quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Capa da Semana: Cascão Nº 45

Nessa capa, enquanto Cebolinha olha o boizinho formado pelas nuvens, Cascão prefere admirar o porquinho formado pela fumaça que soltava da fábrica. Por não ser nuvem, que lembra água e chuva para o Cascão, a poluição da fábrica foi melhor por remeter à sujeira e a formar um porquinho, sem dúvida foi tudo a ver com o Cascão. De nuvem ele quer distância, mesmo que não esteja ameaçando chuva. 

Era comum personagens olhando imagens formadas por nuvens em capas, histórias e tirinhas, normalmente nuvens formando coisas de acordo com características deles, eram legal quando tinha isso. Essa capa ficou muito bem desenhada e se torna incorreta hoje por Cascão fazer apologia à poluição.

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 45' (Ed. Globo, Setembro/ 1988).

18 comentários:

  1. Marcos Fiquei Imaginando Na Teoria do Nada Se Cria Tudo Se Copia Principalmente Se Baseando Em Séries de Sucesso Que Compartilham O Mesmo Estilo de Humor

    Popeye ➡️ Pernalonga ➡️ Pica Pau ➡️ Tom E Jerry ➡️ Piu Piu E Frajola ➡️ Papaléguas E Coiote ➡️ Pantera Cor de Rosa ➡️ Corrida Maluca ➡️ Chaves ➡️ Turma da Mônica ➡️ Animaniacs ➡️ Pink E Cérebro ➡️ Oggy E As Baratas ➡️ Bob Esponja

    Eu Acredito Que Não Sejam Cópias Diretas E Sim Um Foi Se Inspirando No Outro !


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando é uma mesma produtora produzindo os desenhos eram iguais entre si seguindo o mesmo estilo tipo Hanna Barbera, Warner, etc. Já outros podem ter se inspirado em outros mais antigos. Com copia ou não, de qualquer forma todos eram muito bons.

      Excluir
  2. A TM clássica atual consegue ser tão "paiosa" que, uma ilustração singela como esta, chega ser quase comovente... Como foi que perdemos isto aqui? Como que permitimos que um patrimônio como a Turma da Mônica, pela via das histórias em quadrinhos, perdesse a capacidade de continuar encantando as gerações que vieram depois de nós?...
    E o Cascão antigo era e continua sendo top! Adoravelmente incorreto, gozava de ampla e irrestrita ausência de censura e, que dádiva! Era o que o mantinha no páreo. Por muitos e muitos anos, foi a preciosíssima liberdade que garantiu o pleno exercício de sua autenticidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma linda ilustração, bem simples com traços muito bonitos. Hoje perdeu essa simplicidade, colocam capas com muitos efeitos, desenhos feios e digitais, nem de longe lembra capas antigas assim, definitivamente tem nada mais de encantador. Cascão era rei, ser incorreto que era a graça nele e inclusive pra qualquer personagem, hoje é um qualquer, apenas, sem nada relevante, histórias dele podem ser protagonizadas por qualquer personagem que não faria diferença em enredo.

      Excluir
    2. Tive de ampliar a imagem para ter certeza que não era ilusão de ótica, pois, nas nuvens de poluição, recorreram ao charmoso recurso da espaçada concentração de inúmeros pontinhos. Nas antigas HQs da TM, o clássico look do Jeremias meio que se tornou uma espécie de principal referência no que tange este recurso. Mais precisamente as camisas dele, para ser mais exato.

      Excluir
    3. Sim, usaram esse recurso de pontinhos e eu até já sabia sem precisar ampliar. Com a diferença de que os pontinhos foram marrons pra dar um tom amarronzado nas fumaças. Sinal que mudando a cor dos pontos em fundo branco gerava outra cor. Com a camisa do Jeremias eram pontinhos pretos em fundo branco pra gerar o cinza. E eles usavam esse recurso em várias coisas não só em camisa do Jeremias.

      Excluir
    4. Sim, Marcos, mas isso de você ter percebido de longa data o recurso aplicado no desenho da capa é por possuir exemplar da edição, já eu não tenho e nem tive Cascão nº45, de 1988, e, por meio de sebos, acredito que não tive nem sequer meros contatos superficiais com o gibi em questão.
      Quando vejo estas espaçadas concentrações de pontinhos em outras paradas, como em fumaças, em nuvens carregadas, cobertores, troncos de árvores, latas de lixo, sombreamentos marcantes (e outros, nem tanto, não tão enfatizados, pouco ou nada marcantes), etc e etc, quase sempre lembro de Jeremias e, claro, por conta de sua(s) icônica(s) camisa(s).
      Mandaram mal nessa de tirar o cinza do look dele com a implícita retórica de que seria uma cor "séria" para uma criança fazer uso de modo efetivo ou com considerável frequência, ou de que seria uma cor "triste", pois ademais se encaixa para representar esse sentimento. Com outra cor em vez de cinza, boina substituída por boné genérico, mais tênis e bermuda, a única coisa que conseguiram com esse tipo de mudança foi deixá-lo num visual modernoso e sem pegada, afinal, tem que seguir os passos de sua bisneta Milena, que também foi qualificada como sua líder - e futura líder do núcleo do Bairro do Limoeiro.

      Excluir
    5. É, por eu ter gibi em mãos é mais fácil perceber os pontinhos do que quem ver em uma tela. Foi um ótimo gibi esse. Era um recurso muito usado e bem estiloso, também gostava quando tinha em vez de simplesmente pintar de cinza. Concordo que erraram em mudar look do Jeremias, que ainda mudasse só a cor da camisa, mantendo o estilo clássico, tudo bem. Por exemplo, teve época que camisa dele ficou branca, sem colocar os pontinhos juntos, mas tinha a essência. Agora mudar tudo só porque ele não tinha roupa colorida como os outros e dar modernidade para ele, nada a ver mesmo essa justificativa.

      Excluir
  3. Bela capa. Ontem vi uma foto do Mauricio de Sousa recriando o meme da Mônica no computador "ata", mas só que foi postado na página oficial da Turma da Mônica no Twitter invés na página oficial dele. Pelo visto, notei que o Mauricio aparece mais sentado nas recentemente do que levantado nas fotos das redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa legal. Acredito que se o Mauricio voltar a postar, vai ser só algo do cotidiano dele sem relação a personagens e a trabalho. Pra isso, ficaria a cargo da equipe nas páginas oficiais da empresa. Ele deve tá com problema de locomoção, dores, não dar pra ficar em pé por muito tempo, e aí agora dificilmente vai fazer viagens a trabalho.

      Excluir
  4. Cebolinha combinaria mais olhando a forma de nuvem sendo o sansão com o nó nas orelhas. O do Cascão está perfeito. Principalmente sendo a fumaça da fábrica. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o Cebolinha ia adorar olhar o Sansão com nós na orelha em forma de nuvem. se sentiria vingado com a Mônica. Com o Cascão foi a personalidade real dele e porquinho formado com fumaça da fábrica ficou melhor ainda. Abraços.

      Excluir
  5. Bela arte. E a idéia bem divertida. Em se tratando do Cascão, qualquer forma de sujeira é sempre icônica. Consegue sempre fazer ficar bom. É o grande atrativo do personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa que era a graça do Cascão de agradar por qualquer tipo de sujeira. Assim que era legal e verdadeiro Cascão que conhecemos.

      Excluir