Mostro uma história em que a Magali amanhece sem boca e fica desesperada porque não consegue comer. Com 5 páginas, foi história de miolo publicada em 'Mônica Nº 27' (Ed. Globo, 1989).
![]() |
| Capa de 'Mônica Nº 27' (Ed. Globo, 1989) |
Magali acorda e descobre que a sua boca sumiu quando foi escovar os dentes e fica desesperada. A mãe, Dona Lili, acha que deve ter chupado muito limão e Magali diz que ela só comeu 3 bolos, 4 tortas e 2 pudins antes de dormir Ela tenta tomar café-da-manhã e não consegue, com leite e melancia caindo quando encosta na região da boca.
Magali sai para brincar com os amiguinhos para tentar esquecer esse problema. Mônica oferece sorvete, Magali chora e diz que como vai poder comer. Mônica se dá conta que a boca da amiga sumiu, Magali fala que o problema que está faminta e Mônica a leva para procurar a boca no "Achados e Perdidos", mas lá tinha de tudo, menos a boca.
Magali chora porque vai morrer de fome e Mônica leva o Mauricio de Sousa para ajudar. Mauricio fala que o desenhista deve estar com produção atrasada e esqueceu do detalhe de desenhar a boca da Magali. Mauricio desenha a boca e Magali comemora que voltou ao normal e no final ela pede mais um favor para o Mauricio, de desenhar sem parar várias comidas como frango, sorvete, tortas, coxinhas, para ela comer e matar a fome que estava sentindo.
História legal em que a Magali amanhece sem boca e fica desesperada porque consegue comer nada. Mauricio foi o salvador de desenhar a boca dela e não mais morrer de fome, só que Mauricio foi ajudar e ainda sobrou para ele largar seus afazeres no estúdio para desenhar comidas para Magali sem parar, afinal, com a fome que estava, tinha que comer bastante para compensar o tempo que ficou sem comer quando estava sem boca.
A justificativa da Magali sem boca foi por esquecimento do desenhista com pressa para entregar sua produção atrasada, muito bem bolado. Absurdo do início ao fim, principalmente de Magali sem boca, mas falava normalmente, como a Mônica frisou que só em histórias em quadrinhos para acontecer isso, podia acontecer de tudo. A Dona Lili agiu bem natural ao ver a Magali sem boca, sem grande preocupação, poderia ter levado a filha para o médico, pelo visto ela deve ter gostado porque economizaria na conta do supermercado.
Foi engraçado ver a Dona Lili dizer que a Magali estava sem boca por ter chupado muito limão, Magali dizer que comeu apenas 3 bolos, 4 tortas e 2 pudins antes de dormir, imagine se ela comesse muito, tudo que comia ou bebia caindo quando estava sem boca, as meninas procurarem a boca no "Achados e Perdidos" do bairro.
História é da época que a Magali tinha conseguido revista própria há pouco tempo e tinham histórias solo dela nos gibis da Mônica. Magali teve o lançamento de seu gibi em fevereiro de 1989, por toda a década de 1980 tinham histórias solo dela ocasionalmente, sendo que em 1988 passou a ser bem frequente como forma de divulgar a futura revista e depois continuou em 1989 para leitores terem uma ideia do que poderia encontrar nas revistas dela caso não tenham comprado ainda. Normalmente eram histórias com absurdos exagerados da gula da Magali, mostrando a real característica raiz dela.
A metalinguagem estava em alta nos gibis a partir dos anos 1980, principalmente no final da década, com maior presença do Mauricio e roteiristas participando, nem que fosse só no final. Poderia o Mauricio ou funcionários aparecerem direto na história ou personagens nos quadrinhos conversarem com eles no estúdio, não tinha padrão, variava de cada roteiro. Isso de Magali aparecer sem boca, risco de crianças rabiscarem, querendo desenhar a boca que faltava em cada quadro.
Essa história é incorreta atualmente por todos absurdos e exagero de comilança da Magali, além da Dona Lili aparecer de avental e proibida a palavra "Minha nossa!". Os traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo, destaque para o cabelo da mãe da Magali bem diferente, sendo que ás vezes ela aparecia assim nos anos 1980 antes da Magali ter revista, ou por estilo de desenhista ou como forma de experiência para encontrar traços definitivos para a Dona Lili. E a postagem serve como comemoração do mês de aniversário do Mauricio de Sousa, 90 anos de muito sucesso, tudo de bom.

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Ao menos nesta história, impossível pegar Magali com a boca na botija... E este é o presente de Mauricio de Sousa em seu mês de aniversário, meia hora ou quarenta minutos desenhando tudo quanto é tipo de guloseimas, entrou numa fria por resolver o problema dela.
ResponderExcluirÉ, nessa a Magali não pode ser acusada de ser flagrada comendo as comidas dos outros. Mauricio foi bonzinho de ajudá-la e se deu mal, antes só desenhasse a boca dela depois de ter terminado todo o trabalho no estúdio. E essa serviu de homenagem ao aniversário de 90 anos do Mauricio, foi a intenção de fato de escolher essa história.
ExcluirTremenda imbecilidade a proibição de aventais nas mães da galerinha do Bairro do Limoeiro, como se o acessório que impede de sujar a roupa durante os afazeres domésticos servisse como um símbolo de domínio patriarcal e subjugação do gênero feminino, como se fosse um instrumento subliminarmente desenvolvido para inferiorizar as mulheres... Proibições do tipo geralmente são enviesadas, são ideológicas, ou seja, concebidas, gestadas e paridas por um lado, e é o mesmo que historicamente monopoliza o mainstream: a filosófica ótica canhestra...
ExcluirTerrível, cada vez mais se preocupam com bobagens. Até aceitam aventais se a mulher estiver cozinhando, porém não colocam mais elas cozinhando e muito menos fazendo tarefas domésticas, acham que serem donas-de-casa é errado, inadmissível e agora colocam as mães trabalhando fora ou para empresas em home office e, consequentemente, sem fazerem tarefas domésticas e sem aventais. Ridícula essa preocupação, imbecilidade sem tamanho, com certeza.
ExcluirE essa implicância com aventais em mulheres foi concomitantemente aplicada em Vila Abobrinha ou ao menos tiveram um pouco de bom senso e decidiram que lá essa neurose seria implementada alguns anos mais tarde? Pergunto porque tarefas domésticas do núcleo rural eram mais puxadas se comparadas com afazeres domésticos do núcleo da galera da Mônica.
ExcluirParece que em Vila Abobrinha a Dona Cotinha fica de avental algumas vezes quando faz tarefas domésticas, mas é bem raro, preferência é aparecer sem avental dentro de casa.
ExcluirSaindo dos aventais e partindo para os cabelos, em "Cadê a boca" os da Dona Lili/Lina não estão no tradicional penteado parecido com o que sua filha usa, o que foi inserido nela é o mesmo modelo capilar da Maria Cebola e do Hiro.
ExcluirSim, o cabelo liso da Dona Lili assim parece cabelo da Maria Cebolinha. Até que eu gostava assim, dava ideia de que toda mulher muda o visual e corte de cabelo de vez em quando. Se tivessem efetivado cabelo dela assim também ia gostar, ficava bonita e não ficava uma cópia exata da filha adulta. Lembrando que também acho bom o visual normal da Dona Lili.
ExcluirÉ, não ficou ruim, não. Meteram-lhe um corte baixinho, uma "máquina quatro", ficou charmosa e elegante. Mas algo me diz que não foi proposital, não foi para variar, parece mais que desenhista teria se confundido e o legal foi que veio a calhar - foi aquele "erro na mosca", sabe?
ExcluirVerdade, ficou elegante assim. Só não sei se não foi proposital porque ela já apareceu assim outras vezes, pelo menos nos rascunhos dos desenhos da história antes de ir para o desenhista podia estar assim. Ela já tinha traços definidos de cabelo desde os anos 1970, aí tem uma chance de ter sido experiência de como ficaria com outro cabelo, só não dá pra confirmar se foi realmente isso.
ExcluirE esperta foi a Mônica, não? Bom, a princípio deu mole e teve muita sorte. Na maior inocência oferece um teco de picolé para um(a) avestruz em forma humana que, por ironia do destino, no momento do deslize da gorducha, encontrava-se "desbocado(a)" - ou, sem o bico. Porém, entre o quarto quadro e o penúltimo da penúltima página, sai com picolé e retorna sem ele, e fez ela muito bem, porque, quem tem que sustentar malandro, ou melhor, malandra, são os trouxas que atendem por Dona Lili/Lina e Seu Carlito.
ExcluirSim, Mônica foi corajosa de oferecer picolé para Magali sem ter visto que ela estava sem boca, se tivesse normal, sobraria nada, ia abocanhar tudo em uma mordida, teve sorte. E ainda aproveitou pra tomar o picolé enquanto foi buscar o Mauricio senão a Magali tomaria depois que recuperasse a boca. Sem dúvida a Mônica pensou bem, que deixe prejuízo só para os pais da amiga.
ExcluirAfastada da esfomeada, deve ter falado em monólogo ou, pensado: "Aproveitando o ensejo, deixa garantir o meu, pois, nem ao menos dentuços o Seu Carlito e a Dona Lina são!..." "Nham! Slurp, slurp, slurp... Nhac!" "Huuum...!! Que delícia o Chica Bon®, no palito da Kibon®, claro! E tomara que esteja premiado!..." - ainda que in off, um "merchanzinho", ou seja, simbolizando o lado empresarial do cartunista, agindo nos bastidores...
ExcluirMagali acordou e, quem coloriu... cochilou. Faltou boca, mas, em compensação... Qual seria a explicação para os "três braços" no quadro de abertura? Inseriu cor de pele em parte do travesseiro.
Daria para Magali falar ou pensar isso tranquilamente. No primeiro quadro, foi um erro do colorista de deixar a parte do travesseiro com cor de pele. Nunca tinha reparado nesse erro.
ExcluirEm vez dos "slurps", talvez uns "slepts" fossem mais indicados para sonorizar lambidas.
ExcluirSim, mas, pela lógica do contexto, quem falaria ou pensaria isso e emitiria tais onomatopeias, seria a Mônica.
Acabou inserindo um braço a partir da axila esquerda. Discreto vacilo de colorista...
Há também a cor da camisa do Mauricio ocupando um pequenino espaço correspondente ao fundo do segundo quadro da última página.
Sim, a Mônica, tem razão. E esses também são outros erros, discretos de serem percebidos logo de cara.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIsquecero de botá boca nela. Onde ja se viu , so nas hstorinha da magali e de otros da msp quisso é pussîveu….. Grassado ca mãe neim conjitô levá ni médico, parece que neim se preucupò,.; divia ditá beim atarefada, tipo cas panela no fogo e ca caza purarrumare. Historia boa e simpres.Soudade dessa épuca q os quadrim da Mônica da Mgali do cHico Ben to e de todo otros personages da TUrma da Monicâ fucionava tudo direitim sm ninguém criàcauso e ponhá cualqer tipo dobistáclo;. o Se tinha isso era tâo pocas pessoa qe num tinha volume pra consigi pressioná o studio e impõre çensura.
ResponderExcluirO ja li uma co Cebolinha fica sm boca sem os zoi e sem naris mais é purcauso de lava rosto na pia e dai a cara fica liza, some a cara melhr dizeno. Mais fala imcherga e rispira normalmente e teim menus quadrim pra metanliguage do quessa daqui,.
Sabe como é, é muita demanda de trabalho, produção alta, acaba esquecendo de desenhar a boca da personagem, tudo normal. Eram boas histórias assim simples e fora da realidade e ninguém reclamava, pelo contrário, todo mundo adorava. Teve uma do Cebolinha assim com rosto todo sumido, como falou, lembro dessa, foi legal também.
ExcluirOlá. Boa tarde, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta.: você irá comprar, as duas Reedições, dos dois Livros.:
ResponderExcluirColeção Histórica Mauricio.: "BIDU, E, ZAZ TRAZ!", e, Memórias do Mauricio, ou, não?. Por gentileza, eu quero tirar, uma dúvida.: é verdade, que, a partir, do mês de Janeiro, do ano de 2026, as Revistas Todas, e, os Livros Todos, eles irão, sofrer, uns Reajustes, nos valores, dos preços, ou, não?. Por gentileza, uma informação.: as Edições, do Livro As Melhores Sagas, da Turma da Mônica, eles são reeditadas, no Livro Turma da Mônica Edição de Luxo-"AVENTURAS DO FIM DO MUNDO!", sim?. Eu aguardo respostas. Abraços.
São livros velhos, de 10 anos atrás, "Coleção Histórica Mauricio: Bidu e Zaz Traz" já tenho e até fiz postagem aqui no Blog na época e "Memórias do Mauricio" não me interessei fora que foi caro demais. Então, são antigos, se vão relançar esses agora, não sei. Pode ter reajustes de preços de gibis ano que vem, mas nada confirmado ainda. Todas as histórias de todos os volumes que lançarem de "As Grandes Sagas" foram e serão tiradas do livro de luxo de "Aventuras do Fim do Mundo". Abraços.
ExcluirOk. Marcos, por gentileza, uma pergunta.: será, que, o pessoal, da MSP ESTÚDIOS, eles aceitam cartas, de várias pessoas, e, eles dão os adquiridos todos, para as pessoas, enquanto, eles enviam, os adquiridos todos, para as pessoas, nas quais, elas estão fora, de São Paulo, é isto?. Por gentileza, eu quero tirar, uma dúvida.: será, que, existem alguns sebos, de Revistas, e, Livrarias, das Regiões Todas, do Brasil todo, inclusive Salvador, e, Bahia toda, inclusive, Online, e, poucos sebos fecharam, é isto?. Por gentileza, uma informação.: você irá comprar, o Almanaque do Mauricio-90 anos, e, o Livro MSP 90, se, ele estiver, com um bom desconto, é isto mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços.
ExcluirEles aceitam e respondam cartas, sendo bem raro alguém enviar cartas hoje em dia, mais normal e-mail ou direto em mensagens nos canais oficiais deles na internet. Existem sebos em todo o Brasil e muitos fecharam também. Não sei se vou comprar esses livros, talvez o Almanaque do Mauricio-90 anos por ser mais barato e acessível. Abraços.
ExcluirOk. Muito obrigado, então, Marcos!!!.
ExcluirGostei da história da Magali sem boca e a presença do Mauricio de Sousa. Notei que na capa da Turma da Mônica desse mês aparece o Mauricio de Sousa como parte dos 90 anos do criador sem capa e como se não tivesse aposentado e sem bengala. Deveria mostrar ele de bengala e aposentado nos quadrinhos como na vida real para refletir.
ResponderExcluirBem legal essa. Assim aposentado e de bengala nunca vai mostrar, sempre vai dar ideia de que ele faz histórias até hoje, tanto que todas as histórias tem um "Mauricio apresenta" em cima de cada título. Nos quadrinhos, então, sempre vai ser o dono e um mar de rosas no faz-de-conta.
ExcluirPois é. Quando o Mauricio de Sousa morrer, melhor aposentar ele participando das histórias dos personagens invés de querer manter vivo após a morte pq seria falta de respeito. A participação de Stan Lee nas produções da Marvel foi aposentada após a morte dele como a forma de respeito.
ExcluirAté que mantê-lo volta e meia dando as caras nas HQs da TM clássica, nas HQs de outros segmentos da MSP e nos desenhos animados depois de falecido, não seria má ideia. Bom, desde de que houvesse consenso entre os familiares, não seria desrespeito à memória do criador da TM. Vai que esse seja um de seus desejos post mortem (pós-morte).
ExcluirConcordo, enquanto estiver vivo, ele pode continuar como personagem nas histórias, depois que morrer, seria falta de respeito se continuarem. No máximo, uma história de homenagem, que quase certo que vai ter, depois aposenta de vez nos quadrinhos.
Excluir"(...)ideia. Bom, DESDE☞☜QUE houvesse consenso entre os familiares, não seria desrespeito à memória(...)"
ExcluirPerdoem a intromissão da preposição "de", a danada entrou de penetra...
Acho que depois de morto seria interessante que o mantivessem de quando em quando aparecendo pelo menos nas histórias da TM clássica como uma espécie de regulador, como um, eu diria, "vigia". Sei lá, penso que o mais coerente seria se Mauricio de Sousa passasse a batuta para alguma das Spada(s), porque, os Takeda(s), infelizmente, se identificam com o movimento woke, foram contaminados por essa ideologia...
ExcluirZózimo, se a família do Mauricio quiser e, sobretudo, o próprio Mauricio permitir que utilizem a imagem dele após de morto, pode até ser, aí nessa condição não vejo problema. Tem fãs que não iam gostar de vê-lo em gibis depois de morto e outros, gostariam, ficaria bem dividido, acredito que o que vai acontecer é eles não criarem histórias de metalinguagens após o falecimento dele, visto que ultimamente quase já não tem, só quando querem prestar alguma homenagem. Também devem permitir republicações de histórias com o Mauricio quando acharem necessário, já histórias inéditas com ele acho que não devem ter mais. Agora, praticamente 100% certo é continuarem com a assinatura do Mauricio nas histórias e capas dos gibis em memória, aí já não deixaria de ser uma eterna homenagem pra ele.
ExcluirO clássico jamegão tem que permanecer imexível, irremovível, intocável, porque, já pensou? O cara parte desta para melhor e depois de uns dez ou quinze anos (ou até mais tempo) a assinatura passar a não acompanhar mais os personagens?! Inadmissível!!... Porém, algo assim vir a se tornar uma realidade... não é... impossível(!!!)...
ExcluirPois é, seria nada agradável ver assinatura da Marina nas histórias e capas, acho que não seriam loucos de tirar assinatura do Mauricio, apesar de não ser impossível. Acho que isso eles não vão mudar, devem permanecer como está e fica lembrança do mestre assim.
ExcluirAssinatura de Marina Takeda substituir a do pai em tudo que for referente aos Estúdios Mauricio de Sousa? Bom, em documentos, nos contratos, isso já é uma realidade. No entanto, de forma gráfica e pública, nos gibis, nos curtas e longas animados, nos longas em live-action(s), nos produtos com personagens licenciados e nos eventos da MSP, o jamegão dela "usurpando" o clássico jamegão dele? Acredita que isso nunca passou por minha cachola? O que cogitei como plausível seria, por exemplo, num futuro distante ou, relativamente distante, os filhos venderem a parada que o pai edificou. Vossas senhorias devem saber que esse tipo de coisa, isto é, transações do tipo ocorrem com relativa frequência nesse meio, nesse universo de titãs empresariais sempre tem aquelas novas aquisições, aquelas famílias que venderam, aquelas famílias que compraram, aquelas empresas gigantes que há décadas estão consolidadas no mercado e que são incorporadas ou absorvidas por grupos maiores, por grandes conglomerados e tudo o mais. E o comprador muito provavelmente seria um grupo estrangeiro, um gigante gringo e seria assim que o inoxidável jamegão de Mauricio de Sousa poderia ser, eventualmente e, definitivamente, desassociado da Mônica, do Bidu, do Cebolinha, do Jotalhão, do Horácio e de todos os demais personagens (e suas sei lá quantas versões) sob a jurisdição da grande e memorável marca conhecida por Turma da Mônica.
ExcluirMarina assinar documentos já existe, agora em gibis0l e pronéetos comerciais, não,e que continue assim. Se depois família vender a empresa, aí teria grandes mudanças e assim poderia desassoamento Mauricio de tudo até de tirarem assinatura dele. Se não venderem, aí assinatura continuaria ou no mínimo tiraria sem colocar nome de outra pessoa no.lugar.
Excluir