quinta-feira, 1 de julho de 2021

Chico Bento: HQ "É o meu aniversário (E o dele também)"


Dia Primeiro de Julho é o aniversário do Chico Bento. Em comemoração, mostro uma história em que o Genesinho resolveu comemorar aniversário dele no mesmo dia que o Chico, causando muita confusão. Com 14 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 299' (Ed. Globo, 1998).

Capa de 'Chico Bento Nº 299' (Ed. Globo, 1998)

Nela, Chico Bento conta para a Rosinha que na sua festa de aniversário, a mãe prometeu fazer muito pé-de-moleque, suco de caju e vai ter corrida de burro e brincadeira de porco lambuzado. Rosinha acha que a festa vai ser muito legal. Chico comenta que será semana que vem, dia primeiro de julho e não terá aula na escola porque começam as férias, todos vão poder ir e não terá encrenca no aniversário.


Genesinho aparece, beija a mão da Rosinha, a chama de flor e anjo dos anjos e dá um peteleco no chapéu do Chico. Ele entrega convites para a sua festa de aniversário, fala que é no dia 4 de julho, mas como vai cair sábado e ele vai viajar sexta, resolveu comemorar no dia primeiro de julho, bem no dia no aniversário do Chico, e ainda debocha perguntando se na festinha do Chico vai ter bolo de fubá.


Chico fica com raiva, acha uma sem-vergonhice. Rosinha pensa que foi coincidência e ele diz que depois dos elogios do Genesinho de chamar Rosinha de flor e anjo dos anjos, tem certeza que ele quer que a Rosinha vai à festa sem ele. Rosinha diz que Chico está com ciúmes e sugere que eles comemorem juntos os aniversários. Chico diz que não porque Genesinho vai ficar o tempo todo contando vantagens em cima dele, aí prefere fazer festa sozinho com bolo de fubá e tudo e que vai ser engraçado ninguém ir na festa do Genesinho.


Enquanto fala, Rosinha está olhando para o convite do Genesinho interessada. Ela diz que na festa dele vai ter balão, brincadeiras, palhaço, show de música, passeio de bugue e de barco. Chico vendo o interesse dela, trata logo de convidar toda a turma se quiser honrar seu bolo de fubá e ainda fez uma lista porque conhece muita gente e não pode esquecer de alguém.


Quando convida Hiro e Zé da Roça, Chico vê que o Genesinho acabara de ter mandado o convite para a festa para eles. Chico os chama de amigos-da-onça e eles falam que Chico também vai ser convidado pelo Genesinho, a vila toda foi convidada. Chico vê Zé Lelé com convite do Genesinho dizendo que vai ter docinhos, salgadinhos e refrigerante, só de imaginar a barriga ronca e Chico pergunta se esqueceu do aniversário dele e Zé Lelé pensa que nasceram no mesmo dia e são gêmeos. 


Logo depois, Chico vê a vila toda empolgada com a festa do Genesinho, gostando que vai mandar motorista buscá-los, vão usar melhor vestido, ficar dia todo sem comer antes da festa e vai ser melhor que o arrasta-pé do Nhô Anacleto. Rosinha pergunta se Chico convidou todo mundo e ele responde que mais ou menos, mas sabe que os verdadeiros amigos vão aparecer na sua festa.


No dia da festa, Chico ninguém foi, os pais cantam Parabéns para ele e Seu Bento fala que não é para ficar triste, pelo menos sobra mais comida para eles. Enquanto come o bolo, Chico comenta que os amigos desnaturados não sabem o doce de carambola que estão perdendo. Rosinha aparece, dá o presente de uma calça e pergunta pelo pessoal. Chico diz que não foi ninguém e Rosinha conta que a festa do Genesinho era mais cedo, já dava para todos estarem lá. Ela dá desculpa que tem que ir porque tem compromisso de dar milho para as galinhas e Chico pensa que ela quer ir para a festa do Genesinho.


Na verdade, Rosinha foi investigar porque ninguém apareceu na festa do Chico. Ela vê que o tronco de árvore que fazia ponte no atalho à casa do Genesinho foi posta para o outro lado e aí ninguém podia sair de lá. Quando chega lá, vê todos entediados com o show do Genesinho andando de bicicleta. Hiro conta para a Rosinha que tentaram fugir, mas a ponte do atalho estava afastada e foram lá porque o motorista buscou todos. 


Com a ponte de volta ao lugar, todos vão à festa do Chico. Genesinho gosta de ver a Rosinha, mas ela diz que tem que ir para a festa do Chico e Genesinho conta que na próxima pede ao Jarbas afastar mais a ponte, entregando, assim, que foi plano dele para ninguém ir para a festa do Chico. Rosinha fica braba e vai embora.


Todos chegam à festa do Chico cantando que ele era um grande amigo do coração e ele fica feliz. Só que sente falta do Genesinho e vai até a casa dele buscá-lo e no final os dois comemoram os seus aniversários no sítio do Chico assoprando vela do bolo juntos e Chico comenta que o melhor do aniversário não é a festança, é a lembrança.


História muito legal com o Chico tendo problemas quando o Genesinho resolveu comemorar o aniversário dele no mesmo dia do aniversário do Chico e, com medo de ninguém ir, criou um plano infalível de  tirar do lugar o tronco da árvore que servia de atalho para a casa dele só para ninguém ir para a festa do Chico. Apesar de tudo, no final o Chico não guardou rancor, ficou com pena do Genesinho e resolveu buscá-lo para comemorarem juntos seus aniversários no sítio, provando que tem coração puro e não guarda mágoas.


A história mostra também a diferença entre festas de ricos e festas de pobres e decidir qual tipo de festa é melhor. Os amigos do Chico ficaram empolgados com o luxo da festa do Genesinho, como refrigerantes, show de música, palhaço, passeio de barco, etc, mas depois viram que a simplicidade da festa do Chico era melhor. Tem também mensagem de amizade, de ver quem são os verdadeiros amigos na hora que precisamos, quem gostasse do Chico iria na festa dele sem se preocupar com o luxo da festa do Genesinho, e também bonita a mensagem de Chico não sentir raiva do Genesinho depois de tudo que ele aprontou e os dois comemoram aniversário juntos. 


Foi legal ver o ciúme do Chico enquanto Genesinho entregava convite para a Rosinha, a preocupação do Chico de ninguém ir por ver seus amigos deslumbrados com o luxo que ia ter na festa do Genesinho e Zé Lelé achar que o Genesinho era irmão gêmeo do Chico por pensar que nasceram no mesmo dia. Se fosse, Genesinho também seria primo dele já que Chico e Zé Lelé são primos. 

Dessa vez o Genesinho não ficou focado em conquistar o coração da Rosinha, intenção foi só perturbar o Chico tirando os amigos dele na festa. O Genesinho foi criado em 1991 para ser o rival do Chico, principalmente em tirar a Rosinha dele, mas também tinham outros conflitos sem ser isso e ter contraste entre menino pobre e menino rico, como aconteceu nessa história. 


Tudo indica que foi escrita pelo Paulo Back, tem jeito de ser dele, mas nada confirmado. Deu para notar que tiveram vários personagens secundários contracenando com eles, como eram poucas crianças interagindo na Turma do Chico Bento, aí precisaram colocar secundários. Ainda assim, faltaram colocar a Ritinha e a Maria Cafufa e chama a atenção, dentre tantos secundários, que não teve nenhum negro, provavelmente esquecimento deles e fora que na época ninguém prestava atenção nisso. Hoje o pessoal ia implicar e reclamar disso, que seria falta de representatividade. De curiosidade, os dias da semana ao falarem que dia 1º de julho caiu quarta-feira e 4 de julho caiu sábado, por exemplo, seguiu exatamente o calendário de 1998.


Traços muito bons, típicos dos anos 1990. Não considero incorreta, daria para pelo menos republicarem. No máximo, podiam deixar o Genesinho menos metido, talvez alterariam desenho colocando algumas crianças negras e mudariam  parte que Genesinho diz que Chico era namoradinho da Rosinha, pois hoje não são mais mostrados como namorados nas histórias.

FELIZ ANIVERSÁRIO, CHICO BENTO!!!

39 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito engraçada. Que bom que você tem essa revista :D

      Excluir
  2. Ausência de negros?Eu fico aqui pensando se isso não seria porque o Brasil é um país miscigenado,e que muitos supostamente brancos na verdade seriam mestiços,que em nosso país há infinitas tonalidades de cor de pele e que,daí o "esquecimento" dos negros e índios.

    Por um lado,negros e mestiços são pouco mais da metade da população brasileira;por outro,negros de pele bem escura como africanos são difíceis de se ver,enquanto "branquelos" de pele muito clara são mais fáceis de serem vistos.

    A questão é que,no Brasil,uma multidão de pessoas tem uma coloração homogênea,prevalecendo os morenos/mestiços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil é bem diversificado em raças, sem dúvida. Até tiveram crianças bem diferentes em estilo de cabelo, mas foram todas com mesmo tom de pele, nenhuma mestiça. Acho que foi esquecimento, do tipo estavam acostumados em pintar personagens com pele rosa e nem se ligaram que podia alguns serem pintados de marrom. Eu nem ligo pra isso, importante é o roteiro, mas tem gente que implica que não tem negros na MSP. Na verdade, sem querer o núcleo do Chico bento nem tinha um negro fixo, atualmente que aparece a menina Tábata, mas coisa recente de 1 ano pra cá, depois que criaram a Milena.

      Excluir
    2. Exatamente.Muitos mulatos e pardos de traços finos são pintados de uma cor padronizada,a mesma usada para os brancos.Não tem como ficar usando tonalidades diferentes para cada personagem e na vida real,no meio de uma cidade,quase não se notam diferenças de matizes.
      Em "Os Simpsons" os brancos são todos padronizados de amarelo,os negros são do mesmo tom de marrom e quando aparece um eslavo,é um tom claro de amarelo.

      Excluir
    3. Julio Cesar, verdade, sempre foi mesma tonalidade de cores, até mesmo pra agilizar trabalho. Nunca achei ruim isso.

      Excluir
    4. Reclamam ser um racismo mais na vdd a maioria população e branca e mestiça...e na turminha sempre teve o jeremias turma do Pelezinho,o hiro asiático...historinha bacana e leve como a maioria do Chico

      Excluir
  3. Boa! Termina dando um belo tapa de luva no abastado adversário.
    Em 1998 completara trinta e sete anos que havia sido criado. Mais um sessentão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Genesinho acabou ficando por baixo, mesmo assim o Chico perdoou. Este ano o Chico completa 60 anos, muito especial, grande marca.

      Excluir
    2. Na quarta página (pág.6 do gibi) Chico saltitante faz biquinho no quarto quadrinho, parece um claro prenúncio dos vícios de narrativa visual que dominaram a TM clássica nas décadas de 2000 e 2010, vícios que são acima de tudo as caretas, mas também pulinhos, línguas expostas por quaisquer motivos, biquinhos e bateções de braços. Considerando que a edição é do penúltimo ano dos 1990, pelo menos para mim não parece ser outra coisa, considero o conteúdo deste quadro um sutil ensaio para o até então futuro horror.

      Excluir
    3. Sim, parece que foi primeira vez que vi isso nas revistas, por isso que acho que foi escrita pelo Paulo Back por ele gostar desse recurso. Pelo menos foi um quadrinho só e os desenhos estavam bonitos, depois passaram a exagerar nisso e aí ficou a desejar.

      Excluir
    4. Paulo Back é antibeleza, antissimplicidade, antiprecisão, gosta de feiura, anarquia e alienação, é fruto deste tempo carcomido onde aprofundamentos não dão as cartas. Quando guri, ao ler gibis de Mauricio de Sousa, será que imaginava que seria um dos principais pilares para arruinar a Turma da Mônica? Provavelmente cresceu lendo quadrinhos de outros criadores e não os de Mauricio, ou simplesmente não gostava de HQs durante infância e adolescência.
      Marcos, conhece uma HQ em que o pai da Rosinha dá um pontapé em Genesinho? Sei que conta com disparada de bois, Chico Bento é quem consegue amansar o gado.

      Excluir
    5. Zózimo, conheço essa história com o Genesinho é "O Casca Grossa" de Chico Bento 176, de 1993, muito boa também essa. O pai da Rosinha queria que a filha namorasse o Genesinho porque achava o Chico rústico, "casca grossa", mas acabou se dando mal e dando a torcer que o Chico era o melhor para a filha.

      Excluir
    6. Perguntei mais por causa da cena em que um adulto chuta uma criança, embora o politicamente correto pode também ser positivo, abomino o fundamentalismo que ele gera, conduta extremamente radical que a MSP aderiu, longe de mim tamanha caretice, ainda assim o pai da Rosinha poderia aplicar em Genesinho umas palmadas, ou uma boa bronca. Sou liberal, TM clássica incorreta faz sentido, tem razão de ser, é tudo de bom, no entanto, considero que essa cena extrapolou o razoável.

      Excluir
    7. Na época era normal apareceram personagens sendo chutados, inclusive as crianças. Outra opção seria também o pai da Rosinha bater nele de chinelo, apesar de não terem costume em relação a isso por não ser o próprio pai ou mãe do Genesinho estar batendo, aí preferiram o chute. Hoje, nem pensar crianças serem chutadas e pais batendo neles, no máximo o pai da Rosinha daria bronca nele ou ia expulsar de casa sem agressão. Essa história nem foi republicada na Panini por causa disso do chute.

      Excluir
    8. Em "O anjo azarado" Anjinho também é fisicamente agredido por um adulto estando como anjo da guarda de um garoto completamente desprovido de sorte, grosso modo é a mesma coisa da HQ em que Genesinho leva bicuda de adulto, porém, vejo o incidente da trama do anjo guri de outra forma, não acho extrapolação, considero na medida certa, acho hilário inclusive.

      Excluir
    9. Zózimo, foi engraçado mesmo nessa do Anjinho. Porém, muitas tinham violências extremas com as crianças.

      Excluir
    10. Às vezes adultos batiam em crianças além do convencional, ou seja, além das palmadas, também não era frequente, e nem raro, mais ou menos, de vez em quando, às vezes...

      Na extensa "Não me venha com rodeios" Chico Bento se depara com outro concorrente abastado, sedutor e desleal, inclusive, embora o rival oficial não faça parte da trama, não deixa de ser concorrente de Genesinho também, é o Agenorzinho, conhece, Marcos?

      Excluir
    11. De vez em quando pegavam bem pesado com as crianças. Não estou lembrado desse Agenorzinho, mas á ouvi falar.

      Excluir
    12. Como Genesinho já preenche a função, esse outro riquinho parece ter apenas uma aparição, o conheci através de Chico Bento nº253 da Ed. Globo.

      Excluir
    13. Ah tá, conheço essa, não estava lembrando o nome dele. De fato, só o vi nessa história, tem personalidade parecida com o Genesinho.

      Excluir
  4. Legal o final feliz e a mensagem de perdão e amizade. Mostra que o Chico conseguiu superar a desavença com o "fio do coroné" (ao menos desta vez).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos dessa vez deram um tempo na diferença pela causa de comemorarem aniversário, mas depois voltaram a se rivalizar como sempre. Gostei da atitude do Chico de perdoar.

      Excluir
  5. Grande lição de amizade,o Chico Bento deixou de lado o rancor e chamou o Genésinho pra festa de aniversário dele.

    ResponderExcluir
  6. Salve, Marcos!
    Acabou de chegar nas bancas, aqui,da minha cidade,as edições N° 5 das revistas da Turma Da Mônica,terceira série,da Panini... A do Chico Bento, com a história de capa, 60 QUE LÁ VEM HISTÓRIA,é,disparada, a melhor da leva! A história acompanha de onde foi que Maurício tirou inspiração para criar o Chico Bento,e faz referências a diversas HQs e personagens que o caipirinha já encontrou. Há referências, por exemplo,a histórias antológicas, como CHUVA NA ROÇA, ERA UMA VEZ... (história que falava sobre o fim da Cachoeira De Sete Quedas,por conta da construção da usina hidrelétrica de Itaipu),CHICO,SETE ANOS,entre outras, além de aparições de figuras marcantes, como as famigeradas Irmãs Sereias do Lago Prateado, Sinara,Sarina e Rosicreide,a "di sotaque caipira i cabelo verde", além do sumido Jacutinga,o primo agourento do Chico, e celebridades, como Paul McCartney,Xuxa e Rita Lee,entre outros. Há também referências às várias transformações do Chico,como o Lobochico,o Chicoragem, o Chico Jackson,a Chica (versão feminina do Chico,quando ele passou por um arco-íris),o Chico Flor (da história UMA FLOR DE MENINO), o Chico Abelha (de CHICO,O ABELHUDO), etc.
    Resumindo: esta é uma opinião pessoal; eu considero essa HQ comemorativa dos 60 anos do Chico Bento bastante superior a história comemorativa do Cebolinha(CÉREBROLINHA),publicada no ano passado.
    corre atrás,que vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha a intenção de comprar a do Chico desse mês, bom saber que tiveram várias referências porque ele nunca teve histórias assim, só deixam mais com a dupla Mônica e Cebolinha. Aqui não chegou ainda, provavelmente compre só essa do Chico mesmo quando chegar, baseado nas capas que mostraram.

      Excluir
    2. A do cebolinha tb citou várias histórias mais essa do Chico parece mais rica lembra a Mônica Maurício feliz aniversário..com referências a época anterior à criação da Mônica...umq biografia em quadrinhosmyito legal...desse mês parece que a do cascao está engraçada ainda que longe de lixao

      Excluir
  7. Obrigado, Fabiano, bom saber que o Blog tem qualidade. Histórias clichê são boas desde que não sejam exagero e não sejam todo o tempo assim. Essa é muito legal, tanto cores, traços e roteiro. Com certeza se mantivessem assim, sem invenções de roteiros e traços a Turma da Mônica ia estar boa até hoje. Considero boa fase até 1998, depois ficaram a desejar. A Nº 300 é capa com o Anjinho. Mostrei no Blog um pouco dessa edição aqui nesse link:

    https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/03/edicoes-n-300.html

    ResponderExcluir
  8. Ótima história, não a tinha lido ainda. Ótima mensagem ao final, com o Chico Bento sendo muito bondoso com o Genesinho, apesar da arrogância dele. Uma ótima mensagem, uma ótima história e traços lindos, sem dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal essa. Chico acabou perdoando com pena de ele estar sozinho no aniversário. Nem todos fariam o que Chico fez. Mesmo com mensagem no final, tiveram conflitos a história toda. Traços muito bons, quem dera se continuassem assim.

      Excluir
  9. Eu odiava o filho do coronel, ele pra mim ao lado do Dudu da fase da Panini são os piores personagens pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se bem que no final da editora Globo, o Dudu já está com aquela personalidade ridícula, infernizando todo mundo e com diálogos completamente cansativos e sem sentido, cansativo mesmo as vezes o balão de fala dele é enorme .

      Excluir
    2. O Genesinho não era dos melhores personagens, eu achava mediano. De fato, ele era muito metido. O Dudu mudou a personalidade ainda nos anos 2000 da Globo, deixaram mais como uma criança super mimada e perturbando todo mundo pra deixar de lado a característica do menino que não queria comer. Não gostei também da mudança do Dudu.

      Excluir
    3. Fabiano, vai muito do gosto, aí atendem também quem gosta assim. Não sendo o tempo inteiro assim nesse estilo, sempre variando, menos mal.

      Excluir
    4. Tanto o guri como antítese da Magali, quanto interagindo com a criançada do núcleo, são formas válidas para mim, a diferença é que a faceta expansiva do personagem veio junto aos excessos da década de 2000, daí o menino carismaticamente mimado originalmente, para muitos leitores se tornou um mimado insuportável, prefiro a versão original apenas por estar inserida em um período de melhor qualidade visual-textual, se em 1989 Dudu surgisse como o terrível pentelho que se tornou posteriormente, não há dúvida de que renderia ótimas tramas no decorrer dos 1990.

      Excluir
    5. Ele é chato mas parece com uma criança real as outras parecem anões inteligentes no gosto tb da Denise os diálogos dela atualizam a turminha com geração atual e vexo e cia tanbem

      Excluir
  10. É sério que nas histórias atuais o Chico e a Rosinha não são mais namorados? A MSP chegou a esse nível de falso moralismo e decadência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, sim. Eles não querem mais mostrar crianças namorando porque na vida real não é coerente com a idade delas, vai estimular namoro entre crianças, essas coisas. Tudo por causa do politicamente correto.

      Excluir