quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

HQ "Vocês sabem como foi o coquetel da Magali?"

Em fevereiro de 1989 era lançada a revista da Magali. Em homenagem aos 30 anos da sua revista, mostro uma história em que a Magali sumiu no coquetel de lançamento da sua revista. Com 9 páginas, foi história de encerramento de 'Magali Nº 7' (Ed. Globo, 1989).

Capa de 'Magali Nº 7' (Ed. Globo, 1989)

A turma e os funcionários da MSP estão no coquetel de lançamento da revista da Magali, quando o Cebolinha vê o Mauricio perguntando onde estava a Magali, pois os jornalistas estavam quase chegando para a coletiva de entrevista. Cebolinha corre depressa, no caminho derruba um senhor e pisando o pé de uma mulher que já vai quebrado o pé, até chegar ao camarim que estavam a Mônica e Cascão, que na hora estava dando nó nas orelhas do Sansão.


Cebolinha pergunta onde estava a Magali e Mônica pergunta se não está com o Mauricio, enquanto bate no Cascão. Cebolinha diz que o Mauricio está aflito, pois os jornalistas já estão chegando e não dá para fazer lançamento da revista da Magali sem ela. Mônica diz que isso não está cheirando bem e Cascão diz que ele não tem nada a ver com o sumiço.


Os 3 saem da MSP e vão à procura da Magali. Perguntam para sorveteiro, pipoqueiro e em uma pizzaria se a viram, mas ninguém viu. Cebolinha acha que a Magali teve dor de barriga por causa do jeito que ela come e em seguida a turma vê vários restos de comidas no chão formando uma trilha. Eles seguem o rastro das comidas e vão parar em frente a uma caverna e ouvem uma risada.


A princípio Cebolinha e Cascão ficam com medo de entrar e avisam que vão ficar vigiando a retaguarda, mas quando a Mônica diz que não pensam na coitadinha da Magali, eles se arrependem e vão juntos à caverna. Chegando lá, era uma escuridão total, quando de repente lançam luzes direto neles. Quando veem era o Capitão Feio que estava por trás disso.


Mônica pergunta onde está a Magali e o Capitão Feio fala que está dentro do pacotinho da sua revista e eles vão para lá também, usando o seu miniaturizador. A turma fica pequenininha e Capitão Feio segura aos 3. Mônica morde a mão dele e conseguem se soltar. Mônica dá uma coelhada em um monstrinho de sujeira e faz os meninos voltarem ao tamanho normal com o miniaturizador.


Cascão pega a caixinha da revista onde tava a Magali. Capitão Feio tenta lançar raio de sujeira no Cascão, mas nunca funciona nele. Mônica dá uma coelhada no Capitão Feio e ele é derrubado. Mônica diz que vão soltar a Magali e voltar ao estúdio, quando o Capitão Feio fica triste, se lamentando que só queria uma revista dele também. Mônica diz para ele não ficar assim, quem sabe consegue um dia e ele até pensa em comportar bem e parar de poluir para ver se consegue.

No final, a turma volta ao coquetel, são realizadas as entrevistas com os jornalistas e depois todos vão para outra sala para o coquetel com  muitos doces e frutas. Quando chegam lá, Magali já havia passado a frente e comeu tudo do coquetel sem sobrar nada para ninguém.


Uma história muito legal e criativa demais mostrando os bastidores do coquetel de lançamento e divulgação da revista da Magali para imprensa. Muitos meios de comunicação fazem essa reunião com jornalistas para divulgar os produtos e aconteceu isso com a revista da Magali em 1989. Naquela época a criatividade dos estúdios era enorme, tudo era inspiração de roteiro de histórias e, com isso, tínhamos histórias assim envolvendo tudo, até coquetel de revista.


Os traços excelentes do estilo consagrado. Legal ver a turma procurando a Magali através de sorveteiros, pipoqueiros que seria a forma mais fácil de encontrá-la. Sempre bom também ver o Capitão Feio envolvido nas tramas da turminha, dessa vez seu plano não foi para sujar o mundo e sequestrou a Magali apenas por inveja de ela ter ganhado a sua revista, e não ele. Excelente a referência da caixinha que veio acondicionada a revista "Nº 1", o que marcou muito o lançamento da revista. Boa ideia de ele prender a Magali dentro da caixinha. Pena ela ter aparecido mesmo só na última página, mas foi importante para o roteiro da história.


Chama a atenção dessa vez o esconderijo do Capitão Feio em uma caverna ao invés do esgoto. Quem sabe, foi um vestígio de politicamente correto de ter colocado caverna como uma experiência que não seguiu em frente. O Capitão Feio, de fato, não teve revista mensal própria, mas acabou ele tendo uma edição especial do título "Turma da Mônica Extra Nº 3" da Editora Panini em 2009, mesmo sendo republicações, já é alguma coisa, fora alguns almanaques temáticos com Cascão republicando só histórias com ele.

Capitão Feio, aliás, apareceu pouco em gibis da Magali. Em toda a sua trajetória, podiam ter feito mais histórias com ele enfrentando apenas a Magali. Essa história podia ter saído na edição "Nº 1" ou "Nº 2" para ser mais perto do lançamento real. Essa edição "Nº 7" já foi de agosto de 1989, mas mesmo assim a ideia foi válida. Não seria publicada hoje por causa de sequestro de personagem e mais uma vez a palavra "Droga!" sendo falada, era algo cotidiano na época e hoje proibida nos gibis.


A revista da Magali foi muito boa no início, teve um ar diferente, devido todo o processo, desde colocarem histórias solo dela nos gibis da Mônica, ter a campanha da série de histórias com greve de fome para ela ter revista, assim como os personagens novos como Mingau, Dudu, Quinzinho, Tia Nena e Tio Pepo e a caixinha de papelão na "Nº 1" (hoje rara de se achar essa caixinha). As 200 primeiras edições são inesquecíveis, mas com o tempo por causa do politicamente correto foi decaindo aos poucos, primeiro começando com excesso de histórias com Mingau, depois Magali sem a fome exagerada e sem os absurdos por causa disso, muitos contos de fadas no lugar, inserção de histórias de personagens secundários como Penadinho, Tina, etc, para encher linguiça, tem edições que nem se menciona em comida, tudo isso estragou. 

Capas dos gibis da Magali Nº 1 ao Nº 14 (1989)

Hoje em dia não tem aquela graça e encanto que era antes, se comparar a edição atual desse mês, é completamente diferente do que quando começou. De qualquer maneira, é uma grande marca 30 anos de gibis em circulação e vale ser comemorado.

31 comentários:

  1. Comprei a edição 45 da revista da Magali e é bem isso que você falou. Só salvou uma história da revista inteira. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá tudo fraco hoje em dia, tudo a favor do politicamente correto não tem mais aquele encanto de antes. Pena mesmo.

      Excluir
  2. Muito boa essa hq..nunca tinha lido antes..valeu marcos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal essa. Pensava que vc já tinha lido. Valeu!

      Excluir
  3. Otimma revistinha, foi uma das primeiras da Magali que comprei, se não me engano, foi a terceira. Lembro demais dessa época, empolguei muito com os gibis da Magali no início, mas depois, enjoei e parei de comprar. Pra mim, foram ficando cansativas as histórias da Magali, do Mingau e tal. Comprei gibis da Magali só de 1989 a 1992. Depois disso, só comprei da Mônica, Cebolinha, Cascao e Chico Bento. Pena eu não ter os três primeiros numeros da Magali, esses eu gostaria de ter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros números foram muito bons, vale a pena ter. Eu gostei até 1997, depois ficou muito focado no Mingau, conto de fadas aí perdeu a graça.

      Excluir
  4. Magali era meu gibi menos favorito porque achava meio repetitivo as histórias parodiando contos de fada e cuidando do Dudu, dando lição de moral :S
    Mas uma história que eu nunca esqueci é a "Éramos 6... gatinhos" que conta a história do Mingau e seus irmãos, lembro de cada um :D
    Tita, que foi pra fazenda, Percival, que virou ajudante de bruxa, Lili, que virou modelo, Matias, que virou pescador e Nestor, que escolheu morar na rua com os amigos.
    eles até apareceram várias vezes nos gibis da Panini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O politicamente estragou com os gibis da Magali, hoje praticamente não tem nem histórias de comida, muito menos absurdos e fora que tem gibis que quase não tem histórias com ela.

      Bem lembrado dessa histórias dos 6 gatinhos. Naquela época dava gosto de ver os gibis da Magali.

      Excluir
  5. comentário meio off topic: não sei você aceita sugestões e entendo se não aceitar, mas que tal um post sobre a história das meninas secundárias, como a Cascuda, Carminha e a Aninha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceito sugestões sim, se der crio postagens assim com secundários

      Excluir
  6. L.olá,Marcos.sou eu de novo o luis gabriel da postagem do anjinho.esse l no início é para você se lembrar de mim com mais facilidade.então,você sabia que toda semana no Facebook da turminha,é postada uma tirinha ou duas com a cartoon network??eles falaram que se fizer sucesso,vão lançar gibis com esse tema.o que acha,sr.marcos?isso poderia virar tema de uma postagem sua falando sobre o que acha disso.gostou da sugestão??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia. Se der crio postagem disso

      Excluir
    2. Valeu por aceitar minha sugestão.depois que comentei,você viu alguma das tirinhas desse crossover?? Se viu,qual gostou mais??

      Excluir
    3. Opa,esqueci do l pra você se lembra de mim.

      Excluir
    4. L.marcos,aliás,tenho uma coisa para te contar:no super almanaque turma da Mônica número 2(novembro 2017)teve uma alteração na história uma tábua e dois pestinhas,publicada originalmente em cebolinha número 9(setembro 2007):na história original,o cebolinha falava:"ih,o polco pilou de vez!" na republicação,mudaram para:ih,o cascão pilou de vez!"viu como mudam tudo? Pelo menos foi a primeira vez que teve uma alteração de uma história da panini(não sei se teve outras vezes)então é isso.tchau!!

      Excluir
    5. Luis Gabriel, lembro de vc sim. Só vi 2 tirinhas lá, uma do Astronauta e outra com a turma. Gostei mais do Astronauta.

      Sobre alterações já era de se esperar, mudam tudo mesmo. Pelo visto mudaram por estar xingando o Cascão de porco, o que seria uma ofensa par ao politicamente correto hoje. É de estranhar é isso ser de uma história da própria Panini e mudaram assim mesmo, pra ver como aumentou a paranoia do politicamente correto em 10 anos até então.

      Excluir
    6. L.marcos,para re dar uma ajudinha falarei o nome dos desenhos que os personagens se encontram:São eles:
      Magali-steven(steven universo)
      Mônica,magali e denise-florzinha,lindinha e docinho(as meninas superpoderosas) Mônica-polar(ursos sem curso) cebolinha-benjamin"ben"tennyson(ben 10) turminha-jake(hora de aventura)Mônica,cebolinha e cascão_kaio(ok,k.o!vamos ser heróis!)astronauta-mordecai e rigby(apenas um show)turminha-macaco louco(ler o segundo crossover).fiz isso para te ajudar com os nomes dos desenhos que você provavelmente não conhecia.aliás,qual você não conhecia?quais outros personagens você quer ver a turma encontrar??

      Excluir
    7. Não conhecia o Kaio e qualquer crossover tá bom.

      Excluir
    8. L.marcos,na minha opinião,a melhor foi a do astronauta e a pior o das meninas superpoderosas.qual a sua ordem de preferência?qual foi a melhor e qual foi a pior??

      Excluir
    9. A melhor do Astronauta e depois os das meninas superpoderosas.

      Excluir
    10. L.achei pior o das meninas superpoderosas porquê nem teve graça o final.poderia ser tipo:a Mônica mostrar o sansão para elas dizendo:quem são as verdadeiras meninas superpoderosas? Concorda comigo,marcos?

      Excluir
  7. ola Marcos vejo que entende muito ,quando o assunto é sobre a TDM,gostaria de saber se vc tem alguma informação sobre esse quadrinho:
    http://3.bp.blogspot.com/_JGT2iClnPb0/S03pEJeLjoI/AAAAAAAAACk/xutVSDe7EPQ/s1600-h/turma-da-monica-0011.jpg
    (me desculpa só achei essa tirinha na internet)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é do livro Mônica 35 Anos (1998). É uma história da volta dos personagens adultos, que havia sido publicada antes em Mônica 30 Anos (1993)

      Excluir
  8. Sem dúvida as características que marcaram os personagens eram melhores e hoje isso tá deixando de lado, ficando sem graça. Uma pena eles mudarem isso. Corrigi o texto, acho que não tem mais nenhum erro, embora foram poucos.

    ResponderExcluir
  9. Marcos você acha que vão lançar algum gibi especial comemorando está marca ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo indica que não vai ter nada especial, vai passar em branco, senão até já podia ter tido em fevereiro. Talvez façam quando a revista da Mônica completar 50 anos em 2020.

      Excluir
  10. Eu não leio mais os gibis novos da turma da Mônica , apenas Disney e Turma da Mônica da Globo e da abril

    ResponderExcluir
  11. Faço coleção dos gibis da Magali, Mônica e Cebolinha da editora Globo, mas nunca me interessei pelos gibis da Panini, acho muito sem graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os da Panini são fracos mesmo, vale muito mais a pena os da Abril e Globo.

      Excluir