segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Chico Bento: HQ "Beleza interior"

Em outubro de 1995, há exatos 30 anos, era publicada a história "Beleza interior" em que o Chico resolve fazer cirurgia plástica e mudar de rosto depois de achar que a Rosinha não gosta dele por ser feio demais. Com 16 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 227' (Ed. Globo, 1995).

Capa de 'Chico Bento Nº 227' (Ed. Globo, 1995)

Escrita por Rosana Munhoz, começa com Rosinha admirando pôsteres dos atores Tom Cruiz e Mel Guibisom na entrada  do cinema na frente do Chico Bento e comenta como eles são lindos. Chico pergunta sobre ele e Rosinha lhe dá um beijo e responde que ele é lindo por dentro.

Chico vai à clínica do Doutor Tonico, querendo passar na máquina de tirar fotografia por dentro do corpo. Sai de lá com a radiografia, mostra para a Rosinha, que estava conversando com a Glorinha, dizendo que se já que acha que é lindo por dentro, resolveu dar uma lembrança para ela. Rosinha fala que mesmo ele não sendo bonito por fora, é bom, fiel, generoso. Glorinha complementa que concluindo o Chico é feio. 

Rosinha diz que beleza não é importante, porque tem muitos bonitões que abre a boca e não tem nada por dentro e Chico acha que eles são banguelas. Rosinha explica que abrem a boca e sai nada de interessante e Chico pergunta se são mudos. Rosinha grita que são burros e Glorinha complementa que nem o Chico, que além de feio é tonto e que em compensação tem outros que nem precisa abrir a boca, olhando para um menino loiro bonito que passava na hora.

Chico vai embora, Rosinha fala que gosta dele, que fala que por enquanto, só aparecer lá o Tom Cruiz Credo que ela vai se apaixonar e termina namoro com a Rosinha. Depois, Chico chora, diz para o Zé da Roça porque é feio e Zé diz que isso ele sempre foi e Chico fala que foi só agora que a Rosinha passou a preferir os atores bonitões a ele.

Zé da Roça conta que o Uvo Pitangão está na cidade. Chico acha que é um ator bonitão, Zé fala que é cirurgião plástico e Chico não quer saber de plástico. Zé explica que Uvo Pitangão é médico, está de férias lá e sabe mudar o rosto das pessoas, que foi ele quem fez o nariz da Tuxa, queixo da Vera Fixa e orelha da Xero Istone.  

Eles chegam lá e tem uma fila enorme em frente a casa onde Uvo Pitangão estava hospedado, querendo que opere nariz, diminuir queixo, orelhas de abano, etc, mas quando veem o Chico deixam ele passar na frente porque o caso dele é mais grave do que deles. Um repórter, que estava na árvore, segura o Chico e joga na chaminé  e caindo na casa do Pitangão.

Chico pede para Pitangão fazer ele ficar bonito, Ivo fala que está de férias e vai operar ninguém e depois vê que é uma criança. Chico fala que a namorada não gosta dele porque é feio e Pitangão leva Chico para o quarto e muda o rosto dele, ficando bonito, sem anestesia e nem cobra nada. Chico comenta que está com calor, Pitangão conta que é normal e depois passa. O povo lá fora se impressionam como o Chico ficou, um verdadeiro milagre, e ficam desesperados para fazerem plástica também.

Chico vai fazer surpresa para Rosinha, que está triste que ele está magoado com ela e Glorinha acha que é melhor porque ela está livre para namorar alguém que preste como o bonitão ali. Ele se apresenta que se chama Chico, Rosinha fala que é mesmo nome do namorado dela e mesma roupa. Chico diz que é mais bonito que ele, lindo olhos, cabelos e quando abre boca tem lindos dentes. 

Pergunta se a lindeza quer namorá-lo, que também é uma lindeza. Rosinha recusa, acha que é um metidão como os outros, nem se compara com o Chico. Ele pergunta se prefere aquele feioso do que ele., Rosinha diz que mil vezes e vai embora. Glorinha diz para não ligar, que prefere ele e Chico sai correndo dela.

Depois, conta para o Zé da Roça que deu mancada, que a Rosinha prefere como ele era e não quer ser mais lindo. Uvo Pitangão aparece disfarçado, fugindo para viajar para o exterior, que férias lá estava adiantando nada. Chico implora que antes poderia fazer voltar como era antes. Pitangão fala que é fácil, Zé estranha que sem anestesia e sem nada, e descobrem que era só uma máscara que o Pitangão colocou no rosto do Chico. Diz que jamais ia operar uma criança assim e quando crescer, se ainda estiver insatisfeito com o rosto, aí sim, o procure.

Chico fica feliz com o seu rosto antigo de novo, se encontra com a Rosinha, fazem as pazes, comemorando que ela gosta do jeito que ele é e nunca mude nada nele. Em seguida, Rosinha volta a admirar pôsteres do Tom Cruiz e Mel Guibisom no cinema e Chico diz  que quem sabe daqui alguns anos dê uma podada na orelha, um toquinho no nariz e uma ajeitada nos dentes.

História legal em que o Chico resolve fazer cirurgia plástica depois de ver Rosinha admirando pôsteres de atores internacionais e ele achar que a namorada preferia os atores bonitões a ele. O cirurgião Uvo Pitangão faz Chico ficar belo bem rápido e ele tenta se aproximar da Rosinha e descobre que ela prefere como ele era antes da cirurgia. Pitangão faz  Chico voltar ao normal apenas tirando a máscara que havia colocado e Chico faz as pazes com a Rosinha, sendo que como continua com ciúmes da Rosinha admirando os atores, pretende dar uma ajeitadinha no nariz, orelha e dentes quando crescer.

Vimos que essa vez foi o Chico quem terminou namoro com a Rosinha, não o contrário, tudo por ciúmes dos atores bonitões do cinema e pensava que por ele ser feio a Rosinha não gostava dele. Depois de ficar belo, através do Uvo Pitangão Chico não revelou para a Rosinha que era ele após a plástica para ver se ela namorava um bonitão qualquer e só aí descobriu que ela gostava do jeito que ele era, pela sua beleza interior. Na verdade, era o que ela querendo dizer desde o início só que ele não entendia.

Apesar de tudo que passou, Chico não aprendeu lição no final, continuou com ciúmes da Rosinha com os atores e quando crescer queria fazer plástica para ver se melhorava a aparência e Rosinha poder admirá-lo também pela beleza de fora. Rosinha nem para desconfiar vendo que o bonitão usava a mesma roupa do namorado. Se Chico tivesse revelado que era ele, podia ter outro caminho,  a Rosinha aceitá-lo e nem preele se arrepender depois.

Chico foi injustiçado que todos achavam que ele era extremamente horroroso, até pior de quem estava na fila na casa do Uvo Pitangão, que deram a vez para ele entrar lá primeiro porque era um caso perdido e só milagre para embelezar. A máscara que o Pitangão colocou foi perfeita de todos convencerem do milagre de deixar Chico bonitão, engraçado que mesmo com calor, Chico não percebeu que estava de máscara o tempo todo.

 A Glorinha, amiga da Rosinha, também não se enxergava, falava que Chico é feio, jogava para baixo mas ela também era muita feia, tanto que ele correu quando ela despertou interesse quando estava bonitão. Glorinha apareceu só nessa história, com ode costume de personagens criados para uma história, mas, com essa personalidade retratada aí, bem que poderia ter sido efetivada como uma menina para causar intriga, uma espécie de Denise da roça.

Chico foi bem lerdo nessa, não intendeu que lindo por dentro era beleza interior de bondade e fazer Raio-X para agradar a Rosinha, ao dizerem que abrir boca e não tem nada por dentro e ele achar que não tem dentes, dizerem abrir a boca e tem nada de interessante e Chico pergunta se são mudos, confundir cirurgião plástico com plástico comum. Eram muito divertido quando ele agia assim na inocência e se passando por burro e retardado na visão dos outros.

Engraçado também o porteiro dormindo porque ninguém na roça ia para cinema, Chico dizer que Raio-X era tirar fotografia por dentro, as paródias dos atores e artistas e ainda Chico complementar Tom Cruiz Credo, Glorinha esculachar que Chico era feio e burro, Zé da Roça dizer que feio o Chico sempre foi, a fila enorme para tentar fazer plástica com o Uvo Pitangão, geral achar Chico extremamente feio, mesmo os outros serem bem mais feios que ele, pessoal na fila dizendo o que eles têm de feio, inclusive a mulher gata achando que tinha que mudar tudo nela, a surpresa do povo do milagre que o Pitangão fez com o Chico e a descoberta depois que era só uma máscara.

As paródias foram um show a parte, foram várias nessa. Tiveram: "Tom Cruiz" (Tom Cruise), "Mel Guibisom" (Mel Gibson), "Uvo Pitangão" (Ivo Pitanguy), "Tuxa" (Xuxa), "Vera Fixa" (Vera Fisher), "Xero Istone" (Sheron Stone). Seja com presença física ou só com trocadilho nos nomes, uma paródia mais criativa que a outra. E hilário Zé da Roça citar que foi o Pitangão que fez cirurgia plástica na Tuxa, Vera Fixa e Xero Istone. Em relação a pessoal da fila, curioso uma mulher com charuto na boca igual à Dona Catifunda da "Escolinha do Professor Raimundo", também não deixa de ser paródia.

Além de divertir, história teve mensagem positiva de não se preocupar com beleza exterior, tem que gostar como você é e não seguir padrão de beleza que os outros acham que é mais bonito e muito menos recorrer a cirurgia plástica para agradar o padrão e que o mais importante é a beleza por dentro, de se ruma pessoa boa, generosa e fiel. Apesar da mensagem, incorreta de bullying de Chico ser feio e burro, criança recorrer a cirurgia plástica, namoro entre crianças, além de certas palavras do caipirês diferentes do que colocam atualmente como "mió" que agora colocam "mior".

Traços ficaram bons, típicos dos anos 1990. As cores seguiram com degradê em todos os quadros, inclusive em gramas, muros, portas, etc, e balões coloridos em degradê quando o fundo era branco. Em 1995, sobretudo no segundo semestre, também estava bem frequente histórias de abertura da Rosana com quadros divididos em 3 linhas por página ou até 6 quadros por página ao invés do tradicional 4 linhas por página sou até 8 quadros. Desde 1989 já se podia ver enquadramentos assim algumas vezes, porém em 1995 já estava bem maior. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

Um comentário:

  1. Em meio aos feiosos, uma bonita que se acha feia por inteiro. Entrou na fila errada, jovem. Pois, autoestima baixa, "psiclógo" nela!...
    Quanto aos hollywoodianos dos cartazes, o que ficou melhor retratado foi o Mel (caipirês: "Mer") Guibisom (Mel Gibson), principalmente no penúltimo quadro da última página.
    Roteirista caprichou no bullying voltado à aparência do protagonista e mandou bem ao recorrer à dose extra de burrice - sendo este um recurso que frequentemente dava as caras no Chico Bento antigo, vivia alternando entre burrice trivial e macroburrice... Salve, Rosana!!

    ResponderExcluir