terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Cascão: HQ "Passa ou se Amassa?" (Homenagem ao Gugu Liberato)


No último dia 22 de novembro de 2019 morreu o apresentador Gugu Liberato, um grande talento da televisão. Em homenagem ao Gugu, nessa postagem mostro uma história  com presença dele em que a Turma da Mônica foi participar no programa "Passa ou se Amassa", uma paródia do "Passa ou Repassa". Com 16 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 197' (Ed. Globo, 1994).

Capa de 'Cascão Nº 197' (Ed. Globo, 1994)

Nela, Cascão e Cebolinha estão jogando futebol de botão na sala enquanto a TV está sintonizada no programa "Passa ou Amassa" comandado pelo apresentador "Juju" (Gugu, que durante a postagem, vou colocar no texto Gugu mesmo).


Enquanto o Gugu mostrava as perguntas de conhecimentos gerais como quem é o maior mamífero, qual o time da estrela solitária, capital de Sergipe, o Cascão respondia antes dos participantes responderem as perguntas no programa, chamando atenção do Cebolinha, ficando impressionado com o conhecimento do Cascão. Com isso, Cebolinha resolve inscrever os dois no programa.


Passam uns dias e Cebolinha dá notícia ao Cascão que recebeu uma carta e vão participar do "Passa ou se Amassa" no próximo domingo. Eles comemoram, quando Mônica pergunta o motivo de tanta alegria e Cebolinha responde que não interessa e que assistam a televisão no domingo. Em seguida, vão treinar as perguntas de conhecimentos gerais, com Cascão acertando tudo.


Chega o domingo e eles estão ao vivo no "Passa ou se Amassa". Gugu começa o programa apresentando os participantes. De um lado, equipe verde do Cascão e Cebolinha e do outro lado, a equipe vermelha, quando eles têm a surpresa que era formada por Mônica e Magali. Cascão fala que já perderam, mas Cebolinha diz que a Mônica é forte, mas não ganha deles em esperteza.

Mônica provoca os meninos de elas não estarem vendo pela TV, pois têm importante missão de vencer o programa e eles, por sua vez, falam que elas estão rindo, mas vão chorar no final. Gugu pergunta se já pararam de brigar, pois tem que fazer o par ou ímpar para começar o programa.


Começa a equipe verde dos meninos e Gugu faz a primeira pergunta: quem é o técnico da seleção de ouro do vôlei do Brasil. Cascão responde José Roberto e eles ganham 200 pontos. Gugu faz segunda pergunta: criatura horrível, que tem dentões enormes e ataca todo mundo. Cebolinha responde Mônica e erra, pois era o vampiro a resposta. Mônica bate no Cebolinha e Gugu fala que até que Cebolinha não estava tão errado assim.


Passa a vez para Mônica e Magali e Gugu pergunta qual é o Teorema de Pitágoras e se respondem ou se amassam. Elas não fazem ideia do que era e preferem se amassarem. Na prova, Mônica teria que acertar a maçã da cabeça da Magali em dez segundos para não dar pontos a equipe verde. Cebolinha provoca a Mônica para ver se ela erra e, com raiva, acaba acertando a flecha nele. Gugu fala que a flecha teria que ser na Magali e acaba as meninas dando os pontos para eles.


Gugu pergunta para equipe verde qual a fêmea do rato. Cebolinha responde "lata", mas como troca o "R" pelo "L", Gugu não aceita por achar que falou lata de alumínio. Depois, pergunta para equipe vermelha onde fica o "Pão De Açúcar" e Magali responde que é na padaria do Quinzinho, errando, pois era no Rio de Janeiro.


Próxima pergunta Cascão exige que ele responda. Gugu pergunta para equipe verde qual é o nome de pedaço de terra cercado de água por todos os lados. Cascão responde pesadelo, por conta do seu medo de água, e erra por resposta ser ilha.  A partir daí, eles começam a se concentrar mais no jogo e passam a levar a sério e responderem certo as perguntas, Uma vez ou outra precisam se amassar, mas no final da fase das perguntas, os meninos estão ganhando.


Até que chega a fase final, onde cada equipe tem que fazer uma prova de circuito e quem ganhar, conquista 2 mil pontos, ganhando o jogo e levando o prêmio de 2 bicicletas, uma para cada membro da equipe. Mônica e Magali fazem a prova primeiro e os meninos ficam esperando em uma cabine sem poder ver a prova delas. Depois chega a vez deles, Cascão estranha um pouco as meninas molhadas, mas eles fazem as provas. Os meninos seguem fazendo, até mais rápido que as meninas, até que chega a hora de descer o escorregador até a piscina par apegar a medalha. Cascão fica desesperado e se recusa a mergulhar na piscina e, com isso, eles perdem.


No final, Gugu dá o prêmio das bicicletas para Mônica e Magali e para o Cascão e Cebolinha eles ganham saquinhos de geleias pegajosas. Cascão se anima, falando que pelo menos não saíram de mãos vazias e Cebolinha corre atrás dele para amassá-lo com as geleias pegajosas que eles ganharam de tanta raiva ficou.


Muito boa essa história com a turma parodiando o programa "Passa ou Repassa" do SBT. Histórias envolvendo famosos eram comuns na MSP e sempre eram divertidas e criativas, dessa vez foi com o Gugu em destaque. Foi bem criativa, foi como se estivessem no programa mesmo, fizeram do jeito que era e ainda permitiu o leitor de testar os seus conhecimentos gerais e aprender as respostas se não soubessem. Seguiu bem fiel mesmo, fico lendo imaginando a voz do Gugu. 


Legal que ainda seguiram a personalidade da turma, muitas perguntas e respostas atenderam as características deles. Rachei de rir com Cebolinha responder que a Mônica era a criatura horrível com dentes enormes e ataca todo mundo e o Gugu achar que não estava tão errado, a Magali fazer trocadilho com pão de açúcar da padaria do Quinzinho com a atração turística do Rio de Janeiro e Cascão achar pesadelo uma ilha de terra cercada de água por todos os lados.  E foi o medo do Cascão de se molhar na piscina que custou o prêmio dos meninos.


No início não deu para saber se eles estavam na casa do Cebolinha ou do Cascão, mas não influencia no conteúdo da história. Na parte da flecha, bem que podiam ter colocado a Magali comendo a maçã antes da Mônica acertar, mas também ficou engraçado a Mônica acertando o Cebolinha. Podia ter saído em gibi do Cebolinha, mas o fator de não terem ganho por causa da água, acabou favorecendo sair em gibi do Cascão.


Os traços muito bons, típico dos anos 90. Até já tiveram outras histórias de programas ficitícios de perguntas e respostas, mas  representando um programa real como o  "Passa ou Repassa" foi só essa. Ficou legal a paródia do nome do programa terem colocado "Passa ou se Amassa" e o Gugu como "Juju". Os nomes de famosos e programas de TV normalmente eram parodiados nos gibis da MSP. Nos anos 70 e 80 nem sempre, mas a partir dos anos 90 eles trocavam os nomes por padrão. Os nomes de Tom Cruise, filme "Top Gun", time Botafogo e técnico José Roberto não foram parodiados porque fazia parte de perguntas e respostas de coisas reais. Podiam criar "Almanaque Temático" com os personagens em programas de TV ou famosos contracenando com os personagens. 


O Gugu Liberato morreu no dia 22 de novembro de 2019 com 60 anos de idade, por morte cerebral após sofrer uma queda no telhado 2 dias antes ao tentar consertar ar condicionado da sua casa. Foi um grande comunicador, bem carismático, desde os anos 80 brilhava na TV. Se deu muito bem com programas de games clássicos no SBT como "Cidade contra Cidade", "Viva a Noite", "TV Animal"  e o próprio Passa ou Repassa", além de musicais como "Sabadão Sertanejo" e o início do "Domingo Legal" e ele ainda criou e empresariava grupos "boys bands" de sucesso como Dominó e Polegar, além de ser cantor lançando sucessos como "Pintinho amarelinho" e "Dança da Galinha Azul" do caldo "Maggie", brinquedos, tudo isso fez conquistar seu espaço também com as crianças.


Com o tempo, com cobrança de ter audiência, passou a investir mais em jornalismo e matérias envolvendo sofrimento do povo e perdeu a essência dos programas, mas ainda assim ele tinha o seu carisma. Atualmente, ele apresentava realities shows por temporada na TV Record, como "Power Cuple" e "Canta Comigo", o que permitiu morar de vez nos Estados Unidos e vir ao Brasil só pra fazer as temporadas dos programas, o que facilitou a ter essa fatalidade. Foi cedo e fica nossos sentimentos com esse grande apresentador.


Acabou coincidentemente a Turma da Mônica ter tido essa história com o Gugu em vida, ele deve ter gostado da homenagem. Nos gibis da MSP, foi só nessa história que ele apareceu e no máximo algumas citações sem presença dele. Antes disso, ele já teve gibis próprios circulando nas bancas. Primeiro foi "Aventuras do Gugu"na Editora Sequência entre 1985 e 1986 durando 13 eduções. Abaixo, uma capa desses gibis, tirada da internet.

Gibi "Aventuras do Gugu Nº 5" (Editora Sequencia, 1985)

Depois a outra coleção mais conhecida pela Editora Abril entre 1988 a 1990, com 20 mensais e mais 4 almanaques, misturando histórias com realidade dos seus programas com ficção dos quadrinhos e seções com entrevistas e pôsteres com famosos e passatempos. Na época tinha vários gibis de todos os tipo e famosos, assim cantores e apresentadores de programas de TV também tiveram seus quadrinhos. Eu tive vários desses gibis do Gugu da Editora Abril, pena que desfiz, hoje não tenho nenhum. A seguir algumas capas dos gibis do Gugu, tiradas do site "Guia dos Quadrinhos".

Alguns gibis do Gugu da Editora Abril (1988 - 1990)

Então é isso, fica a homenagem ao Gugu Liberato com essa história maravilhosa "Passa ou se Amassa?", um grande marco da MSP há 25 anos. Descanse em paz, Gugu Liberato!

25 comentários:

  1. História muito legal, mas que eu não havia lido ainda. O estranho é o não aparecimento dos pais das crianças na história, nem mesmo pra acompanhá-las ao
    estudio. Realmente os programas do Gugu fizeram um sucesso absurdo, o Passa ou Repassa era muito divertido, e fez parte de nossa infância e adolescência. Pena que com o tempo, a busca obsessiva por audiência fez o nível dos programas dele cairem muito, chegando ao cúmulo do escândalo do PCC em 2003. Mas, tirando essas fases ruins, Gugu era um apresentador muito carismático e utilizava muito bem essa imagem para divulgação de outros produtos como brinquedos, revistas e discos. Tenho otimas lembranças, principalmente do programa Viva a Noite, que agitava as noites de sábado na década de 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela época não tinha o politicamente correto, aí fica só subtendido que os pais levaram as crianças e estavam na plateia, mas sem necessidade de mostrar. Hoje em dia, fariam questão de mostrar os pais estariam com eles. Curioso que nem mostrou a plateia na história, só o cenário com eles no programa.

      Infelizmente por causa dessa briga de audiência decaiu muito o programa dele, principalmente mostrando sofrimento dos outros. Na verdade a TV como um todo decaiu demais desde que fizeram questão de dar audiência do que focar em conteúdo. Pelo menos o Gugu tinha carisma.

      Excluir
  2. Esse "Gugu" da HQ está bem gordo,hein!Parece um crossover de corpo com o Faustão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk. Também notei isso, desenharam bem gordo. Apesar de ele estava começando a engordar, mas não era assim. Mesmo assim valeu a homenagem que fizeram.

      Excluir
    2. kkkk, ia falar isso! Aliás, desde que eu vi essa história pela primeira vez ainda criança na época que ela foi lançada, achava esse Gugu muito gordo!

      Excluir
  3. Que demais essa história,só a água que impediu que os meninos ganhassem,esse programa era bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só Cascão pra estragar de ganhar o prêmio que já era deles, entrar na piscina jamais, nem que fosse pra ganhar o programa.

      Excluir
  4. Legal que o Passa ou Repassa hoje ainda existe com o Celso Portiolli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, depois do Gugu foi com a Angélica e depois com o Celso Portiolli, que continua até hoje.

      Excluir
  5. Muito legal essa. Na época só uma brincadeira de paródia e que acabou se tornando homenagem hoje em dia.

    ResponderExcluir
  6. O que poucos sabem é que o P&R começou com o SS!
    Eu mesmo nunca vi com ele!

    ResponderExcluir
  7. Julio Cesar, realmente eu vi isso. Também nunca vi com o Silvio Santos, parece que por pouco tempo em 1986 até chegar o Gugu

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos.
    Tb tive gibis do Gugu (Abril), assim como do Faustão, Xuxa e dOs Trapalhões e gostava muito de todos eles.
    Mereceria republicação, embora certamente seja difícil devido a direitos autorais.
    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava desses gibis, tinha vários. A princípio olhando de cara podem parecer bobos, mas tinha conteúdo legal dos universos deles, fora os desenhos dos artistas nacionais que eram bem caprichados. Infelizmente republicações seria difícil, só ter sorte de encontrar em sebos. Abraço

      Excluir
  9. Teve uma da Magali 204, da Globo em 1997, que ela ia pro progarama "Bolo na cara", apresentado por um cara muito parecido com o Gugu, onde ela errava as perguntas de propósito pra comer o bolo que tacavam nela. A turma ficou chateada que perdeu o programa, menos a Magali, que falou que teve um domingo muito legal, meio que uma alusão ao programa do Gugu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto foi uma referencia ao Gugu e o Passa ou Repassa já que no programa tinha torta na cara. Vou dar uma olhada nesse gibi da Magali, não lembrava mais dessa história.

      Excluir
    2. Ou foi 204 ou 202. Uma das duas edições.

      Excluir
  10. Achava muito divertidas esses histórias parodiando programas de TV e também os nomes que davam aos famosos. Excelente história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava, eram bastante criativas e os nomes parodiados muito engraçados.

      Excluir
  11. De alterações, mudariam o desenho da TV, já que TV de tubo é ultrapassado nos dias de hoje, e a sociedade atual liga pra TV LED, eu acho que o momento que o Cascão fala "Que burros!" também não seria bem aceito, a Mônica surrar o Cebolinha também não, e talvez a frase "Pelo amor de Deus" também não, por conta dos ateus.

    ResponderExcluir
  12. O Cascão é muito cheio de frescura e fricote. Perdeu uma bicicleta por esse medo besta de água. Tomara que o Cebolinha tenha amassado eel bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fosse o medo de água dele, ganhariam a bicicleta fácil. Com certeza o Cebolinha amassou o Cascão, mereceu.

      Excluir