quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Mônica: HQ "Bronzeado moderno"

Compartilho uma história em que Cebolinha e Xaveco aprontaram com a Mônica na praia. Com 12 páginas, foi publicada em 'Turma da Mônica Coleção Coca-Cola - Mônica' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Turma da Mônica Coleção Coca-Cola -Mônica (Ed. Globo, 1990)

Nela, Cebolinha acha legal o Xaveco ter ido à praia com ele e comemoram que estão livres da dentuça da Mônica. Ao ouvir os meninos falando isso, surge a Mônica perguntando quem a chamou e que eram vozes conhecidas, mas acha que se enganou e nas férias ela só quer sossego e ficar longe da agitação e dos moleques danados, principalmente do Cebolinha. Ao verem a Mônica, os meninos se escondem em uma barraca de uma mulher.


Mônica comenta que vai poder pegar um bronzeado, já que tentava no quintal dela, mas os meninos ficavam azucrinando. Cebolinha e Xaveco ficam olhando atrás de uma montanha de areia e Cebolinha tem ideia de aprontar com a Mônica, aproveitando que ela nem sabe que eles estão lá.

Depois, Cebolinha aparece com um boné representando um menino com menos idade que a Mônica e joga areia nela enquanto a Monica está se bronzeando. Ele diz que só estava brincando lá, só que ele fala trocando o "R" pelo "L". Mônica acha que é o Cebolinha e ele diz que se chama Tuta e fala assim porque é pequenininho.


Mônica volta a se deitar e ele joga areia de novo nela. Ela manda Cebolinha brincar mais pra frente e ele faz um escândalo, reclamando que Mônica não quer que ele brinque lá e como vê que estava passando vergonha com todo mundo olhando, aí Mônica deixa ele ficar. Ela comenta que o menino é mimado e quando crescer vai ficar que nem o Cebolinha. De repente, ela sente um peso nas costas e quando vê, Cebolinha deixou enterrada na areia. Ela manda tirá-la dali e ele sai dizendo que ouviu a mãe chamar e Mônica tem que se virar para sair da areia.

Então, Mônica vai para outro lugar da praia e comenta que ai ninguém vai jogar areia nela, quando de repente alguém taca água nela. Era o Xaveco vestido de menina e fala que Mônica se deitou bem no lugar onde ia fazer uma piscina e o jeito foi Mônica sair de lá.


Mônica vai para outro lugar e enquanto cochila, Cebolinha amarra um balão em forma de nuvem cobrindo todo o Sol dela. Quando acorda, Mônica acha que era uma nuvem cobrindo o Sol e resolve mudar de lugar, só que a medida que ia andando, a nuvem ia atrás dela e começa a chorar por causa da nuvem perseguir o tempo todo. Uma mulher ajuda a desamarrar e Mônica descobre que eram balões cobertos por algodão dando o formato de nuvem.


Mônica deduz que alguém está querendo impedi-la de bronzear e quer descobrir quem é. Enquanto isso, Cebolinha se fantasia de Doutor Von Flitz e conta para Mônica que é especialista em bronzeados, fala trocando as letras por causa do sotaque da terra dele e diz que o bronzeado por igual é antiquado e a nova moda de bronzeado é recortar bolinhas no chapéu e roupa de praia para ter bronzeamento de bolinhas e faz a Mônica vestir a roupa e chapéu recortados no Sol, falando que é a nova sensação em Paris e que os amigos vão ficar com inveja.


Dona Luísa vê a filha pegando Sol com aquela roupa cortada e faz tirar imediatamente dizendo que vai parecer que pegou Sarampo. Mônica diz para mãe que foi o Doutor Fritz que deu a dica do bronzeamento em bolinhas, mas logo vê peruca e óculos jogados na areia. Mônica segue as pegadas e flagra Cebolinha e Xaveco dando gargalhadas do bronzeado moderno e lembram do truque da nuvem, da água, da areia e que a dentuça ficou sem entender nada. Mônica fala que não achou graça e dá surra forte nos dois.


No final, Mônica volta para o bairro do Limoeiro e Magali elogia o bronzeado da Mônica e estranha que os meninos se queimaram, mas de um jeito bem esquisito e Mônica responde que aquilo era um bronzeado moderno. No caso, eles estavam com marcas em forma de cruzes que eram os esparadrapos dos curativos usados pra curar os ferimentos após a grande surra que levaram na praia.


É muito engraçada essa história, Mônica se passando por boba pelo Cebolinha e Xaveco quando encontram com ela na praia sem querer. É de rachar de rir com Cebolinha jogando e enterrando na areia e Xaveco de menina jogando água nela, Mônica pensar que realmente tinha uma nuvem que perseguia o tempo todo e Cebolinha fazer a Mônica ficar com roupa de saída de banho recortada com bolinhas para ter um bronzeado moderno e ela acreditando em tudo. Incrível que ela ouvia o Cebolinha falando errado e caía nas desculpas dele. Muito bom.


Às vezes os planos infalíveis saiam sem querer, com alguma coisa inesperada e os meninos aproveitavam a situação pra perturbar a Mônica, como aconteceu nessa história em que eles nem imaginavam ver a Mônica, mas quando viram não perderam oportunidade de aprontarem com ela. Cascão não apareceu dessa vez por conta da história ser ambientada na praia e por isso o Xaveco serviu como parceiro do Cebolinha no plano infalível, mas ainda assim o Cascão foi citado no início pelo Xaveco.


Os traços ficaram muito caprichados, era excelente ver desenhos assim, com direito dos personagens com curvas nos olhos quando estavam extremamente brabos, eu gostava dos olhos assim. Curioso a Mônica falar que estava de férias na praia, mas ela nem ia à escola na época, foi um erro aí. É incorreta atualmente, bronzear na praia é errado, risco de insolação, queimaduras na pele, não foi mostrado nem que ela passou protetor solar. Na época, era moda até de passarem bronzeadores oleosos sem fator UVA e UVB de proteção. O Xaveco falou "azar" na história e quando foi republicada mudaram pela palavra "zica", já que "azar" é agora uma palavra proibida nos gibis da MSP.


Foi uma história inédita até então, já que esses gibis da 'Coleção Coca-Cola' mesclavam inéditas com republicações. Segundo o código na primeira página, se fosse para sair em gibi convencional, estaria programada para sair em 'Mônica Nº 45' de 1990 e acabou saindo nessa 'Coleção Coca-Cola'. Só foi republicada na Panini em 2008 no 'Almanaque da Mônica Nº 12' e depois em 2011 nos gibis "Monica's Gang" e "Mònica  Su Padilha Nº 24"  em inglês e espanhol, respectivamente, quando eram republicações de história em outro idioma. Aliás, quase todas as histórias inéditas da 'Coleção Coca-Cola' não foram republicadas até hoje. 


E tiveram quadrinhos com propagandas inseridas de logotipos dos refrigerantes Coca-Cola e Fanta, o que era comum nessa coleção, sendo que de onde tiravam o quadrinho original para inserir os logotipos, eram quadrinhos sem importância que não iam fazer diferença no entendimento da história. Nas republicações, a gente descobre quais quadrinhos foram tirados, mas nas histórias que nunca foram republicadas não sabemos como eram esses quadrinhos tirados até hoje.


Para saber mais detalhes da 'Turma da Mônica Coleção Coca-Cola como um todo, entre aqui. 

34 comentários:

  1. Muito bom ter falado dessa história, Marcos! Ela é digna de ser bem engraçada mesmo, como muitas outras dessa época. E os meninos eram bem mais malvados com a Mônica, principalmente o Cebolinha.

    Infelizmente, essa edição da Mônica é a única da coleção Coca-Cola que eu tenho. Se bem que eu já li as edições da Magali e do Chico Bento numa antiga escola minha e baixei as do Cebolinha e do Cascão na internet, mas quem dera ter todas elas...

    Seja como for, me deseja boa sorte na procura dessas outras edições, pois elas valem muito a pena ter na coleção. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história é maravilhosa. E vale muito a pena ter todos dessa Coleção Histórica, sem dúvida. Tanto inéditas quanto republicações foram muito boas. Tomara que consiga as outras edições que não tem ainda. Boa sorte! Abraços

      Excluir
  2. Bem que eu estranhei o Xaveco sendo protagonista de uma HQ!É por causa da praia,onde Cascão jamais iria!
    Geralmente Xaveco(com seu cabelo de aipo),Humberto e outros meninos menores,dos quais nem lembro de tão raros que se viam,eram personagens terciários que só apareciam quando a trama exigia mais gente,como naquela HQ do "linguarudo misterioso"(que se descobriu ser o Pato Donald)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles apareciam mais quando era substituir o Cascão em histórias que ele não podia a aparecer. De fato, Cascão na praia naquela época não dava. O Humberto até que tinham histórias solo, aparecia mais que o Xaveco, esse sim era apenas figurante mesmo.

      Excluir
  3. Que demais,essa história eu já conhecia,o Cebolinha e o Xaveco não tem mais o que inventar,depois que eu entendi porque o Cascão não foi,porque na praia tem o mar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, com o mar sem chance do Cascão ir. Assim que era bom nele. Muito legal essa história.

      Excluir
  4. Finalmente essa história no seu blog. Era um desejo mental! E como sempre naquela época, ótima em todos os aspectos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente rs. Merece ser lembrada, gosto muito dela também. Tudo era bom sem dúvida

      Excluir
  5. coitada a Mônica, o meninos sempre sendo malvados com ela. Eu gosto do Xaveco, pena que na época ele era um personagem tapa buraco. Falando no Dr. Fritz, muitos charlatões nesta época diziam encorporar o espírito dele para fazer falsas curas médicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles eram muito malvados com a Mônica, bem perversos, assim que era engraçado.Tudo indica foi uma crítica colocarem Cebolinha como Dr. Fritz nela, realmente tem gente que gosta e ser dar bem em cima dos outros.

      Excluir
  6. Essa história já foi republicada em um almanaque da Mõnica?È uma rara das histórias da coleção coca-cola a ser republicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi republicada, mas demorou demais, foi só na Panini. De fato foram as histórias da Coleção Coca-Cola serem republicadas, quase todas não foram republicadas até hoje em 30 anos.

      Excluir
  7. Marcos você saberia me dizer se as próximas edições do Cebolinha, Cascão e Chico Bento não vieram na CHTM são um pouquinho mais pesadas? Se não me engano é a partir daí que o Maurício escreve e roteiriza (Se não me engano é ele mesmo, elas têm bem o estilo deles) coloca umas HQS do Chico Bento com temas mais sérios É uma pena que a CHTM não prosseguiu faltava pouco pra a parte 2 de Romeu e Julieta publicada no gibi do Cebolinha de 78 ou 79.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos motivos de terem cancelado provavelmente tenha sido esse de histórias mais sérias e bem pesadas e não queriam que o público e principalmente crianças tivessem acesso a isso. Chico Bento estava bem perto de chegar em 1985 e tinham várias bem pesadas naquele ano. Fora outras incorretas dos outros personagens, sendo pesadas ou não. Só os elementos incorretos não gostavam, viviam fazendo alterações.

      Excluir
  8. Oi, Marcos, tudo bem? Desculpa invadir os comentários aqui, mas não sei outro caminho pra falar com você, e esse blog é a maior enciclopédia de TM que conheço.

    Tem uma historinha que procuro há muito tempo, é do Chico Bento e se chama "Ditado". Na história, a professora informa a turma que vai ter um ditado e o Chico reclama dizendo que sempre vai mal porque não consegue prestar atenção em tudo o que a professora fala. No fim, ele só consegue escrever metade do que ela dita e o resultado fica bem engraçado, algo tipo "a minha professora está muito velha e precisa ser reformada" hahahah

    Meu irmão diz que essa foi a primeira historinha que ele leu na vida, mas os nossos gibis antigos se perderam por aí, então estou procurando a referência pra "recomprar" o gibi pra ele, por nostalgia... mas é uma história de meio de revista, então é mais difícil achar no Guia dos Quadrinhos.

    Se souber a origem dessa história, fico muito grata!!
    Acho que é do começo dos anos 2000.
    Abraços, e parabéns pelo seu trabalho, dá vontade de morar nesse blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por estar gostando do blog, gosto de postar mais raridades. Essa história do Chico é muito engraçada, ele dorme enquanto tá tendo Ditado e aí acontece isso. Ela se chama "Como diz o ditado" e saiu em Chico Bento Nº 220 Editora Globo, 1995.

      Foi esse gibi aqui então do link, se der até posto aqui no Blog essa história. http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2013/07/chico-bento-hq-aniversario-na-escola.html

      Excluir
  9. Nossa, é mais antiga do que eu pensei! haha
    Muito muito obrigada, vou procurar a revista por aí.
    Se quiser postar a história, seria legal, ela é realmente muito boa :D

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito engraçada mesmo, quando der eu posto aqui. Abraços

      Excluir
  10. Marcos, removi meu comentário de 26/02/20 porque estava mal formulado, este creio que ficou melhor. É sobre o Xaveco, um personagem secundário como a maioria dos personagens do Mauricio, porém, sua característica é exatamente ser secundário, um caso raro, um caso único, tinha tudo pra ser um Zé Ninguém, um zero à esquerda, só que isso jamais aconteceu. Nas décadas sem censura, os 70 foi a década que ele mais interagiu com a Mônica, com os demais do núcleo do Limoeiro, Xaveco interagiu bem em todas as décadas do século XX. O pai do Xaveco é das antigas, mas não teve destaque no século passado, o Xaveco fazia muitas pontas, era escada para os outros, principalmente para Cascão, Mônica e Cebolinha, às vezes tinha participações expressivas. Que eu saiba, ele nunca teve sequer uma história na fase sem censura ou seja, nunca teve uma HQ no século passado. A maioria dos personagens da MSP criados no século XXI, eu acho sem graça, mas, a família do Xaveco acho um caso à parte, ele ganhou uma irmã adolescente, uma avó sacana, uma namoradinha, seus pais se separaram e ele passou a ter suas próprias HQs, o Mauricio demorou muito pra perceber o potencial do Xaveco, só o fez no final da parceria com a Ed. Globo onde a caretice começava a reinar nas suas criações. Marcos, tu percebeu que na história postada, no quinto quadrinho da página 11 o Cebolinha tá sem os dedos dos pés?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na fase clássica já vi 2 histórias sendo dele que foram em Cascão Nº 87 de 1990 em que ele fica brincando na chuva, na água pra mexer com o Cascão e no final fica resfriado, e em Mônica Nº 85 de 1994 com Xaveco como pintor querendo pintar a turma, um pré-estilo Marina antes de ser criada. Fora esses, foram mais participando com a turma, umas vezes com mais destaques, outras não.

      Não tinha visto isso do Cebolinha sem os dedos na história, só fui ver agora por você ter falado. Quando a história é boa, fica tão envolvente que a gente não repara em detalhes.

      Excluir
    2. As histórias que citou estão entituladas com o nome Xaveco? Adoro identificar erros na fase dourada da Turma da Mônica, a MSP era um pouco relapsa no setor de quadrinhos, nada que a desabonasse a meu ver, naqueles tempos os acertos superavam em demasia os erros.

      Excluir
    3. Na do Cascão aparece como "Participação especial de Xaveco" e no da Mônica aparece "Mônica em: Xaveco, o pintor". Eu também gostava dos erros da Globo, principalmente quando mudavam cores, um ou outro erro não via nada de mais.

      Excluir
    4. Os erros ocorriam tanto na fase Globo quanto na fase Abril, de cores eu perdoava e achava até divertido, mas quando ocorriam nos desenhos, costumavam me chocar e quando o Cebolinha pronunciava o "R"? Era dose! O caipirês foi uma sacada genial do Mauricio, mas às vezes, fugia do critério."Podi" significa "pode", cansei de ler "Podi dexá!","Podi fazê?", etc, para ter o mesmo som deveria ter acento agudo: "Pódi entrá!","Pódi?", citei apenas um exemplo, porém, ocorria com várias palavras terminadas em "I", depois perceberam que estavam errando e os caipiras começaram a falar e pensar com "E", tipo: "Pode entrá!","Ele pode ajudá?","Me deu vontade de drumi!", antes grafavam "vontadi" e o correto seria "vontádi", entendeu, Marcos? Isso ocorreu nos 80 e acho que pegou o início dos 90. Até no caipirês tem que ter critério.

      Excluir
    5. Tinham vários erros, inclusive na pronúncia do Cebolinha, ainda assim não incomodava, geralmente era um quadrinho só. O caipirês do Chico teve uma fase de experiência e ajustes, passaram a padronizar mais a partir de 1985 e ainda assim tinham palavras que só padronizaram nos anos 90 e outras que mudaram o caipirês nos anos 2000. Eles colocam de um jeito que d~e pra compreender e não ficar uma leitura tão difícil, aí colocam um meio termo no caipirês.

      Excluir
  11. Faço observação quanto à página 11 para os leitores que lerem este comentário e não possuem a edição. A historinha têm 12 páginas, o erro apontado por mim está na 9ª página da HQ, porém, está na 11ª página do gibi. Marcos, a história final do gibi do Cascão Coleção Coca-Cola foi publicada a primeira vez em que edição? É do título dele mesmo ou é de Cebolinha ou Mônica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi do Cascão mesmo, foi história de abertura de Cascão Nº 29 - Ed. Abril, 1983. Muito boa essa.

      Excluir
  12. Usou os termos adequados para definir o tema em questão, gostei! "Fase de experiência e ajustes", definiu bem, tu é um crítico mais flexível, mais maduro, pondera mais, minhas críticas são mais contundentes, não repare! Quando digo mais maduro, não é nada referente à idade e sim à ótica, interpretação, análise crítica, velho sou eu que conheci até a gestão do Figueiredo! Marcos, obrigado por compartilhar mais esta análise!

    ResponderExcluir
  13. O comentário acima era pra ter saído como resposta na seqüência do seu comentário resposta de 29/02/20 19:13, perdoe a inoperâcia, estou justificando caso pareça desconexo.

    ResponderExcluir
  14. Meio inusitado o Xaveco estar usando um biquíni. Acho que foi daí que começaram as citações dele ser meio feminino e considerando como ele é bem esguio, foi uma escolha melhor que o Cebolinha que já é um pouco mais cheinho que o Xaveco. Se fosse pela fala não faria diferença já que o Xaveco não disse um palavra com R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes os meninos se fantasiavam de menina por causa dos planos infalíveis. Coincidiu ser o Xaveco porque o Cascão não apareceu senão seria ele. Mas também não faria diferença se fosse o Cebolinha nessa.

      Excluir