de gibis do Mauricio de Sousa. No final de 1994 comecei a colecionar títulos Marvel e comprava esporadicamente gibis do Mauricio. O que me chama atenção nas edições do Parque da Mônica são as capas, a maioria com artes espetaculares, muitas me remetem à fase Abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas do Parque da Mônica faziam alusão à história de abertura diferente das ouras mensais que eram com piadas a não ser quando tinha alguma história de abertura especial. Aí por isso diferenciavam.

      Excluir
    2. Boa parte das histórias da fase Abril continham muita ação, principalmente HQs de abertura, a maioria das capas do Parque da Mônica me remetem aos conteúdos dos anos 80 e final dos 70. Marcos, cê concorda que a Pracinha da Mônica foi o protótipo do Parque da Mônica?

      Excluir
    3. Concordo que foi uma inspiração pra criar o parque da Mônica.

      Excluir
    4. Em uma entrevista no The Noite, não sei exatamente em que ano foi, me lembro que o Mauricio disse que encerrou com o Parque da Mônica porque nos últimos anos estava ficando inviável, não estava dando o retorno que dava anteriormente. Ouvi ou li em alguma mídia que o Parque da Mônica havia retornado, sabe algo sobre isso, Marcos? Ou é fake news?

      Excluir
    5. Aquele Parque fechou. Tem um Parque novo desde 2015 em outro ponto de São Paulo, mas não tem a magia como foi o anterior, tanto que não divulgam criando histórias do Parque.

      Excluir
    6. Retornou sem o glamour que tivera antes. Grato, Marcos!

      Excluir