terça-feira, 8 de junho de 2021

Titi e Aninha: HQ "Você já conhece a Tatá?"


Mostro uma história em que o Titi  teve que se disfarçar de menina para a Aninha não desconfiar que ele estava dando em cima de uma amiga para ela. Com 5 páginas, foi publicada em 'Parque da Mônica Nº 35' (Ed. Globo, 1995).

Capa de 'Parque da Mônica Nº 35' (Ed. Globo, 1995)

Titi vê uma menina nova no bairro, a Elisa, acha uma gatinha e resolve dar em cima. Titi pergunta se ela precisa de ajuda. Elisa diz que estava levando coisas para outro lado do quintal porque vai receber uma amiga pra um chazinho e o convida também. Titi aceita, fala que é bom ela fazer novas amizades e depois ele pode mostrar a vizinhança e o bairro.

A campainha toca e Elisa vai lá ver e deixa Titi arrumando o quintal. Era a Aninha, namorada dele, e Titi fica desesperado, ainda mais que Elisa falou que elas tinham companhia para o chá. Titi tenta abrir a porta, mas ele tinha trancado e nem lembrava e o jeito foi ele se vestir de menina com o vestido da Elisa que estava no varal e colocando cerda da vassoura no cabelo.

Aninha se apresenta e Titi diz que ele é a Tatá. Aninha pergunta se já a conhece porque o rosto é familiar e ele diz que não mora lá, só foi visitar uns parentes do bairro. Aninha olha os dentes e pergunta se é parente da Mônica. Tatá diz que Aninha está louca dizer que é parente da "baixinha e dentuça". Ele se toca que vacilou e diz que é parente da Mônica, sim. 

Aninha pergunta se Tatá tem namorado, ele a princípio fica com raiva e com ciúme, mas se toca e disfarça que ainda não. Aninha diz que tem um e ele emenda que sabe que é o Titi, é bem charmoso. Aninha estranha que Tatá conhece o Titi e ele disfarça que já ouviu falar e uma menina como ela teria bom gosto de escolher namorado. Aninha pergunta como conheceu a Elisa e Tatá diz que estava passando por lá na volta do futebol. Aninha estranha e Tatá disfarça que foi ver o irmão jogar e que detesta futebol.

Elisa volta com o chá e pergunta que não sabia que Aninha tinha levado uma amiga e cadê o menino simpático que estava lá. Aninha tira o disfarce da Tatá e descobre que era o Titi e pede explicações. Elisa pergunta se eles já se conhecem, Aninha fala que é namorado dela e Elisa diz que Titi só estava ajudando e sorte dela ter um namorado assim e Titi pergunta se Aninha não confia nele e, no final, Aninha faz Titi se vestir como Tatá por via das dúvidas de ele dar em cima da Elisa.

História muito legal com Titi  dando em cima de uma menina e se disfarça de Tatá para a Aninha não descobrir que ele está lá. Até que Aninha não terminou namoro com ele, mas, com ciúme e insegurança, o fez se vestir de Tatá para se sentir mais segura por não confiar nele. Fica a dúvida se Aninha já sabia que era o Titi desde o começo, para mim, ela pelo menos desconfiava devido a tantas perguntas que fazia para ele.

Muito engraçado vê-lo vestido de menina e dando uma mancada atrás da outra como conhecer a Mônica e o Titi pois havia falado que só estava visitando os parentes, ter ciúme da Aninha ao perguntar se tinha namorado, pensando que ia querer namorar com outro menino, dizer que passou lá depois de partida de futebol. Foi engraçado ele achar ruim que era primo da Mônica baixinha e dentuça, se ele era dentuço também. Os dentes até que são iguais, podiam ser irmãos ou parentes mesmo. Mônica e Titi até já fingiram que eram irmãos na história "O irmão mais velho" ('Mônica Nº 29' - Ed. Globo, 1989).

Essa história mostra a característica do Titi ser um galinha, trair a Aninha com outras meninas sem ela saber e não gostar se caso ela fizesse o mesmo. Titi era um dos personagens mais incorretos da MSP. O Rolo também  se encaixaria história assim, até tiveram histórias desse tipo com Rolo, eles tinham a mesma personalidade em relação a isso. Incorreta histórias assim hoje em dia por não ter mais crianças namorando e muito menos agindo como um galinha. 

Foi a única aparição da Elisa, como de costume de personagens secundários, mas até que ela tinha potencial de ser personagem fixo, formando triângulo amoroso entre eles ou apenas mais uma menina interagindo com a turminha por ter poucas meninas na época.

Bons traços, típicos de histórias de miolo dos anos 1990. A colorização seguindo o degradê em todos os quadrinhos, inclusive as gramas, e tinham vezes que até os balões coloridos eram em degradê também, algo que marcou as revistas do segundo semestre de 1995, eu achava cores bem bonitas assim. A partir de 1996 deixaram degradê apenas em alguns quadrinhos no fundo, apenas o céu com os personagens em ambientes externos, sem ser dentro de casa ou lugar fechado, por exemplo, diminuindo cada vez mais, até abandonaram de vez o recurso.

40 comentários:

  1. Comédia formidável!
    No intuito de "despular" a cerca, não pula o muro baixo, vai entender!
    Deixa Mônica saber que tem uma prima tão feia assim, páreo duro com Maria Cafufa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essa. Ele teve que driblar a sua pulada de cerca a todo custo pra Aninha não terminar namoro com ele. Com certeza a Mônica não ia gostar nada de ser comparada a uma prima feia como ele.

      Excluir
    2. Se bem que Elisa não demonstra atração por ele, nem percebe as segundas intenções, não deixa verbalizado que admira sua solicitude, mas o convida sem conhecê-lo, subentende-se que aprovou a atitude do "cavalheiro" entrão. Tentou pular a cerca sem que houvesse reciprocidade, se ficassem mais tempo a sós, ou mesmo na companhia de uma amiga que ele desconhecesse, talvez a garfasse.
      Elisa (Eliza), Lisa (Liza), Beth (Betty, Bete), derivam de Elizabeth, nome que também apresenta outras grafias, outras combinações, falando nisto, Tatá é junção de Fofão, boneca Emília e claro, o ingrediente principal: Betty, (A)a (F)feia.

      Excluir
    3. A Elisa não percebeu a verdadeira intenção dele porque não deu tempo. Capaz de ter cedido se Aninha não aparecesse logo. Titi como Tatá pareceu uma boneca mesmo, principalmente no final sentado na mesa.

      Excluir
    4. Cafajeste mirim, namorada mandou bem em se precaver no final da história. Na verdade, o que realmente merece é um pé, não só de Aninha, de qualquer menina fiel que viesse a namorá-lo, porém, não teríamos suas divertidas HQs, ou então namorar uma do tipo dele, personagem de apenas uma aparição passaria de boa, quiçá até haja alguma trama do Titi com esse tema, já uma menina fixa agindo do mesmo modo que ele, mesmo para o pretérito liberal não pegaria bem. Se a turma do Limoeiro atuasse em cenário da (A)antiguidade, cenário bárbaro, Titi mereceria ser tipo Hägar, um viking, ou seja, aprontaria, mas haveria reciprocidade à altura.

      Excluir
    5. Aninha devia terminar namoro com ele, era o mais sensato. A sociedade era mais machista na época, aí nem ligavam para tramas assim de traição.

      Excluir
    6. Do modo como Aninha facilmente tira-lhe o disfarce, o vestido deve ter velcro na parte detrás.
      Tatá poderia ter respondido que namora o Chucky, pois se passasse batom preto ou de outra cor escura ficaria muito parecida com a noiva de brinquedo. Em um chá de bonecas então... Tatá passaria como uma boneca ituana de última geração.

      Excluir
    7. O jeito da Aninha tirar vestido daquele jeito são os absurdos dos quadrinhos, mas que fica legal. Serviu também pra agilizar a trama.

      Excluir
    8. Marcos, em Revista Parque da Mônica, histórias ambientadas no parque são somente as que abrem edições?

      Excluir
    9. Apenas as de abertura. Uma ou outra raramente tinha alguma de miolo no Parque.

      Excluir
    10. A HQ de abertura do nº35 parece ter sido inspirada na clássica trama em que a turma passa pelo dissabor de conhecer João Transformão.

      Excluir
    11. Nessa eles se transforam em brinquedos no parque por causa da cientista, é bem legal também. Talvez seja inspirada na clássica do João Transformão.

      Excluir
    12. Revista Parque da Mônica não me fisgou, lançado(a) quando estava na adolescência, tive algumas edições que não considero marcantes, aí é meu consciente mesmo que fala, não o subconsciente, exceto a primeira edição considero especial, nem nos sebos os gibis do título me despertam interesse, pode ser que ainda me surpreenda e eu mude de opinião. Curioso o título conter a palavra "(R)revista", só pode ser para diferenciar o parque físico do parque das HQs, meio que fica sobrando, certamente passou e passa batida por muitos leitores.

      Excluir
    13. Mesmo quem não gostava das histórias ambientadas no Parque, pelo menos era só uma e as outras eram normais, aí já daria pra agradar. Eu até gostava, mas as de miolo eram melhores. Concordo que devem ter colocado "Revista" no título pra diferenciar.

      Excluir
  2. Foi bem engraçado,o Titi se deu mal,foi descoberto e teve que continuar com o disfarce no final sem ele querer,que histórinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito engraçado. Aninha sabe que ele não vale nada e foi o jeito de se sentir mais segura e ainda dar um castigo nele

      Excluir
  3. História bem incorreta mesmo, o fato da Aninha estranhar a "menina"(que na verdade era o Titi) falar de futebol é meio que proibido na MSP hoje em dia por que incentiva o machismo e a desigualdade de gênero, mas a parte legal da história é que o Titi se deu mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa história ficou o machismo sim porque fica como se só menino jogasse bola e seria outra coisa incorreta. Hoje o futebol não está proibido nas histórias, porém os meninos jogam com as meninas no mesmo time pra não ter esse ar de machismo. Já vi algumas vezes Mônica, Marina, Cascuda, etc, jogando juntas com os meninos.

      Excluir
  4. Por que Titi xinga a Mônica de dentuça se ele é dentuço também?
    Pelo menos ele não é baixinho como Cebolinha e Cascão,ambos com exatamente a mesma estatura da Mônica,a quem chamam de baixinha.
    Tanto o Titi não é baixinho que era mais alto que o muro da casa da Elisa,o qual podia ter pulado facilmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai entender isso do Titi chamar Mônica de dentuça, acho engraçado quando acontecia. Teve até tirinha que ele chama a Mônica de dentuça e ela não bate falando que ele pode, dando recado para ele se enxergar. Ele não é baixinho porque é mais velho, aí nisso ele podia apanhar. Também lembrei disso de ele pular o muro, dava pra ele, no desespero nem deve ter se lembrado.

      Excluir
    2. Eu lembro dessa tirinha de "última" página.Mônica ouve alguém lhe chamar de dentuça e ela chega junto ao Cebolinha com Titi,perguntando quem tinha sido.Titi se entrega cheio de orgulho e ela responde com esse "Ah,você pode".

      Sobre ele não ter pulado um muro tão baixo,acho que ele se contaminou com essa geração "leite com pera" de hoje.

      Excluir
    3. Sim, essa tirinha mesmo aí. Muito legal essa.

      Excluir
  5. Adorava esses fundos mutantes eram confortante visualmente e os traços redondinhos perfeito.titi era namorados e machistinha característica que manteve na tmj...ele e mais velho que Mônica e cia...ja vi historias dele falando que dao crianças. Ele seria lre adolescente e nessa epica começam a paquerar ue...pais paranoico vivem em outro mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram muito engraçadas as histórias do Titi. Ele era um pré adolescente, mais velho que as crianças da turminha, mas não era um adolescente de fato, aí permitia misturar a transição de criança para adolescente e ter os 2 universos nas histórias dele.

      Excluir
  6. Bem engraçada essa história.A característica do Titi mudou tanto hj em dia que antigamente ele namorava a Aninha e ficava de olho em quase todas as meninas. Atualmente, ele tem até vergonha de falar de namoro. Tanto que, nesse mês de junho no gibi "Turma da Mônica " saiu uma história do Titi em que o pai dele viu alguns versos que ele estava lendo. O pai dele, achando que Titi tinha a intenção de recitar os versos à Aninha, disse pra ele que o homem tinha que ser um cavalheiro e tal. Titi ficou bem constrangido e disse que não era nada disso que o pai estava pensando. Ao sair pra rua, Titi fala para Jeremias que o pai dele tinha falado pra ele umas coisas legais, mas que ele era uma criança, então tinha que aproveitar e brincar bastante, terminando a história com Titi e Jeremias jogando bola. Se for analisar, hoje isso está mais adequado para um gibi infantil, mas percebe-se como o personagem mudou completamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Eles adaptam às características agora de acordo com o universo infantil, se comportarem como na idade deles, aí acabam descaracterizando o jeito que eles eram. Percebe nessa história que também queriam dar boa lição como prevalecem às atuais.

      Excluir
    2. Eles tem medo de falar de namoro e acharem que e incentivo precoce a sexualidade precoce. ..namoros so na tmj

      Excluir
    3. Só na TMJ mesmo, embora são adolescentes.

      Excluir
    4. A TM clássica atual vive em uma redoma, temos que olhar o lado positivo, não há discriminação, desigualdade, todos estão igualmente descaracterizados, indica que a MSP é justa, não tolera privilégios, esculhamba por igual, pelo menos isso.

      Excluir
    5. Sem preconceitos mesmo, todos descaracterizados da mesma forma, qualquer núcleo teve alguma alteração de comportamento. O último que mudou foi Papa-Capim, era o que mais resistia, mas foi descaracterizado também e anda até esquecido ultimamente.

      Excluir
  7. Marcos, tenho comprado a maioria dos gibis da Terceira Série da Panini e vários tem me surpreendido. Recomendo vc comprar pelo menos o da Mônica,deste mês de junho. A história de abertura da Carmem da esquina é muito boa, além de algumas outras histórias curtas que envolveram um pouco do gênio e força da Mônica. Foi de uma maneira sitil, mas houve algo envolvendo essas características, o que já é uma evolução. Tem uma história de duas páginas que se chama "motivação ", lembra antigos roteiros, muito engraçada! A leitura desse gibi vai ser bom para vc, um amante da TM, emitir uma opinião embasada dessa nova série, que tem tido algumas boas histórias, apesar de algumas críticas no geral, que vamos ter evidentemente.

    ResponderExcluir
  8. Corrigindo a frase: " foi de uma maneira sutil...'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz. Sobre essas revistas de junho, folheando não vi nada de mais, não ligo para a Carmen da Esquina, nada contra, mas também não me agrada muito, se eu comprar essa da Mônica eu faço postagem. Uma deste mês que não compraria mesmo era do Cascão. Agora estão investido com histórias dele preservando natureza, nada a ver com ele, fora o lado extremamente educativo.

      Excluir
    2. Comprei todas esse mês, mas a do Cascao não li ainda. Alguns gibis estão até legais, outros nem tanto. A do Cebolinha foi história do Emerson Abreu, cheia de exageros e caretas. Se vir assim de novo, não vou comprar novamente. Mês que vem vai ter a edição comemorativa de 60 anos do Chico Bento, talvez seja interessante ter na coleção.

      Excluir
    3. Algumas histórias se salvam, mas no geral não são boas. Essas do Emerson costumam ser cheias de caretas, já é o estilo dele, aí o jeito é evitar quando tiver assim, por isso bom folhear antes de comprar. A do Chico de julho eu compro sem dúvida por ser comemorativa dos 60 anos dele.

      Excluir
    4. Mais tambem nao vou achae a revista ruim por causa das caretas.omais importante e a historia pra mim..a historinhas sao longas mais pra mim e divertido..tem gente que justamente pede pelos gibis dele..um que usa pouco e o edson itaborahy

      Excluir
    5. Tenho gostado das tiras classicas..por mim tirava tanto passatempo e colocava mais tirinhas da era de ouro antiga e colocava onde sairam

      Excluir
    6. Também acho, foi um grande acerto nessa coleção da terceira série. Seria mais coerente mais tirinhas no lugar de tantos passatempos. Podia ter também nos almanaques.

      Excluir
  9. Bons tempos da turminha... o que será que houve com os roteiristas hoje em dia? E com o Maurício? Será que ele ainda apita alguma coisa lá na MSP ou será que hoje em dia ele é mais um "relações públicas" e tem outra pessoa tomando conta da empresa? Esta pode ser uma explicação para a queda de qualidade nas historinhas... além do vírus do politicamente correto, é claro.

    Para quem gosta de RPG old school, medievalismo e literatura gótica: https://bardodanevoa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mauricio aprova ainda as histórias e sempre focadas no politicamente correto. Mas a sua filha Marina também aprova algumas, já está sendo preparada pra ficar no lugar na ausência dele.

      Excluir