segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Tirinha Nº 101: Cascão

Era muito comum as mosquinhas de estimação do Cascão serem camaradas, prontas a ajudá-lo para não se molhar. Tiveram vários casos absurdos e engraçados em que elas o ajudavam em situações inesperadas em que o Cascão tomaria banho se elas não tivessem lá. Então, nessa tirinha, mostra um desses casos em que começa a chover do nada enquanto anda na rua e só ao ouvir o trovão, as mosquinhas formam um guarda-chuva para ele usar e se proteger da chuva e seguir andando tranquilamente. Muito boa.

Tirinha publicada originalmente em 'Cascão Nº 105' (Ed. Globo, 1991).

15 comentários:

  1. Enquanto o Bidu não gosta das pulgas que tem, Cascão gosta das moscas que, de vez em quando, ficam zunindo sobre sua cabeça. E entre insetos e aracnídeos, não apenas pulgas são adestráveis, vide o desfecho desta tira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o Cascão as moscas são companheiras e conseguem livrá-lo do perigo de se molhar, aí mesmo que fique um zumbido com muitas moscas juntas, ele nem liga se for pra não tomar banho. Com certeza elas são adestráveis, provável que o Cascão as adestrou.

      Excluir
    2. Falando em guarda-chuva excêntrico, imagino que conheça a HQ de abertura de Cascão nº70 de 1985. Tive a edição, adquiri usada em final de infância, depois que desfiz de minha coleção, lá por meados da década de 1990, de lá para cá, não consegui rever, reler essa história. Imagino que esse gibi esteja entre os seus, o que gostaria de saber, é em que almanaque essa trama foi reeditada, se é que foi republicada, sabe informar, caro Marcos?

      Excluir
    3. Conheço essa história, tenho a original Cascão N° 70, de 1985, e a republicação que foi no Almanaque do Cascão N° 28, de 1994. Muito legal essa.

      Excluir
    4. Bom saber. Não tive esse almanaque e nem ao menos mero contato superficial, daí se explica eu não ter visto mais essa história. Volta e meia tento encontrá-la pela via virtual, talvez simplesmente não exista nessa forma.
      Outra, tão sensacional quanto, é uma em que o Capitão Feio, fora da Terra, tenta pagar de (C)criador. Não sei se vai para Lua ou para algum asteroide, ou até mesmo um planeta ou asteroide criado por ele, que, logicamente, seria artificial, um "corpo celeste" cuja base ("rochosa") seria uma imensa concentração de sujeira, aí, já não sei se tem isso, pois não lembro de todos detalhes, o que posso afirmar é que o malfeitor se encontra em algum lugar fora do nosso orbe e pega Cascão para ser seu "Adão", daí, como o guri se recusa namorar alguma espécie de fêmea que o vilão dispõe, se vê obrigado a trazer também a carismática Maria Cascuda, que, pela ordem, seria a "Eva" do Capitão, ainda que o mesmo não a escolhesse para sua sanha megalomaníaca, abduzida ou sequestrada por pragmatismo. Esqueci como se chama, isto é, não me recordo do título dessa trama e creio que outrossim foi publicada em 1985, e pela descrição, imagino que sacou qual é e, de novo, em qual almanaque essa pérola oitentista foi republicada?

      Excluir
    5. Se não teve o Almanaque era difícil saber. Acho que dá pra encontrar no YouTube, tem quase todas as histórias lá, essa se chama "O inteligente", colocando na pesquisa Cascão junto deve encontrar ou senão tentar procurar a edição pra baixar na Internet. Essa com o Capitão Feio é sensacional, foi de Cascão Nº 72 de 1985 e republicada em Coleção Um Tema Só Nº 12 - Cascão e o Capitão Feio, de 1995.

      Excluir
    6. Caso essa HQ se encontre disponível em algum canal, provável que seja em vídeo de maratona, isto é, aqueles que contêm sete, oito, dez histórias ou mais. Falta motivação para abri-los e procurar, pausá-los e caçar a bendita dentro de cada um do tipo, se eu tivesse dez anos a menos, talvez teria paciência para tal. Só tenho encontrado a edição em CBR e CBZ e os dispositivos de que disponho contam somente com o trivial PDF. Há mais de vinte e cinco anos que não vejo "O inteligente", mas sou perseverante, tenho pressa não, o destino dessa história é cair no colo de quem vos fala.
      Então, por você ser uma fonte confiável, de certa maneira, pena essa de abertura de Cascão nº72 (Ed.Abril) não ter sido republicada em almanaque convencional - almanaques cujos formatos são o mesmo do título Mônica do marcante e extenso período das lombadas quadradas ou retas.

      Excluir
    7. É uma possibilidade estar em vídeo de maratona e assim é muito difícil encontrar. Arquivos em cor ou cbz você teria que instalar programa que leem esses tipos de arquivos ou então renomear a extensão pra PDF. Poderiam ter republicado a da edição 72 em almanaques convencionais, mas parece que eles estavam com intenção de criarem esse Temático e estavam reservando histórias do Capitão Feio pra esse Temático. Pode reparar que raramente tinham histórias com Capitão Feio nos almanaques do Cascão para depois serem colocadas em futuros Almanaques Temáticos e não ter muitas re-republicações de mesmas histórias.

      Excluir
  2. Olá. Boa tarde, Marcos. Eu sou JP, de Salvador-Bahia. Por gentileza, uma pergunta: você irá comprar os Quatro Volumes do Livro As Melhores Histórias da Mônica; as duas Edições #800 das duas Revistas: Cascão e Chico Bento; o Livro Mônica Edição de Artista; o Livro Mônica 60 Anos, e, os Quatro Volumes do Box DIVERSÃO COM A TURMA da Mônica, ou não?. Por gentileza é verdade, que, na segunda quinzena do mês de Julho do ano de 2025, terá uma Edição Comemorativa, falando sobre as 700 Edições da Revista Mônica, pela Editora PANINI COMICS Brasil:
    200+246+254=700, ou, não?. Eu aguardo respostas. Abraços!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessas aí só vou comprar as edições 800 do Cascão e Chico Bento e o livro Mônica 60 Anos. Por se tratar de Mônica, devem fazer edição comemorativa da N° 700 dela, quase certo ser. Abraços.

      Excluir
    2. Ok. Marcos, por gentileza, uma pergunta: é verdade, que, neste ano de 2024, a Magali terá uma Edição Comemorativa, e, um Livro, falando sobre os 60 Anos dela, ou, não?. Por gentileza, é verdade, que, no ano de 2025, o Mauricio de Sousa terá uma Edição Comemorativa, e, um Livro, falando sobre os 90 anos dele, é isto mesmo?. Eu aguardo respostas. Abraços.

      Excluir
    3. Não sei se vão ter edição comemorativa e livro de Magali 60 Anos e tudo indica que vão ter várias edições comemorativas em homenagem aos 90 anos de idade só Mauricio

      Excluir
    4. Ok. Muito obrigado, então, Marcos.

      Excluir
  3. Lembro de uma tirinha, clássica por sinal, que o Homem Aranha come as mosquinhas do Cascão. kkkkkkkkk. Essa que vc publicou não conhecia. Ficou legal o guarda-chuva de moscas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bem clássica essa tirinha com o Homem-Aranha, já postei essa aqui no blog. Também gostei do guarda-chuva de moscas, se posicionaram certo pra formar um.

      Excluir