sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cascão: HQ "Dia de chuva, dia de solidão"

Nessa postagem, mostro uma história simples do Cascão, em que ele tenta fazer de tudo contra o tédio de ficar em casa sozinho em um dia de chuva. Com 4 páginas, foi publicada em 'Turma da Mônica Coleção Coca-Cola - Cascão' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Turma da Mônica Coleção Coca-Cola - Cascão' (Ed. Globo, 1990)

Nela, Cascão está prestes a sair de casa para brincar na rua, quando para o seu desespero, vê que estava caindo uma tempestade. Como ele não sai de jeito nenhum quando está chovendo, ele fecha a porta rapidamente e passa a procurar o que fazer dentro de casa sozinho em um dia chuvoso.


Primeiro, ele brinca com os seus brinquedos. Primeiro com seu aviãozinho, depois com trenzinho, e se recusa a brincar com o barquinho porque não gosta dele, afinal, barco lembra água. Ele se cansa dos brinquedos porque não tem graça brincar sozinho e vai ler os gibis. Fica entediado porque já leu aqueles gibis centenas de vezes. E fica com tédio também ao assistir televisão.

Cascão vai ver se a chuva havia passado, mas ainda estava chovendo. Então, ele vai jogar cartas, dama, dominó como se ele estivesse jogando com alguém. Acaba desistindo porque se convence que esses jogos são feitos para jogar com alguém. Como não tinha nada pra fazer e ele não ia sair na chuva, a única coisa que restou foi dormir. 


Quando acorda, a tempestade acabou e aí sim, finalmente Cascão sai de casa. Na rua, encontra o Cebolinha, Titi e Jeremias brincando de bolinha de gude. Quando ia brincar com eles, a mãe de todos chamam para tomar banho, então, Cascão termina só novamente, só restando a brincar de bolinha de gude sozinho.


Muito boa essa história, mostrando o verdadeiro Cascão que conhecemos, que não sai de jeito nenhum de casa quando está chovendo. Ele preferiu ficar na solidão a ter que enfrentar a tempestade. Haja o que houvesse, ele ficava em casa até passar, e quando chovia com ele na rua, tratava de correr em disparada para casa, ou se não desse, arrumar um abrigo mais próximo. Infelizmente, atualmente o Cascão está mudado e histórias assim não são mais feitas. Por incrível que pareça, hoje é o contrário: ele é capaz de sair de casa, sim, para não ficar entediado em casa. Cascão sozinho em casa sem os pais é outra coisa que podiam implicar também. 


Muito engraçado o Cascão falando sozinho o tempo inteiro e jogando cartas, dama e dominó sem companhia. Eu gosto de histórias com os personagens falando sozinho e essa foi toda com monólogo do Cascão. Isso a torna mais divertida, junto com os traços excelentes. Desenhos assim eram mais comuns em histórias de miolo e tinham com todos os personagens, mas acho que com o Cascão ficava melhor ainda os traços desse jeito.

Essa história foi uma das inédita dessa edição da "Coleção Coca-Cola". Curiosamente, nunca foi republicada. Com exceção da "Bronzeado Moderno" da Mônica, as outras inéditas dessa "Coleção Coca-Cola" nunca foram. Com a imagem do selo da "Fanta" inserida na história, a gente fica imaginando como era o desenho do Cascão que ficou omitido, com o que ele estava brincando. Só em uma improvável republicação é que podia descobrir. E agora com o Cascão saindo de casa na chuva, acho menos provável ainda republicá-la.

Outra curiosidade é que essa história inicialmente era para ser publicada como a 4ª história de 'Cascão Nº 101', de 1990, mas por causa desse projeto, parece que mudaram de planos e foi reprogramada para sair nessa "Coleção Coca-Cola" do Cascão. O código da história, que mostro em destaque abaixo, revela isso:


Enfim, é uma história muito divertida e sempre bom relembrar as histórias presentes na inesquecível "Coleção Coca-Cola". Para saber mais detalhes sobre a "Turma da Mônica Coleção Coca-Cola" como um todo, entre aqui:

10 comentários:

  1. Uma história deste gibi que eu gosto muito é a de encerramento, em que é uma continuação da história "Amor de Ratinho" em que o Cascão encolhe e vai parar nos encanamentos da casa do Franjinha. Pena que ela é curta, ela podia ter sido aproveitada melhor, mas mesmo assim é boa, os traços então são excelentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É q originalmente ela foi de gibi quinzenal do Cascão, aí era comum hqs mais curtas. Se bem q hqs da Abril não costumavam ser longas memso, até em gibis da Mônica e Cebolinha. Muito boa mesmo, traços maravilhosos, sim. Essa Mini Cascão foi original de Cascão Nº 29, de 1983.

      Excluir
  2. Achei curioso o lance do código, aliás, porquê não botam os códigos das revistas originais nos Almanaques?

    Ótima história, hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. História legal mesmo. Sobre os códigos, na Ed. Abril tinha e na Globo mostrava tbm nas hqs da própria Globo. Eu tbm achava q podia ter na Panini, e não sei pq não colocam.

      Uma possibilidade seria pq as hqs republicadas não são da Panini. Mas acho q não, se fossem hqs da Panini, acho q não colocariam da mesma forma.

      Excluir
  3. Pois é. Estão mudando a essência dos personagens. O Cascão até já teve que aparecer lavando as mãos. E isso de não ficar sozinho em casa... putz! Só me vêm os textos dos Arquivos dos Maurício à cabeça: isso não pode mais blá, blá... Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cascão lavando as mãos é triste. Muita sacanagem. Pra mim, foi o personagem q mais mudou, infelizmente. Tbm acho ruim q os personagens não podem mais ficar sozinho em casa. Nada a ver isso, e pior q comentários na CHTM são assim mesmo e cada vez mais só falando dessas coisas incorretas.

      Abraços

      Excluir
  4. Já é a segunda vez que mostram o Cascão saindo na chuva. Na primeira ele encontra a Mônica e agora ele encontrou o Cebolinha. Enfim.... vamos nos preparar para as mudanças.

    Tenho três dessas revistas. Bem legais! uma pena que hoje em dia essas promoções mudaram muito e sequer existe mais esse negócio de troque por um gibi. Bons tempos que não voltam mais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável ele sair na chuva... mudança desnecessária.

      Essa Coleção Coca-Cola foi ótima. Todos os gibis muito bons. Pena mesmo não ter mais promoções como essa. Eles iam implicar q incentivaria consumo exagerado de refrigerantes.

      Abraços

      Excluir
  5. Seria uma incoerência implicarem com refrigerantes, pois os gibis da turma incentivam o consumo dos pequenos (não que eu veja problema em ter propagandas não acho nada de mais ) no caso das propagandas o politicamente correto fica de lado... interessante isso não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um projeto de tirarem produtos com imagens da turma, até maçãs. Concordo com vc q os gibis incentivam consumo, não vejo motivo de proibirem vendas de produtos da turma pra crianças. Os pais q tem q controlar o consumo.

      Excluir