terça-feira, 21 de outubro de 2025

HQ "Cascão e a Tia Tânia"

Em outubro de 1995, há exatos 30 anos, era lançada a história "Cascão e a Tia Tânia", em que o Cascão foge da sua tia que também era criança de quase idade dele e queria mandar nele. Com 12 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 230' (Ed. Globo, 1995).

Capa de 'Cascão Nº 230' (Ed. Globo, 1995)

Escrita por Rosana Munhoz, os meninos perguntam para o Cascão se quer jogar bola e ele aceita, mas bem longe dali porque estava fugindo da sua Tia Tânia, que é uma insuportável, chata e fica tratando como bebezinho. Ia contar algo importante, mas interrompe, deixando para lá. 

Quando começam a jogar, Tia Tânia aparece, Cascão se esconde dentro de um buraco de árvore. Veem uma menina da idade deles e falam que o Cascão pode sair. Ele diz que ela que é a sua Tia Tânia e que eles o entregaram. Cascão conta que é irmã mais nova da mãe dele, e, apesar de ter a mesma idade dele, a chata pensa que pode mandar nele.

Tia Tânia corrige, dizendo que ela tem oito anos e Cascão, sete, e que ela é tia dele e sobrinhos respeitam tias. Ela fala que Cascão saiu de camiseta com aquele vento e quer que coloque um agasalho. Cascão diz que não está com frio, Tia Tânia fala que sobrinhos tem que respeitar as tias e perguntam para os meninos se eles obedecem as tias e eles respondem que sim.

Cascão vai pôr o casaco, volta e diz que agora que o deixe jogar bola. Tia Tânia diz que futebol não é esporte para crianças pequenas. Ele responde não é criança pequena sem chamá-la de tia, ela manda chamar de tia e Cascão manda não encher. 

Titi, que estava paquerando a Tânia, fala que é para ter mais respeito com a tia. Cascão também manda Titi não encher. Titi fala que também é para ter respeito com ele, quem sabe se torne tio dele, e é para chamá-lo de "Tio Titi". Cascão acha interessante que a Tia Aninha vai gostar de saber disso e Titi acha então que é melhor não se meter em assuntos de família.

Tia Tânia volta a dizer que é tia dele e que ele não vai jogar bola e Cascão faz careta para ela. Tia Tânia manda parar de jogar bola e que Cebolinha e Xaveco também não devem jogar. Cascão diz que eles são amigos dele e vão estar sempre do lado dele. Tia Tânia fala que não deve jogar bola, e, sim, tomar um banho. Cascão pergunta para turma se a tia não manda nele e eles falam errado, os sobrinhos devem obedecer a tia e seguram o Cascão porque querem banho já.

Eles amarram o Cascão na árvore enquanto pegam tina d'água, sabonete e toalha. Cascão esperneia, chama de falsos amigos e quando estão prestes a dar banho nele, aparece a Dona Lurdinha mandando a Tânia parar, avisando que o Cascão só vai tomar banho quando ele quiser. Tânia diz que é tia dele e Lurdinha fala que é mãe dele, irmã mais velha dela, que ela é uma pirralha e que manda nos dois e vão embora dando bronca na sobrinha e Cebolinha lamenta que mais uma vez o banho ficou no "quase".

Dias depois, Cascão recusa jogar bola com os meninos, que perguntam se ainda está brabo com eles e pedem desculpa. Cascão diz que tem umas coisas mais interessante para fazer, de sair com a Tia Tânia, diz que não gostava dela, mas depois que a mãe explicou umas coisinhas para ela, descobriu que é vantagem de ter uma tia e termina com ele pedindo para levá-lo ao parquinho, comprar pipoca, revistinha e sorvete.

História engraçada em que o Cascão tem uma tia criança, um ano mais velha que ele e Tânia quer mandar nele, como se fosse um bebezinho que precisava ser protegido. Primeiro, manda Cascão colocar casaco por causa do vento, depois que não é para jogar bola com os meninos e com a insistência do Cascão em não obedecê-la, Tânia quer que ele tome banho, tendo ajuda dos amigos. Cascão é salvo pela mãe que só acha o filho deve tomar banho quando ele quiser e dá bronca na sobrinha Tânia. No final, Cascão aproveita a vantagem de ter tia para pedir tudo para ela enquanto passeiam juntos.

Cascão tinha razão de achar a tia chata e insuportável, ninguém merece ser tratado como ela queria, ainda mais por ter quase idade dele. Com vergonha, ele até tentou esconder que a tia era criança, mas não pôde esconder quando ela chegou lá. Situação piorou quando quiseram dar banho nele, teve sorte da mãe dele aparecer e salvá-lo. Não tinha um padrão de comportamento da Lurdinha em relação a banho no filho, a maioria até que ela queria que o filho tomasse banho, mas tinham vezes que achava errado forçar, que tinha que ser quando ele desejasse.

Os meninos ficaram do lado do Cascão o tempo todo, mas o jogo virou quando a Tia Tânia queria dar banho no Cascão e passaram a ficar do lado dela, afinal, não podam perder oportunidade do Cascão tomar banho e se livrarem do mau cheiro dele. Nesse ponto, foram falsos amigos, tinham que continuar do lado dele por tudo que vier. Cascão foi às forras depois pedindo tudo para a tia, como se fosse a função dos tios de comprar tudo que os sobrinhos queriam, foi legal também.

Titi garanhão dando em cima da tia foi legal, saiu fora quando Cascão ameaçou contar para a Aninha, não queria problema com a verdadeira namorada. Aninha corna mais uma vez e sem saber da atitude do namorado, bom para ela que não descobriu, evitou mais decepção, apesar de sempre voltarem à boa depois das traições do Titi. Tia Tânia até gostou das investidas dele e ficaria se ele não tivesse namorada e nem gostou quando ele deu desculpa que achava melhor não meter em assuntos de família, desistindo de ficar com ela.

Foi engraçado o esconderijo do Cascão dentro do buraco da árvore para fugir da Tia Tânia, suor saindo da árvore ao perceber que ela se aproximou do local, as discussões dos dois, as investidas do Titi na Tia Tânia, Titi querendo ser chamado de "tio" pelo Cascão, ameaça do Cascão contar para a Aninha, meninos ajudarem no banho do Cascão, a Dona Lurdinha estragando o plano deles e dando bronca na Tia Tânia, falando que é pirralha e é ela quem manda nos dois e Tia Tânia se dar mal no final em pagar tudo que o Cascão queria. Tia Tânia voltou a aparecer depois em 'Cascão Nº 67 (3ª série - Ed. Panini, 2024) em uma história de abertura reunindo vários parentes do Cascão em sua festa de aniversário.

História mostrou situação de pessoas que podem ter tios da mesma idade na vida real, quando avó engravida junto com filha, normalmente os filhos se tratam mais como primos ou irmãos, situação de cotidiano que pode acontecer e ficou legal com duas crianças como Cascão e Tânia. Rosana gostava de criar histórias criando parentes para os personagens com aparições únicas, deixando mais próximos aos leitores que podiam ter mesma situação. Não duvido também que ela possa ter tido ou ter presenciado tio (a) com mesma idade de sobrinho (a) na própria família e se inspirou para criar a história. 

É incorreta atualmente por Cascão desobedecer tia, mãe dele incentivar a sujeira do filho, meninos amarrarem Cascão na árvore agindo como vilões forçando a tomar banho e Tia Tânia com calcinha à mostra no primeiro quadro da página 10 do gibi.

Traços ficaram bons, do estilo de língua ocupando maior parte da boca, característicos dos anos 1990. Dona Lurdinha sem lábios com batom, que era até mais normal as mães desse jeito quando os traços eram assim para dar mais humor a elas. As cores seguiram com degradê em todos os quadros, inclusive em gramas, arbustos, muros, árvores, etc, o padrão que era na época. 

Em 1995, sobretudo no segundo semestre, também estava bem frequente histórias de abertura da Rosana com quadros divididos em 3 linhas por página ou até 6 quadros por página ao invés do tradicional 4 linhas por páginas ou até 8 quadros. Desde 1989 já se podia ver enquadramentos assim algumas vezes, porém em 1995 já estava bem maior a frequência. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

11 comentários:

  1. Melhor remédio para curar autoritarismo de tia pirralha superprotetora é um sobrinho carente e pidão, do tipo que dói no bolso - que dói na mesada...
    Com Titi na pista, dificilmente a Tânia "ficaria pra titia"... Problema que na mesma pista encontra-se a patrulheira Aninha, que está sempre de ronda, sempre vigilante e, se pegasse os dois de namorico, algemaria a titiazinha* e com seu chicote à la Mulher-Gato arrancaria o couro do "tio dentuço" do sujão...
    *Se a Tiazinha participasse desta história ou, que fosse paródia igualmente boazud... digo, igualmente "bondosa", igualmente "boazinha", "meiga" e "prestativa", o moleque não teria interesse em pleitear vaga de "Tititio" do protagonista, não teria olhos para Tânia e provavelmente meteria as caras, teria um comportamento similar ao que teve em "Atrevidamente apaixonado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doeu no bolso, só assim pra deixar Tânia sem autoridade, bem feito pra ela aprender. Titoi não perde a chance, se Aninha flagrante, ia ter barraco e seria bom oara o Cascão que a Tânia não ficaria no pé dele e não teria tentativa de banho. Com a Tiazinha sem dúvida o Titi agiria como foi na história "Atrevidamente apaixonado".

      Excluir
  2. Desculpa falar disso aqui, mas sério… o tempo tá passando, né? Mauricio de Sousa já tá usando cadeira de rodas… sem fake news, ele apareceu numa postagem do filho dele, Mauro Souza e na Mostra de cinema onde teve a pré-estreia do filme contando a história dele usando cadeira de rodas. Sem querer fazer sensacionalismo, mas cheguei a ficar com um nó na garganta. O hora chega pra todo mundo, né? Parando pra pensar agora, tão certíssimas essas homenagens que estão fazendo aos 90 anos dele. Tem que homenagear enquanto tá vivo, enquanto tá bem, porque uma hora… bem… vocês me entenderam… não gosto nem de pensar nisso, mas a vida é isso, mesmo, né…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que eu só apareço no blog pra dar notícia, né?

      Excluir
    2. É normal, ele está com problema de locomoção, não pode ficar muito tempo em pé, tem momentos com cadeiras de rodas e momentos com bengala. A idade cansa e aparece problemas assim. Até Glória Menezes, da idade do Mauricio, também está com cadeira de rodas. Se a cabeça está lúcida, menos mal.

      Excluir
  3. Vdd Theodoro, a idade chega para todos. Aos poucos Maurício vai ficando frágil igual Silvio Santos, Elizabeth II entre outros que acompanhamos durante décadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a idade é normal, pode ter usado a cadeira de rodas por ficar muito tempo no evento, mas ele usa bengala. O corpo cansa e aparece problemas de locomoção.

      Excluir
    2. Também, do jeito que ele é, o tanto que ele andou nessa vida não tá escrito. Deixa o véin descansar.

      Excluir
    3. Verdade, tanto que viagens longas ele não faz mais, melhor descansar mesmo.

      Excluir
  4. Hq publicada há 30 anos. Muito boa mesmo. Eu fiquei surpreso a Tia Tânia só ter aparecido novamente em 2024. Ou seja, passou 29 anos "esquecida"? Achei uma personagem que poderia ter tido mais hqs. Sobre a homenagem ao Maurício.... Mais que merecida. Imagina quantas crianças os personagens dele ajudaram a educar e ter gosto pela leitura? Eu sou um deles. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal essa. Ela voltou em 2024 como forma de resgatar parentes do Cascão que marcaram. Além da Tânia, voltaram também nesta história o primo Alvinho, que era bastante asseado, a prima Tonica, que fazia cara triste para sensibilizar quem em estava em sua volta pra conseguir o que queria, a tia Zuleika, que tinha mania de limpeza, o tio Gerson, que comprava brinquedos que lembram banho inconvenientes para o Cascão, e o Capitão Feio voltou a ser retratado como tio dele. Apareceram só naquela história, mas nada impede de voltarem com histórias solo. E Mauricio merece todas as homenagens, possíveis, sem dúvida, divertiu várias gerações e continua divertindo apesar da qualidade não ser tão satisfatória como era. Abraços.

      Excluir