quinta-feira, 24 de junho de 2021

HQ "A Quadrilha do Cebolinha"


No Dia de São João, mostro em homenagem uma história em que o Cebolinha foi confundido por chefe de uma quadrilha perigosa de assaltantes de banco dando muita confusão. Com 6 páginas, foi publicada em 'Almanaque da Mônica Nº 9 - Especial Festas Juninas' (Ed. Abril, 1981).

Capa de 'Almanaque da Mônica N° 9 - Especial Festas Juninas' (Ed. Abril, 1981)

Cebolinha está atrasado para o ensaio da quadrilha da Festa Junina e corre com medo da Mônica brigar com ele, mas não lembra onde era o local do ensaio. Cebolinha resolve perguntar para um homem onde fica a quadrilha e ele responde que era ali, só estavam esperando por ele e já estava tudo preparado.


Cebolinha pensa que a Mônica deixou o cara esperando por ele se achar o melhor dançarino da quadrilha do bairro. Eles entram em um galpão e os ladrões que iam assaltar o banco do bairro se assustam com a entrada repentina e falam ao João que não é mais para fazer isso  e perguntam se ele trouxe o novo chefe da quadrilha deles. João mostra o Cebolinha e eles reclamam que era um anãozinho e não vai ser esse baixinho que vai dar ordem neles enquanto Cebolinha pensa que lá era o local que eles iam ensaiar a quadrilha e reclama que lá estava cheio de pulgas.


Os bandidos comentam que o chefe deles era o mais perigoso e inteligente bandido do país e se ele ouvisse a ofensa e atirasse estariam perdidos. Cebolinha pergunta se a quadrinha são eles e os bandidos pensam que ele trabalhou com outros mais perigosos que eles. Cebolinha pensa que a Mônica aprontou com ele arranjando pessoas que não sabem dançar e ele vai ter ensinar tudo a eles. Os bandidos perguntam ao Cebolinha quando começam e ele fala agora mesmo só que reclama que eles não estão vestidos ainda. 


Cebolinha faz todos se vestirem com roupa caipira e vão ensaiar em frente ao banco, manda formarem uma roda e começarem a rodar. Quando ele fala para olharem o pai da moça, os bandidos pensam que era sinal para eles atacarem o guarda, pegarem o dinheiro e sumirem. Na dança, caem as perucas deles e o guarda prende todos os bandidos. Cebolinha, sem saber de nada, pergunta onde vão levar a quadrilha dele e que não dá para ensaiar sozinho e aí desiste falando que a Mônica arrume outra pessoa no seu lugar. 

No final, o verdadeiro chefe da quadrilha de bandidos está desesperado pedindo para polícia aparecer e não aguentando mais dançar quadrilha com as crianças enquanto Mônica comenta com Cascão que ele estava procurando por uma quadrilha e não tinha ninguém para pôr no lugar do Cebolinha.


História muito legal com Cebolinha sendo confundido por um bandido perigoso, chefe de quadrilha para assaltar bancos. Interessante que o os bandidos pensavam que ele era o chefe deles e ao mesmo tempo o Cebolinha não sabia que eles eram bandidos, pensando que eram apenas pessoas que ele tinha que ensinar dançar quadrilha, e, sem querer, ajudou a evitar que eles assaltarem o banco.  Em nenhum momento ele teve conhecimento disso, nem quando foram presos. E legal que no final o verdadeiro chefe estava dançando quadrilha no lugar do Cebolinha.


Engraçado ver Cebolinha pensando que era instrutor de dança e fazer todos vestidos com roupas de caipira, alguns até vestidos de mulher e o bandido verdadeiro não aguentar as crianças. Foi bem criativo o trocadilho de quadrilha de dança de Festa Junina e quadrilha de bandidos, dando até um duplo sentido no título, coisa que gostavam de fazer na época. Por isso foi ambientada em história de Festa Junina para atender ao trocadilho que tanto queriam.

Era comum na época história com os personagens sendo confundidos com  chefe de organização de assaltantes de bancos por ter uma estatura parecida ou serem verdadeiros sósias deles. As vezes tinham conhecimento que eram bandidos, outras vezes só sabiam no final ou tinham conhecimento em nenhum  momento como nessa história. Completamente impublicável, não só por ter bandidos armados como também Cebolinha se envolver com a quadrilha em tentativa de assalto a banco, como sendo uma das coisas mais inadmissíveis  que a MSP em relação ao politicamente correto fez até hoje.


Os traços muito bons, típicos de histórias de 1981 com uma mistura de superfofinhos do final dos anos 1970 e com o estilo que eles queriam colocar nos anos 1980, ou seja, uma foi uma fase de transição. Na época o Cebolinha pensava trocando as letras, hoje colocam só pensando certo pra ficar igual a quem tem dislalia na vida real. Nunca foi republicada até hoje assim como todas as histórias inéditas desse almanaque da Mônica Nº 9. Muito bom relembrar essa história há exatos 40 anos.

61 comentários:

  1. Respostas
    1. Kkk. Pensaram que era plano de assalto e se deram mal. Muito legal.

      Excluir
  2. Boa... nunca tinha visto essa antes... kkk :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa. Também não conhecia até ter esse almanaque. Muito rara. Se não republicaram na Globo, agora que não vai ser mesmo.

      Excluir
  3. História bem engraçada, mas impublicavel hoje em dia. Interessante como esse tema com bandidos era recorrente naqueles tempos, parecia que todo desenho ou história em quadrinhos tinha que haver bandido para ter aventura. Outra história que Cebolinha se envolve com bandidos é a história "O Grande Plano " uma quadrilha acha que ele faz parte do bando, é a última história de Cebolinha 152 da Editora Abril de 1985, gibi que postei no canal essa semana. Cebolinha acha que entrou no clubinho da Turma, mas entrou em uma reunião de bandidos e não consegue sair de lá, tendo que ir junto com eles praticar o assalto. A diferença foi que o Cebolinha percebeu que eram bandidos e ficou com medo o tempo todo. Outra história que não publicariam de jeito nenhum hoje em dia, com toda certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa. Bandidos eram presença garantida, sempre colocavam, até fazendo participação especial tinha. Era um estilo na época. Essa história do Cebolinha 152 até chega a ser semelhante a essa aqui, com diferença que o Cebolinha sabia que eles eram bandidos. Também gostavam de histórias assim dos personagens assaltando banco no lugar do chefe da quadrilha. Sem chance de republicações histórias assim, sem dúvida.

      Excluir
    2. Li assim em um gibi da coleção histórica um on
      sósia bandido cai parar na casa do cebolinha co confundindo a mãe do cebolinha

      Excluir
    3. Era o que mais tinha nas histórias de Editora Abril. Algumas da Globo também, principalmente as dos anos 1980.

      Excluir
  4. Mesmo presenciando os sujeitos sendo rendidos pelos guardas, com mãos ao alto e adentrando em camburão com a palavra grafada em letras garrafais e ainda por cima alfabetizado mesmo sem estudar, Cebolinha não se dá conta de que são bandidos, pode ser analfabeto funcional, sabe ler e não sabe interpretar, dá-se um desconto, afinal, só tem sete anos de idade, já o primeiro criminoso que aparece na trama é tão panguado quanto ele, história batuta!
    Bons tempos em que volta e meia a turma se via equivocadamente envolvida com bandidagem.
    Crianças eram tratadas como crianças e não como bibelôs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cebolinha podia ter se atentado que eram bandidos quando foram presos, foi lerdo dessa vez, pelo menos não ficou assustado. Era legal eles enfrentando bandidos, de fato crianças eram tratadas como crianças.

      Excluir
    2. Ótima lerdeza, um tempero a mais para variar.
      Também estou lerdo, só atentei para os quarenta anos da HQ depois que li o final de sua postagem.
      Diferente de Cebolinha que com certa facilidade conseguiu se livrar da enrascada e nem se deu conta, será que o bandido de baixa estatura foi intimidado pela Mônica para não dar um basta na situação em que se meteu?

      Excluir
    3. Sim, já tem 40 anos, passa rápido. Do jeito que a Mônica era autoritária, deve ter obrigado o bandido a ensaiar a quadrilha senão apanhava e ele devia ter ficado com pena de apontar arma para as crianças e aí cedeu.

      Excluir
    4. Pode ser também que alterou com ela e sentiu o peso de uma coelhada ou de um dos punhos e temendo segunda dose aceitou dançar quadrilha até suplicar pela presença policial. Engraçado a criançada pensar que se trata de um garoto.

      Excluir
    5. Tinha uns garotos que pareciam adultos na minha época de escola..eram os encrenqueiro
      S que repetiram várias vezes

      Excluir
    6. A Mônica deve ter batido nele obrigando a dançar quadrilha, grande chance mesmo. Pela estatura pensavam que era garoto, aconteceram outras vezes de até bandidos baixinhos e fantasiarem de criança para enganar a turminha de acordo com seus objetivos.

      Excluir
    7. Nos bons tempos o banditismo teve presença constante na Turma da Mônica, vejo com normalidade, embora na vida real seja uma questão seríssima que frequentemente nos atemoriza. Em alguma medida é salutar comparar o lúdico com a realidade, o erro crasso é estar constantemente comparando os dois universos sem ponderação, ou seja, não sabendo separar uma coisa da outra, o que leva à censura, ao empobrecimento artístico, gerando tramas lúdicas insuficientes, não cumprindo plenamente o objetivo para qual existem: o entretenimento.

      Excluir
    8. Tiraram bandidos também por causa disso de aterrorizar na vida real. Que pelo menos fizessem roteiros a altura que eram antes, coisa que não fazem, também porque são focados ao politicamente correto em todos os setores.

      Excluir
  5. Que engraçado o Cebolinha acabou sem perceber ajudando a prender os bandidos,e do outro lado a Mônica nem percebeu que tinha um bandido na quadrilha de festa Junina,e que legal que você pôs uma histórinha bem antiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é bem antiga mesmo. Foi engraçado isso do Cebolinha não saber que os homens eram bandidos e Mônica não imaginar que tinha bandido no ensaio da quadrilha. Muito criativa.

      Excluir
  6. Cebolinha e Mônica no final com a típica inocência de criança é muito bom de ver.
    teve uma história de Cebolinha 4 ed. Globo, em que também ele é confundido com um criminoso. No caso o bandido é exatamente igual ao Cebolinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que era bom, eles procuravam deixar a inocência das crianças mesmo diante de perigos assim. Gostava bastante. Essa história de Cebolinha 4 foi legal também, era muito comum situações assim, os bandidos costumavam ser a cara dos personagens, verdadeiros sósias, aí normal os outros confundirem.

      Excluir
  7. Maneiro o conteúdo de Almanaque do Cascão nº2 da Editora Globo que expôs em vídeo, tive a edição comprada zero bala e lembrava de quase nada, agradeço o resgate, Fabiano!

    ResponderExcluir
  8. Costumo não deixar comentários nos canais que visito, apenas nos blogues.
    Valeu mesmo, gibi do fundo do baú, e aproveito o gancho para fazer um infeliz e realista trocadilho: atualmente, as histórias do seu gibi "não estão no(s) gibi(s)", literalmente! Agradeço!

    ResponderExcluir
  9. Época que as pessoas não tinham paranoias de influências e acho vida era bem mais tranquila que hoje em dia..e divertido ingenuidade das crianças acaba os lrtohendo de encrencas ou de até enfrentar bandidos como a Mônica ou cascao pra não tomar banho...essa época deles mais cabeçudos e super fofa ..mais charmoso que o design atual ..fora que tinham mais personagens como simetria diferente do padrão Maurício de Sousa pra adultos tipo os bandidos..era bacana isso ..por mim tinha mais gibis antigos online...nos sebos fica um pouco caro..valeu pela história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos eles não esquentavam com as coisas, não se preocupavam com qualquer coisa e menos chance de ter traumas e depressão. Hoje tudo traumatiza aí evitam de fazer. Como os desenhos eram feitos a mão, aí eram bons também. Esses gibis antigos são mais caros online, já em sebos físicos são mais raros de se encontrar, mas quando aparecem seguem um estilo de preço que costumam vender. Esse almanaque quando comprei foi em sebo por 3 Reais.

      Excluir
    2. Se eu achasse levava tudo..mesmo qdo nem posso muito

      Excluir
    3. Tomara que consiga, Miguel. Pelo menos as da Editora Globo são mais fáceis de achar, até as da Globo anos 80 tem chances de encontrar nos sebos.

      Excluir
    4. Achei alguns de89 E 1991 ...realmente os traços e cores lembra da editora abril

      Excluir
    5. Naquela época as cores eram parecidas da Abril, principalmente quando tinha papel oleoso. Eram mais comuns os gibis do Cebolinha serem assim.

      Excluir
  10. Eu acho que nem podemos culpar a msp...o Maurício tem um veneno na mente tanto que criou o nico demo ..mas essas histórias hj em dia poderiam dar problema pra ele..no máximo poderiam voltar ao estilo da época da Globo..ja estaria bom

    ResponderExcluir
  11. Cebolinha Fabiano achava que tudo era teatro de festa junina...o povo que vê os gibis como influências de violência

    ResponderExcluir
  12. Fabiano, naquela época era comum ter histórias com personagens envolvidos com bandidos, seja assaltando, sendo assaltados, sequestrados, etc. Era algo normal de ser até em desenhos animados, aí nos gibis ninguém esquentava. Como vivia vendo histórias assim até nos desenhos, nunca me importei também, nem mesmo a do Cebolinha 152 que o Ricardo postou. Mas como a sociedade mudou, aí histórias assim ficam muito pesadas além da conta como considerei esse caso no Top 5 de coisas mais absurdas que fizeram até hoje. Ainda assim eles podiam deixar bandidos hoje no estilo de dupla atrapalhada como nos anos 1990. Não era pesado como nos anos 1970 e 1980, mas era divertido também e sem ser coisa boba.

    ResponderExcluir
  13. Esse almanaque do Cascão foi legal, eu tenho ele. Só histórias dos primeiros números de Cascão da Editora Abril e algumas de 1982 que saíram em gibis da Mônica como a do viking de Mônica Nº 142.

    ResponderExcluir
  14. Estilo da parceria MSP-Editora Globo no que se compreende dentro do século passado, Miguel, ou seja, 1987-2000 é tão (felizmente) incorreto quanto à parceria anterior, embora a caretice reinante na MSP tenha origem nos anos finais da parceria com a platinada.
    Quanto ao que denomina por "veneno", foi fundamental Mauricio não ter tomado nenhum soro antiofídico, do contrário não teríamos a grandiosidade ocorrida entre 1959 a 1996, captou?

    ResponderExcluir
  15. Acho que a popularização da Internet tem culpa nesse processo...aa pessoas debatem muito as coisas e chega rápido em que produz...e sem vergonha de críticas a tudo e todos

    ResponderExcluir
  16. Se os bandidos se são mal no final não vejo mal exemplo...se fosse assim não teríamos metralhas nas histórias do tio patinhas ou mesmo esse homem tão avarento...Se não temos o modelo do errado e. Porque e Porque seremos certinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles sempre se davam mal, por isso não achava ruim, eram raras exceções que os bandidos se davam bem ou se regeneravam. O problema é que na MSP querem agora fazer gibis pra criancinhas no máximo 8 anos de idade, aí eles consideram pesado certas coisas. Na Disney, apesar de ter uma ideia de gibi infantil, de terem sido inicialmente criado para elas, hoje em dia o público deles é mais de adultos que cresceram lendo Disney na infância, uns 80% dos leitores são adultos, até nas seções de cartas têm de vários adultos, aí eles relevam o politicamente correto, deixando mais liberdade nas revistas e não deixam completamente infantil por isso, fora também muitas histórias serem importadas originalmente de outros países e cada país tem seus costumes.

      Excluir
    2. Os gibis Disney a maioria italiana e dinamarquesas. Itália terra da máfia..creceram vendo poderoso chefão..brasl vemos tiros três da tarde na TV..guardas em bancos...crianças não são bUrras...

      Excluir
    3. No caso, mais chance então de histórias italianas da Disney terem bandidos sem frescura.

      Excluir
  17. Miguel, mais uma vez você atentou para uma questão importante, seria Mauricio de Sousa um reptiliano? Encafifou-me, e agora?

    ResponderExcluir
  18. Historinha raíz! Festa junina, Cebolinha com medo de apanhar da Mônica, bandido usando revólver (e não lagosta), polícia usando revólver também (e não simplesmente apontando o dedo ou mostrando o distintivo), polícia prendendo bandido...
    Teve até aquele jeito clássico da MSP de desenhar bandidos - com os riscos verticais no rosto para representar uma barba mal feita.

    Reparou que um dos membros da quadrilha parece o Popeye? Ou pelo menos parece um marinheiro genérico, por causa da roupa azul e do chapéu?

    Infelizmente impublicável atualmente por conta do politicamente correto e pelo fato de muitas pessoas parecerem ser feitas de açúcar hoje em dia...

    Rapaz, eu geralmente sou a favor dos direitos de propriedade intelectual, mas em relação à turma da Mônica, como eu queria que o direito ao uso dos personagens NÃO passasse pros herdeiros do Maurício... porque nesse caso a turminha passaria a ser de domínio público e aí alguém poderia pegar os personagens e fazer historinhas bem melhores, voltar às raízes, e por aí vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que seu vaticínio não se concretize, Fabiano, embora probabilidade seja alta, será que Mônica Spada e Sousa fará o pai se revirar no túmulo? Não posso dizer que não é plausível. Com os consanguíneos o patriarca já deve ter tocado no tema.

      Excluir
    2. Mago, só o fato de ter festa junina já é muito legal. E repare que nem festas juninas estão tendo mais hoje, por incrível que pareça nunca mais vi nos últimos anos, nem em capas de almanaques. Certas coisas do politicamente correto chegam a ser exagero e paranoia, fica chato assim. Sobre direitos dos personagens a princípio seriam dos filhos do Mauricio em especial a Marina, que é a primeira a ser a substituta dele na MSP, e também a Mônica. Agora, o que eles vão fazer com os personagens já é outra coisa, pode acontecer de tudo, aí só o futuro pra dizer. Infelizmente venda tem probabilidade.

      Excluir
    3. Vender para a Disney seria o fim da picada...

      Pelo menos temos os sebos para garimpar gibis antigos.

      Excluir
    4. A única coisa lhe era a turminha ser mais exportada se fosse da Disney...tipo mais desenhos animados

      Excluir
    5. Aqui tem aquela historia de domínio público em tipo 100 anos?

      Excluir
    6. Mago Economista, enquanto existir sebos, nunca vai faltar gibis, sempre vai ter algum vendendo.

      Excluir
    7. Miguel, existe, sim, domínio público de 100 anos.

      Excluir
  19. Fabiano, o Cebolinha ficou fragilizado mesmo naquela história. Não deixa de ser algo bem pesado e seria motivo de processo pra eles se fizessem hoje. Pelo menos se tivesse bandidos em histórias simples coo eram já estava bom.

    ResponderExcluir
  20. Daqui há pouco até eu a Disney já comprou e eu não sei kkk

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi ok cara pq faz da turma da Mônica jovem nem sempre são os mesmos da clássica.geralmente são os fãs de manhas japoneses outra pegada..que. tem vínculo com a turminha e quem leu criança e. Dependendo passa pra seus filhos o hábito...Mas os gibis da turma da Mônica ainda são muito presentes sebos e produtos licenciados..Na vdd o rendimento da mão provém das licenças e não doa gibis...os gibis e pra manter a memória afetiva mesmo...a Disney que e exclusiva dos nostálgicos...por terem um.estilo mais sério nunca foi coisa de criança e e difícil achar...olha ser comprado pela Disney no caso da mão talvez fosse a melhor coisa pra um produto nacional forte como msp e até a Globo talvez...investiriam mais em Love acione desenhos animados de maia personagens além da turma clássica...ja pensou um desenho da turma do pemadinho? Sem politicamente correto? Da turma da tina? Só não podem destruir do.o fizeram com o estúdio da era do gelo

    ResponderExcluir
  22. Teria que ver se os filhos ficariam de olho na grana da venda dos personagens, só futuro vai dizer. De fato, quando tinham concorrência agilizavam mais para agradar. Hoje no núcleo infantil não tem mais quadrinhos nacionais, aí fazem do jeito que bem entendem. Eu sou dos que foram a favor de não ter TMJ nos livros 60 Anos, não acho que deviam misturar. Se fosse pra ter história inédita, que fossem com a turminha clássica. Tinham TMJ nos livros dos 50 Anos porque há 10 anos eram novidade e era forma de também o público TMJ comprarem aqueles livros. Agora já acomodaram, ficam cada público no seu lado, fora que TMJ não tem mais também tanto cartaz que antes, não é a toa que reiniciaram também numeração e algumas novidades pra alavancarem venda

    ResponderExcluir
  23. Reflexão de Fabiano faz todo sentido, concorrência nacional foi salutar para MSP, conspirar para o fim dela foi burrice, lei de causa e efeito, agora colhe a maldição da Turma do Arrepio, Sandoval rogou praga.
    MSP, MSP... Quem te viu, quem te vê...

    ResponderExcluir
  24. Bom se manterem a marca viva que a mão vã ora boas mãos. Sei que a Mônica e que e da área comercial. Se fizerem isso passará pelo mão da filha maia famosa e inspiração do Maurício ..qto a concorrência acho que o publico preferiu fidelizar com q turminha e as demais editoras não foram tão boas em renovar seus produtos. Lembro do menino maluquinho e Senninha. Mais nunca foram preferência nacional acho

    ResponderExcluir
  25. Que historia legal essa obrigado por compartilha, esse almanaque da Mônica eu não acho nem em scan kkkk Valeu Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por ter gostado. Esse almanaque é muito raro mesmo, quem sabe algum dia tenha scan dele por aí. Eu á postei algumas histórias dele de festas juninas no blog em anos anteriores, aí dá pra ver outras histórias dele.

      Excluir
    2. Existe um site timeline blogspot que tem pdfs da abril e vários da Globo só pesquisar

      Excluir
    3. Miguel, encontrei. Bom saber desse site.

      Excluir
  26. além da mencionada história do sósia em cebolinha 4 da globo, tem uma outra da abril em que um ladrão com a cara do cebolinha troca de lugar com ele, alguém sabe qual é? e uma outra em que ele é confundido com chefe de quadrilha aí no final revela que o bandido tinha a cara dele (mas essa pode ser com o cascão, a primeira eu tenho certeza que é com o cebolinha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro a história do ladrão trocar de lugar com Cebolinha, mas já vi em algum lugar, sim. Já a com ele ser confundido com chefe da quadrilha é de Cebolinha 152 da Editora Abril, 1985.

      Excluir