segunda-feira, 28 de junho de 2021

Capa da Semana: Pelezinho nº 44

Uma capa bem caprichada com o Pelezinho fazendo embaixadinhas com a bola de cristal de uma vidente. Engraçada a cara de raiva dela vendo a façanha do Pelezinho. Muito boa.

A capa dessa semana é de 'Pelezinho Nº 44' (Ed. Abril, Março/ 1981).

28 comentários:

  1. Me voltou uma dúvida antiga:personagens negros costumam ser desenhados de lábios grossos,característica natural da etnia,mas o Pelezinho(o raiz) "não tem" nariz?Narizes de negros costumam ser largos ou redondos.

    Não quero problematizar,longe de mim,mas essa indagação eu carrego há desde menino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por algum motivo da época, nunca revelado, não desenhavam o nariz do Pelezinho, já foi criado assim, quem sabe acharam que ficava visualmente melhor sem nariz. Só aparecia quando aparecia de perfil. Os lábios eram o círculo rosa em volta da boca como eles costumavam desenhar os negros pra poder apressar o trabalho. Aí, eles problematizaram isso na década passada, povo achou que era chacota com os negros não ter nariz e boca de palhaço, Maurício acatou e mudaram os desenhos do Pelezinho nas revistas da Panini, alterando os desenhos das histórias republicadas ficando um horror, estragando com o personagem.

      Excluir
    2. Gente, não tenho total certeza, mas parece que o nariz do Pelezinho começa a ficar visível além do perfil em 1991 ou 92, em crossover com Cascão e gibizinhos, bem antes do politicamente correto se tornar moda, acho que não são memórias equivocadas.

      Excluir
    3. Zózimo, aconteceu, sim, nessas edições, um dos primeiros vestígios do politicamente correto, mas pelo menos eram histórias inéditas e estavam tomando base no projeto de Pelezinho adolescente, que acabou nunca acontecendo. problema maior foi nas edições da Panini que alteraram todos os desenhos para deixá-lo desse jeito, tirando todo o trabalho dos desenhistas originais. E lembrando que as capas das revistas de 2012 e 2013 seguiam o estilo de desenhos antigos, só mudaram depois da Nº 8.

      Excluir
    4. Só vi um crossover dele com o Cascão,e não lembro de ter visto nariz.
      Eu falando da "ausência de nariz" dele,mas em desenhos animados dos anos 90,Johnny Bravo "não tem" boca e as Meninas Superpoderosas "não tem" nariz também e nem mãos.

      Excluir
    5. Na época, mudança do nariz do Pelezinho não me causou estranheza, até porque não foi alteração, surgiu em HQs inéditas como bem destacou, até que harmonizou bem, não descaracterizou, já o que fizeram com as republicações é horrível, desanimador, abomino alterações!
      Através de gibi da CHTM que apenas folheei em sebo, conheci uma HQ do Titi em que Jeremias aparece sem nariz, é de Cascão nº7, embora estranho, se for original da época não vejo problema, gostaria de saber se é alteração, imagino que não, tenho outros gibis CHTM em que o personagem aparece intacto, mesmo assim atrás da orelha a pulga insiste, tem as duas edições para fazendo o favor constatar, Marcos?

      Excluir
    6. Pois é, em histórias inéditas não tem problema de mudar, apesar de eu ter achado diferente a mudança, mas não ruim. Agora alterar material já existente foi abominável, sem dúvida. Na CHTM não costumavam alterar desenhos em situações assim, seria mais fácil o contrário, de colocarem nariz onde não tinha. Então foi assim mesmo na original, tenho essa.

      Excluir
    7. Se bem que viajei, como vi na CHTM, faria mais sentido alterarem com justificativa de correção, ou seja, colocarem nariz no Jerê, imaginei possibilidade de alteração inversa, o que não faz sentido diante das gritantes alterações feitas com personagens negros nas republicações das HQs clássicas do principal núcleo futebolístico - "principal" porque não consigo ver os núcleos de Neymar e Ronaldinho Gaúcho como integrantes da Turma da Mônica em sentido lato, no máximo associo com MSP.
      De qualquer modo, Marcos, agradeço pela informação sobre o "desnarizado" Jeremias, bom saber que essa estranheza é original e foi mantida.

      Excluir
    8. Lembrando que,em algumas HQs de antigamente,Jeremias era ridiculamente pintado de nanquim por ser negro.Bizarro.

      Excluir
    9. Disponha, Zózimo. Alterações na CHTM eram mais em textos e coisas para sempre se adequar ao politicamente correto. Neymar e Ronaldinho Gaúcho eram muito fracos, não gostava, não.

      Excluir
    10. Julio Cesar, era muito estranho o Jeremias pintado todo preto, ainda bem que mudaram depois, ficou mais simpático marrom.

      Excluir
    11. Os personagens eram pintando a de nanquim ora diferenciar dos brancos..era a época doa jornais né..era o jeito de mostrar que era negro...achava a boca redonda charmosa...se e algo histórico não deveriam mexer...o nome já diz histórico. Lembro que os desenhos antigos da,Disney tb tinham negros tribais com cor preta mesmo e bocudo .e fazendo algum tipo de ritual.. aliás tem uma historinha do Chico Bento que a do dele fala tipo algo de religião africana..acjei ousado. Vi no YouTube e não sei de qual revista ou ano

      Excluir
    12. Porque os jornais eram em preto e branco,né?Mas será que não existia outro artifício,como aquele chamuscado de cor grafite?

      Excluir
    13. O Miguel levou ponto bom. As tirinhas de jornais eram preto e branco, aí tinham que colocar preto pra diferenciar. Aí nos gibis seguiram isso para manter como era. O Jeremias ainda ficou sumido no decorrer dos anos 1970, voltou em 1980, só que ainda todo preto provavelmente para verem que ele era o personagem antigo dos anos 1960, aí depois de personagem consolidado e com chance de ter algumas reclamações, aí mudaram para marrom.

      Excluir
    14. Inclusive o contorno grosso dos personagens provém das tirinhas ..pra não ficarem sem contorno...e a falta doa sapatos era ora otimizar a produção mas Maurício manteve e virou uma características dos personagens ...em uma historinha Maurício botou pé na Mônica e achou bizarro

      Excluir
    15. Miguel, sobre os pés eu sabia disso de otimizar, assim como os negros com círculo em volta na boca como os lábios. Contorno grosso também ajudava a diferenciar, ficaram bons nos gibis também tudo isso.

      Excluir
  2. Só ver algo redondo que associa com esporte bretão. Pelo nível do desaforo, deve ter constatado que a vidente é trambiqueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o Pelezinho, tudo vira bola com ele, não perde a oportunidade. A vidente tem cara de ser trambiqueira.

      Excluir
    2. Tudo que era redondo virava bola para o Pelezinho e tudo que era objeto de formato específico "virava comida",ou melhor,a "comida virava" esses objetos nas capas da Magali.

      Excluir
    3. Interessante comparação, enquanto uma tem jiboia no bucho, o outro tem fome de bola.

      Excluir
    4. Sim, Magali conseguia transformar qualquer coisa em comida, e ainda por cima sempre de forma bem criativa. Muito legal.

      Excluir
    5. Arte de capa que considero interessante de Pelezinho é do nº10 de 1978 em que clandestinamente caracteriza através de pintura o orbe da escultura do mitológico Atlas como uma enorme bola de futebol.

      Excluir
    6. Zózimo, de fato aquela capa foi muito boa.

      Excluir
    7. Cinco anos e nove meses após Pelezinho aprontar no museu, Mônica, para pegar uma flor ergue uma escultura da mesma figura, arte que se encontra na capa da revista dela de nº166 de 1984.

      Excluir
    8. Verdade, a escultura foi lembrada depois em Mônica 166, muito boa também aquela capa.

      Excluir
  3. Verdade, criativa demais, adoro essa.

    ResponderExcluir
  4. Ronaldinho Gaúcho achava o visual bacana mais achava chato porque todas as revistas giram em torno de futebol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As do Pelezinho a maioria eram de futebol também, mas diferenciava que tinham bastante coisas erradas. As Do Ronaldinho eram corretas, aí perdia a graça.

      Excluir