sábado, 5 de julho de 2025

Capa da Semana: Cebolinha Nº 55

Nessa capa, o Cebolinha é encarregado de distribuir petiscos em uma festa e espeta tudo no cabelo dele por falta de espetos, deixando seus amigos surpresos com a façanha. Cabelo multifuncional como do Cebolinha podia acontecer de tudo, muito legal. Gostavam de colocar o Bidu nas capas antigas interagindo com a cena, ficava muito bom também, dava um charme a mais.

A capa dessa semana é de 'Cebolinha Nº 55' (Ed. Globo, Julho/ 1991).

22 comentários:

  1. Também de 1991, são dos números 57 e 58 as outras gags de Cebolinha focadas em seu cabelo. Com o titular como Carlitos - ou, 'The Little Tramp', o mais bem-sucedido personagem de Charlie Chaplin - e aprisionado pelos próprios fios capilares - sugere que estaria pagando (cumprindo) alguma promessa, mais de ano sem apará-los...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram muito boas essas capas de piadas com cabelo do Cebolinha, bom que algumas vezes eles tirava proveito como dessa N° 55 e outras se dava muito mal como a de N° 58. Seja qual for a situação eram engraçadas. Pode ser que na N° 58 ele achou que deixando crescer ia disfarçar a careca e ia ter um visual melhor, mas não contava que ia acontecer ficar preso.

      Excluir
    2. A de Cebolinha nº10, de 1973, é a primeira gag focada nos cinco* fios de cabelo, sendo também alusiva à HQ de abertura. E essa mesma piada, doze ou treze anos depois, foi colocada em tira, ilustrando capa de 'As Melhores Piadas' e, reutilizada, dois ou três anos mais tarde, na capa de Cebolinha nº25, de 1989.
      *Dependendo do ângulo, aparecem seis, sete, oito, até nove fios já vi no "aramado" do "aeroporto de mosquito(s)" do piazito.

      Excluir
    3. Sim, essa piada foi utilizada outras vezes, foi boa essa. Pra não ficar esquisito, em alguns ângulos aparecem mais fios, também considerar em alguns casos que seja um fio de ponta a ponta, não contando ponta a partir do centro.

      Excluir
    4. Gags focadas no cabelo vão além do título dele.Vide algumas capas de Mônica, como as dos números 111 e 112, de 1979 - a do nº111, divide foco, pois a "imposição da lavadeira" é tão hilária quanto o "cabelo-varal". A do nº161, de 1983, já foca no desejo de retaliação do coelhinho, contudo, os cinco fios estão ali, cheios de nozinhos. Já a do nº52, de 1991, é de tirar o chap... ou melhor, "de tirar o... cabelo(!)", porque, em capa de edição da Mônica, a gag foi promovida pelo cavalheirismo (e, quem sabe, até um certo nível de galanteio*) do Cebolinha.
      *Galantear ostentando calvície, parece um tanto tosco, mas, o que importa é a expressão de aprovação, estampada na cara da Mônica.

      Excluir
    5. Sim, tiveram algumas assim nas capas da Mônica. Geralmente o cabelo em função com a Mônica ou pra dar castigo nele saíam nos gibis dela. Já Cebolinha sozinho ou que a presença da Mônica não era importante na cena deixavam nos gibis dele. Aliás, muitas capas envolvendo provocações davam saíam nos gibis dos dois, aí pelo visto escolhiam o titulo que estava faltando primeiro. Essa da Mônica de 1991 foi boa, a Mônica gostou do cavalheirismo dele.

      Excluir
    6. A de Mônica nº52 (1991) poderia ter estampado capa de alguma edição de Cebolinha, afinal, ele é quem promove a gag, no entanto, essa piada deu um charme extra à edição.

      Acima citei a gag que mais de dez anos depois foi colocada em tira, estampando capa do nº9 de 'As Melhores Piadas' (Ed.Abril), então, para relembrar um pouco mais dessas formidáveis edições, acessei a postagem que aborda sobre os dois títulos oitentistas focados em tiras cômicas e, de acordo com as imagens, notei as ausências dos números 19 e 20 de 'As Grandes Piadas' (Ed.Globo). De lá para cá já se foram cinco anos e cinco meses, então, pergunto: conseguiu adquirir os números faltantes, Marcos?

      Excluir
    7. Sim, Mônica 52 se encaixa em qualquer um dos 2 títulos. Na capa de As Melhores Piadas da gag inicial depois fizeram tira, ficou legal. Consegui os 2 números faltantes da minha coleção As Grandes Piadas, foi um ano depois da postagem, aí agora tenho completas as duas coleções de piadas pockets. Quando der, atualizo as fotos mostrando todas juntas.

      Excluir
  2. Tinha o gibi físico, e agora tenho em PDF. Abre com a excelente 'Sociedade Pouco Lucrativa'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gibi é muito legal, pena você não ter mais o gibi físico, mas em PDF já dá pra ter a leitura. Essa história de abertura é muito boa e engraçada demais.

      Excluir
    2. Eu tenho os meus gibis físicos, mas estão dentro de uma caixa fechada. Este talvez não esteja porque já não tinha capa, acho..

      Excluir
    3. Mesmo sem capa, ainda vale a pena ter esse gibi, tomara que ainda tenha, é muito divertido esse.

      Excluir
  3. Cabelo do Cebolinha ás vezes chega até a ser invejável. Afinal, com mil e uma utilidades. É muito prático. E as capas sempre muito divertidas de ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostava muito de capas com piadas de cabelo dele, sempre criativas. De fato servia pra tudo, uma vantagem pra ele, apesar de ter sempre desejado ter cabeleireira farta.

      Excluir
  4. Acho que o Cebolinha não pensou muito bem antes de fazer isso... Afinal, se tinha a falta de espetos, como comeriam? Teriam que tirar o fio de cabelo dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não seria muito bom tirar fio de cabelo dele pra poderem comer. Pode ser que pensou que à medida que comem os espetos da bandeja, devolvam o espeto depois de comerem para que ele depois coloque os petiscos nele.

      Excluir
  5. Eu me lembro bem de capas assim, zoando com os cabelos do Cebolinha. Curiosamente, ao longo dos anos, li mito Cascão e Chico bento, Mônica e Magali. Percebo que Cebolinha foi a revista que menos li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tiveram bastante e sempre criativas, eu gostava. Talvez você leu menos Cebolinha porque eram mais caras que as outras, só curioso de Mônica ser a mais cara de todas e leu mais que as do Cebolinha.

      Excluir
    2. Então, por isso acho curioso, pois a Mônica era mais cara e inacessível, mas eu ainda tive um pouco mais de acesso a ela em relação ao Cebolinha. Talvez seja pouca a difrença, mas vejo que é isso. Cascão e Chico Bento, sem dúvida, eram as mais lidas. Eram mais baratas, mas também as mais diverttidas.

      Excluir
    3. Bem curioso. Mônica era mais cara, mas ainda assim não era grande diferença em relação a Cebolinha, o valor a mais não ia interferir grande coisa, aí deve ser isso de comprar mais da Mônica, pagava levemente mais, porém lia mais páginas. E quantidade de páginas nos gibis não significava que tinha mais qualidade, os outros eram muito bons mesmo com menos páginas.

      Excluir
  6. Cebolinha e Mônica era um show a parte mas capas, amava as piadinhas nas capas de ambas as revistas. Uma das mais nostalgicas para mim era uma em que Monica e cebolinha olham para um aquário e estão rindo por ver peixes parecidos com eles, essa era da época da editora globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, as capas deles eram muito boas, piadas excelentes. Essa que você citou é legal, saiu em Mônica 238 de 2006.

      Excluir