Mostro uma história em que o Cebolinha ajuda o Xaveco a namorar uma garota por quem estava apaixonado. Com 14 páginas, foi publicada em 'Parque da Mônica Nº 99' (Ed. Globo, 2001).
![]() |
Capa de 'Parque da Mônica Nº 99' (Ed. Globo, 2001) |
Escrita por Emerson Abreu, no Parque da Mônica, Cebolinha procura alguém para participar do seu novo plano infalível contra a Mônica, encontra o Xaveco, que pede silêncio porque ele está se escondendo, não da Mônica, mas da Bia, menina por quem está está apaixonado.
Cebolinha pergunta por que não vai falar com ela e Xaveco responde que não tem coragem e faria qualquer coisa se alguém ajudasse a conquistá-la. Cebolinha propõe ajudar se Xaveco participar do seu plano contra a Mônica. Xaveco dá gargalhada e debocha que logo Cebolinha que não ganha nenhuma menina quer ajudá-lo, mas aceita a ajuda.
Cebolinha produz o Xaveco para o primeiro encontro com a Bia, dizendo que é preciso uma minhoca suculenta para fisgar o maior peixe e Xaveco acha que tem que chamar a Bia para pescar. Cebolinha fala que é para chegar nela gentilmente e convidá-la para um passeio. Xaveco fala que vai chamar para dar um rolé no "Brinquedão" e Cebolinha diz que tem que comparar os olhos dela com as estrelas do céu e os cabelos com as ondas do mar, como uma poesia.
Nesse instante, Titi chama a Bia para dar um rolé no "Brinquedão", ela aceita na hora e ganha a garota, deixando Xaveco desolado que a perdeu. Só que logo em seguida, Aninha descobre a traição e taca bolinhas no Titi, deixando Bia desimpedida de novo. Xaveco tenta de novo conquistar a Bia, declama saltitante poesia de batatinha quando nasce, esparrama pelo chão, vê que ela sumiu e estava indo para a "Tumba do Penadinho".
Os meninos vão até lá, Xaveco se assusta com o Penadinho e depois encontram a Bia olhando a cena do Lobisomem apaixonado. Xaveco vai falar com ela, que diz que é bonitinho esse brinquedo. Xaveco acha muito romântico, mas se assusta com a transformação do Lobisomem e sai correndo desesperado da "Tumba do Penadinho", fazendo escândalo pelo Parque em cima do Cebolinha.
Depois, veem Bia indo para a piscina de bolinhas. Xaveco tropeça e cai em cima de um menino que estava lá. O irmão mais velho dele tenta bater no Xaveco, que foge correndo. Em seguida, Bia vai a caminho do "Carrossel do Horácio", Cebolinha manda Xaveco distrair a Bia até voltar porque quer provocar um ciúme na garota.
Xaveco fala com a Bia, Cebolinha volta disfarçado como Ceboleia, a fã Nº 1 do Xaveco, dizendo que adora o personagem do Parque da Mônica, é fofinho que dá vontade de apertar as bochechas e que adora os gibis dele. Xaveco fala que não tem gibi e Ceboleia corrige que adora as pontas que ele faz nas histórias dos outros. Xaveco diz que só aparece para equilibrar uma cena com uma moita do outro lado.
Os três brincam pelo Parque da Mônica todo e no final da tarde, antes de irem embora, Bia fala para o Xaveco que adorou passar a tarde com ele e pergunta se podem voltar amanhã para brincar mais. Xaveco diz que adoraria, mas está completamente apaixonado pela Ceboleia, finalmente encontrou alguém que gosta dele pelo que é e vai pedi-la em namoro.
Cebolinha revela sua identidade e que era tudo um plano para Xaveco conquistar a Bia e que ela estava quase caindo. Bia bate nos dois para aprenderem a não fazê-la de boba. Mônica aparece, vê os meninos surrados e os leva para a enfermaria do Parque. No final, Xaveco diz que não sabe o que fazer, saiu de uma paixão impossível para cair em outra e Cebolinha também no mesmo dilema, os dois estão apaixonados pela Mônica sendo enfermeira e fazendo curativos neles.
Uma boa história história em que o Cebolinha ajuda o Xaveco a conquistar a menina Bia, só que as trapalhadas do Xaveco e alguns imprevistos dificultaram tudo. Até que depois de conseguir brincar a tarde toda com a Bia no Parque junto com o Cebolinha fantasiado de Ceboleia, Xaveco conseguiria conquistar a Bia se não falasse que se apaixonou pela Ceboleia e Cebolinha precisar revelar que era tudo um plano infalível. Depois de apanharem da Bia, recebem cuidados da Mônica e acabam apaixonados por ela.
História girou na arte da conquista, como conquistar uma garota quando se é tímido. Xaveco não conseguia se aproximar da Bia, conseguiu por causa do Cebolinha, mas Xaveco não soube aproveitar pelos seus deslizes. Xaveco foi muito bobo, empolgou-se tanto nas brincadeiras que esqueceu que Ceboleia era o Cebolinha e estragou o plano que já tinha dado certo, já estava quase namorando a Bia. Xaveco se apaixonou e como não poderia namorar o Cebolinha, teve que revelar que era um plano.
Interessante que mais uma vez apanharam de uma menina, não levaram surra da Mônica, mas da Bia, pois não gostou de ser enganada. De alguma forma tem que apanhar de alguém nessas histórias de planos, só que não se deram tão mal por completo. O plano contra a Mônica que o Cebolinha queria que o Xaveco participasse e condição de ajudar no namoro do Xaveco e Bia acabou desistindo por terem se apaixonado por ela.
Mônica ficou bem compreensível e prestativa nessa história com pena e fazendo curativos nos meninos no lugar de uma enfermeira de verdade, não à toa que se apaixonaram por ela. Um certa descaracterização da Mônica, poderia apenas levá-los para a enfermaria para enfermeira cuidar, não ela. Poderia até terminar também na página anterior com a Bia dando surra neles, mas quis ter uma presença da Mônica, não apenas ser citada. Nas histórias do Parque, Mônica costumava sempre aparecer, nem que fosse em aparições rápidas, foram poucas que ela não apareceu.
Foi mostrado que Xaveco se apaixona e desapaixona fácil, se apaixonou por 3 na mesma história, e vimos que Bia era menina fácil de conquistar, era só ir direto. No primeiro convite direto do Titi, aceitou sair com ele, se Xaveco fosse mais rápido e não caísse na lábia de poesia do Cebolinha já teria a conquistado na primeira tentativa. Titi também não perde uma, primeira menina que vê já dar em cima, Aninha foi rápida em descobrir a traição do namorado e tirar o barato dele.
Não teve coerência o Xaveco se assustar com o Penadinho logo de cara ao entrar na "Tumba do Penadinho" e depois se assustar com a transformação do Lobisomem e fazer escândalo no Parque por causa disso, como se Xaveco nunca tivesse ido no brinquedo do Parque e ele sempre estava lá assim como os outros personagens. Xaveco mais uma vez sendo citado que é personagem secundário que faz ponta nas histórias dos outros, e foi até um motivo de se apaixonar pela Ceboleia de ter dito que é personagem secundário. Xaveco e Denise passaram a ter mais destaque por causa do Emerson, mas sempre frisando em algum momento que eles eram secundários, bem repetitivo.
Histórias do Emerson eram marcadas pelas tiradas e algumas de destaque engraçadas nessa foram as de Cebolinha reconhecer que quem participa seus planos é trouxa e que seus planos são horríveis ao comparar com a rima do Xaveco, a gargalhada e o deboche de logo Cebolinha que não ganha nenhuma menina como tem capacidade de ajudar alguém, Xaveco achar que iria para pescaria quando Cebolinha disse sobre minhocas suculentas, Xaveco dizer que só não é capaz de fazer coreografia da "Britinei Espirro" (Britney Spears) com caixa de ovos na cabeça por já ter feito isso antes, Cebolinha falar que Xaveco é "homem corajoso" e logo depois ele se assustar com o Penadinho, Ceboleia perguntar pelo gatão do Cebolinha e que era ele mesmo.
A Bia apareceu só nessa história, como de costume de personagens criados para aparição única. É incorreta atualmente por ter namoro e paquera entre crianças, traição do Titi, meninos aparecerem surrados e com olhos roxos, além de palavras, gírias e expressões populares proibidas como "caió", "jacu", "dar a língua nos dentes", "precisar de minhoca suculenta para fisgar o maior peixe". Tiveram erros de Xaveco falar com língua de fora no 1º quadro da página 10 do gibi e formato do nariz em "^" no 2º quadro da página 14 do gibi.
Os traços ficaram bons, ainda no estilo dos anos 1990. Não teve caretas, características de histórias escritas pelo Emerson, só personagens saltitantes e debochados e as linguinhas de fora marcantes nas histórias do Emerson não foram com tanta frequência, só em alguns momentos. As caretas em exagero ficaram mais frequente ao longo dos anos 2000 em diante. O cabelo da Bia pareceu com a da Denise, principalmente na capa da revista, apesar da Denise já ter aparecido com cabelo assim algumas vezes, mas só ficou em definitivo em 2002.
Boa... tenho na coleção e AINDA não a li oficialmente rsrs
ResponderExcluirÉ legal essa, aí lê aqui, mas também não deixe de ler o gibi que você tem rsrs.
ExcluirParabéns, energúmeno!! A burrice do Cascão não chega aos pés da tua! Ao se declarar para Ceboléia, o jumento-escada se mostrou insuperável, depois desta, nem Zé Lelé é páreo, o caipira come a tua poeira e, só não o deixa no chinelo, porque, assim como você, ele é outro que tem por hábito, andar descalço...
ResponderExcluirE a maneira como apanham da "irmã gêmea da Denise" indica uma potencial concorrente para substituir a dona da rua e, esta, fecha a trama bancando a Madre Teresa de Calcutá - "Madre Mônica do Limoeiro".
Nesta HQ, exceto pelo Cebolinha, inverteram quase tudo ou, quase todos... Se bem que foi o dislálico que entrega o plano, mas, diante de um hors-concours em jumentice, como não entregar? Havia como contornar? Sei não... Cebolinha ficou encurralado...
Xaveco merece prêmio de ser mais burros que Cascão e Zé Lelé juntos, já estava quase namorando a garota e deu o vacilo. A Via conseguiu ser tão forte quanto a Mônica, pras garotas inadmissível ser enganada pelos garotos. O Cebolinha estragou, mas por causa do Xaveco primeiro que vacilou, foi preciso Cebolinha entregar, acho que não tinha como contornar, mas a culpa maior foi do Xaveco.
ExcluirO que é digno de ênfase em "Paquera no Parque"/"Paquera no parque", é a dedicação do Cebolinha. Ainda que tenha ficado claro que fecharam um acordo, contudo, não comentar sobre o nível de empenho de um jagodes em auxílio ao seu semelhante, seria considerável displicência de minha parte.
ExcluirXaveco, originalmente, é mais ou menos notório que teve lá seus momentos de jagodice (ou jagodismo, ou jagodagem), assim como os demais moleques fixos do núcleo tiveram. Mas, naqueles tempos (70's, 80's, 90's), isto não foi uma característica permanente neste clássico escada e, Cebolinha, no que tange "pegar* meninas", namorar, "ficar"*, sempre foi um jagodes de carteirinha. Já Xaveco como jagodes inveterado, foi cunhado e/ou reformulado, pelo argumentista Emerson Abreu.
**Gírias amplamente difundidas entre a juventude brasileira noventista e que se referem (referiam) às "relações românticas" - contatos carnais, com e sem sexo - compreendida(o)s em um escopo diferente de namoro(s), por exemplo. Claro que, como empreguei tais gírias para falar de Cebolinha, daí, sexo, fora de cogitação e, não pelo grau de jagodice dele e, óbvio, ainda que fictícia, trata-se de uma criança, portanto, nem pensar em insinuar algo nesse sentido!!
Sim, Cebolinha foi prestativo, apesar da jagodice do Xaveco. Com o Emerson as personagens passaram agir assim, não só o Xaveco, mas qualquer um podia ser assim. Antes quando acontecia era só de vez em quando. Deixar permanente fica repetitivo, primeiras vezes que aconteceu até dava um diferencial, mas vendo isso com frequência, quem colecionava devia ter se cansado. O sentido dos meninos só queria namoro, nada mais além disso, muito menos sexo.
ExcluirCebolinha, o conselheiro* amoroso - '♪de jagodes para jagodes♩...♬"Marisooo"...!♪♪'
Excluir*"Instrutor amoroso", soa ainda mais adequado.
Curioso foi o botão na tradicional camisa amarela do Xaveco nos quadros em que traja fraque com gravata-borboleta e cartola. Certamente foi colado e, o "estilista" (Cebolinha), inseriu o detalhe como uma forma de acabamento.
Acho que o botão na camisa deve ter sido colado para dar estilo já que o Xaveco estava com a mesma camisa. Caso contrário, aí seria erro deles.
ExcluirPelo ostensivo grau de censura suponho que não exista mais aquele namorico arranjado que artificialmente unira Xaveco e Denise, mas, será que esta HQ teria inspirado o affair entre eles? Afinal, a menina por quem fica significativamente atraído é uma sósia com penteado parcialmente distinto, ambas ostentam franjas-bigodes - meio que sugere que bigodes emoldurando testas foram um tipo de fetiche do escadinha.
ExcluirOlha, parece que já teve história com affair entre Xaveco e Denise, pelo menos um interesse por parte da Denise pelo Xaveco, ter ciúmes dele e chamar atenção dele, algo desse tipo, pelo que vi na capa da história de abertura de 'Turma da Mônica Nº 25', de 2017.
ExcluirMarcos, vc já começou a acompanhar as histórias da TMJ? Se a resposta for não, vc tá planejando dar uma chance pelo menos à primeira série para comentar curiosidades a respeito no blog?
ResponderExcluirNão acompanho e nem planejo acompanhar. Não tenho interesse em TMJ, gosto só da turma clássica.
ExcluirÉ uma pena, TMJ possui várias sagas memoráveis e profundas. E pelo menos nas primeiras edições da Série 1, tem certas piadas de duplo sentido, como o Cebola olhando pros "melões" da Mônica e ela ficando pistola por isso kkkkk
ExcluirNão sei praticamente nada sobre a Série 3, mas creio que as piadas não são mais tão ousadas a esse ponto. Enfim, se vc quiser pelo menos sentir um gostinho, mesmo que não tenha muito interesse, pode começar pelos especiais TMJ em Cores, cujas histórias não estão conectadas ao canon da série
De TMJ tenho as edições em cores da Turma da Mônica e da Mônica e um encadernado de relançamento da saga de Umbra. Gostei nem um pouco de nenhum desses, achei muito sem graça, já vi vários em sebos, sagas completas, inclusive, e não despertou interesse folheando, não gosto mesmode TMJ, só da Turma clássica, que também tinha bastante coisas incorretas. Aí sem chance de postagens de TMJ aqui no blog, não dá.
ExcluirSinceramente tem diversas outras sagas que também me interessam tanto quanto a Supersaga do Fim do Mundo, mas enfim. Eu também não era muito chegado em Mônica Jovem até uns tempos atrás, Marcos. Só que quando decidi ver histórias da 1ª série no YouTube (em canais que infelizmente são ocasionalmente derrubados), percebi que essa série estilo mangá era muito mais do que eu me lembrava! Felizmente eu ainda tenho a primeira edição até hj, outros 2 da série 1, um da série 2 e um do Chico Moço (que não me pegou tanto quanto TMJ)
ExcluirClaro que certos gibis clássicos também abordavam temas mais maduros, mas a TMJ pôde fazer isso com mais liberdade para um público mais velho (como eu disse, não sei se a Série 3 atualmente ainda aborda temas com esse grau de profundidade)
Respeito o seu gosto, Marcos. E não precisa postar sobre TMJ no blog se não quiser, mas gostaria de saber exatamente quais fatores fazem TMJ ser sem graça na sua opinião. (Sei que não se trata apenas de puro saudosismo rs)
Dentre as que eu vi sem graça por causa de linguagem boba, traços e descaracterização de personagens. Só se eu lesse mais edições na internet pra ver se mudo de opinião, o que é muito difícil já que com 2 edições e mais uma saga já dá pra ter ideia de como são as outras. O blog foi criado só da turma clássica.
ExcluirA forma como o Cebolinha acabou entregando o próprio plano é muito similar ao que acontece na história Concurso de Beleza. Tá aí um tema interessante, vc poderia fazer um post focado nas historinhas em que o Cebolinha foi responsável pela ruína de seus próprios planos!
ResponderExcluirÉ, em "Concurso de Beleza" o Cebolinha quem entregou o plano e aconteceu algumas vezes, principalmente quando ele estava sozinho sem um assistente como o Cascão. Quando der, faço postagem reunindo planos que o próprio Cebolinha entregou.
ExcluirSe lembram daquela série animada da turminha que havia sido cancelada, a "Bem-Vindo ao Bairro do Limoeiro"?
ResponderExcluirPois bem, informações oficiais conferem que a série teria apenas enredos inéditos (não baseados em nenhum gibi clássico) e cada episódio teria 11 minutos de duração em média. Só que eu sempre imagino como seria essa série se o conceito fosse mais parecido com Looney Tunes Cartoons; ou seja, se fosse algo mais lunático e focado em piadas visuais! (E que até personagens secundários como Denise ou Dudu tivessem seus designs dos anos 80)
Se os envolvidos nessas produção não tivessem medo de serem taxados de "imoralismo", poderia ter a seguinte sequência em um dos episódios:
A Magali vê alguém cultivando melancias e pensa nas mais diversas artimanhas para roubá-las; em uma dessas deixas, ela consegue pegar uma melancia escondida e sai correndo se gabando de sua inteligência, mas percebe tarde demais que se tratava de uma bomba pintada de verde. Após a explosão, Magali fica com um rosto todo sujo de pólvora análogo ao Blackface; nessa, Jeremias aparece ao lado dela com raiva, e mesmo Magali tentando explicar que não se tratava de uma maquiagem, o garoto dá um murro nela que faz ela sair voando até um lago, aonde ela cai com tanta força que espalha toda a água para fora, lavando a pólvora que estava em seu rosto em compensação
Pena terem cancelado a série, ter enredos inéditos seria um diferencial, já que desenhos deles na maioria são tirados de histórias em quadrinhos já existentes. Acredito que se chegaram a fazer roteiros sejam aproveitados em outras animações ou nos gibis. Não espere que fosse algo grandioso e que pudessem ousar nos roteiros como esse que você descreveu e ficou bom, seria estilo do que estão produzindo ultimamente até porque desenhos são mais as crianças que assistem de fato.
ExcluirTenho esse gibi desde pequeno comprado num sebo. Inclusive levei esse gibi na época pq a capa me chamou a atenção. Sempre gostei do Xaveco! Muito bom relembrar!!
ResponderExcluirAliás, é um bom gibi. Tem uma história enorme de miolo com Frank e Lobi que também é muito boa, do concurso canino.
Legal que você ainda tem esse gibi, realmente tem uma história longa do Frank e Lobi que se destaca muito nessa edição.
ExcluirXeveco merecia tê panhádo mais pra largá dissê mocorongo. Oia comé que chega na minina na caverna do Penadim, vê sisso é postura de home quereno pakerà muler….. Ela faiz a messma poze um quadrim antes, pra ela é normal fica até bunitim, já ele quessa poze…..eita nòiss…..
ResponderExcluirO Xaveco apanhou da Bia, mas podia ter apanhado também depois do Cebolinha, seria engraçado. Foi muito burro e frouxo, com certeza se tem medo do Penadinho, que sempre viu no Parque, não merece namorar uma garota.
ExcluirGozado, nem havia reparado no Xaveco assim... E vocês sabem que sou detalhista. Que pose de... de... de... Ah! Melhor nem comentar...
ExcluirPiò quele vil o professor tiTi insinano comé que fais……..É mole mesmo o xevec0..Chegá quessa poze de Bambe na mininª quele tafim…..Issé fauta dicoro nénâum,, Zosmo?
ExcluirTiti passa o rodo "mermo", "morô"...?
ExcluirOlha, por Xaveco nesta pose, se fosse na Arábia Saudita... Como estamos (graças a Deus) no Brasil, dividiria o couro: três palmadas na retaguarda do personagem e mais três na do roteirista. Pois não o deixou assim por descuido, foi proposital.
Como bem disse, a "sósia da Denise" com mesma pose ficou de boa, sua objeção foi com Xaveco imitando postura dela e, ainda bem que ressaltou, porque eu nem havia reparado na "pose comprometedora" do escadinha oficial do Limoeiro - lembra um daqueles trejeitos do Smurf Vaidoso...
A pose do Xaveco, sem dúvida, foi proposital por parte do roteirista. De qualquer forma, ficou engraçado. E Titi não perdia tempo, conseguia conquistar fácil as minas, o Xaveco poderia ter pedido aulas para o Titi, não par ao Cebolinha.
ExcluirEstas historinhas do período de virada do Milénio até são boas de argumento, mas os desenhos saltitantes e caretões e as tiradinhas sarcásticas nada a ver e meio enrolativas estragam um pouco. Nos anos 80, a trama já começava em andamento; anos 90 levavam uma ou duas páginas a estabelecer a situação; depois de 1998, demoram umas três a cinco páginas até sequer começar a trama principal, em que os personagens apesam trocam dichotes que nem são assim tão engraçados. Isso mata um pouco o ritmo das historinhas deste período.
ResponderExcluirVerdade, ficava muita enrolação histórias assim, dava pra ter o mesmo conteúdo em menos páginas. Tiradinhas prevaleciam e chamavam mais atenção do que o enredo em si. Até que nessa praticamente não teve caretas, depois ia piorar muito, já em 2005 as caretas dominavam e ficavam um horror os desenhos.
Excluir